sábado, 18 de junho de 2022

São Gregório Barbarigo

*SANTO DO DIA*

*SÃO GREGÓRIO BARBARIGO, BISPO DE PÁDUA E CARDEAL*

*INTRODUÇÃO*
Os pontos cardeais da vida de Gregório eram a ajuda aos leprosos, sua proximidade aos fiéis, sobretudo aos mais pobres, e a formação de sacerdotes, profundamente inspirados em São Carlos Borromeu. São Gregório Barbarigo foi um homem muito estimado pelos Papas do seu tempo.  
*CERCADO DE SOFRIMENTO*
Gregório passou cedo por sofrimentos, quando, com apenas dois anos, perdeu sua mãe por causa da peste. Seu pai, senador da República de Veneza, - onde o futuro santo nasceu em 1625 - o enviou, em 1643, com o embaixador veneziano, Alvise Contarini, a Münster, Alemanha, onde estava em andamento o plano de Paz Westfália, que colocaria um ponto final na sangrenta Guerra dos Trinta Anos. Ali, deu-se um acontecimento decisivo para a vida do jovem Gregório: o encontro com o Cardeal Fábio Chigi, futuro Papa Alexandre VII. Ao terminar seus estudos em Pádua, com 30 anos, Gregório tornou-se sacerdote. Alexandre VII convocou-o a Roma e, com o surto da peste, confiou-lhe a coordenação da assistência aos doentes, cujo encargo assumiu e realizou com muito amor e dedicação.
*BISPO E PASTOR COMO SÃO CARLOS BARROMEU*
A confiança que o Papa Alexandre VII mantinha em Gregório, foi reconfirmada com a sua nomeação, em 1657, como guia da diocese de Bergamo. Após alguns anos, em 1664, foi-lhe confiada também a diocese de Pádua. Seu “estilo” de vida, em ambos os casos, era inspirado em São Carlos Borromeu, que, para ele, foi um modelo: antes de tudo, Gregório vendeu todos os seus bens para ajudar os pobres. Gregório Barbarigo visitou cada uma das paróquias das suas dioceses: prestou assistência aos moribundos; difundiu a imprensa católica entre o povo; hospedava-se nas casas dos pobres. Durante o dia, ensinava catecismo às crianças e, à noite, se dedicava à oração. Em seu coração, a formação dos sacerdotes ocupava uma posição central, com a qual se comprometia, profundamente, no Seminário de Pádua, considerado um dos melhores da Europa.
*EM ROMA, COMPROMISSO COM AS IGREJAS ORIENTAIS*
Outro aspecto importante da missão de São Gregório Barbarigo foi a reunificação com as Igrejas Orientais. Após seu ministério episcopal em Bergamo e antes de começar sua missão em Pádua, Gregório quis passar mais um tempo em Roma. Em 1658, foi criado Cardeal pelo Papa Alexandre VII. Naqueles anos, participou de vários Conclaves e Inocêncio XI o escolheu como Conselheiro. Assim, Gregório trabalhou para a reunificação com as Igrejas Orientais. Era muito estimado pelos Papas e amado pelo povo. São Gregório Barbarigo faleceu em Pádua, em 1697, e foi beatificado em 1761. Sua santificação deu-se em 1960, pelo Papa João XXIII, natural da província de Bergamo, que, anos antes, foi um dos signatários em seu processo de Canonização.
*SÃO GREGÓRIO BARBARIGO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* VATICANNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário