terça-feira, 31 de janeiro de 2023

oração da Terça feira

Oração da Terça-Feira 

Senhor Deus, Pai de Amor e Sabedoria,

Gratidão por mais um dia que se inicia, por mais uma Terça-Feira em Tua presença e por mais uma oportunidade de usufruir do melhor que o Senhor preparou para nós.
Ajuda-me em minhas fraquezas, fortalecendo meu coração para as lutas da vida. Que eu tenha paciência para esperar Teu tempo para todas as coisas. Que todos os dias o Senhor renove a minha fé e confiança em Ti. Que a Tua vontade se cumpra em minha vida hoje, amanhã e sempre.
Dê-me a sabedoria necessária para lidar com as situações da vida, paciência para saber esperar o que tanto anseio, ousadia para enfrentar os obstáculos que eu encontrar pela frente e muita força para vencer cada um deles de pé e crendo que o Senhor está comigo e de mim tem cuidado.
Amém!

SÃO JOÃO BOSCO - 31 DE JANEIRO

Santos de Janeiro São João Bosco Santo do dia 31 de Janeiro Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”. Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, que se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo. Dom Bosco, criador dos oratórios, e por meio destes as catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam. Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu, mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão. São João Bosco, rogai por nós!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 5,21-43)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 5,21-43) Naquele tempo, Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?” Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

carbalildo

"A caridade é o símbolo da chave
Que abre as portas do céu claro e suave,
Das consciências libertas da impureza."

Toda moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e o orgulho. Em todos os seus ensinamentos, mostra estas virtudes como sendo o caminho da felicidade eterna.

Egoísmo e orgulho são os caminhos da perdição, portanto quando o homem caminha utilizando-se da caridade e da humildade, está orientando-se para sua verdadeira evolução, objetivando encontrar as moradas mais altas dentro do Reino de nosso Pai Maior.

A caridade é a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos. 

É a atitude de agir com quem precisa, sem interesses outros e sem esperar nada em troca.

Portanto quando somos humildes no pensar e caridosos no agir, entramos em uma boa faixa vibratória que nos permite encontrar o equilíbrio e a boa felicidade, emoções necessárias para que possamos evoluir como seres.

Nesta terça-feira de sol e nuvens, procure deixar a verdadeira caridade ser o guia de suas atitudes, experimentando sentir a gratidão íntima daquele que recebe e o retorno que o Universo lhe entregará em resposta a tão sublime vibração.

O amor fraternal é o mais nobre dos sentimentos que podemos ter, portanto permita-se ser a mão amiga de alguém que encontra-se nas sombras, iluminando seus caminhos e amparando os mais necessitados.

Todos podemos auxiliar alguém, portanto perceba-se como um imenso gerador de boas energias e inicie seu dia com um sorriso.

Aqueles que cruzarem seu caminho, perceberão a sua luz e sentirão-se felizes por compartilhar a caminhada ao seu lado

Tenha um lindo a agradável dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

FAZER O BEM, MESMO QUANDO CUSTA

Passa Palavra: (31/01/2023)

Há certos momentos que nos custa amar, fazer o bem, construir a paz.

O amor que comporta uma superação, que às vezes tem um gosto amargo, é um amor provado pelo fogo. É como o ouro fundido e transformado em peça valiosa.

Amar e servir à família, aos amigos, a quem me é favorável, a quem me ama, é fácil. Amar o antipático, o intolerável, o inimigo, é difícil, mas agrada muito mais a Deus porque destrói o mal dentro de nós e gera paz ao nosso redor.

Amar quando estou bem, com saúde, sem dificuldades, é até prazeroso. 

Amar indo além da dor, é contribuir para a redenção do mundo, unindo a minha dor ao sofrimento de Cristo crucificado.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

carbalildo

"Faze o bem e não te preocupes em advogar em causa própria."

A habilidade ou capacidade que cada indivíduo possui, torna-o devedor perante seus semelhantes na difusão desse conhecimento ou na aplicação de sua habilidade no sentido de instruir, orientar, acolher, amparar, amenizar, enfim tornar menos penosa e mais produtiva a experiência reencarnatória vivenciada ou sofrida por aqueles a quem sua palavra ou seu gesto forem capazes de alcançar.

Aquele que procura fazer o bem em suas atitudes, livre de interesses outros, produz para si as boas energias vibracionais, que lhe ascendem moralmente e lhe entregam boas e generosas emoções, elevando o meio em que se encontra e assim auxiliando na melhora planetária.

Quando estamos envoltos na energia do amor fraternal, além de vibrarmos de modo a nos proteger da troca fluídica com as baixas vibrações que as vezes nos deparamos, traz a segurança de estarmos sempre no caminho correto do bem e assim evita-nos a necessidade de sermos erroneamente compreendidos, tornando o próximo nosso fiel e verdadeiro advogado.

Nesta segunda-feira de sol, liberte-se dos maus pensamentos e dos arrependimentos pelos erros cometidos, por si ou pelo próximo que lhe acompanha nesta breve etapa de sua vida eterna.

Lembre-se que o bem supera qualquer vantagem individual que o desvio possa lhe oferecer.

O sucesso material nunca compensará a felicidade do amor fraternal que deve iluminar nossos caminhos.

A ausência do segundo jamais será compensada pela fartura do primeiro, pois a felicidade comprada possui duração muito curta, comparado às alegrias que a vida pode lhe oferecer na troca do amor com aqueles que lhe acompanham.

Que seu dia seja lindo e sua semana repleta de boas realizações, onde a certeza do bom caminhar seja o ponto forte dos seus passos e Deus possa, por intermédio do seu exclusivo merecimento, decorar seus passos com a leveza do amor universal! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

oração da segunda-feira

Oração da Segunda-feira

Senhor Deus, Pai de Amor e Sabedoria,

Obrigado pelo dia que começa, pela vida que há em nós, e pelo Teu cuidado e proteção. Obrigado, meu Deus, por nos amar, proteger e cuidar.
Abençoe, Senhor, todos os nossos momentos no dia de hoje, esteja com nossos familiares e amigos, que tenhamos um dia de paz e felicidade!
Eu me coloco em Tua Presença nesta hora para Te pedir por cada vida que esteja precisando de um milagre. Por cada pessoa que espera em Ti sabendo que o Senhor não desampara aquele que tem fé e está na luta.
Deus, que o Senhor possa acalentar corações neste momento derramando Teu bálsamo, curando feridas, mágoas, restaurando vidas, casamentos, curando doenças e enfermidade e concedendo saúde.
Deus move o Teu impossível e concede vitórias sem fim para os Teus filhos em nome de Jesus. 
Já Te agradeço, desde já, crendo na resposta desta oração.
Amém!

O REINO DE DEUS! Pe. Gilberto Kasper

O REINO DE DEUS! Pe. Gilberto Kasper Teólogo Todos os dias, em todos os cantos do mundo os cristãos pedem confiantemente que venha a nós o Reino prometido e inaugurado por Jesus. “Venha a nós o vosso Reino”, diariamente rezamos, diariamente pedimos e diariamente confiamos nesse Reino que já mostra os seus sinais entre nós, mas que na eternidade será total, eterno e sem fim. Ao enviar os apóstolos, Jesus lhes dá como uma das recomendações anunciar que “o Reino de Deus está próximo”! E, tanto ontem, no tempo de Jesus como hoje, em nossos dias, o Reino está presente entre nós, mas nem sempre conseguimos identifica-lo. São tantos contra testemunhos, tanta violência, mentira, desrespeito para com a vida e as pessoas que nós nos vemos pedindo o Reino e, por vezes nos desesperamos com a sua demora. Talvez a imagem de Reino que também confundiu os irmãos Tiago e João pode confundir alguns que imaginam o Reino de Deus como se fosse semelhante aos impérios de poder ditatoriais que surgem nesse milênio em que vivemos. Os inimigos do Reino, os que trabalham para a “besta” (cf. Ap 13) são experts em confundir e mentir, e assim lançam o desânimo entre os que buscam viver o mandamento do amor que o Divino Mestre ensinou. Dizem que o diabo joga cartas e que quando vê que está perdendo o jogo, tira da manga a carta do desânimo... Aí começam as pessoas pensar que nada vai melhorar. Mas o Reino de Deus vem! Os seus sinais os vemos indicados naquele sermão da Montanha em que Jesus fala dos que tomarão parte nesse Reino (Mt 5,6,7); para esse Reino nos dirigimos comprometendo-nos como o faz aparecer o reinado de Cristo entre nós. A João e Tiago que buscavam destaque, Jesus ensina o caminho do serviço, da doação da própria vida, do despojamento de si em favor dos outros. Para esse caminho não basta somente falar, é preciso a prática coerente da verdade; servir não é o mesmo que cobrar aos outros o que não fazem; tal cobrança é sim feita através de atitudes que nos mostram empenhados em paralisar as estruturas que geram maldade, as estruturas daquela violência da falta de educação e grosseria que demonstram o mal encalacrado no interior de quem não ama. O Reino de Deus se mostra naquelas pessoas que servem e cuidam dos pobres, dos prisioneiros, dos doentes sem fazer deles uma bandeira política; o Reino de Deus dá seus sinais quando nós nos unimos em favor daqueles que mais necessitam de cuidados e aos quais não pedimos nada em troca; o Reino de Deus acontece quando a nossa palavra, aquilo que falamos se comprova por meio da caridade que realizamos. O Reino se mostra quando trabalhamos contra a violência e contra a corrupção. “O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas é paz, alegria e fraternidade”. O Reino de Deus não é teoria e não está à venda em nenhuma imobiliária, pois é gratuito como o coração de nosso Deus que nos ama sem medidas. Esse Reino que todos os dias pedimos que venha, está entre nós; nós colaboramos com ele quando nos fazemos irmãos, próximos, servidores dos que nos estendem as mãos em busca de algo. Tomemos as atitudes necessárias para entrar na Festa do Reino que nunca se acaba. A porta é estreita, então, para que ninguém fique entalado ao chegar, uma recomendação do Mestre para nos acostumarmos aqui com o Reino definitivo que virá. É só ler Mateus 25, 31-46. Depois de longas férias, voltam nesta semana os Deputados e Senadores eleitos em outubro do ano passado. O Congresso parcialmente eleito e reeleito é convocado a começar a trabalhar zelosamente por todo o Povo Brasileiro, mesmo sendo de oposição. Espera-se a superação das diferenças partidárias. Saibam os eleitos representar, de verdade, cada cidadão brasileiro, independentemente de ideologias. Ninguém deveria “apropriar-se” de poder, cargo ou prestigio, a não ser para servir incansavelmente a todos os brasileiros. Está na hora de respeitar o Povo Brasileiro, promovendo-o em sua dignidade. Cessem as divergências políticas, dê-se lugar à tão desejada e verdadeira democracia, que contempla cada um e todos os filhos desta “Pátria Amada”, sem excluir ninguém. Somos um País pacífico e lindo. Povo acolhedor e alegre. Não deixemos que nos roubem nossas virtudes, porque uma de nossas identidades marcantes é a bem-aventurança que, mesmo pobres, nos enriquece: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). (Parceria com Pe. João Paulo Ferreira Ielo, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu SP

Apolônio de Carvalho

30 de janeiro de 2023

TRABALHAR PELA JUSTIÇA

Cada um de nós individualmente pode trabalhar pela justiça. Em primeiro lugar não tendo nenhuma atitude de perseguição para com as pessoas que conhecemos ou com as quais temos algum tipo de contato. Ou até mesmo evitando difundir algum pensamento discriminatório, como por exemplo, em relação aos migrantes.
Podemos defender os direitos de quem tem alguma vulnerabilidade ou de pessoas com algum tipo de deficiência, tendo uma atitude inclusiva, sobretudo no ambiente de trabalho.
Ao expor uma opinião, devemos ter o cuidado de estar do lado da justiça e da verdade.
Se nossa intenção é amar a todos sem distinção, trabalhar pela justiça deve ser uma prioridade em nosso falar e em nosso agir.
Amar o próximo como a nós mesmos significa também defender os fracos, os injustiçados e os perseguidos.
Quem ama dá testemunho da verdade e da justiça.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

domingo, 29 de janeiro de 2023

Apolônio de Carvalho

29 de janeiro de 2023

SOCORRER OS NECESSITADOS

A ajuda ao próximo não deve ser planeada somente para o futuro, deve ser atuada a cada momento presente. Não posso esperar o momento ideal, encontrar a pessoa mais necessitada ou a ocasião mais favorável. O momento presente é a ocasião e a pessoa ao meu lado a que devo amar e servir.
Devo ir também em busca de quem precisa de ajuda, e para isso não me falta oportunidade. Nosso mundo está cheio de situações extremas em todos os sentidos.
O mais importante de tudo é ter um amor concreto, que arregaça as mangas, que olha ao seu redor e reconhece Jesus que deve ser amado em cada pessoa necessitada.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 28 de janeiro de 2023

carbalildo

"Você dominará sempre as palavras que não disse, entretanto, se subordinará àquelas que pronuncie."

O arrependimento é fruto daquele que se permitiu o desvio e a falta de equilíbrio.

Sempre que permitirmos e deixamos nossas emoções tomarem conta de nossas atitudes, sem a importante vigília dos pensamentos e atitudes, criamos uma imensa possibilidade de errarmos e encontrarmos o pesar do arrependimento, rebaixando nossas vibrações por meio da culpa compreendida.

Questionar a melhor atitude e a correta resposta deve ser atitude comum àquele que conhece o fato de que tudo pode causar influencias sobre a mente dos homens.

O desequilíbrio do local e das mentes que o habitam, muitas vezes é ferramenta que induz ao desequilíbrio, consequentemente ao erro, causando-nos períodos de lamentações futuras.

Porém aquele que tudo faz baseado no pensamento fraterno, na compreensão do estágio individual evolutivo daqueles que ainda habitam este planeta de provas e expiações, tolerante para com o erro alheio e ciente das Leis Divinas, cada vez menos encontra o pesar do arrependimento, pois em sua constante vigilância, encontrará sempre o importante equilíbrio para suas assertivas atitudes e aprendizados.

Neste sábado de sol com possível chuva, separe momentos do seu dia e respire  com o equilíbrio de sua vibração.

Sinta a importância de estar conectado com as boas emoções que são oriundas do Universo e permita-se momentos de inestimável harmonização com o todo, recarregando suas baterias espirituais e assim purificando seus os pensamentos e, indiretamente, curando os problemas de seu corpo material através da melhora espiritual.

Que seu dia seja reconfortante e o carinho pelos detalhes seja o fator determinante de seus passos, através do seu amor pela esplêndida vida que Deus lhe presenteou! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

28 de janeiro de 2023

DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NAS PEQUENAS COISAS

Passamos distraídos por coisas nas quais o amor de Deus se manifesta e não o percebemos. Na verdade, desejamos sentir seu amor somente quando necessitamos ou em eventos grandiosos.
Quanto mais agradeço pelas manifestações do amor de Deus nas pequenas coisas, mais me torno sensível ao seu amor.
Quanto mais agradeço por tudo o que tenho, mais me sobra para colocar em comum com os irmãos.
Quanto mais agradeço pela Sua manifestação nas pequenas coisas, mais o seu amor se manifesta nas grandes.
Espero que, reconhecendo o amor de Deus nas pequenas coisas, eu o possa amar cada vez mais.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

carbalildo

"Ninguém deve colocar-se completamente à mercê dos sentimentos alheios."

Todos estamos em um processo evolutivo e para isto dependemos de nosso aprendizado e trabalho individual.

A vida em sociedade nos traz o ensinamento do trabalho em prol do próximo, da verdadeira caridade como ferramenta evolutiva e da importância da troca do aprendizado entre os que se aproximam.

Na vida podemos ser o exemplo ou apoio de outros, bem como podemos escolher aqueles que nos ensinam, nos apoiam ou servem de exemplo.

A importância de saber compreender a lição, somente se percebe com o aprendizado e com o coração.

Tudo que observamos em nosso caminhar, possui ação direta em nosso aprendizado, seja de forma positiva ou mesmo do que não devemos fazer.

Nesta sexta-feira de sol, aproveite o dia para deixar sua intuição falar em seus pensamentos.

Procure dar valor ao seu conhecimento e aplique as vibrações do amor fraternal em seu pensar, para que a assertividade seja uma constante.

A felicidade alheia é importante para que possamos harmonizar em boa vibração, porém preocupe-se também em manter a sua boa vibração, pois sem equilíbrio a possibilidade de harmonizar negativamente é bem maior.

Tenha um lindo dia, repleto de boas e salutares emoções 🙏🏻

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

27 de janeiro de 2023

DOAR COM ALEGRIA

O milagre da partilha. Quando partilhamos, o pouco basta para muitos. É o milagre da multiplicação dos pães que se repete. O que significava que com um pouco de cada um se pode fazer um grande projeto.
Oferecer ajuda, tempo, dinheiro, amizade, companhia, escuta. Não importa. O fato é que nos sentimos felizes quando doamos algo de nós mesmos. E quem já experimentou fazê-lo com alegria, descobre que essa alegria é maior do que quando recebemos.
Devemos doar não segundo a nossa impossibilidade, mas segundo a medida do nosso coração, isto é, doar tudo, doarmo-nos nós mesmos, pois Deus ama quem dá com alegria. (Cf. 2Cor 9,7)

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

oração da Quinta feira

Oração da Quinta-Feira 

Senhor Deus de Bondade Infinita,

Nesta quinta-feira, venho diante de Ti para Te agradecer por todo o bem que realizas na minha vida. 
Muito obrigada pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Peço-Te, Senhor, que sempre ilumine meus passos e meus caminhos com o brilho da Tua sabedoria. 
Dá-me bom senso, lucidez e discernimento para não me entregar a falsas ilusões. 
Protege a minha família e a todos os que eu amo de qualquer erro ou engano. 
Mostre-me sempre a beleza da Tua verdade e do Teu amor, para que eu possa ser instrumento da Sabedoria que vem de Ti.
Amém! 🙏

SANTOS TIMÓTEO E TITO - 26 DE JANEIRO

– Santos Timóteo e Tito Ambos colaboradores do Apóstolo dos gentios. Por isso o novo calendário colocou-os logo após a festa da conversão de São Paulo. Timóteo foi o discípulo exemplar: obediente, discreto, corajoso, trabalhador. Por essa razão São Paulo preferiu-o a João Marcos como companheiro no apostolado, na segunda viagem missionária no outono de 50. Nasceu em Listra, onde São Paulo o encontrou na primeira viagem. Foi um dos primeiros a se converter ao Evangelho. Timóteo foi educado na religião hebraica pela mãe, Eunice, e pela avó, Lóide. Desde pequeno tinha um grande amor às Escrituras. Acompanhou São Paulo em várias cidades: Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e até Roma. Por meio dele Paulo tinha, com maior facilidade, contato com as comunidades cristãs. Entre 63 e 66, quando recebeu a primeira carta (1Tm), era bispo da Igreja de Éfeso, na segunda Paulo convida-o a passar o inverno com ele em Roma. É comovente a súplica do velho apóstolo ao filho Timóteo de trazer-lhe a capa que havia deixado em Trôade. Com certeza estava muito frio o cárcere romano. Timóteo presenciou o martírio de Paulo. Segundo uma tradição Timóteo foi martirizado em Éfeso no ano de 97. Tito foi o segundo grande colaborador de Paulo. Provinha do paganismo. Foi convertido e batizado por Paulo. Em 49 já estava com Paulo em Jerusalém. São Paulo o chama de “meu filho”. Foi seu companheiro na terceira viagem e ajudou-o a escrever uma carta aos coríntios. Libertado da prisão romana, o apóstolo passou por Creta, onde fundou uma comunidade cristã e confiou-a a Tito. Foi aqui que recebeu a carta de Paulo. É um testemunho da Igreja apostólica. Tito foi depois a Roma avistar-se com o Mestre que o mandou provavelmente evangelizar a Dalmácia, onde seu culto ainda hoje é intenso. Segundo uma tradição Tito morreu em Creta, após uma longa vida.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 10,1-9)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 10,1-9) Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

carbalildo

"Reveste-se de oportunidades de paz com todos."

É indescritível a importância de manter-se sempre em equilíbrio e em constante boa vibração, pois somente desta forma poderemos receber do ambiente fluídico em que nos encontramos, as boas e curativas energias oriundas do Universo e dos irmãos mais elevados.

Aquele que procura manter-se em constante paz de espírito e com pensamentos de amor fraternal, preferencialmente consciente das condições em que regem as Leis Universais por meio de constante estudo e vigília, acabam por facilitar o objetivo de evolução espiritual que todos temos ainda a percorrer.

Nossa vida em sociedade tem a principal finalidade de nos ensinar a importância do bem mútuo, onde as condições em que o próximo se encontra, interferem diretamente com as condições do meio em que nos encontramos e, tal razão por si já nos serve de justificativa para que tenhamos a preocupação e a vontade de encontrar o próximo em boa e salutar condição.

Nesta quinta-feira de sol, procure sentir o ar entrando em seu corpo, preenchendo os seus pulmões e oxigenando seu corpo como um todo, sentindo-se vivo e capaz de resolver a todos as provas a que lhe foram impostas em sua caminhada.

Reafirme sua fé em Deus, na boa espiritualidade e nos homens de modo geral, pois a felicidade nos aguarda, vez que Deus nos concedeu todas as ferramentas para que pudéssemos evoluir e juntos encontrarmos a verdadeira felicidade.

Tenha um lindo e abençoado dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

"QUERER AQUILO QUE DEUS QUER"

#PassaPalavra: (26/Janeiro/2023)

Quando temos de fazer a vontade de outra pessoa e não a nossa, ou quando as circunstâncias não permitem satisfazer nossos desejos, podemo-nos sentir incomodados.

Só há um modo de não ficarmos perturbados: é aderir ao incómodo, isto é, por amor a Deus fazer somente a sua vontade, por amor ao irmão perder a nossa ideia.

Uma coisa é certa: descobriremos que há muito mais alegria em deixar-se perturbar por essas vontades alheias do que insistir para impor o nosso querer.

A nossa atitude deve ser como a de Maria que disse: "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38) Ela aderiu com alegria ao plano de Deus.

(Apolonio Carvalho Nascimento)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

SÃO PAULO APÓSTOLO - BIOGRAFIA

Biografia de São Paulo, Apóstolo São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia (hoje uma região da Turquia), no ano 5 da era cristã. Tarso era um próspero centro mercantil e intelectual do mundo romano. Filho de uma família judaica da tribo de Benjamim, que gozavam dos privilégios da cidade romana, o nascer, recebeu o nome de Saulo (do hebreu), que mais tarde alterou para Paulo (do latim), depois da conversão e do batismo. Saulo passou os primeiros anos de vida em meio da comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga. Um antigo costume judeu era ensinar às crianças algum trabalho útil. Saulo tornou-se tecelão. Ainda adolescente, foi enviado a Jerusalém, onde deveria familiarizar-se mais profundamente com a religião e a cultura hebraica. Em Jerusalém, estudou no templo de Salomão, reedificado e embelezado por Herodes Agripa, o governador da Palestina. Membro da seita ortodoxa dos fariseus, como seu pai, durante cinco anos foi educado como discípulo de Gamaliel, rabino influente e de renome. Além da Bíblia, Saulo estudou a Lei Oral, um conjunto de tradições que regulava todas as atividades da vida cotidiana. Saulo se preparava para ser um rabino na mais ortodoxa das seitas judaicas. No fim dos estudos retorna para Tarso. Alterna os trabalhos na sinagoga e a fabricação de tenda junto ao pai. Nessa época, ocorreram os grandes eventos do cristianismo. Desde 26, Jesus anunciava o Evangelho (entre 28 e 30 datam-se sua morte e ressurreição). Quando Saulo chegou à Jerusalém, em 29, os discípulos de Jesus já eram mais de 5 mil. A maior parte dos judeus, inclusive Saulo, não acreditava, ainda, que aquele fosse o Messias. Tornou-se perseguidor das primeiras comunidades cristãs e participou do apedrejamento do apóstolo Estêvão. Conversão ao Cristianismo A caminho de Damasco, Saulo teve a visão de uma luz incandescente e ouviu a voz de Jesus que lhe indaga sobre as perseguições. No mesmo instante ficou cego e durante três dias entregou-se às orações. A mando de Jesus, Ananias vai a seu encontro, prepara seu batismo, põe a mão em sua cabeça e no mesmo instante Saulo recobra a visão. Impressionado com o ocorrido, é batizado com o nome de Paulo e converte-se ao cristianismo. São Paulo Batismo de São Paulo (Capela Palatina, Palermo) Para reconstruir seus pensamentos, Paulo retira-se para o deserto da Arábia. Realiza diversas expedições missionárias pregando o evangelho de Jesus Cristo. Em 44, após pregar durante três anos, em Tarso, segue para Antioquia, capital da província da Síria, então a terceira cidade do império, logo após, segue para Roma e Alexandria. Nessa cidade tem início a missão entre os gentios. Foi nessa cidade que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados cristãos. Entre 49 e 53, Paulo realiza sua segunda viagem missionária. Entre outras cidades, vai a Macedônia, Acaia, Filipes, Atenas e Corinto. Entre 50 e 52 permanece em Corinto durante dezoito meses e funda uma comunidade cristã formada por pessoas da camada mais modesta da população. A primeira Carta aos Coríntios foi escrita em Efeso, provavelmente em 56, com o objetivo de restabelecer a unidade, advertindo que o único líder era Cristo. Em 58, em Jerusalém, foi acusado de haver pregado contra a Lei e além de ter introduzido um gentio, no templo. Preso é enviado para Roma, onde seria julgado por um tribunal de César, mas um naufrágio interrompe a viagem. Paulo consegue permissão para ficar em prisão domiciliar. Até o ano de 62, Paulo escreveu suas epístolas, das quais treze conseguiram sobreviver: 1.ª e 2.ª Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1.ª e 2.ª Tessalonicenses, 1.ª e 2.ª Timóteo, Filemon e Hebreus. Nas epístolas, São Paulo trata da doutrina, da ética cristã e da organização da Igreja. (Na Bíblia, as Epístolas seguem-se aos Evangelhos e aos Atos dos Apóstolos). Em 64, após o incêndio em Roma, que recaiu sobre os cristãos, São Paulo, Apóstolo foi novamente preso e levado para os arredores de Roma quando, em 67, ele foi decapitado.

SÃO PAULO - 25 DE JANEIRO

SANTO DO DIA 25 DE JANEIRO Nascido na cidade Tarso, na Turquia, São Paulo é o santo do dia 25 de janeiro. Ele foi o apóstolo faz nações e dos gentios. Em sua origem era judeu, já seu pai, fazia parte da seita dos fariseus. Em um ambiente de muitos títulos e adversidades foi que cresceu o apóstolo Paulo, que sempre esteve em busca da palavra de Deus. Muito fiel ao Senhor, ele era um combatente dos vícios. Buscando ter mais conhecimentos de lei e colocá-los em prática, São Paulo foi para Jerusalém estudar na escola de Gamaliel. Foi nesta época que teve conhecimento do cristianismo, que naquele tempo era considerado como uma espécie de seita. Desta forma, Paulo acabou tornando-se um grande inimigo da religião cristã, assim como daqueles que a seguiam. Uma prova disso é que a Palavra de Deus testemunha que, na ocorrência da morte de São Estevão, primeiro mártir da Igreja – que fora apedrejado, Paulo fez questão de segurar as capas daqueles que cometeram tal barbaridade, mostrando assim sua aprovação. São Paulo havia autorização e assim buscava identificar aqueles que seguiam a Cristo para prendê-los e desta forma tentar acabar com o cristianismo. Fazendo isso, ele acreditava que estaria agradando a Deus. No dia 25 de janeiro é comemorado o testemunho de conversão de São Paulo, o santo do dia de hoje. A primeira pregação de Paulo foi feita em Damasco. Havia quem não acreditasse em sua mudança, mas o santo perseverou e se mostrou aberto para a vontade de Deus. Foi assim que se tornou um dos grandes apóstolos da Igreja Católica, sendo um modelo para todos os cristãos. Leia também: Santo do dia 26 de janeiro: São Timóteo ORAÇÃO PARA SÃO PAULO Separe uns minutos para fazer a oração para o santo do dia, São Paulo. Coloque muita fé em suas preces e repita as palavras abaixo, pedindo a Deus e a São Paulo que suas orações sejam atendidas e suas angústias sejam saciadas: Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos. Que possamos por vossa intercessão conhecer, amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos Santos Apóstolos, concedei-nos por vossa ajuda a graça da conversão diária e a sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente … graça de que tanto precisamos. Amém!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 16,15-18)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 16,15-18) Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

Apolônio de Carvalho

25 de janeiro de 2023

DIALOGAR SEM PRECONCEITOS

Quando existe o verdadeiro diálogo, não existem preconceitos, pois não ter preconceitos é um requisito para dialogar com todos.
Antes do diálogo deve existir: aceitação recíproca das diferenças com demonstração de tolerância, respeito, disponibilidade à escuta, desapego das próprias ideias.
Ademais, devemos lembrar que a base de tudo é o amor recíproco. Quando ele falta não há espaço para o diálogo.
Portanto, podemos concluir que, se procurarmos amar a todos, conseguiremos dialogar e iremos ainda mais longe: chegaremos à comunhão de ideias e à unidade.

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO DO DIA Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 3,31-35) Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

S. FRANCISCO DE SALES, BISPO DE GENEBRA, DOUTOR DA IGREJA, FUNDADOR DA ORDEM DA VISITAÇÃO, PADROEIRO DA IMPRENSA CATÓLICA 24 janeiro

S. FRANCISCO DE SALES, BISPO DE GENEBRA, DOUTOR DA IGREJA, FUNDADOR DA ORDEM DA VISITAÇÃO, PADROEIRO DA IMPRENSA CATÓLICA 24 janeiro S. Francisco de Sales, Francisco Bayeu y SubìasS. Francisco de Sales, Francisco Bayeu y Subìas Francisco nasceu em Thorens-Glières, França, em uma nobre e antiga família de Barões de Boisy, na província de Savoia. Estudou nos melhores colégios franceses e, para satisfazer o sonho de seu pai de seguir a profissão de Jurisprudência, estudou Direito na Universidade de Pádua, onde amadureceu certo interesse pela teologia. Ao formar-se, com o máximo das notas, regressou à França, em 1592, onde se escreveu na Ordem dos Advogados. Porém, seu grande desejo era ser padre, tanto que, no ano seguinte, em 18 de dezembro, foi ordenado sacerdote, com 26 anos de idade. Três dias depois, celebrou sua Primeira Missa. Nomeado arcipreste do Capítulo da Catedral de Genebra, Francisco manifestou seus dons zelo e caridade, diplomacia e equilíbrio. Com o agravar-se do Calvinismo, ofereceu-se como voluntário para evangelizar a região de Chablais. Nas suas pregações, em busca do diálogo, depara-se com portas fechadas, neve, frio, fome, noites ao relento, emboscadas, insultos e ameaças. Então, aprofundou a doutrina de Calvino, para compreendê-la melhor e explicar as diferenças com o credo católico. Ao invés de recorrer só à pregação e ao debate teológico, criou um sistema de publicação, ou seja, fixar em lugares públicos ou levar de porta em porta folhetos impressos, com a explicação das verdades da fé, de modo simples e eficaz. As conversões não foram muitas, mas cessaram as hostilidades e os preconceitos contra o catolicismo. A seguir, Francisco estabeleceu-se em Thonon, capital de Chablais, onde se dedicou, entre outras coisas, às visitas aos enfermos, às obras de caridade e aos encontros pessoais com os fiéis. Depois, pediu sua transferência para Genebra, cidade símbolo da doutrina Calvinista, com o desejo de atrair muitos fiéis para a Igreja católica. Episcopado em Genebra e encontro com Francisca de Chantal Em 1599, Francisco foi nomeado Bispo coadjutor de Genebra e, após três anos, a diocese passou completamente sob seus cuidados, com sede em Annecy. Ali, entregou-se totalmente, sem reservas: visitas às paróquias, formação do clero, reorganização dos mosteiros e conventos, maior dedicação à pregação, às catequeses e às iniciativas para os fiéis; com seu catecismo em forma de diálogo e sua perseverança e doçura na direção espiritual, conseguiu várias conversões. Em março de 1604, durante uma pregação quaresmal em Dijon, conheceu Joana Francisca Fremyot de Chantal, com a qual instaurou uma grande amizade e uma profunda direção espiritual epistolar. Em 1608, dedicou-lhe um livro intitulado Filotea ou Introdução à vida devota. Filotea era o nome ideal de quem ama ou quer amar a Deus. Francisco escreveu este volume para resumir, em modo conciso e prático, os princípios da vida interior e ensinar a amar a Deus, com todo o coração e com todas as forças, na vida diária. Sua intenção era dar uma formação, plenamente cristã, a quem vivia no mundo e tinha tarefas civis e sociais. Esta sua obra teve um grande sucesso! Fundação da Congregação da Visitação A longa e intensa colaboração entre Francisco e Joana produziu grandes frutos espirituais, entre os quais a fundação da Congregação da Visitação de Santa Maria, em 1610, em Annecy, com a finalidade de visitar e socorrer os pobres. Oito anos mais tarde, a Congregação tornou-se Ordem Contemplativa e as monjas foram chamadas Visitandinas. Francisco escreveu suas Constituições, inspiradas na regra de Santo Agostinho. No entanto, Joana de Chantal acrescentou-lhe a determinação de que as religiosas se dedicassem também à educação e instrução das crianças, especialmente de famílias abastadas. Em 1616, Francisco escreveu Teotimo ou Tratado do amor de Deus, uma obra de extraordinário conteúdo teológico, filosófico e espiritual, como uma longa carta ao amigo “Teotimo” sobre a vocação essencial de cada homem: “viver é amar”. O texto indicava os melhores meios para um encontro pessoal com Deus. Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lyon, com a idade de 52 anos. No ano seguinte, seus restos mortais foram trasladados para Annecy.

Apolônio de Carvalho

24 de janeiro de 2023

REZAR PELA UNIDADE

A primeira pessoa que rezou pela unidade foi o próprio Jesus: na oração que dirigiu ao Pai na véspera da sua paixão.
Foi uma oração cheia de ardor e de convicção: "Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti." (Jo 17,21)
A palavra "todos" interpela também a nós, porque engloba todas as pessoas de todos os tempos. Portanto é uma oração que chega até nós.
No versículo anterior, Jesus diz que não roga somente por aqueles que já estavam com ele, mas por todos os que viriam depois. O que nos inclui no âmago da sua oração ao Pai. (Cf. Jo 17,20)
Rezemos insistentemente pela unidade, pois ela é um dom de Deus, que deve chegar a toda a humanidade através de nós, sobretudo pelo nosso testemunho.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

A CATEQUESE BATISMAL! Pe. Gilberto Kasper

A CATEQUESE BATISMAL! Pe. Gilberto Kasper Teólogo Ainda há pessoas que pedem, especialmente por redes sociais, o batismo para suas crianças. Sempre me pergunto onde estão as mais de 200 famílias que celebraram o batismo de seus filhos e afilhados ao longo dos quase 15 anos em que caminho com a Igreja Santo Antoninho? E os que batizamos na Paróquia Santa Teresa D’Ávila nesses 3 anos? Simplesmente sumiram e algumas delas retornam para pedir um novo batizado. Que pena! Quando a resposta precisa ser “não é possível”, gritam aos quatro ventos que “a Igreja enxota seus fiéis”! Como enxotar quem não se encontra presente? Que fiéis são esses, que buscam a Igreja como um “supermercado de sacramentos”, sem nenhum compromisso para com a comunidade de fé, oração e amor? Só aparecem quando precisam de algum sacramento, especialmente o batismo. Durante o ano de 2022 os catequistas da Pastoral do Batismo se prepararam seriamente, para assumirem com toda a Arquidiocese de Ribeirão Preto, as orientações sobre a Catequese Batismal, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. Depois de um pedido do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, coordenado pelo Pe. Luís Gustavo Tenan Benzi e dois anos de encontros de formação da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese; depois de apresentado ao Clero o subsídio: “Catequese Batismal – Itinerário de Inspiração Catecumenal para preparação de pais e padrinhos para o Batismo de Crianças”, publicado pelas Edições CNBB e aprovado pelo Conselho Presbiteral que representa todos os Presbíteros da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva, chancelado pelo Pe. Samuel Matias, Chanceler do Arcebispado, emitiu as seguintes disposições: “A Arquidiocese de Ribeirão Preto adota como conteúdo e método de preparação para o Batismo: o subsídio ‘Catequese Batismal – Itinerário de Inspiração Catecumenal para a preparação de pais e padrinhos para o Batismo de Crianças’, publicado pelas Edições CNBB. Cada paróquia organizará os encontros de preparação a partir de sua realidade e necessidade. Os encontros, que deverão ser no mínimo 3, deverão ser realizados separadamente com intervalo de, pelo menos, 1(uma) semana entre um e outro. A Catequese Batismal deverá ser realizada para cada batizado, ou seja, o Certificado da Catequese Batismal será válido para aquele determinado Batismo. Dentro do território da Arquidiocese de Ribeirão Preto, nenhum batismo seja conferido sem a Catequese Batismal, a não ser em casos de Batismo de Emergência (quando a criança corre o risco de morrer). As paróquias deverão preparar os catequistas para o Batismo para esta nova modalidade de Catequese Batismal até 31 de dezembro de 2022 (o que fizemos zelosamente). Esta nova modalidade de preparação para o Batismo na Arquidiocese de Ribeirão Preto entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2023. Determino que estas disposições sejam amplamente divulgadas nas paróquias, nos nossos meios de comunicação (Igreja Hoje, Boletins Informativos, rádios, etc.) e também nos outros meios de comunicação. Todas as paróquias deverão empenhar-se também na preparação imediata conforme disposto nesta carta. Ribeirão Preto, 08 de setembro de 2022”. Assinado por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano e Pe. Samuel Matias, Chanceler do Arcebispado sob o Protocolo Nº 263/2022. Lembro ainda aos pais e padrinhos, que, para pedirem o Batismo de seus filhos e afilhados, deverão ter eles próprios recebido os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma, Eucaristia, e viver em situação “regular” em seu matrimônio, o que dizemos “estarem casados na Igreja ou no religioso”, não bastando o casamento civil ou ainda, simplesmente viverem “amasiados”. Como Sacerdote há 33 anos, desta Igreja particular de Ribeirão Preto, sempre procurei viver a fidelidade, o respeito e a obediência ao Arcebispo que me ordenou padre, bem como aos seus sucessores, hoje, Dom Moacir Silva. Portanto será inútil pedirem-me o contrário às orientações aqui devidamente descritas. Contando com a seriedade de vivermos em sinodalidade, ou seja, caminhando juntos pela construção do Reino de Deus entre nós, com ternura e gratidão sempre!

Apolônio de Carvalho

23 de janeiro de 2023

PERDOAR COM SINCERIDADE DE CORAÇÃO

Se não sabemos perdoar não estamos totalmente unidos a Deus.
É duro dizer isso, mas é verdade. Deus é misericórdia infinita e seu amor cobre todas as nossas faltas com seu perdão. Se não fizermos o mesmo com nossos irmãos perderemos grande parte de nossa semelhança com Ele.
Jesus faz a comparação da videira com os ramos. Se Ele é a videira e nós somos os ramos, recebemos a seiva que vem do caule e tudo o que nela está contido.
Se um ramo não recebe a seiva, seca e morre.
O perdão faz parte da vida de Deus em nós. Quem o pratica tem o coração tranquilo e em paz, e produz muitos frutos de bondade, mansidão e harmonia.
Quem consegue perdoar com sinceridade de coração, consegue dar tudo a Deus, pois já deu o que mais lhe custa.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

domingo, 22 de janeiro de 2023

Apolônio de Carvalho

22 de janeiro de 2023

COLABORAR PARA O BEM COMUM

A frase de hoje deve ser bem entendida: não significa apenas tomar partido por alguma corrente de pensamento; significa assumir atitudes que devemos ter no dia a dia.
Todas as nossas ações influenciam positivamente ou negativamente o ambiente onde vivemos.
Convém que tenhamos atitudes proativas pensando no bem de todos. Dessa maneira, nós também seremos beneficiados.
Um pequeno exemplo: uma pessoa que descarta o lixo da maneira correta está colaborando com a limpeza pública, com a aparência mais bonita de sua cidade; colabora com a preservação da natureza, ajuda as pessoas que trabalham com reciclagem, evita a proliferação de doenças etc.
Colaborar para o bem comum é um compromisso com a comunidade onde vivemos, é um estilo de vida saudável, é o cuidado com a nossa casa comum.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

sábado, 21 de janeiro de 2023

Santa Inês

Santa Inês - (21/01)
https://youtu.be/k1W5SiS5A3k

Apolônio de Carvalho

21 de janeiro de 2023

ABRIR OS BRAÇOS PARA AQUELES QUE SOFREM

Eu estava com fome, e destes-me de comer; estava com sede, e destes-me de beber; eu era forasteiro, e recebestes-me em casa; estava nu, e vestistes-me; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e viestes até mim.” (Cf. Mt 25,35-40)
Quando reconhecemos o semblante do próprio Jesus nas pessoas que estão no sofrimento, o impulso de ajudá-las vai além das nossas limitações e tornamo-nos capazes de realizar todas as obras de misericórdia contidas na citação de Mateus.
Será sobre elas que seremos interrogados quando nos encontrarmos face a face com Jesus.
Ser sensível ao sofrimento dos outros é ter um coração compassivo e misericordioso, que se assemelha ao coração de Jesus. Por isso, quando estivermos diante Dele, seremos reconhecidos como seus irmãos, como benditos e bem-aventurados.

Apolonio Carvalho Nascimento

carbalildo

"Quando cessa o entendimento de ajudar, há obstáculos no fazer."

Conforme vibramos, emitimos fluidos que nos envolvem e se harmonizam com o meio, atraindo semelhantes e afastando fluidos divergentes.

Deste modo, percebemos que a Lei de Ação e Reação se comprova a medida que atraímos para si, os fluidos semelhantes à nossa faixa vibratória e assim acabemos por receber aquilo que pensamos.

Dia após dia, percebemos com o crescimento de nosso espírito, a importância de estudarmos e compreendermos a razão de tudo, apondo nossos valores aos nossos pensamentos e atitudes, melhorando o meio em que nos encontramos.

A vontade do fazer o bem, quando livre de intenções outras que não sejam a caridade verdadeira, é importante vibração que prepara nosso plantio e cuida de nossas sementes para, mediante nosso aprimoramento moral, garantir a qualidade de nossa futura colheita.

Neste sábado de sol e possível chuva, procure elevar seus pensamentos ao alto e agradecer a Deus pela dádiva da vida encarnada, pelas lições de aprendizado que ficarão armazenadas em seu perispírito e utilizadas em prol da sua evolução e perfeição.

Procure encontrar boas companhias para que a harmonia do seu dia seja para a felicidade.

Aqueles que lhe fazem bem ao espírito, são aqueles que lhe acompanham a tempos ou harmonizam contigo em boa vibração.

Se houver em algum momento dúvida no bem que se deva fazer, deixe a fé lhe guiar e sinta seu coração a lhe apresentar o caminho, pois seus bons anjos protetores de alguma forma irão lhe auxiliar na melhor resposta às suas provas e necessidades.

Que seu dia seja leve e sereno, repleto de boas emoções, sendo que no final de semana você possa recarregar suas baterias e a bondade possa ser o guia de suas vontades, trazendo-lhe harmonia e atraindo a felicidade para si e para aqueles que lhe acompanham! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

São Sebastião 20 de janeiro

Oração a São Sebastião - (20 de janeiro)
São Sebastião glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei-me e a minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males para que servindo a Jesus Cristo alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu.

carbalildo

"Não te canses de criar a felicidade e o amor, trabalhando e cooperando, amando e servindo."

No nosso dia dia, todos nós exercemos, em maior ou menor grau, uma interação magnética continua com o meio e com os indivíduos com quem nos relacionamos. 

Essas interações podem trazer resultados benéficos ou prejudiciais, a depender da faixa vibratória relativa de cada um.

Fora do campo puramente físico, todas as ações, quer sejam exercidas por um espírito encarnado ou por um desencarnado, são sempre ações magnéticas recíprocas, isso desde um simples pensamento até fenômenos mais complexos.

Daí a importância de estarmos sempre vigilantes quanto ao nossa padrão vibratório, pois em nossos pensamentos nossas ondas magnéticas sempre atingem o próximo e com eles interagem.

Aquele que procura sempre encontrar o amor e a alegria, vibra nesta boa faixa e interage em seu meio desta forma, recebendo de volta do Universo, o mesmo padrão vibratório que resolveu emitir.

Descobrir o prazer e a alegria de se fazer o bem, auxiliando o próximo e trazendo felicidade alheia, acaba realmente trazendo felicidade para o seu caminho, pois escolheu a semente do amor e seus frutos colher em seu futuro.

Nesta sexta-feira nublada, procure emanar boas vibrações de gratidão pela vida que Deus lhe apresentou.

Na pluralidade das vidas de nossa eterna existência, encontraremos todos a perfeição que nos é merecida alcançar em cada etapa, mediante trabalho individual de aprimoramento e elevação, onde o estudo auxilia como meio de compreensão e a caridade como meio de elevação.

Que seu dia seja repleto de boas emoções e você possa caminhar com segurança e certeza de que Deus está acima de todos, protegendo e amparando em cada obstáculo, pedindo pela sua superação e felicidade! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

20 de janeiro de 2023

VIVER COM HUMILDADE

O primeiro passo para que possamos vencer as nossas fraquezas é reconhecê-las e aceitá-las.
Podemos fazer uma lista e começar, através do amor, a desenvolver em nós o oposto de cada uma delas.
Por exemplo: orgulho se combate com humildade; ira com mansidão. E assim todos os nossos defeitos.
É o amor que nos faz humildes para reconhecermos os nossos limites. E é também o amor que nos faz capazes de mudar e adquirir virtudes no lugar de vícios.
Quem reconhece as próprias fraquezas se torna digno de misericórdia diante de Deus.
A humildade de reconhecer os próprios erros evita que julguemos os outros e nos faz viver o perdão e o amor recíprocos.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

são BASSIANO - 19 DE JANEIRO

Dia de São Bassiano O Dia de São Bassiano comemora-se a 19 de janeiro. Bassiano ou Bassano nasceu em Siracusa, por volta de 320. Era filho do governador da cidade, tendo sido enviado para Roma para acabar os seus estudos. Foi em Roma que se converteu ao Cristianismo por um sacerdote chamado Jordão e que se batizou. O seu pai desejava que ele voltasse a Siracusa para ele mudar de religião, mas Bassiano viajou em vez para Ravena, onde se ordenou sacerdote. Quando o bispo de Lodi morreu, em 373, Bassiano candidatou-se ao seu lugar. Ele construiu uma igreja dedicada aos apóstolos, consagrando-a em 381 perante a presença de Santo Ambrósio de Milão e São Félix de Como. Foi juntamente com Santo Ambrósio que defendeu arduamente a heresia ariana do seu tempo, tendo participado ainda em 381 no concílio de Aquileia. Bassiano esteve presente na morte de seu amigo Santo Ambrósio em 397. Acredita-se que São Bassiano faleceu a 19 de janeiro de 409, sendo sepultado na sua catedral.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 3,7-12)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 3,7-12) Naquele tempo, Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

carbalildo

"O apoio fraternal opera milagres de fortaleza no espírito abatido."

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.

Em todos os seus ensinamentos, mostra estas virtudes como sendo o caminho da felicidade eterna.

Nas Leis Universais percebemos a importância de estarmos vibrando amor fraternal, pois com esta boa vibração, somos capazes de abrir nossos olhos e compreendermos a verdadeira felicidade.

Todos estamos em processo de evolução e desta forma, todos passamos pelos degraus inferiores para que pudéssemos atingir àqueles mais elevados.

Desta forma já recebemos apoio fraternal em determinados momentos e assim já conhecemos a importância deste apoio em nossa caminhada, bem como suas consequências e benefícios.

Recebemos constantemente o carinho e atenção de nossos Anjos da Guarda e de bons mentores, que objetivam somente o nosso crescimento espiritual, portanto nada mais justo do que repartirmos com o próximo, o presente que recebemos constantemente.

Nesta quinta-feira de sol e nuvens, procure estar aberto a doar e a receber.

A caridade reside em abrir seu coração ao próximo, se desprovendo de suas paixões e orgulhos, em perfeita humildade e sintonia com o universo.

Transformar espíritos abatidos em alegres irmãos é dever de cada um no caminhar de seus passos, visto ser a transformação íntima a maior lição a ser aprendida.

Que seu dia seja repleto de amor fraternal e você possa se sentir confiante na vida, com fé em seu coração e esteja sempre rodeado de irmãos que lhe desejem o bem e somem à sua luz, na esperança de um mundo melhor! 🙏🏻🍀

Apolônio de Carvalho

19 de janeiro de 2023

PEDIR A AJUDA DE DEUS PARA MUDAR

"Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus." (Jo 3,3)
Por nossa própria iniciativa podemos fazer apenas mudanças aparentes e superficiais em nossa vida. Já com a ajuda de Deus, podemos realizar mudanças profundas, mudanças no nosso interior, mais radicais e vitais.
Com a ajuda de Deus podemos renascer no Espírito, podemos ter uma nova vida.
Esse renascer não significa que nos tornaremos perfeitos, como em um passe de mágica. Significa que, apesar de nossas fraquezas, a graça de Deus se manifesta em nós.
Para obtermos a graça da mudança, devemos pedir insistentemente e constantemente a Sua ajuda.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

SANTA MARGARIDA DA HUNGRIA - 18 DE JANEIRO

Santos do Dia da Igreja Católica – 18 de Janeiro Postado em: 17/01/2023 por: marsalima Santa Margarida da HungriaSanta Margarida da Hungria Margarida era uma princesa, filha do rei Bela IV, da Hungria e da rainha Maria, de origem bizantina. Ela nasceu no castelo de Turoc, em 1242, logo foi batizada, pois os reis eram fervorosos cristãos. Aos dez anos, o casal real a entregou para viver e ser preparada para os votos religiosos, no mosteiro dominicano de Vespem, em agradecimento pela libertação da pátria dos Tártaros. Dois anos depois, fez a profissão de fé de religiosa num novo mosteiro, fundado para ela por seu pai, na Ilha das Lebres, localizada no rio Danúbio, perto de Budapeste. Em 1261, tomou o véu definitivo, entregando seu coração e sua vida a serviço do Senhor, tendo uma particular devoção pela Eucaristia e Paixão de Cristo. Ela realmente, era especial, foi um exemplo de humildade e virtude para as outras religiosas. Rezava sempre, e fazia penitencias, se oferecendo como vítima proposital, para a salvação do seu povo. Margarida, não desejou ter uma cultura elevada. Sua instrução se limitou ao conhecimento primário da escrita e da leitura, talvez apenas um pouco mais que isto. Ela pedia que lhe lessem as Sagradas Escrituras e confiava sua direção espiritual ao seu confessor, o dominicano Marcelo, que era o superior da Ordem. Possuía um ilimitado desapego às coisas materiais, amando plenamente a pobreza, o qual unido à sua vida contemplativa espiritual, a elevou a uma tal proximidade de Deus, que recebeu o dom das visões. Ela se tornou uma das grandes místicas medievais da Europa, respeitada e amada pelas comunidades religiosas, pela corte e população. Morreu em 18 de janeiro de 1270, no seu mosteiro. A sua sepultura se tornou meta de peregrinação, pelas sucessivas graças e milagres atribuídos à sua intercessão. Um ano depois da sua morte, seu irmão, Estevão V, rei da Hungria, encaminhou um pedido de santidade, à Roma. Mas este processo desapareceu, bem como um outro, que foi enviado em 1276. Porém na sua pátria e em outros paises, Margarida já era venerada como Santa. Depois de muitos desencontros, em 1729 um processo chegou em Roma, completo e contendo dados de autenticidade inquestionável. Neste meio tempo as relíquias de Margarida tinham sido transferidas, por causa da invasão turca, do convento da Ilha das Lebres para o de Presburgo em 1618. Em 1804, mesmo sem o reconhecimento oficial, seu culto se estendia na Ordem Dominicana e na diocese da Transilvânia. No século XIX, sua festa se expandiu por todas as dioceses húngaras. A canonização de Santa Margarida da Hungria foi concedida pelo papa Pio XII em 1943, em meio ao júbilo dos devotos e fiéis, de todo o mundo, especialmente pelos da comunidade cristã do Leste Europeu, onde sua veneração é muito intensa.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 2,23-28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos (Mc 2,23-28) Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

carbalildo

"Procurando o bem para os nossos semelhantes, encontramos o nosso."

Amar o próximo como a si mesmo, fazendo aos outros o que gostaríamos que fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade, pois resume todos os deveres em relação ao próximo.

Não há regra mais correta a se seguir, do que fazer aos outros o que desejamos para nós, pois assim podemos ter a certeza de estarmos fazendo o bem para o próximo e, a medida em que elevamos nossas boas vibrações, crescermos em espírito.

Como um efeito cascata, o universo nos devolve a energia por nós gerada, garantindo que venhamos a receber o mesmo bem que desejamos ao próximo.

A Lei da Ação e Reação nos ensina a importância da vigilância em nossos pensamentos e atos, pois a partir destes que será determinada a nossa colheita futura.

Quando os homens compreenderem as boas regras de conduta e tê-las como base de suas instituições, entenderão a verdadeira fraternidade e farão reinar entre eles a paz e a justiça. 

Não haverá mais ódios nem desavenças e sim união, concórdia e benevolência mútua.

 Nesta quarta-feira de sol e nuvens, aproveite o dia para fazer o bem a todos que lhe dividirem o caminhar.

Sem exclusões, perceba como é bom exercer a caridade verdadeira e sem intenções outras que não seja o bem alheio.

Seus caminhos serão mais iluminados e suas experiências serão mais agradáveis, onde o aprendizado se fará mediante toques de amor e paz.

Seu dia será mais leve e sereno, e a felicidade de Deus será por você percebida em cada momento do seu caminhar.

Tenha um lindo e abençoado dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

18 de janeiro de 2023

FAZER O QUE É JUSTO DIANTE DE DEUS

"Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mc 12,17)
Quando cumprimos as determinações das leis civis, contribuímos para um mundo mais harmonioso quanto à convivência humana.
Quando vivemos o amor ao próximo, contribuímos para que a lei do amor tenha supremacia sobre todas as leis.
Dar a Deus o que é de Deus consiste em fazer a sua vontade incondicionalmente. A vontade de Deus é que coloquemos amor em tudo o que fazemos.
Exemplo: quando sigo as normas de trânsito não porque estou sendo fiscalizado, mas por amor -  amor à minha própria vida, à vida dos outros motoristas, dos pedestres e de todos os animais -  estou dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Em todos os aspectos da vida: vivermos o amor plenamente. E estamos fazendo o que é justo diante de Deus.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

17 de janeiro de 2023

ESTAR PRÓXIMO DOS OUTROS

Estar próximo a alguém é muito mais do que apenas encorajar. É sentir como próprios os sentimentos do outro, as suas angústias, as suas dores, assim como os seus sucessos e vitórias.
É tornar-se presente de alguma maneira: fazer-lhe uma visita, enviar uma mensagem, telefonar, demonstrar interesse por tudo que lhe acontece, com o desejo sincero de partilhar de sua vida.
Da mesma forma, comunicar-lhe tudo o que me diz respeito: minhas dificuldades, minhas alegrias e conquistas.
A partilha é o modo mais eficaz para demonstrar proximidade a cada pessoa.
A proximidade é sinônimo de comunhão, isto é, tudo o que sou e tudo o que tenho pertence também aos outros: dons, talentos, bens materiais, bens espirituais. Tudo a serviço dos outros.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

TEOLOGIA DA TERNURA! Pe. Gilberto Kasper

TEOLOGIA DA TERNURA! Pe. Gilberto Kasper Teólogo Há 33 anos, na manhã de um sábado, dia 20 de janeiro de 1990, Festa de São Sebastião, na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, ajoelhado sobre o túmulo do primeiro Bispo de nossa Arquidiocese, Dom Alberto José Gonçalves, por imposição das mãos de nosso amado Dom Arnaldo Ribeiro, fui ordenado Sacerdote para Sempre! Muitos erros e acertos, grande experiência de vida e profunda gratidão a cada dia, sem nenhum momento de arrependimento, pelo sim dado com minhas mãos entre as mãos do Arcebispo. Quantas pessoas passaram por minha vida nestes 33 anos? Pela vida de quantas pessoas passei eu? Penso ser um momento de avaliação, de balanço, de gratidão e de pedido de perdão, pelas vezes em que não consegui ser um bom padre! Escolhi como lema sacerdotal, a quinta bem-aventurança do Sermão da Montanha: "Bem-Aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7), já que sempre me senti um servo inútil e indigno da graça do ministério sacerdotal! Mesmo assim Deus me quis Padre, tamanha é Sua Bondade, Seu Amor e Sua Misericórdia para comigo. Ao longo do amadurecimento no meu exercício ministerial, fui descobrindo que a melhor maneira de ser fiel ao Sacerdócio, é adotar a Teologia da Ternura! Mesmo que não tenha conseguido ser fiel, como quis ou deveria sempre me acompanhou o esforço pessoal por ser um sacerdote bom e misericordioso, a exemplo de São João Maria Vianney, o Cura D'Ars, cuja vida conheci no primeiro Seminário que me acolheu na Arquidiocese de Porto Alegre (RS), dedicado a ele. Como ele, o Sacramento que mais gosto de celebrar, é o da Reconciliação, depois, é claro, da Eucaristia. Como é bom ser dispensador do perdão de Deus àqueles que perderam sua paz interior para o pecado. Pois é no Sacramento do Perdão, que Jesus nos devolve a paz que o pecado nos rouba. Tenho sido muito feliz ao acolher tantas pessoas em nossa amada Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres nos Campos Elíseos há 15 anos, e desde o dia 1º de março do ano de 2020, da também já amada Paróquia Santa Tereza de Ávila no Jardim Recreio de Ribeirão Preto, que são para mim, lugares ideais para a santificação de meu sacerdócio, colaborando na santificação de tão queridos irmãos e irmãs na fé! Como coroinha na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Santo Afonso e Coordenador da Catequese, Regente do Coral e Animador de Comunidade na Capela Santo Antoninho, no Bairro Liberdade em Novo Hamburgo (RS) ou brincando de Missa com os vizinhos na estrebaria de casa, minha vocação ao sacerdócio foi se confirmando a cada dia que passava. Sentia sempre a necessidade de perdoar, desde tenra idade a quem me ofendesse ou machucasse. Nunca consegui bater em ninguém. Mas sempre fui muito peralta e, mais pedia perdão do que precisava perdoar. Daí meu lema sacerdotal ser a bem-aventurança da misericórdia. Que eu consiga viver meu sacerdócio pautado nos olhos de Deus, que promovem a justiça e amar as pessoas com o coração de Jesus, que dão sentido ao meu lema e à minha fidelidade sacerdotal: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”! E em cada Eucaristia que celebro, cabem todas as pessoas que me ajudaram a ser Padre, no precioso cálice do Senhor, como minha mais sublime e profunda gratidão! Para selar a ternura de Deus em meu Sacerdócio, celebrarei minha ação de graças no recolhimento. Passarei em oração silenciosa. Sei que poderei contar com as orações dos amigos, o melhor presente que poderia receber. Estarei ausente das Redes Sociais, especialmente com telefones desligados! Conto com a compreensão dos que insistirem em ligar. Rezemos em silêncio, porque até mesmo nosso silêncio Deus escuta. Aqueles que desejarem me cumprimentar, por favor, façam-no na oração por mim e sintam o carinho de minha oração por cada um dos que meu Sacerdócio permitiu amar! O maior presente será sempre a participação de uma das Celebrações das Santas Missas que celebro na Igreja Santa Tereza de Ávila no Jardim Recreio aos sábados e domingos às 18 horas, bem como na Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres, aos domingos às 9 horas, na Avenida Saudade, 202, nos Campos Elíseos em Ribeirão Preto. O mais precioso presente de um sacerdote é ver sua Igreja cheia de gente, saindo cheias de Deus, e não do padre!

carbalildo

"Nunca te digas sem ânimo para continuar enfrentando as lutas do teu caminho."

O pensamento é importante ferramenta que transforma a energia gerada pelo corpo em movimento e atitude.

No pensar direcionamos nossos entendimentos a respeito de nossa existência e funcionalidade.

Nosso corpo, por exemplo, é completamente comandado pela vontade, seja ela pensada ou simplesmente automática, oriunda de sua formação, porém sempre suscetível ao seu atual desejo e pensamento.

Como seres perfeitos que somos, tudo podemos fazer para nos levar a caminhos incríveis, bastando apenas que tenhamos a criatividade e a vontade do pensamento.

Mas também podemos estagnar nossa evolução e crescimento, desde que esta seja a nossa vontade, daí a importância de vigiar sempre seus pensamentos, acreditando e trabalhando para conquistar seus objetivos.

A fé e a esperança de uma vida melhor, faz com que escolhamos nossos caminhos em conformidade com o aprendizado e evolução que conseguimos represar em nossa existência.

Nesta segunda-feira de sol e nuvens, acredite no melhor para sua vida, pois a energia gerada pelo seu pensamento e sua fé, podem lhe levar aonde for o seu real desejo, bastando apenas que se mantenha na direção de seus objetivos.

Confie em si mesmo, pois de seus atos e pensamentos que serão compostos a sua vida futura e suas conquistas.

Deus lhe concedeu o livre arbítrio para que pudesse escolher seus próprios passos e com estes obter a própria evolução, destinada a cada ser que habita o universo,  sempre em perfeita igualdade e merecimento.

Seja feliz e procure tornar a felicidade comum àqueles que lhe rodeiam, pois somente assim esta boa energia lhe será retornada de modo a lhe entregar a boa colheita na vida futura.

Que seu dia seja repleto de fé e a certeza de que Deus está ao seu lado, assim como outros espíritos iluminados, todos com o único propósito de lhe auxiliar em sua caminhada evolutiva, de modo que o amor e a confiança na vida seja o sentimento mais forte em seu dia, resultando na conquista de seus sonhos! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

16 de janeiro de 2023

FAZER O BEM COM CORAGEM

Fazer o bem com coragem é amar sempre, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença.
Diante de uma catástrofe, devemos ser solidários, assistir às vítimas, reparar os danos com um amor e dedicação redobrados.
Diante de uma doença, fazer tudo o que a ciência nos oferece, enfrentando tudo com coragem e intensificando o amor ao outro. Assim, se não curarmos o físico ao menos curaremos o espírito.
Fazer o bem não deve ser uma atitude passiva de não praticar o mal, deve ser amor que revoluciona, que transforma o inevitável em oportunidade para amar mais e melhor, sem perder nunca a coragem.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

sábado, 14 de janeiro de 2023

carbalildo

"Onde a atitude rápida se mostra ineficiente, a paciência é a opção mais sensata."

Se a paciência pode proporcionar grandes benefícios, a impaciência gera uma série de problemas. A falta de paciência sempre leva alguém a grandes prejuízos; além de ser uma grande causa para o surgimento de discórdias, demonstrações de ira e dissensões.

A tolerância e resiliência nos mantém em equilíbrio, condição tão necessário para que possamos tomar as corretas decisões a respeito de nossos obstáculos e lições a que nossa vida encarnada nos reservam.

Pela paciência podemos aguardar a chegada dos melhores momentos, de modo a sempre termos os melhores frutos possíveis em nossa colheita.

Ser paciente é tolerar a si e ao próximo que interage contigo, tornando-se exemplo de maturidade espiritual, tão necessária à evolução a que Deus espera de Seus filhos.

Neste sábado de sol e nuvens, utilize a paciência em todos os momentos do seu dia e perceba como sua vibração será mais elevada e o equilíbrio lhe será uma constante alegria.

Confie nos desígnios de Deus e siga com fé no ser humano, pois o crescimento de todas as almas existentes é uma Lei Divina, onde a certeza  e a esperança de um dia futuro, repleto de paz e amor, é uma certeza dentro das promessas de nosso Mestre Jesus e na felicidade que nos é prometida encontrar.

Que seu dia seja tranquilo e sereno, para que a felicidade possa lhe oferecer um abençoado final de semana, repleto de boas emoções e realizações! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

14 de janeiro de 2023

OUVIR A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA

A nossa consciência é uma conselheira infalível. Está sempre alerta e indica-nos, através de algo que está acima da razão, o caminho certo a ser seguido ou a melhor decisão a ser tomada.
As emoções fortes e alguns sentimentos podem tentar abafar a sua voz, mas não podem fazê-la calar. No momento oportuno ela volta a falar e indica os erros e acertos. 
A opinião predominante de um grupo pode deixar-nos confusos, mas a sua voz clara e insistente não nos deixa no escuro.
Às vezes, fazemos pequenas boas ações para nos justificar diante das outras pessoas, mas a consciência não aceita meias verdades.
Se procurarmos ouvir atentamente a nossa consciência, entenderemos que Deus nos fala através dela e nos guia no caminho do amor e da justiça. 

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Apolônio de Carvalho

13 de janeiro de 2023

ACOLHER COM AMOR

Quem ama não impõe e não ordena, apenas ama e serve.
Quem ama acolhe com alegria e coloca-se ao serviço.
O melhor exemplo de acolhimento sem reservas é o do pai na parábola do filho pródigo (Cf. Lc 15,11-32). O filho gastou sua herança desordenadamente, além de tê-la exigido antes do tempo. Mas o pai acolheu-o com um abraço, com roupas limpas, sandálias aos pés, anel no dedo e uma grande  festa. Seu erro não contava mais, contava que ele tinha voltado.
Acolhamos com amor, sem exigências ou condições, todos aqueles que vierem ao nosso encontro hoje.

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

carbalildo

"Os que se mostram conscientes dos seus erros já efetuaram maior progresso do que os que se julgam infalíveis."

Jesus o diz: Amar aos inimigos, fazer o bem àqueles que nos odeiam, orar por aqueles que nos perseguem.

Ele mostra que a essência da perfeição é a caridade em sua mais ampla significação, porque define a prática de todas as outras virtudes.

Independe, desta forma, o pensamento deste ou daquele, pois de verdade a mensagem é para cada um, interessando apenas o bem que fazemos, o pensamento que temos a respeito de nossos atos e a verdadeira vontade que apomos em nossas palavras.

Portanto tenhamos em mente que o passado já foi e nos serve apenas de aprendizado pelos erros e acertos que já nos foram acometidos, onde a humildade nos ensina que todos estamos encarnados com o único objetivo de crescermos em moral e fraternidade, para que possamos um dia alçar moradas mais altas, dentro do Reino de nosso Pai Maior.

Nesta quinta-feira de sol e nuvens, procure com humildade apor seus aprendizados em suas atitudes, vigiando seus pensamentos pois o mal espera sempre encontrar em nossas características menos evoluídas, uma abertura para que possam nos atrasar na caminhada de nossa evolução para o bem maior.

Deixe sua Luz invadir seu caminho com o coração aberto, levando a sensação de pureza para todos os seus pensamentos e atitudes, pois somente assim verdadeiramente estará se elevando em perfeição espiritual.

Que seu dia seja repleto de boas emoções e a humildade de pensamento seja a forte característica de sua personalidade e de suas atitudes para com aqueles que convivem com você! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

SER GENEROSO

Passa Palavra: (12/01/2023)

Uma das características do amor é a generosidade. Quem ama realmente, não se cansa de amar, não para por já ter amado, ama sem fazer distinções, ama em primeiro lugar, ama até ao fim.

Ama os outros e cuida de si mesmo, não por egoísmo, mas para poder amar mais e melhor.

Espelha-se no amor de Deus, que não se deixa vencer em generosidade. Ama Deus através do irmão.

Amemos incansavelmente, pois o amor é vida.

Amemos generosamente, pois de graça recebemos o amor.

Amemos sem limites, pois a fonte do amor é inesgotável.

Amemos ao extremo, pois não existe amor maior do que dar a própria vida.

Amemos! Até sermos transformados no Amor.

Amemos, até que sejamos fontes de amor generoso!

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

oração da Terça feira

Oração da Terça-Feira 

Amado Deus, Eterno Pai,

Entrego em Tuas Mãos Benditas qualquer preocupação que possa tirar minha paz, pois creio nas Tuas promessas. 
Sei que estarás comigo em todos os momentos, me protegendo, libertando e amando.
Perdoa as minhas falhas, que hoje eu tenha vontade de crescer diante dos desafios, que a Fé possa me regenerar, dá-me sabedoria para compreender tudo aquilo que o Senhor colocar no meu dia.
Acampe Teus Santos Anjos sobre minha casa, trabalho e vida. Que a cada novo dia a Tua mão me sustente e que cada bênção me alcance!
Amém!

carbalildo

"Enquanto estiver vivo, nunca pare de aprender a viver."

A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Ela exclui todo pensamento egoísta e orgulhoso. É por isso que Jesus toma a infância como símbolo dessa pureza, como a tinha tomado para o da humildade.

Esta pureza deve ser objetivo de todo ser que aspira um dia chegar à perfeição de seu espírito.

Neste ou em outro plano, a evolução do espírito reside na pureza dos pensamentos e no eterno desejo de fazer o bem e manifestar-se sempre em imensa vibração de amor e paz.

Nesta terça-feira nublada, procure observar as maravilhas da vida que Deus nos concedeu.

Com a compreensão dos desígnios de Deus e fé em Sua imensa sabedoria, o ser começa a perceber as lições que recebe e os milagres de sua existência, emitindo vibrações de alegria e felicidade em cada detalhe que por muito tempo lhe passou desapercebido.

Assim começamos a romper uma felicidade jamais imaginada, pelo simples fato de estar vivo e poder, ainda encarnado, viver em harmonia com aqueles que lhe são caros.

Perceber então que todo o necessário para sermos felizes estará sempre ao nosso alcance, é imensa dádiva daquele que confiou nos ensinamentos do mestre Jesus e aceitou o amor como premissa de vida e linha moral.

Que seu dia seja repleto de boas emoções e a alegria da vida reine em seu coração! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

10 de janeiro de 2023

ESTAR PRÓXIMO DE QUEM ESTÁ SOZINHO

Nem sempre sentir solidão significa estar realmente sozinho. Às vezes, há pessoas que, mesmo permanecendo no convívio de muitas outras pessoas, sentem-se sós.
Devemos estar com essas pessoas em suas angústias, conhecer seus sonhos e anseios, fazê-las sentir que existem e que estamos presentes em suas vidas. Isso pode ser feito mesmo à distância. 
Alcançar os seus silêncios com o nosso silêncio, tocar os seus corações com o nosso coração e não tanto com palavras.
Viver com elas as suas vidas, "fazer-se um" na alegria e na dor.
Não esperar que a outra pessoa se faça presente em nossa vida, mas tomar a iniciativa. 
Quando o amor se faz presente, a solidão não existe.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

09/01 – Santo André Corsini

09/01 – Santo André Corsini Nasceu no século XIV, dentro de uma família muito conhecida em Florença: a família Corsini. Nasceu no ano de 1302. Seus pais, Nicolau e Peregrina não podiam ter filhos, mas não desistiam, estavam sempre rezando nesta intenção até que veio esta graça e tiveram um filho. O nome: André. Os pais fizeram de tudo para bem formá-lo. Com apenas 15 anos, ele dava tanto trabalho e decepções para seus pais que sua mãe chegou a desabafar: “Filho, você é, de fato, aquele lobo que eu sonhava”. Ele ficou assustado, não imaginava o quanto os caminhos errados e a vida de pecado que ele estava levando, ainda tão cedo, decepcionava tanto e feria a sua mãe. Mas a mãe completou o sonho: “Este lobo entrava numa igreja e se transformava em cordeiro”. André guardou aquilo no coração e, sem a mãe saber, no outro dia, ele entrou numa igreja. Aos pés de uma imagem de Nossa Senhora ele orava, orava e a graça aconteceu. Ele retomou seus valores, começou uma caminhada de conversão e falou para o provincial carmelita que queria entrar para a vida religiosa. Não se sabe, ao certo, se foi imediatamente ou fez um caminho vocacional, o fato é que entrou para a vida religiosa na obediência às regras, na vida de oração e penitência. Ele foi crescendo nessa liberdade, que é dom de Deus para o ser humano. Santo André ia se colocando a serviço dos doentes, dos pobres, nos trabalhos tão simples como os da cozinha. Ele também saía para mendigar para as necessidades de sua comunidade. Passou humilhação, mas sempre centrado em Cristo. Os santos foram e continuam a ser pessoas que comunicaram Cristo para o mundo. Mas Deus tinha mais para André. Ele ordenou-se padre e como tal continuava nesse testemunho de Cristo até que Nosso Senhor o escolheu para Bispo de Fiesoli. De início, ele não aceitou e fugiu para a Cartuxa de Florença e ficou escondido; ao ponto de as pessoas não saberem onde ele estava e escolher um outro para ser bispo, pela necessidade. Mas um anjo, uma criança apareceu no meio do povo indicando onde ele estava escondido. Apareceu também uma outra criança para ele dizendo-lhe que ele não devia temer, porque Deus estaria com ele e a Virgem Maria estaria presente em todos os momentos. Foi por essa confiança no amor de Deus que ele assumiu o episcopado e foi um santo bispo. Até que em 1373, no dia de Natal, Nossa Senhora apareceu para ele dizendo do seu falecimento que estava próximo. No dia da Epifania do Senhor, ele entrou para o céu. Santo André Corsini, rogai por nós!

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 3,13-17)

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 3,13-17) Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

oração da segunda-feira

Oração da Segunda-Feira 

Senhor Deus, Pai de Sabedoria Infinita,

No começo deste novo dia quero entregá-lo em Tuas mãos, por favor, me guie, me proteja, me ilumine e esteja à frente de todos os meus planos e escolhas.
Que o Teu amor entre na minha vida com providências e renove minhas forças, meu otimismo, minha fé; que eu não perca o ânimo e nem tampouco desista da minha caminhada e, quando tudo parecer escuro e sombrio, ajude-me a ver e a compreender que apesar de todas as minhas lutas e meus problemas sempre haverá luz no fim do túnel e que depois de toda noite de choro, a alegria vem pela manhã.
Que venham muitas bênçãos durante toda esta semana.
Amém!

carbalildo

"Aquele que conhece a arte de viver consigo próprio ignora o aborrecimento."

Em vossas aflições, portanto, olhe sempre para o Céu e dize do fundo de vosso coração: meu Pai, curai-me, mas fazei com que minha alma doente seja curada antes das enfermidades de meu corpo; que minha carne seja castigada se for preciso, para que minha alma se eleve até vós com a brancura que tinha quando a criastes.

Quando propomos a procura da própria elevação, necessário há que primeiro olhemos para nosso próprio interior e reflitamos sobre nossos passos.

O aprendizado que conquistamos vida após vida, sempre ficará guardado em nosso íntimo de modo a nunca se perder.

Portanto cuida de tua alma e do teu corpo com carinho e atenção.

Nesta segunda-feira nublada, procure um momento no seu dia para que possas orar e meditar sobre seus passos, suas atitudes.

Acredite que todos os seus obstáculos foram cuidadosamente colocados à sua frente com único objetivo de te fazer elevar-se em espírito, portanto utilize suas lições com atenção e corrige teus erros de conduta, mediante constante vigilância em vosso pensar e agir.

A melhor forma de colaborar com o próximo é mediante o seu exemplo e a sua Luz a iluminar o local em que se encontra.

Mediante a paz e equilíbrio em vosso caminhar, poderás então fazer a caridade do amor fraternal, excluindo verdadeiramente seus vícios e tentações em que a imperfeição que ainda possuímos nos coloca à frente, em nosso caminhar.

Tenha um dia lindo e fraterno, sentindo a Paz de Cristo e com fé de que tudo na vida tem a devida e correta função na escalada da sua virtude e perfeição! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

09 de janeiro de 2023

SUSTENTARMO-NOS NAS DIFICULDADES

O melhor testemunho de amizade é quando alguém está a passar por dificuldades e um amigo, mesmo quando o outro não lhe pede ajuda, vem até ele e lhe oferece o seu sustento moral, emocional e, sobretudo, espiritual.
Nada é mais confortante do que ouvir o amigo que está em dificuldade dizer: "Eu tinha certeza de que você viria me ajudar."
Sustentarmo-nos mutuamente nas dificuldades é a prova de que estamos caminhando juntos, de que estamos a viver o mandamento novo de Jesus: amai-vos como eu vos tenho amado. (Cf. Jo 15,12)

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 8 de janeiro de 2023

Apolônio de Carvalho

8 de janeiro de 2023

CONFIAR-SE A DEUS

Devo estar pronto para tudo na vida.
Devo preparar-me bem para cada decisão a ser tomada. Procurar ao máximo a capacidade profissional, assumir o meu papel de cidadão, minhas responsabilidades na família, na comunidade. Devo estar pronto, bem formado e bem informado.
Acima de tudo e além de tudo, devo confiar-me a Deus. Antes de qualquer ação, devo repetir no meu íntimo: A tua vontade seja feita e não a minha.
Essa é a garantia maior de que tudo será feito da melhor maneira. 
Nas pequenas ou grande decisões que iremos tomar, antes de tudo, confiarmo-nos a Deus. Depois, fazer a nossa parte buscando a perfeição do amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 7 de janeiro de 2023

oração do Sábado

Oração do Sábado 

Senhor Deus, Pai de Misericórdia Infinita,

Que hoje todos tenhamos nossos caminhos iluminados por Ti, abençoe nossos planos e realize nossos sonhos. 
Que nada atrapalhe nosso passo, impeça nosso avanço e tire nosso sorriso; que não nos falte forças, que não se acabe a fé e que a esperança se renove todos os dias.
Deus, que prevaleça Tua vontade sobre nossas vidas e que Teu amor sempre nos leve muito mais além. 
Gratidão pelo alimento que temos na mesa, por saúde e pelo amor que nos cerca… 
Assim rogamos e, desde já, Te agradecemos em nome de Jesus.
Amém!

carbalildo

"A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento."

Onde houver a imposição da força, não haverá paz entre os homens, visto que uma das partes será imposta a situação alheia ao seu desejo interior.

Todas as atitudes devem ser tomadas mediante o uso da paz e do equilíbrio em prol do bem comum.

Somente nestas condições haverá harmonia em sua vibração e assim todos caminharemos sentido à integração planetária.

Neste primeiro sábado do ano, procure o equilíbrio no seu pensamento, pois assim você poderá receber as boas intuições dos seus mentores e protetores espirituais, ou mesmo simplesmente ouvir a sua própria consciência interior a lhe mostrar a correta direção para seus passos.

Na harmonia entre os homens de bem, forma-se salutar egrégora, que se expande a medida em que mais homens de bem se juntam ao grupo.

Que seu dia seja tranquilo e sereno, onde a vontade de estar ao seu lado, seja o verdadeiro ponto forte daqueles que lhe acompanham nesta breve etapa de sua vida eterna! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

São Raimundo Penyafort

São Raimundo de Penyafort - (07/01)
https://youtu.be/l9POkfM8ILc

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

carbalildo

"Qualquer tipo de preconceito que alimentes é sinal de estreiteza de espírito."

No processo de evolução do ser, DEUS nos concede a oportunidade de passarmos por todos os degraus e condições, pois esta é a única forma de conseguirmos atingir o conhecimento mediante próprio aprendizado.

Importante lembrarmos que todos fomos criados ignorantes e a lapidação interna se dá mediante o aprendizado constante, portanto o erro já ocorreu para todos, indistintamente.

Diante destes fatos, temos que ser humildes e percebermos a importância de nos tratarmos como iguais e compreendermos o processo evolutivo de cada um, mediante escolhas e aprendizados próprios.

Pré-julgar trata-se de erro, pois somente aquele que nunca errou, poderá lançar a pedra e, convenhamos, todos já erramos nesta ou naquela outra etapa da pluralidade de nossas vidas eternas e, havendo julgamentos equivocados, lançamos sementes que nos levam na direção da lição pouco compreendida.

Nesta primeira sexta-feira do ano, procure seguir seus passos compreendendo e apoiando as necessidades do seu próximo, desde que lhe sejam permitidas auxiliar, dividindo seus conhecimentos e conquistas em perfeita caridade, pois somente assim auxiliaremos no crescimento de um mundo melhor, mais justo e mais igual.

Não se preocupe se o outro está correto ou não em suas atitudes, pois o importante é você estar em paz consigo mesmo, na certeza de que sempre procura fazer o melhor indistintamente e que fazer o bem é a sua linha moral principal que norteia seus passos.

Cada um é responsável por suas escolhas e desta forma pelas sementes que resolveu lançar, onde devemos ter fé na Justiça Divina e confiar nos desígnios de DEUS.

Que seu dia seja leve e sereno, onde a paz interior reine e o equilíbrio de pensamento seja uma constante, auxiliando-o a ultrapassar seus obstáculos com maior assertividade e assim iluminando seus caminhos com sua própria luz interior! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

06 DE JANEIRO - EPIFANIA DO SENHOR E COMEMORAÇÃO DOS REIS MAGOS

Em 6 de janeiro, a Igreja Católica celebra a solenidade da Epifania do Senhor, quando se recorda a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus em Belém, pouco após o nascimento do filho de Maria. Muita gente quer saber se o dia é feriado. Confira: DIA DE REIS, EM 6 DE JANEIRO, É FERIADO? Nacionalmente, o Dia de Reis não é feriado, mas, em algumas cidades, há decretos ou leis garantindo o feriado municipal, como em Natal, no Rio Grande do Norte, já que os Santos Reis são co-padroeiros da cidade potiguar. Portanto, se na sua cidade não é feriado, você deve trabalhar normalmente. No Brasil, até o ano de 1967, o Dia de Reis era feriado. O comércio não abria e nem jornais circulavam no dia seguinte, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo. Com o tempo, o costume mudou. COMEMORAÇÃO DOS REIS MAGOS NA IGREJA Na Igreja do Brasil, esta celebração é transferida para o domingo mais próximo, que neste ano, 2 de janeiro. Mas, será que eles eram reis ou magos e seus nomes eram mesmo Melchior, Gaspar e Baltazar? Um sacerdote e teólogo explica estas questões. Padre Miguel Fuentes, do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), explica no site "El Teólogo Responde" que "o termo 'magos' (magoi) que aparece em Mt 2,1 se refere àqueles que eram denominados ‘sábios’ na antiguidade". "Neste caso, foram homens sábios que vieram do 'Oriente' (Mt 2,1), que pode ser uma referência a Arábia, Mesopotâmia ou algum outro território mais a leste da Palestina". Padre Fuentes afirma que "o fato de terem sido guiados por uma estrela (Mt 2,2) sugere que eles eram instruídos em astrologia ou em ciência da navegação e cálculo do tempo por meio das configurações estelares". "Além de uma tribo de Média chamada assim, os magos aparecem, em sua primeira época, como uma casta sacerdotal de Média e da Pérsia. Eles se dedicaram ao estudo da sabedoria. Estrabão diz que eles eram ‘zelosos observadores da justiça e da virtude’. E Cícero diz que eles são ‘a classe de sábios e doutores na Pérsia’”. Padre Fuentes assinala que foi o escritor e teólogo Orígenes, do século III, "quem disse pela primeira vez que foram três magos em virtude dos três presentes oferecidos ao Menino". O sacerdote afirma ainda que, "antes do século VI, nenhum autor afirmava expressamente que eles eram reis, com exceção de Tertuliano, que sugeriu que eles eram ‘quase reis’". "Isto se tornou popular por interpretar assim a referência ao Salmo 72,10 (os reis da terra se prosternarão e lhe oferecerão os seus dons) que parece estar implícita no relato de São Mateus".