Primeiro grupo de motociclistas católicos do Brasil fundado em maio de 2016. REGISTRADO NO TOMBO DA PARÓQUIA DE SANTA ÂNGELA DE RIBEIRÃO PRETO
terça-feira, 1 de agosto de 2023
01/08 – Santo Afonso Maria de Ligório
01/08 – Santo Afonso Maria de Ligório
POR PROF. FELIPE AQUINO1 DE AGOSTO DE 2023SANTO DO DIA
Santo Afonso Maria de Ligório nasceu de uma das mais antigas e nobres famílias de Nápoles, no dia 27 de setembro de 1696 em Marianela, um povoado nas imediações de Nápoles. Foi menino prodígio pela facilidade com que aprendeu todas as disciplinas, das línguas às ciências, da arte à música. Aos 19 anos já era advogado formado, mudando sua vida quando percebeu a fragilidade dos julgamentos humanos, defendendo culpados e condenados inocentes. Abandonou a toga e se pôs a serviço de uma justiça que não teme desmentido e aos 30 anos de idade era ordenado sacerdote e desenvolvia suas missões entre mendigos da periferia de Nápoles e os camponeses. Em 1732, com 36 anos, com a colaboração de um grupo de leigos, fundou a congregação do Santíssimo Salvador ou Padres Redentoristas. Os membros dessa congregação ainda hoje se chamam Redentoristas, e foram aprovados pelo Papa Bento XIV no ano de 1749. Escreveu diversos livros entre eles os mais conhecidos entre os cristãos são “A prática do amor a Jesus Cristo e Preparação para a morte”. Suas prédicas tinhas três temas constantes: o amor de Deus, a paixão de Jesus e a meditação sobre a morte e o mistério do além-túmulo. Sua devoção a Nossa Senhora ele expressou num livrinho chamado: “As glórias de Maria”. Sua obra fundamental de formação do clero é a sua Teologia moral, declarando-o doutor da Igreja e proposto como patrono dos confessores e teólogos de teologia moral. Santo Afonso Maria de Ligório morreu no dia 19 de agosto de 1787, em Nocera dei Pagani, Campanha. Foi canonizado no ano de 1832.
Outros Santos do mesmo dia: Santo Macabeus, Santas Fé, Esperança, Caridade e Sofia, Santa Aleda, Santo Etevaldo de Winchester, Beato Thomás Welbourn, Beato Guilherme Brown, Beato Alex Sobaszek, Beata Clara de Orleans e Beato Pedro Fabre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário