sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Apolônio de Carvalho

"REZAR"

#PassaPalavra: (22/Novembro/2024)

"Minha casa será casa de oração" (Lucas 19, 46)

Rezar significa conversar com Deus, entrar em comunhão com Ele.

E isso nós podemos fazer em todos os lugares e a todo os momento.

Porém, quando queremos nos recolher, entrar na intimidade de Deus, falar diretamente ao seu coração, quase que sussurrar ao seu ouvido, nós procuramos uma Igreja, que é o lugar mais adequado para esse colóquio mais profundo. 

Ao entrar numa Igreja, devemos nos colocar imediatamente diante do Senhor, com reverência e respeito, com devoção e recolhimento. 

Nada deveria tirar a nossa atenção desse objetivo.

Sem sombras de dúvida, o próprio Jesus nos acolherá e nos falará diretamente ao coração, e ficaremos maravilhados.

(Apolonio Carvalho Nascimento)

Evangelho 21 de novembro

*21/11/2024 - QUINTA-FEIRA DA 33ª. SEMANA COMUM*

*MEMÓRIA DA APRESENTAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA NO TEMPLO DE JERUSALÉM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 12,46-50)*

*Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus*
*Naquele tempo, 46  enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele.  47  Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48  Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”  49  E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50  Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Apolônio de Carvalho

"LEVAR A ALEGRIA"

#PassaPalavra: (21/Novembro/2024)

As minhas preocupações, os meus problemas e dificuldades são meus e não posso evitá-los, tenho de emfrentá-los com coragem e entregando tudo nas mãos de Deus. 

Aos outros eu posso levar somente a alegria que tenho no coração. 

A alegria de saber que Deus me ama, que Deus me ampara e nunca me deixa só. 

Por essa razão não falo dos meus problemas para os outros, a não ser quando faço um pouco de comunhão com os irmãos e irmãs que compartilham comigo o mesmo ideal.

Aos outros, que encontro no dia a dia, levo a alegria que decorre do amor a Jesus  crucificado e abandonado. 

Somente Ele pode transformar a dor em amor, a tristeza em alegria, o sofrimento em felicidade perene, a morte em ressurreição. 

Ele é a minha alegria escondida,  que eu levo ao mundo em vestes de festa e de júbilo. 

(Apolonio Carvalho Nascimento)

Santo Edmundo

*SANTO DO DIA*

*SANTO EDMUNDO, MÁRTIR*
Edmundo é um santo mais vivo na memória do povo da Inglaterra do que nos documentos históricos. Mesmo porque os registros trazem dados sobre o seu reinado e sua morte, enquanto sobre sua origem poucas são as informações. Sabemos apenas que Edmundo era cristão, filho do rei Alkmund, da Saxônia, que, posteriormente, teria sido adotado pelo rei das regiões da Inglaterra oriental, a Estanglia. Aos quatorze anos de idade, tornou-se o último rei daquele território. Era um tempo duríssimo para toda a Inglaterra, agredida, constantemente, pelos sanguinários bárbaros dinamarqueses que invadiam a saqueavam seus vilarejos. Esses bárbaros eram comandados por três irmãos: Halfdene, Ivarr e Ubba. Em suas investidas, além de saquear os povoados, exigiam um resgate para não destruírem as vilas. No ano de 869, os dinamarqueses irromperam uma grande invasão nos domínios do rei Edmundo. Para defender seu povo e o reino, ele reuniu seu pequeno exército e combateu os invasores, mais equipados e em maior número. Desse modo, ele acabou como prisioneiro de seus opositores. Os dinamarqueses ofereceram ao rei Edmundo a possibilidade de manter sua vida e a coroa caso renegasse a fé e se proclamasse vassalo. O rei rejeitou a proposta por duas vezes. Dessa maneira, selou seu destino. Morreu traspassado pelas flechas dos bárbaros pagãos no dia 20 de novembro de 870. O desaparecimento do rei Edmundo levou ao fim o reino da Estanglia. Mas a Inglaterra se fortaleceu sob seu nome, e o jovem rei morto tornou-se uma bandeira. Antes do final do século IX, as moedas cunhadas durante o seu reinado já eram chamadas "penny of Edmund". A sua veneração tornou-se o culto de maior devoção do povo inglês. Foi canonizado e proclamado padroeiro da Inglaterra, recebendo as homenagens dos devotos no dia de sua morte. As relíquias mortais de santo Edmundo foram sepultadas em Beadoricesworth, que hoje se chama Bury St. Edmund, na região de Cambridge. Atualmente, existe uma congregação de sacerdotes ingleses chamados Padres de Santo Edmundo.
*SANTO EDMUNDO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:*
VATICANNEWS, PAULUS, BÍBLIA DE JERUSALÉM, BÍBLIA PEREGRINO, MISSAL COTIDIANO, CIC, CATÓLICO ORANTE, DEHONIANOS, FRANCISCANO, ARQUISP.

Evangelho 20 de novembro

*20/11/2024 - QUARTA-FEIRA DA 33ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 19,11-28)*

*Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas*
*Naquele tempo,  11 Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o reino de Deus ia chegar logo.  12 Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13  Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14  Seus concidadãos, porém, o odiavam e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’.  15  Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.  16  O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’.  17  O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’.  18 O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’.  19  O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20  Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas, que guardei num lenço,  21  pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’.  22  O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei.  23  Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’.  24  Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25  Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’  26  Ele respondeu: ‘Eu vos digo, a todo aquele que já possui será dado mais ainda; mas àquele que nada tem será tirado até mesmo o que tem.  27  E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente'”.  28  Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Evangelho 19 de novembro

*19/11/2024 - TERÇA-FEIRA DA 33ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 19,1-10)*

*Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas*
*Naquele tempo,  1 Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade.  2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.  3 Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão, pois era muito baixo.  4  Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.  5  Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.  6  Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria.  7  Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”  8  Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9  Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.  10  Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

sábado, 16 de novembro de 2024

Apolônio de Carvalho

"AGIR EM FAVOR DO PRÓXIMO"

#PassaPalavra: (16/Novembro/2024)

Podemos agir em favor do próximo reconhecendo nele o semblante de Jesus que sofre. Podemos agir como Simão, o Cireneu, que o ajudou a levar a cruz até o Calvário, tomando sobre si o sofrimento do próprio Cristo.

Ajudar o próximo a carregar sua cruz é o ápice da solidariedade, é o superlativo da caridade. É uma forma de dar a vida em favor dos amigos. E não há amor maior que esse. (Cf. Jo 15,13)

Não quero chegar sozinho diante de Deus. Quero chegar na companhia de muitos irmãos a quem ajudei a carregar a própria cruz. Quero chegar junto com irmãos que me ajudaram a carregar a minha cruz.

Chegar juntos, com o coração pleno de gratidão, e dizer a Jesus: Obrigado por nos ensinar a dar a vida uns pelos outros.

(Apolonio Carvalho Nascimento)

Evangelho de hoje

*15/11/2024 - SEXTA-FEIRA DA 32ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 17,26-37)*

*Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas*
*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  26  “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do homem.  27  Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles.  28 Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam.  29  Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.  30  O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado.  31  Nesse dia, quem estiver no terraço não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás.  32 Lembrai-vos da mulher de Ló.  33  Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la.  34  Eu vos digo, nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado.  35  Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada.  36  Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”.  37  Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

carbalildo

*"Não percas tempo em procurar o mal, emprega atenção em socorrer as vítimas."*

Muitas vezes, ao encontrarmos o erro, procuramos os fatos que lhe sucederam e uma forma de culpar o acontecido, justificando-se pela ausência de amor na condenação de quem se desviou do caminho.

Conforme a origem, destinamos o perdão ou a condenação, desfigurando a verdadeira justiça conforme o sentimento que se tem por este ou aquele.

A vida nos ensina que a clemência é soberana inteligência, pois que em tudo se exclui de julgar e procura a correção imediata, deixando ao Universo a responsabilidade do julgamento pelo fato e cuidando da ferida que sempre carece do remédio do amor, exercitando o perdão e a caridade ao tratar de socorrer na urgência, o necessitado que se apresenta à nossa frente.

Nesta quinta-feira nublada, procure elevar seus pensamentos de modo que sejam sempre voltados para o bem e para a justiça.

Exercite deixar de lado seus interesses e coloque o bem maior em projeção de crescimento, ciente de que a melhora do meio lhe repercute em melhora de igual valor.

Ao ajudar, somos ajudados de uma forma que jamais imaginaríamos se não colocássemos os preceitos divinos em pauta, trazendo-nos a luz que clareia nosso pensar e aprimora nossa mente.

Observe, estude e avalie o que a vida lhe apresenta, pois será através do aprendizado que encontraremos a liberdade tão almejada em nossa vida.

Que seu dia seja repleto de boas lições, bons amigos a lhe abraçar na caminhada e muito amor a lhe aquecer o coração e curar os males que outrora em nós se acomodaram! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

MELHORAR

Passa Palavra: (14/11/2024)

O amor deve ser dinâmico e progressivo, deve ser mútuo e deve refinar-se, crescer, melhorar a cada dia. Se alguém porventura considerar como ponto pacífico que já amou o bastante, a partir daquele momento começa a retroceder. 

O amor tem parte com Deus e por isso se expande ao infinito, não estagna, não se detém com nada e não guarda resquícios do passado. 

O amor é livre e atual e deve ser intenso a cada momento presente, tão intenso quanto indistinto, tão intenso quanto único e sob medida para cada pessoa.

Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Santo Estanislau Kostka - 13 de novembro

 

Santo Estanislau Kostka

O santo que lembramos com muito carinho neste dia nasceu na nobre e influente 

família dos Kostka, a qual possuía uma sólida vida de piedade familiar. Nasceu no

 castelo de Rostkow, na vila de Prasnitz (Polônia), em 28 de outubro de 1550. Seu

 pai era o príncipe Kotska, um líder militar muito ambicioso. Foi nesse ambiente que

 Estanislau cresceu na amizade e intimidade com Cristo, que para ele tinha outros 

desígnios.

Aos 14 anos, Estanislau foi enviado para Viena, juntamente com seu irmão mais velho,

 Paulo, para cursar os estudos superiores. Devido a uma ordem do Imperador 

Maximiliano I, o internato

 jesuíta onde estudavam foi fechado, sobrando como refúgio o castelo de um príncipe

 luterano que, com Paulo, promoveu o calvário doméstico de Estanislau. Em resposta 

às agressões do irmão, que também eram físicas, e às tentações da corte, o santo e 

penitente menino permanecia firme em seus propósitos cristãos: “Eu nasci para as 

coisas eternas e não para as coisas do mundo”.

Alimentando sua grande devoção a Virgem Maria, estudou sem cessar, vivendo 

intensamente o espírito do Evangelho e dando testemunho com a sua vida e seu

 trabalho. Participava diariamente da Missa, dedicava-se à oração e buscava na 

comunhão o alimento necessário para suas virtudes, a força na luta e a proteção 

para sua pureza angelical.

Diante da pressão sofrida, a saúde de Estanislau cedeu; e, ao pedir que 

providenciassem um sacerdote para que pudesse comungar o Corpo de Cristo, 

recebeu a negativa dos homens, mas não a de Deus. Santa Bárbara apareceu-lhe, 

na companhia de anjos, portando Jesus Eucarístico e, em seguida, trazendo-lhe a 

saúde física, surgiu a Virgem Maria com o Menino Jesus.

Depois desse fato, o jovem discerniu sua vocação à vida religiosa como jesuíta, por

 isso, enfrentou familiares e, ousadamente, fugiu sozinho, a pé, e foi parar na 

Companhia

 de Jesus.

 Acolhido pelo Provincial, que o ouviu e se encantou com sua história, com somente 

18

 anos de 

idade, viveu apenas 9 meses no Noviciado porque em 1568 adquiriu uma misteriosa

 febre e, antes de morrer, os sacerdotes ouviram do seus lábios sorridentes dizerem:

 “Maria veio buscar-me, acompanhada de virgens para me levar consigo”.

Santo Estanislau Kotska foi proclamado santo pelo Papa Bento XIII, em 13 de 

novembro de 1726, formando com Luiz Gonzaga e João Berchmans, uma tríade

 admirável de santos modelos de pureza para a juventude de todos os tempos. Santo 

Estanislau foi denominado Padroeiro dos noviços e de toda a juventude.

Na mensagem, por ocasião do 450º aniversário da morte de santo Estanislau, em 15

 de agosto de 2018, Papa Francisco recorda: “Santo Estanislau ensina-lhes a 

liberdade, que não é uma corrida às cegas, mas a capacidade de discernir a meta e 

seguir os melhores caminhos de comportamento e de vida. Ensina-lhes sempre a

 buscar, antes de tudo, a amizade com Jesus; a ler e a meditar a sua Palavra; a

 acolher a sua presença misericordiosa e poderosa na Eucaristia, a fim de resistir aos 

condicionamentos da mentalidade mundana”.

Santo Estanislau Kostka, rogai por nós!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

17,11-19

Aconteceu que, caminhando para Jerusalém,
Jesus passava entre a Samaria e a Galileia.

Quando estava para entrar num povoado,
dez leprosos vieram ao seu encontro.
Pararam à distância,

e gritaram: 

"Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!"

Ao vê-los, Jesus disse:
"Ide apresentar-vos aos sacerdotes".
Enquanto caminhavam, 

aconteceu que ficaram curados.

Um deles, ao perceber que estava curado,
voltou glorificando a Deus em alta voz;

atirou-se aos pés de Jesus, 

com o rosto por terra,
e lhe agradeceu.
E este era um samaritano.

Então Jesus lhe perguntou:
"Não foram dez os curados?
E os outro nove, onde estão?

Não houve quem voltasse para dar glória a Deus,
a não ser este estrangeiro?"

E disse-lhe: 

"Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

Apolônio de Carvalho

ASSUMIR OS PESOS DOS OUTROS

Passa Palavra: (13/11/2024)

Algumas vezes medito sobre o quanto eu posso ser um instrumento de Deus na vida das pessoas.

Quando eu amo o próximo e a minha motivação é o meu amor por Deus, a minha ação não é somente minha, estou sendo também um instrumento para que o amor de Deus se manifeste àquela pessoa.

Assumo junto com o próximo as suas dores, dificuldades, procurando entender o que é melhor para ele.

Assumo como próprios os seus pesos para que ele se sinta aliviado e nunca se sinta só.

A maior ajuda é a presença amiga na hora da angústia, é caminhar juntos e viver a comunhão com os irmãos e irmãs.

Vamos neste dia assumir os pesos uns dos outros com a intenção de sermos esses instrumentos nas mãos de Deus.

Deixemos que Ele faça a sua obra também através de nós.

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 12 de novembro de 2024

São Josafá - 12 de novembro

 

São Josafá, o incessante zelo ao seu povo à unidade católica

Origens 

João Kuncewicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de 

ortodoxos cismáticos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana. 

om a mudança de vida, mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante; 

até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem 

de São Basílio.

Ordenação
Como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor

1609, quando foi ordenado. Em seguida, nomeado superior dos conventos de Briten e,

logo depois, arquimandrita de Vilna.

Virtuoso
Dotado de muitas virtudes e dons, tornou-se Arcebispo de Polotsk, sede primacial dos 

Rutenos, em 1617. Lutou pela formação do clero, pela catequese do povo e pela 

evangelização de todos.

São Josafá havia um grande coração para acolher os

 necessitados

Caridade
As portas de sua casa e do seu coração estavam sempre abertas para acolher os

 pobres e necessitados. Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade 

para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja 

Bizantina com a Romana, por isso, conseguiu levar muitos a viver unidos na Igreja de 

Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a

 ser chamados de “uniatas”, ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e 

apóstolos, segundo os ortodoxos.

Unificação da Igreja
Dedicou-se no trabalho de unificação das Igrejas, buscando remover o cisma e

 reconduzir os hereges e cismáticos à união com a Cátedra de São Pedro. Seu 

apostolado foi coroado com êxito, pois muitos hereges voltaram ao seio da Igreja.

Páscoa

Seu zelo pelas causas da Igreja resultou em muitas perseguições, calúnias e

 oposições  por parte dos cismáticos. Aconteceu que, em 1623, numa viagem pastoral,

 Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São 

Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde 

continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos, 

mais tarde, converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Via de Santificação

Reconhecido pela Igreja por suas virtudes heroicas e, sobretudo, pela santidade de 

seu martírio, São Josafá foi solenemente canonizado por Pio IX em 1867.

Minha oração

“Santo bispo, combatente dos hereges e cismáticos, dai-nos a mesma busca pela

 unidade na verdade. Com teu pastoreio, ponha-nos diante do nosso Salvador, a fim de

 adorá-Lo e amá-Lo acima de tudo. Intercedei pela Igreja e seus membros desgarrados

 Amém.”

São Josafá, rogai por nós!