segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

São Romão Presbítero e Monge

*SANTO DO DIA*

*SANTOS ROMÃO, PRESBÍTERO E MONGE, E LUPICINO, MONGE*

*VOCAÇÃO TARDIA*
Também na atualidade existem aqueles que descobrem o seu chamado à vida religiosa já na vida adulta, ou, somente nessa fase, correspondem à vocação que já intuíam ter. Esse foi o caso de Romão, francês, que optou pela vida religiosa aos 35 anos. 
*VIDA DOS PADRES DO DESERTO*
Não saciado com a regra do mosteiro, sentiu-se impulsionado a uma vida mais radical. Enquanto caminhava em meio aos campos, deparou-se com um lugar cheio de árvores e uma fonte: ali se instalou e esquecendo-se do mundo e de si mesmo, dedicou-se à oração, trabalhos manuais e a leitura da Bíblia. Quanto à Sagrada Escritura, foi o único livro que levou consigo, pois a considerava mais do que suficiente para viver.
*IRMÃOS SENDO IRMÃOS*
Lupicino, atraído pelo estilo de vida adotado pelo irmão, juntou-se a Romão e fundaram assim um mosteiro. Como acontece em muitas famílias, os irmãos fazem o quê? Discutem, brigam, provocam-se um ao outro, discordam etc. O mesmo aconteceu com Romão e Lupicino.
*DIFERENÇAS COMO RIQUEZAS*
Em especial na vida em comunidade, as diferenças entre os membros daquela família religiosa são riquezas e não barreiras. Conta-se que Romão era complacente, tolerante, confiava em todos e muito piedoso. Já Lucipino mais enérgico, prático, seletivo e pé no chão na hora das decisões. O perfil de cada um, porém, combinavam-se admiravelmente. Cada hora um abria mão de si para acolher o outro. Aí está a marca da santidade.
*REVELAÇÃO DA VIRGEM MARIA*
Em oração, os irmãos monges recebem uma visita da Virgem Maria que os orienta dizendo: “Vocês devem lutar corajosamente contra o demônio e não temer os embustes e ódio daquele que frequentemente foi vencido pelos amigos de Deus. Se ele ataca os homens, é por medo de que eles, por suas virtudes, subam ao lugar de onde a infidelidade diabólica os fez cair”.
*O MILAGRE DO ACOLHIMENTO*
Romão foi ordenado padre, e assim viveu por quase 20 anos. Numa viagem, o sacerdote ficou hospedado num casebre onde vivia dois leprosos. Romão abraçou a ambos num gesto de acolhimento, solidarizou-se com suas dores e, na manhã seguinte, ambos estavam curados. 
*AS QUESTÕES PRÁTICAS*
Conta-se que Lupicino sempre se ateve muito às questões práticas da vida. Ele cuidava da estrutura para que seu irmão colocasse em prática as lindas inspirações que recebiam, como, por exemplo, a de fundar dois mosteiros masculinos e um feminino.
*MORTE E DEVOÇÃO*
Romão morreu em 28 de fevereiro de 463, aos 73 anos de idade. Lucipino foi para eternidade em 480. O culto aos santos espalhou-se pela França, Bélgica, Suíça, Itália e por toda a Europa
*SANTOS ROMÃO E LUPICINO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

Evangelho de hoje

*28/02/2022 - SEGUNDA-FEIRA - 8ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 10,17-27)*

*Naquele tempo,  17  quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”  18  Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém.  19  Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20  Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.  21  Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22  Mas, quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.  23  Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”  24  Os discípulos se admiravam com essas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25  É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”  26  Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”  27  Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

carbalildo

"Oferece ombro amigo ao coração aflito. Todos carecemos de quem nos escute sem nada dizer."

Jesus nos ensinou que na CARIDADE reside o melhor caminho para nossa evolução.

Quando doamos algo de nós para alguém, estamos colocando um pouco de nossa energia e vontade nesta doação.

Porém é muito importante sabermos que a doação não necessita ser algo material.

Ela pode muito bem ser feita com nossa simples presença ou mesmo com nossa simples transmissão de energia.

Um ombro amigo, um conselho desinteressado.. 

Ouvir o próximo, entender seus problemas e ser o ombro amigo, pode ser simplesmente aquilo que este necessita para superar seu obstáculo, para ser o apoio necessário para evitar que este erre cada vez mais, para ser o porto seguro a quem encontra-se perdido em alto mar.

Nesta segunda de sol, aprenda a ouvir.

Ouvir os pássaros, ouvir a natureza e principalmente à aqueles que lhe rodeiam.

Somos indivíduos independentes mas que de verdade, dependemos sim do próximo para tudo, pois ninguém é feliz sozinho.

Esta compreensão somente se tem quando percebemos estar ajoelhados perante DEUS e receptivos ao Seu amor. 

Que seu dia seja lindo, belo de emoções e feliz de sentimento, momento em que sua Luz interior irá iluminar aqueles que, mesmo por breves momentos, se encontram nas sombras de sua condição.

Tenha uma boa tarde! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

28 de fevereiro de 2022

SER UM DOM PARA O OUTRO NO MOMENTO PRESENTE

O maior dom que posso fazer ao outro é cumprir aquilo que Deus quer de mim no momento presente.
Deus quer que eu viva o amor a todo instante; portanto, fazendo a sua vontade eu sou um dom para todos que passam ao meu lado.
Ser um dom não significa agradar as pessoas, mas amá-las com um amor puro e intenso. Dessa maneira, faço chegar a elas o amor de Deus através de mim. Não há dom maior que esse!
Quando alguém fica feliz com uma atitude minha, observo a sua reação. Se agradece primeiramente a Deus e reconhece que fui apenas um instrumento, significa que agi corretamente. Se acontece o contrário, significa que devo purificar o meu amor e fazer as coisas por Deus, a fim de ser um verdadeiro dom para o outro no momento presente.

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 27 de fevereiro de 2022

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

*SANTO DO DIA*

*SÃO GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES, CLÉRIGO PASSIONISTA*
É o santo dos jovens. A cada ano, cem dias antes dos exames, centenas de estudantes dirigem-se à São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, no santuário a ele dedicado na Ilha do 'Gran Sasso'. Amante da vida mundana, escolheu mais tarde consagrar-se a Deus. Morreu em 27 de fevreiro de 1892 aos 24 anos.  São Gabriel, no século Francesco Possenti, nasceu em 1° de março de 1838 em Assis, de uma família abastada. Décimo primeiro de 13 filhos, em casa o chamam 'Checchino' e desde pequeno aprende a rezar, como lhe ensinam os pais que transmitem a ele uma grande fé. Seu pai Sante, funcionário do Estado Pontifício, depois de vários cargos, é nomeado assessor em Spoleto e para lá transfere-se com toda a sua família. Pouco tempo depois morre sua mãe; Checchino tem apenas 4 anos, e quem o assume são sobretudo sua irmã Maria Luisa e a governante. Estuda com os jesuítas, onde cresce sua devoção mariana já transmitida a ele pela educação religiosa recebida e, no ambiente do colégio, medita sobre a vida de Cristo e sobre o contraste entre valores evangélicos e o mundo.
*DA VIDA MUNDANA À VIDA RELIGIOSA*
 Desde adolescente chama a atenção pela sua exuberância, elegância e vivacidade, além do caráter espirituoso. Tem um ótimo desempenho escolar e frequenta com prazer a alta sociedade spoletina. Sente-se também atraído e fascinado pela vida religiosa, mas ama os divertimentos, frequenta salões de dança e teatros e lê romances com voracidade. Os diversos lutos familiares o marcam profundamente. Em 1885 morre de cólera a irmã Maria Luisa. Francisco é muito provado pela sua perda, reflete sobre a inconsistência das alegrias humanas e volta a pensar na vida religiosa. Mas seu pai procura dissuadi-lo. É 22 de agosto de 1856 - último dia da oitava da Assunção - quando pelas ruas de Spoleto realiza-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora venerada na catedral. Francisco está em meio à multidão de fiéis e no momento em que o ícone está diante dele, percebe claramente a Virgem dirigir-lhe as palavras: "Francisco, não entendeste ainda que esta vida não é feita para ti? Segue a tua vocação". Quinze dias mais tarde deixa Spoleto. Tem 18 anos. Para em Loreto para rezar e conversar com Maria e em Morrovalle pede para ingressar nos passionistas.
*A SUA INDELÉVEL MEMÓRIA AOS PÉS DO GRAN SASSO*
Quando noviço, escolhe ser chamado Gabriel de Nossa Senhora das Dores e assim descreve aos seus familiares a sua nova vida na comunidade religiosa: "O contentamento e a alegria que sinto dentro desta casa é quase indescritível em comparação com os divertimentos que tinha lá fora. Não trocaria um quarto de hora passado aqui dentro em oração diante de Nossa Senhora por um ano ou o tempo que fosse, cheio de espetáculos e de passatempos de Spoleto. Realmente, a minha vida está repleta de alegria". Em 22 de setembro de 1857 professa os votos e em junho de 1858 transfere-se para Pieve Torina para aperfeiçoar os estudos de filosofia e iniciar os de teologia para o sacerdócio. Lá multiplica as práticas ascéticas, continua a cultivar a devoção por Nossa Senhora das Dores e se dedica aos pobres. Em 10 de julho do ano seguinte é enviado ao convento da Imaculada Conceição na Ilha do Gran Sasso em preparação à ordenação. Em maio de 1861, Gabriel recebe em Penne as ordens menores. Mas a sua saúde é instável: emagrecido, tomado pela febre e por dificuldades de respiração, além da tosse e dores no peito, é diagnosticado com tuberculose. Morre em 27 de fevereiro de 1862, aos 24 anos, comprimindo contra o coração a imagem do Crucifixo com Nossa Senhora das Dores.
*SÃO GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE* VATICANNEWS

Evangelho de hoje

*27/02/2022 - DOMINGO - 8º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*1ª. Leitura:* (Eclo 27,5-8)
*Salmo responsorial:* 91(92)
*2ª. Leitura:* (1Cor 15,54-58)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 6,39-45)*

*Naquele tempo,  39  Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?  40  Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.  41  Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho?  42  Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.  43  Não existe árvore boa que dê frutos ruins nem árvore ruim que dê frutos bons.  44  Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros nem uvas de plantas espinhosas.  45  O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

27 de fevereiro de 2022

PRATICAR A JUSTIÇA

A palavra justiça remete-nos a identificar e punir culpados, mas essa é apenas uma face da justiça. Praticar a justiça é também reconhecer méritos, premiar e respeitar direitos.
Praticar a justiça é saber cumprir deveres, respeitar regras e não privar o outro de sua liberdade.
A justiça anda lado a lado com a verdade e ambas nascem do amor.
A justiça, para ser completa, deve conter o perdão, a reconciliação e a recomposição da harmonia nos relacionamentos. 
A justiça, se praticada, torna-nos cada vez mais humanos e, ao mesmo tempo, mais semelhantes a Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Santo Alexandre do Egito

*SANTO DO DIA*

*SANTO ALEXANDRE DO EGITO, BISPO*
Entre os numerosos santos com este nome, o patriarca Alexandre, que nasceu no ano de 250, merece lugar de honra especial. Alexandre que nasceu em 250. Homem de profunda cultura, unida ao zelo e bondade, Alexandre foi eleito bispo em 312, para a importante sede da Igreja em Alexandria, no Egito. Um dos primeiros cuidados, deste bispo de sessenta anos, foi o da formação e da escolha dos religiosos entre homens de comprovada virtude. Deu início à construção da igreja de são Theonas, a maior da cidade e foi um dos protagonistas da luta contra a heresia de Ário, chamada ariana. Ário, que tinha sido ordenado sacerdote pelo bispo Aquiles, parece ter sido o responsável pela indicação e divulgação do nome de Alexandre para a nova eleição. Foi considerado um homem arrojado para a época, pois usava todos os meios possíveis de comunicação para a divulgação de suas ideias. Até que começou a espalhar entre os fiéis e religiosos uma doutrina que não concebia a divindade de Cristo. Considerava apenas o Pai como Deus, enquanto que Cristo não era divino, mas apenas um ser humano, superior aos demais. Alexandre lutou contra o crescimento da doutrina de Ário em Alexandria convocando sínodos locais e o Concílio de Alexandria em 321 d.C., que acabou por expulsá-lo da região. Ário então fugiu para a Palestina, onde foi recebido por Eusébio de Nicomédia, que reclamou não são somente a Alexandre como também ao imperador. Os seguidores de Ário em Alexandria passaram então a se dedicar à violência em defesa de suas crenças, o que estimulou Alexandre a escrever uma encíclica à todos os bispos do Cristianismo, na qual ele relatou a história do arianismo e sua opinião sobre as falhas no sistema ariano. Alexandre também escreveu uma confissão de fé em defesa de sua própria posição e a enviou para todos os bispos do Cristianismo recebendo amplo apoio. Ele também mantinha correspondência com Alexandre de Constantinopla, protestando contra a violência dos arianos e contra a promulgação das visões de Ário sobre a influências das mulheres e muitos outros assuntos do arianismo. Constantino I, o único reclamante ao trono após a execução de Licínio, escreveu uma carta “para Atanásio e Ário”, exigindo que Alexandre e Ário terminassem sua disputa. O herege não atendeu ao imperador Constantino. Só então Alexandre insistiu com o papa e o imperador para a convocação o concílio de Nicéia, ocorrido em 325. Nessa importante reunião o bispo Alexandre, então já muito velho e enfermo, foi acompanhado por Atanásio, que ainda não era sacerdote. Este ainda adolescente, foi notado e apreciado pelo bispo, que o tomou sob sua proteção e o fez seu secretário. Quando voltou do concílio, Alexandre foi acolhido triunfalmente em Alexandria. Cinco meses antes de morrer em 26 de fevereiro de 328, ele dignou como sucessor naquela sede episcopal, o discípulo Atanásio, para acabar com a doutrina ariana. O culto de Santo Alexandre, patriarca da Alexandria, se difundiu sendo venerado no dia de sua morte.
*SANTO ALEXANDRE DO EGITO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* FRANCISCANO

Evangelho de hoje

*26/02/2022 - SÁBADO - 7ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 10,13-16)*

*Naquele tempo,  13  traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam.  14  Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.  15  Em verdade vos digo, quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”.  16  Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.* *Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

oração pela paz - Padre Alfeu Pizo

Oração pela PAZ!

Pe. Alfeu Piso
 
Senhor,
estamos vivendo na contramão da VIDA e da PAZ.
 
Estamos perdendo o jeito de ser gente,
o jeito de ser filho, e o jeito de ser irmão.
 
O egoísmo, a ambição, o desejo de poder
vão ocupando em nosso coração
o lugar que deveria ser reservado
ao amor, à justiça, à solidariedade e ao perdão
 
Por isso
estamos semeando a violência pelo nosso caminho.
 
Estamos cercados pela violência:
a violência da corrupção, a violência da fome,
a violência das palavras, a violência das atitudes, a violência das armas.
 
A violência contra a VIDA, contra a dignidade das pessoas,
contra a terra, contra o bem comum e contra tudo.
 
A violência está nas ruas, está nos campos e habita em nossas casas.
 
A VIDA humana corre perigo!
Nem mesmo quando está no seio materno,
perto do coração da mãe,
ou no leito de morte,
lutando contra os últimos sopros da VIDA,
a VIDA está em segurança!
 
A VIDA é banalizada,
rebaixada para baixo de interesses econômicos
e para baixo da própria vaidade.
 
E a própria TERRA corre perigo!
E ela reage, nos alerta e grita por socorro.
Porque a ferimos todos os dias.
Ferimos os seus rios, as suas matas, as suas águas, os seus ares.
E justificamos nossas ações agressivas
em nome da produtividade
e do progresso.
 
 “Perdão, Senhor, é idolatria amar a morte”
e celebrar a morte, semeando a violência!
 
Senhor, aumentai o volume da voz daqueles que pedem pela PAZ!
Fortalecei os braços daqueles que lutam pela PAZ!
 
Senhor, aumentai o volume da voz daqueles que pedem pela PAZ!
Fortalecei os braços daqueles que lutam pela PAZ!
Dos fazedores a PAZ!
 

Chegue até vós, Senhor,
o grito silencioso de milhões de corações humanos
e de milhares de criaturas
que querem respirar a PAZ para poderem celebrar a VIDA!
 
Acolhendo o grito das criaturas que suspiram pela PAZ e pela VIDA,
devolvei, Senhor, esse grito aos ouvidos dos chefes das nações,
aos ouvidos dos governantes,
aos ouvidos dos pais e das mães de família,
e aos ouvidos de todo ser humano.
 
Que todos ouçam o apelo pela PAZ
da PAZ que vem da Justiça!
 
A PAZ que vem da Justiça!
 
Apelo que nada mais é
do que apelo da VIDA.
 
Apelo da VIDA prazerosa e digna,
para todo homem e para toda mulher
e para toda criatura que habita nosso mundo.
 
Senhor, dai-nos a PAZ.
Muita PAZ!
A vossa PAZ, ó Senhor!
Amem!

carbalildo

"Quem não sabe tolerar não aprende a amar. Sem paciência, o menor problema adquire proporções imensas."

Por qual razão perdemos a paciência com as pessoas de modo geral e aceitamos erros dos mais próximos?

Por qual razão aceitamos as infantilidades das crianças e não aceitamos as criancices dos mais idosos?

Talvez pelo fato de que ainda não aprendemos a deixar fluir o amor fraternal, irrestrito e incondicional.

Um dia entenderemos que de fato estamos ligados com laços familiares a outros apenas de forma provisória.

Com a pluralidade da vida, Deus nos permite evoluirmos a base do perdão e do amor.

Com os laços familiares, aprendemos o amor incondicional, irrestrito e sem fim.

Tolerância, caridade e bons pensamentos sobre nossos próximos mais queridos, são verdadeiramente escolas que Deus nos apresenta, para que aprendamos a amar e a repartir amor com todos de forma igual.

Daí vale a lição de Deus ao nos permitir resgatar antigos sentimentos de ódio e intolerância, quando retornamos como parentes próximos.

Procure observar o outro e imaginar como transformar laços de desgosto e raiva, em sentimentos de amor e tolerância.

Experimente dar vazão a sentimentos bons e perceba a importância da vida e das vibrações.

Neste final de semana prolongado, deixe fluir de dentro de você os melhores sentimentos fraternais, onde você perceberá o prazer de ser caridoso e gentil.

Ser feliz não é pecado.
Nunca foi.

Pecado é pensar ou desejar o mal a alguém, momento em que sua energia se revestirá destes pensamentos negativos e acabará por lhe trazer desgosto e desprazer.

No sentimento bom, a natureza lhe responde com boas energias em retribuição, momento em que encontrarás a paz tão necessária a sua felicidade.

Neste carnaval divirta-se com as pessoas que lhe fazem bem.

Amar e ser amado somente nos apresenta a felicidade plena.

Seus problemas assim nunca serão valorizados, permanecendo sempre de fácil solução e aceitação.

Que seu feriado seja perfeito e feliz! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

SER SIMPLES COMO AS CRIANÇAS

"Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas." (Mc 10,14)A criança se entrega com total confiança nas mãos de seu pai ou de sua mãe, ou de qualquer adulto que esteja responsável por ela.Quando se sente em perigo corre para os braços da mãe ou do pai; quando quer carinho se acomoda no colo de sua mãe; quando tem dúvidas faz perguntas; quando se cansa descansa em seus braços.Assim deve ser o nosso relacionamento com Deus: sermos simples como as crianças e entregar-nos por completo em suas mãos, procurando ser-lhe obedientes em tudo porque temos a certeza de que a sua vontade nos traz felicidade.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Apolônio de Carvalho

SER PACIENTE E MISERICORDIOSO PARA COM TODOS

Nós somos limitados por sermos humanos. Por essa razão, devemos ser pacientes e nos ajudar. Ainda não encontrei nenhuma pessoa intolerante que seja feliz. Portanto, vale a pena ser tolerante, paciente, compassivo e misericordioso. Talvez alguém diga que existe um limite, mas acho que todos querem para si a medida máxima dessas expressões do amor. O importante é acreditar que, apesar de tudo e além de tudo, o amor entre nós é possível. Para que exista o amor recíproco devemos superar todas as barreiras: as do nosso eu e as que o outro representa. O desejo de amar nos leva a ser pacientes e misericordiosos.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

São Tomaz Maria Fusco

*SANTO DO DIA*

*SÃO TOMÁS MARIA FUSCO, PRESBÍTERO*
Tomás Maria Fusco nasceu em Pagani, uma pequena cidade italiana do Vale do Sarno, no dia 1 de dezembro de 1831. Seus pais, íntegros na conduta moral e religiosa, formaram uma família de oito filhos educados na piedade cristã. Aos oito anos ficou órfão, encontrando o amparo do tio e do irmão, ambos sacerdotes, que cuidaram de sua formação e educação, direcionadas para a vida religiosa, conforme seu próprio desejo. Em 1847, entrou no seminário diocesano de Nocera, situado naquele mesmo Vale, onde completou os estudos teológicos e foi ordenado sacerdote. Desde o início do seu ministério abriu espaços e se dedicou à formação e aos cuidados das crianças, para as quais abriu em sua casa uma escola matinal. Com elas, padre Tomás Maria costumava passar em santa alegria os dias de festa. Na igreja da paróquia, restabeleceu a capela noturna para os jovens e adultos, a fim de promover sua formação humana e cristã. Foi admitido na congregação dos missionários de São Vicente de Paulo, em 1857, tendo percorrido um longo itinerário missionário, especialmente nas regiões da Itália meridional. Três anos depois, quando foi nomeado capelão do santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Pagani, desenvolveu as associações católicas masculinas e femininas, ergueu um altar para o culto ao Crucificado e criou a Pia União ao Preciosíssimo Sangue de Jesus. Ele fundou, também na sua casa, em 1862, uma Escola de Teologia Moral para os sacerdotes destinada à sua habilitação para o ministério do confessionário, onde eram inflamados no amor ao Sangue de Cristo. Nesse mesmo ano, instituiu a "Companhia do Apostolado Católico" para as missões populares. O amor a Deus e amor ao próximo despertavam nele outra urgência: criar uma nova família religiosa destinada a cuidar das crianças abandonadas, particularmente dos órfãos, a quem ele privilegiava com sua ternura paterna. Após uma longa preparação na oração e inspirado pela Virgem Santíssima, em 1873, ele fundou a congregação das "Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue". A obra iniciou com seu bispo, Dom Amirante, entregando o hábito para três religiosas e abençoando o orfanato, inaugurado com sete órfãs pobres. Neste momento da fundação, ele também foi advertido pelo seu bispo, que disse: "Você escolheu o título do Preciosíssimo Sangue? Pois bem, prepare-se para beber o cálice amargo". De fato, o seu ministério bem realizado, sua vida de sacerdote exemplar, foi alvo de inveja e calúnia, lançada em 1880. Ele padeceu em silêncio com humilhações e perseguições, mas, foi com amor e sustentado pelo Senhor que carregou sua árdua cruz. Morreu no dia 24 de fevereiro de 1891, debilitado pela doença crônica no fígado, aos cinqüenta e nove anos. Padre Tomás Maria Fusco foi Apóstolo da Caridade do Preciosíssimo Sangue, viveu amando os pobres e morreu perdoando os inimigos. Gozava da fama de santidade no meio do clero, do povo em geral e das suas filhas espirituais, hoje encontradas em várias regiões do mundo. O papa João Paulo II o beatificou em 2001 e o dia de sua morte determinado para a festa litúrgica.
*SÃO TOMÁS MARIA FUSCO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* ARQUISP

Evangelho de hoje

*24/02/2022 - QUINTA-FEIRA - 7ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 9,41-50)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  41  “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.  42  E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.  43  Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na vida sem uma das mãos do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. (44) 45  Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. (46) 47  Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,  48  ‘onde o verme deles não morre e o fogo não se apaga’.  49  Pois todos hão de ser salgados pelo fogo.  50  Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

carbalildo

"Abençoa hoje os que amanhã te abençoarão."

A vida sempre lhe devolverá o que doarmos ao universo.

Tal como a plantação, a colheita depende da semente e do trato concedido às sementes escolhidas por você.

Regar com amor sempre será o melhor fertilizante para tornar fértil qualquer que seja o local do plantio.

Mas ainda temos alguns pontos a acrescentar.

Abençoar os pequeninos é auxiliar o planeta a ter um futuro melhor.

Auxiliar na formação daquele irmão em pleno desenvolvimento, é assistir a esperança de Deus renascer a cada momento, a cada resposta e a cada sorriso.

Formar melhores pessoas é doar ao universo um amor solidificado pela crença do amanhã mais feliz, na esperança e colaboração de um mundo melhor, mais justo e muito mais perfeito.

Deus nos empresta seus filhos para que possamos exercitar o amor expresso, incondicional e na sua forma mais limpa e esclarecida.

Amar ao próximo independente de quem ele verdadeiramente seja, desejando-lhe o melhor até mesmo do que se deseja para si, é a verdadeira prova do aprendizado.

Quando tomamos este tipo de atitude, crescemos em velocidade expressiva e quando isto acontece sem que haja a ligação sanguínea, então Deus encontra no ser tudo aquilo em que seu filho Jesus veio nos ensinar.

Nesta quinta-feira de sol, procure expandir seu amor a todos.

Abençoe a todos os que de uma forma ou outra, contribuem na sua evolução, pois não se engane, todos somos cocados frente a frente com o simples objetivo de crescermos juntos, aparando nossas arestas e perdoando-se mutuamente.

Que em seu dia você possa encontrar momentos em que o amor aqueça seu coração.

Nestes momentos, eleve seu pensamento ao alto e seja grato por tudo que recebestes e por todos que lhe amparam nesta breve etapa da sua vida eterna! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

24 de fevereiro de 2022

AMAR CADA PRÓXIMO

O amor, entendido como serviço ao próximo, não tem exclusividades nem preferências, ama a todos igualmente.
Aí está a sua pureza: não tem interesses nem pretensões, ama motivado pelo próprio amor e nada espera em troca.
Não sofre influência dos afetos, pois serve ao desconhecido assim como serve aos seus caros.
E aqui acontece um fenómeno especial: cada pessoa sente-se amada de modo exclusivo e único, porque sendo este um amor de natureza divina, desvela em nós a nossa mais pura essência, a nossa semelhança com Deus, que nos fez capazes de amar cada próximo.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

oração da Quarta-feira

Oração da Quarta-Feira 

Senhor Deus, Pai Celestial,

Abençoe este novo dia, livra-nos de todo mal disfarçado de bem, toda falsidade e maldade do mundo. 
Cubra-nos com Tua proteção divina,; que tenhamos saúde, fé, esperança e otimismo em todos os momentos. 
Que a paz e a doce presença do Espírito Santo de Deus esteja com cada um de nós, fortalecendo-nos e mostrando-nos sempre qual o melhor caminho a seguir, assim eu rogo em nome de Jesus!.
Amém!!!

Carbalildo

"Senhor, não me consintas viver iludido a meu próprio respeito. Que eu tenha suficiente lucidez para saber quem sou."

Todos nascemos no estado natural, primitivos e ignorantes.

O estado natural é a infância da alma e o ponto de partida do seu desenvolvimento individual.

A partir do seu nascimento, o ser inicia sua evolução espiritual em sentido à perfeição, passando pelas várias etapas conhecidas na história da humanidade.

Acreditando-se na pluralidade da vida e na eternidade do espírito, imaginamos a evolução da sociedade, etapa por etapa.

O que hoje nos soa de modo incompreensível e totalmente imoral, tenhamos a certeza de que no passado já aceitamos e muitas vezes até cometemos os erros que hoje  julgamos no próximo.

Baseado neste pequeno detalhe, percebe-se que julgar o próximo se torna algo inaceitável, tanto como seria por nós cometer o erro hoje criticado.

A evolução da sociedade nos mostra  que retroceder é algo impossível, porém estacionar é algo diretamente relacionado com a escolha daqueles que optaram em se desviar do caminho.

A percepção de já termos errado nos traz uma tolerância maior com o próximo e um maior   autoconhecimento.

Saber analisar suas falhas é um grande passo para crescermos como ser e sociedade, permitindo assim corrigir estes desvios, se tornando mais fácil e perfeitamente exequível.

Nesta quarta-feira de sol, experimente se conhecer um pouco mais e procure encarar seus vícios de frente, com a sobriedade necessária para que se consiga deixá-los para trás e se consiga um novo dia mais leve.

Sabendo que todos podemos errar, se torna mais fácil se perdoar e aceitar o estado em que se encontra, mas nunca com o conformismo da estagnação, e sim com a certeza de que o momento seguinte será melhor e mais suave, com o otimismo de um futuro melhor, mais repleto de amor e com a certeza de que Deus sempre esteve e sempre estará ao seu lado.

Neste momento descobrirás que a sua sinceridade lhe trouxe benefícios inimagináveis.

Que seu dia seja mais belo e verdadeiro, sendo o seu reencontro com o seu eu interior, momento em que enxergará o toque Divino em cada detalhe do seu caminhar! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

EVANGELHO DE HOJE E LITURGIA DE HOJE

 Liturgia de hoje :

1ª Leitura – Carta de São Tiago (Tg 4,13-17)
Salmo – 48(49), 2-3. 6-7. 8-10. 11 (R. Mt 5,3)
Evangelho – Marcos (Mc 9,38-40)

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

São Policarpo: História do santo do dia 23 de fevereiro

 

São Policarpo: História do santo do dia 23 de fevereiro

 


São Policarpo - FOTO: Reprodução

 

São Policarpo nasceu por volta do ano 70, provavelmente em uma família cristã. Seu nome significa “o que produz muitos frutos” e sua festa é celebrada hoje, 23 de fevereiro.

Este santo foi discípulo do apóstolo são João e, mais tarde, se tornou bispo de Esmirna (Turquia). É considerado um dos bispos mais famosos da Igreja primitiva. Além disso, entre seus discípulos e seguidores se encontram vários santos, como santo Irineu de Lyon e Papias.

Em sua sede em Esmirna, incentivou os fiéis a seguir o Evangelho e não se deixar levar pelas heresias dos pagãos. É o que confirma o seu melhor discípulo, santo Irineu de Lyon.

 

“Ele ensinou sempre a doutrina que tinha aprendido dos apóstolos. Chegado a Roma sob Aniceto, afastou da heresia de Valentim e Marcião um grande número de pessoas e os devolveu à Igreja d e Deus, proclamando que tinha recebido dos apóstolos apenas uma verdade, a mesma que era transmitida pela Igreja”.

Tudo o que se sabe de são Policarpo antes de seu martírio é contado por Eusébio de Cesareia, “pai da história da Igreja”.

Este conta que em uma ocasião, são Policarpo se dirigiu a Roma para dialogar com o papa Aniceto para ser se poderia concordar em unificar a data da festa da Páscoa entre os cristãos da Ásia e os da Europa. Como ninguém concordou, ambos decidiram conservar seus próprios costumes e permanecer unidos pela caridade.

Também se sabe que são Policarpo saiu para receber e beijar as correntes de Santo Inácio de Antioquia quando este se dirigia ao martírio, e recebeu uma carta sua muito admirada pelos primeiros cristãos.

Martírio

O dia do martírio de são Policarpo foi 23 de fevereiro de 155. Naquele dia, foi levado diante do procônsul Décio Quadrado, que lhe deu a oportunidade de deixar o cristianismo. No entanto, são Policarpo se negou e preferiu ser queimado vivo.

“Ameaça-me com fogo que dura alguns momentos e depois se apaga. O que eu quero é não ter que ir ao fogo eterno que nunca se apaga”, foram as palavras do santo contidas no documento de seu martírio.

Posteriormente, os carrascos receberam a ordem de atravessar o coração dele com uma lança.

 

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

23 de fevereiro de 2022

ABRIR O CORAÇÃO E BRAÇOS AOS NECESSITADOS

Quando procuramos amar o próximo, o nosso coração e braços se abrem para acolher a todos. É o desejo de amar que nos faz agir assim.
Acolhemos não apenas os que passam necessidades materiais, mas também os que sofrem humilhações, desprezo, calúnias e insultos; os que sofrem violências de qualquer tipo; crianças em situação de risco.
Não poderemos nunca resolver os problemas do mundo inteiro, mas podemos, de modo individual, ajudar alguém a reerguer-se, a superar um momento difícil, a enfrentar seus problemas com a certeza de que não está sozinho.
Coração e braços abertos são o símbolo da solidariedade, da amizade e da fraternidade.
Procuremos fazer a nossa parte, mesmo se em pequena escala.

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Cátedra de São Pedro

*SANTO DO DIA*

*CÁTEDRA DE SÃO PEDRO - FESTA*
A Cátedra de São Pedro era comemorada em duas datas, que marcaram as mais importantes etapas da missão deixada ao apóstolo pelo próprio Jesus. A primeira, em 18 de janeiro se comemorava a sua posse em Roma, a segunda, em 22 de fevereiro, marca o aparecimento do Cristianismo na Antioquia, onde Pedro foi o primeiro bispo. Por se tratar de uma das mais expressivas datas da Igreja o martirológio decidiu unificar os dois dias e festejar apenas o dia 22 de fevereiro, que é a mesma data do livro “Dispositio Martyrum”, único motivo da escolha para a celebração. Cátedra significa símbolo da autoridade e do magistério do bispo. É daí que se origina a palavra catedral, a igreja-mãe da diocese. Estabeleceu-se então, a Cátedra de São Pedro para marcar sua autoridade sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos. Sem dúvida alguma foi o mais importante dos escolhidos por Jesus Cristo. Recebendo a incumbência de se tornar a pedra sobre a qual seria edificada Sua Igreja, Pedro assumiu seu lugar de líder, atendendo a vontade explícita de Jesus, que lhe assinalou a tarefa de “pascere” em grego, isto é guiar o novo povo de Deus, a Igreja. Veremos de fato que Pedro desempenhando, depois da Ascensão, o papel de guia. Presidiu a eleição de Matias e foi o orador do dia de Pentecostes. Mais tarde enfrentou a perseguição de Herodes Agripa, que pretendia matá-lo para aplicar um duro golpe no cristianismo. Implantou as fortes raízes do catolicismo em Antioquia, e então partiu para Roma, onde reinava o imperador Cláudio. A Igreja ganhou grande força com a sua determinação. Alguns fatos históricos podem ser comprovados através da epístola de São Paulo aos Romanos, do ano 57. Nela, este apóstolo descreve o crescimento da fé cristã, em todos os territórios dos domínios deste Império, como obra de Pedro. Mas foi na capital, Roma, que Pedro deu impulso gigantesco à expansão do Evangelho, até o seu martírio e a morte, que aconteceram na cidade-sede de toda a Igreja. Conforme constatação extraída dos registros das tradições narradas na época e aceita por unanimidade pelos estudiosos, inclusive os não cristãos. Posteriormente atestadas, de modo histórico irrefutável, pelas escavações feitas em 1939, por ordem do Papa Pio XII, nas Grutas Vaticanas, embaixo da Basílica de São Pedro, e cujos resultados foram acolhidos favoravelmente também pelos estudiosos não católicos.
*FONTE:* FRANCISCANOS

Evangelho de hoje

*22/02/2022  - TERÇA-FEIRA - 7ª. SEMANA DO TEMPO COMUM* 

*CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, FESTA* 

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 16,13-19)*

*Naquele tempo,  13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?"  14  Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".  15  Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?"  16  Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo".  17  Respondendo,  Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,  porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.  18  Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.  19  Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo que tu desligares na terra será desligado nos céus"*
*Palavra da Salvação.*
Glória a vós Senhor!

22022022

 




oração da Terça feira

Oração da Terça-Feira 

Amado Deus, Eterno Pai, 

A cada oração que eu faço, cada bênção que recebo, cada livramento que o Senhor me concede, mais a minha fé se fortalece e eu me sinto mais próxima de Ti, Pai.
Não preciso me amedrontar diante dos desafios da vida porque eu sei que o Senhor me prepara para eles; devo, sim, compreender a Tua vontade e aprender com cada situação.
Sou grata pelo dia que começa e pelos milagres que com ela virão.
Amém!

Apolônio de Carvalho

REALIZAR BOAS OBRAS

Tudo aquilo que praticamos motivados pelo desejo de amar são boas obras. Viver o amor requer ação, requer que sejamos operativos, que estejamos realmente a serviço do outro. É bem diferente de sermos apenas ativistas. Nossas atividades, sejam aquelas relativas ao nosso trabalho, sejam aquelas praticadas em casa ou em prol de ações humanitárias, devem estar imbuídas do amor. O amor deve permear todas as nossas ações, a começar pelas pequenas coisas do dia a dia. Só assim estaremos aptos a realizar também grandes obras em favor do bem. Ser operativos no amor é ser testemunhas do amor diante de todos ao nosso redor.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Carbalildo

"Procura ser sincero em tudo o quanto faças. Quem engana a si mesmo comete o pior dos equívocos."

Todas as virtudes do homem, possuem seus méritos.

Quando este se esforça para superar suas más tendências, existe um passo em sentido à evolução.

Daí a importância em ser sincero consigo mesmo, para que seu sacrifício não seja em vão.

Fazer o bem sem vontade ou por interesses outros, não nos trazem a evolução necessária a cada um.

É importante que tenhamos em mente a importância do autoconhecimento.

Quando sabemos nossas fraquezas, ao tentar superá-las, Deus percebe em nós aquele que procura elevar-se.

Nossa consciência sempre haverá de nos mostrar o caminho correto e não existe como se enganar sem que de verdade estejamos cientes da nossa falha.

Aquele que erra sem conhecimento, tem menor culpa do que aquele que sabe dos seus atos, momento em que decide com maior fervor seu futuro.

Nesta segunda-feira de sol, veja a vida com um leve toque de recomeço.

Pense em seguir adiante deixando sua consciência falar mais forte em suas atitudes, momento em que perceberá fazer somente coisas boas e estas lhe trarão maior alegria, tranquilidade e leveza.

Evite o equívoco do erro consciente, pois uma das grandes certezas da vida é a importância da evolução do ser, o conhecimento do certo e do errado, do bem e do mal.

Ao decidirmos o caminho a ser seguido, colocamos nossa vontade e nossos receios na tomada da decisão, gerando a energia e definindo seu padrão vibratório.

Assim nosso livre-arbítrio decide a diferença entre as pessoas e, quando todos estivermos preocupados com o próximo na mesma forma e em igual intensidade do que nos preocupamos consigo mesmo, teremos um mundo melhor, mais justo, muito mais perfeito, onde a felicidade reinará por todos nós e assim teremos o conhecimento da vida que nosso Pai Maior deseja para todos nós.

Que sua semana seja maravilhosa e muito feliz! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

A IGREJA SANTO ANTONINHO, PÃO DOS POBRES CORRE RISCO DE DESABAR (III)! Pe. Gilberto Kasper

 

A IGREJA SANTO ANTONINHO, PÃO DOS POBRES CORRE RISCO DE DESABAR (III)!

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

 

Projetos de restauro da Igreja foram apresentados inúmeros ao CONPPAC, que não nos retornou positivamente. Nosso arquiteto Anderson Abe procurou incansavelmente o CONPPAC com projetos de restauro atualizados, sem êxito. Quando muito, encontrava na Casa da Cultura somente um simpático Guarda, porém ninguém do CONPPAC propriamente dito. Havia uma promessa de restauro tanto da Casa da Amizade como da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres, que nos “iludiu” pelo menos ao longo de oito anos. Conforme o próprio testamento contempla, depois de um acerto com uma Construtora que assuma a construção de um Prédio em terrenos do Espólio na Rua Rio de Janeiro com o nome da Família Proença da Fonseca, pela preservação do Templo e do Mosteirinho, a mesma deveria contribuir com o restauro de ambos. Palavras repetidas inúmeras vezes pelo atual inventariante, Dr. José Arnaldo Viana Cione.

 

            No ano de 2021, um Senhor chamado Jesus, como zelador da Casa da Amizade, me disse ter sido contratado pelo Dr. José Arnaldo Vianna Cione, para zelar tanto pela Casa como pelo vasto terreno que a rodeia. Já a Zeladora da Igreja, que se esmera incansavelmente para deixar nossa Igreja sempre limpa, para acolher as pessoas que participam das Missas Dominicais, dos Batizados, das reuniões da Pastoral da Pessoa Idosa e dos Enfermos que atendem 268 Famílias por mês e pelos Participantes do Estudo Bíblico Mensal que realizamos, é a Senhora Antônia de Pádua Salermo.

 

            A imprensa, sempre que se referiu a Patrimônio Tombado em nossa Cidade de Ribeirão Preto, nunca considerou o Tombamento Provisório seja da Casa da Amizade, na Avenida Saudade, 222, como da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres, na Avenida Saudade, 202. Desde que obtivemos a Escritura separada da Casa da Amizade, graças ao Dr. João Gandini, enquanto ainda era juiz ativo, passamos a ter o número 202 e não mais 222. Os recibos da CPFL e do DAERP vêm com o número 202 e não mais 222. Nossa Igreja “tombada” só foi notícia quando tantas vezes arrombada. Era também lembrada, quando no dia 25 de julho, procedíamos a Bênção dos Motoristas diante dela. A Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres nunca foi mencionada e valorizada seja pelo CONPPAC seja pela Imprensa, quando trata de Tombamentos na Cidade. Só se referem a grandes obras no Centro da Cidade e aos Museus que igualmente tombados, estão literalmente caindo e apodrecendo. Nossa Igreja está sendo sim, muito bem cuidada e embora, não restaurada, é acolhedora para “perpetuar a tradição religiosa” da Família doadora Proença da Fonseca!

            Finalmente penso que se nossa Igreja não fosse tombada, já teríamos conseguido junto à Comunidade um restauro digno da colocação de sua pedra fundamental em 13 de junho de 1892.

 

            Ao Poder Público nunca solicitamos auxílio de verba para restaurar nossa amada Santo Antoninho. Para isso foi criado um Grupo de “Amigos da Santo Antoninho”. O que nos deixa desolados, é a inércia, são as dificuldades impostas por parte da Prefeitura Municipal, suas Secretarias como a do Meio Ambiente, da Cultura, Limpeza Urbana que ao invés de servir a Comunidade, implica até mesmo com a poda de uma árvore “Farinha Seca”, cujas folhas entopem as calhas e rufos do Salão Paroquial da Igreja Santa Teresa D’Ávila do Jardim Recreio. Quando emitimos algum elogio aos serviços prestados, e o fazemos sem demagogia, a resposta seja do Prefeito Municipal, seja de sua assessoria é imediata. Quando reclamamos ou solicitamos algum serviço um pouco mais complexo, ficamos sem resposta. Há alguns Servidores Públicos muito dedicados e zelosos. Já os que os coordenam nem sempre contemplam as reais necessidades da Comunidade. Elencam dificuldades, citam leis descabidas e não atendem como deveriam, os cidadãos que em última análise pagam seus salários, com os impostos nada baixos, cobrados a cada ano com aumentos consideráveis. Conclamo, finalmente, que reflitamos sobre o que penso alto e subscrevo em forma de desabafo e a busca de nossa consciência cidadã!

 

 

 

 

 

 

Apolônio de Carvalho

TESTEMUNHAR O AMOR

Por mais que alguém seja capaz, nunca será completamente eficaz. Só Deus é perfeito em si mesmo. Nessa perspectiva, devemos ter amor suficiente para que as deficiências sejam supridas entre nós. Todavia, deve ser minha a iniciativa de cobrir com o meu amor a limitação de quem está ao meu lado. Não para mostrar que sou melhor, mas para testemunhar que somos um e que juntos somos mais capazes que sozinhos. Eu sou testemunha do amor quando procuro "fazer-me um" com o outro. Nós somos testemunhas do amor quando esse amor se torna recíproco.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Beatos Francisco e Jacinta Marto

*SANTO DO DIA*

*BEATOS FRANCISCO E JACINTA MARTO - OS SANTOS PASTORINHOS*

*EM TERRAS PORTUGUESAS*
Eles são os irmãos Marto: Francisco, nascido dia 11 de junho de 1908; e Jacinta, nascida em 5 de março de 1910. São naturais de Aljustrel, Fátima (Portugal), eles são os mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus.
*SIMPLICIDADE E TRABALHO*
Francisco, com 8 anos; e Jacinta, com 6, já pastoreavam o rebanho de ovelhas da família, juntamente com Lúcia, sua prima.
*BATISMO SÚBITO - TRADIÇÃO CRISTÃ*
As duas crianças eram de família simples, porém, muito piedosa e atuante na fé católica. Prova disso é que ambos foram batizados com menos de 2 semanas após o nascimento, o que mostrava o quanto a família valorizava a tradição cristã.
*APARIÇÕES*
Em 1916, quando Francisco e Jacinta tinham 8 e 6 anos, respectivamente, viram três vezes um anjo. Em 1917, viram seis vezes a Santíssima Virgem, que os exortava a rezar e a fazer penitência pela remissão dos pecados da humanidade. Tal atitude seria pela conversão dos pecadores e em busca da paz para o mundo. 
*REAÇÃO DAS CRIANÇAS*
Ambos responderam, imediatamente, com todas as suas forças às exortações da Virgem Maria. Inflamados cada vez mais pelo amor a Deus e às almas, tinham uma só aspiração: rezar e sofrer, de acordo com os pedidos do anjo e da Virgem Maria. 
*13 DE MAIO*
Na aparição de 13 de maio, após o convite de Nossa Senhora que pergunta: “Quereis oferecer-vos a Deus?”. Com sua prima Lúcia, responderam: “Sim, queremos”. A partir daí a vida deles muda por completo, numa entrega total a Deus e aos seus desígnios. Tomados por amor a Deus, viveram sofrimentos oferecidos até a morte pela salvação das almas. 
*O PERFIL DE FRANCISCA*
Destaca-se no cuidado atento e carinhoso. Era expansiva. O seu amor sempre incansável pelos pecadores, cuja motivação era oferecer-se com sacrifícios para os converter, pelo santo padre e em reparação dos pecados cometidos contra do Imaculado Coração de Maria. Sua vida foi marcada pela compaixão pelos que sofrem.
*O PERFIL DO FRANCISCO*
Destaca-se na passividade, serenidade e por ser um consolador de Deus. Sempre buscou a contemplação e a adoração. Vivia momentos de silêncio para estar a sós com Deus, seja na natureza ou na Paróquia junto do sacrário para rezar a “Jesus escondido”, como ele dizia. A sua vida de oração é alimentada pela escuta atenta, no silêncio onde Deus fala.
*MORTE E CANONIZAÇÃO*
Em 1918, Jacinta, juntamente com o seu irmão, adoece sendo vítima da gripe espanhola. Em janeiro de 1920 é levada para Lisboa, para ser tratada no Hospital D. Estefânia. Na noite do dia 20 de fevereiro, às 22h30, sozinha ela morre. É sepultada em 24 de fevereiro, no cemitério de Ourém. Seu irmão confessou-se no dia 2 de abril e, no dia 3, recebe o viático, morrendo no dia 4 de abril. Os restos mortais dos irmãos são trasladados para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.
*BEATIFICADOS POR SÃO JOÃO PAULO II*
O Papa São João Paulo II deslocou-se à Fátima, no dia 13 de maio de 2000, para os beatificar. Apenas 17 anos depois, o Papa Francisco deslocou-se à Fátima, também em 13 de maio, no centenário das aparições, e canonizou as duas primeiras crianças não mártires.
*MILAGRES*
Apesar das diversas conversões vinculadas às aparições, somadas aos fatos extraordinários e místicos, os irmãos passaram pelo crivo da Igreja para serem canonizados. O milagre, que resultou no prêmio de ter o nome inscrito no livro dos santos, ocorreu no Brasil, no dia 3 de março de 2013. Lucas, de 5 anos, caiu de uma janela de mais de 6 metros de altura, bateu com a cabeça no chão e fez um traumatismo craniano muito grave, com perda de tecido cerebral.  Foi enviado para a UTI e, pela intercessão dos beatos Francisco e Jacinta Marto, ele foi curado.
*BEATOS FRANCISCO E JACINTA MARTO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

Evangelho de hoje

*20/02/2022 - DOMINGO - 7º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*1ª. Leitura:* (1Sm 26,2.7-9.12-13.22-23)
*Salmo responsorial:* 102(103)
*2ª. Leitura:* (1Cor 15,45-49)
*EVANGELHO DO DIA*
(Lc 6,27-38)

*Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27  “A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam,  28  bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam.  29  Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.  30  Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31  O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.  32  Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33  E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim.  34  E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.  35  Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.  36  Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.  37  Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.  38  Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Oração do domingo

Oração do Domingo 
Senhor Deus, Pai de Bondade e Sabedoria,
Uma nova semana se inicia, e dentro de mim uma nova esperança de bênçãos e grandes realizações… Que o Senhor esteja comigo em cada passo, em cada decisão, em cada luta, em cada momento, guardando-me, protegendo-me, fortalecendo-me na fé e na certeza de que todos os dias a Tua presença irá comigo por onde quer que eu for.
Coloco-me em Tua Presença nesta hora para lhe pedir por cada vida que esteja precisando de um milagre, por cada pessoa que espera em Ti sabendo que o Senhor não desampara aquele que tem fé e está na luta.
Deus, que o Senhor possa acalentar corações neste momento derramando seu bálsamo, curando feridas e mágoas, restaurando  vidas e casamentos, curando doenças e enfermidades e concedendo saúde para todos nós.
Deus move o Teu impossível e concede vitórias sem fim para os teus filhos em nome de Jesus. Já Te agradeço crendo na resposta desta oração.
Amém!

Carbalildo

"Não menosprezes a tarefa, por mais insignificante te pareça. As coisas grandes surgem das pequeninas."

Tudo requer o primeiro passo.

As grandes atitudes devem sempre ser iniciadas com pequenos passos, para que sejam corretamente solidificadas e conceda, ao todo, a resistência necessária para que seu trabalho seja perene e produtivo.

O universo nos retorna aquilo de produzimos, independente de tamanho, uma vez que o importante é o nosso estado de espírito e a energia que geramos.

Nossa vida é feita de pequenos atos, muitas vezes até com aparências insignificantes.

Daí a importância de sempre estar vibrando o bem, vibrando amor.

A vida deseja lhe devolver a felicidade e o amor, mas para isto ocorrer, está deve ser a sua contribuição no todo.

O importante é estarmos sempre iluminados e não menosprezar o simples toque de amor, a beleza da vida que existe no pequeno e no grande.

Lembremos pois que reside na pequenez do átomo, a energia tão necessária a sua existência, assim como o planeta se rendeu a um pequeno vírus, bastando encontrarmos no amor de cada um, a vontade necessária para que, juntos e em nossa grandiosidade, sobrevivêssemos a esta epidemia.

Neste domingo de sol, plante sementes de amor o tempo todo, aqui e ali, lá e acolá.

De repente irá perceber que sua vida será mais florida e iluminada, mais feliz e abundante de amor, momento em que perceberá a importância do pequeno detalhe, da pequena semente, do menor de seus atos, que sem amor de nada valia.

Bom Domingo e uma Semana Abençoada! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

SER BENEVOLENTE E ACOLHEDOR

Ser benevolente significa desejar somente o bem do outro. Não apenas das pessoas que também querem o nosso bem, mas o bem de todos, também de quem nos odeia e nos ofende. Deus é bondoso também para com os ingratos e maus. Se formos misericordiosos para com todos, seremos reconhecidos como filhos do Altíssimo. (Cf Lc 6,35) Ser acolhedor é ter o coração aberto às pessoas que passam ao nosso lado; é estar disponível à escuta e ao serviço. Quando somos benevolentes e acolhedores, Deus se aproxima de nós e nos concede a sua luz, a sua paz e a sua graça.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom domingo, dia do Senhor!

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Carbalildo

"Não guardes mágoa no coração. Não vale a pena viver em função do revide."

A vingança é um prato que se come frio e definitivamente regado de muita pimenta.

Quando ficamos remoendo assuntos desagradáveis, ficamos gerando energias de baixo padrão vibratório.

Está energia será parte encaminhada ao universo e parte à origem do nosso desgosto, invariavelmente à pessoa causadora deste.

Mas lembre-se que está energia foi gerada em nosso interior e, deste modo, primeiro nos prejudica para posteriormente sair rumo ao universo.

Durante o tempo de sua geração, está fica impregnada em nosso corpo, prejudicando partes sensíveis e nos causando doenças em nosso corpo material.

Uma das mais conhecidas doenças é a gastrite.

O universo retorna com aquilo que recebe de nós, daí a importância de emitirmos boas energias vibratórias.

Com a evolução, o ser começa a compreender a importância da felicidade e da boa energia vibratória que é gerada nos momentos em que o amor é o sentimento forte.

Perdoar é um verdadeiro passo sentido a evolução.

Uma das maiores finalidades do esquecimento a cada reencarnação, é fazer com que o ser aprenda a perdoar no momento em que convive com maior proximidade e laços mais fortes, com aquele que em outra vida lhe causou desgosto ou dor.

O perdão verdadeiro alivia e nos causa um recomeço mais leve e sereno a cada dia.

Quando perdoamos, deixamos para trás malas pesadas que carregamos em nossa caminhada evolutiva, tornando nosso andar muito mais suave.

Não se preocupe com o reconhecimento do seu perdão, pois primeiramente ele é seu e não necessita ser compreendido ou agradecido.

O reconhecimento virá no futuro do próximo e a gratidão lhe será responsável por maravilhosas e reconfortantes energias a serem recebidas no porvir.

Neste sábado de sol, aproveite o dia para recarregar suas energias e tente ficar o mais leve possível.

Experimente jogar fora suas malas repletas de lembranças ruins, perdoando aqueles que foram o motivo destas lembranças e perceba então a tranquilidade da vida mais leve.

Perceba, de melhor forma, o amor de Deus que reside no perdão ao próximo e siga sua vida com maior disposição e maior saúde.

O sorriso lhe será comum e seu corpo lhe responderá com mais saúde.

Que seu final de semana seja muito feliz! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

19 de fevereiro de 2022

AMAR E PERDOAR

Nós podemos amar 100%. Porém, isso só é possível se acreditarmos no amor de Deus por nós, que é sempre total e irrestrito.
Mesmo quando parece que estamos no meio de uma tormenta em alto mar, podemos acreditar que Jesus nos dirá: "Coragem! Sou eu, não tenham medo! (Mt 14,27).
Todavia, para amar 100%, devemos saber perdoar. Se não perdoarmos, não poderemos afirmar que amamos.
As dimensões do amor são imensas e seus matizes infinitos. Mas aquele que dá provas de que ele é real é o perdão.
Só depois de perdoar, podemos gozar das alegrias que o amor proporciona. O perdão deve acontecer no nosso coração, antes de ser expresso em gestos e palavras.
Portanto, amar e perdoar!

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

oração da Sexta-feira

Oração da Sexta-feira

Amado Deus, Eterno  Pai,

Entrego este dia em Tuas mãos e já começo agradecendo pela noite de sono, tendo a certeza de que irás me acompanhar em todos os momentos. 
Manda Teus anjos nas situações difíceis, Senhor Deus, em Ti confio e acredito e sei que Tens o melhor para mim. Peço proteção para mim, minha família, amigos, desafetos e todos os que aqui estão.
Que eu saiba entender Teus planos, aquietar meu coração e por tudo agradecer. Assim eu rogo, em nome de Jesus!
Amém!

Apolônio de Carvalho

18 de fevereiro de 2022

O AMOR SUPERA QUALQUER SOFRIMENTO

A fé faz-nos suportar qualquer tipo de sofrimento com a certeza de que tudo contribui para o bem de quem ama Deus.
Escalar montanhas, atravessar desertos, navegar em águas revoltas ou mesmo passar pelo vale da morte, o amor faz-nos suportar tudo.
Superar os temores e as dúvidas, enfrentar os tormentos das traições, das perseguições e injustiças sem perder o brilho nos olhos, porque vemos tudo através do prisma do amor de Deus que dá cor e sentido a todas as coisas.
Suportar tudo por amor, na certeza de que o fruto da cruz é a ressurreição.

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Santos 7 Fundadores da Ordem dos Servidas de Nossa Senhora

*SANTO DO DIA* 

*SANTOS - SETE FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS DE NOSSA SENHORA, ENTRE OS QUAIS SÃO ALEIXO FALCONIERI*

*RETIRADA DA CIDADE*
Florença, século XIII. Os sete mercantes, membros de uma companhia leiga de fiéis, devotos da Bem-aventurada Virgem Maria (a “Companhia dos Servos de Santa Maria” ou “Laudenses”) decidiram retirar-se da cidade para dedicar-se à penitência, à contemplação e ao serviço a Maria. Uma escolha que foi, certamente, influenciada por duas grandes Ordens Mendicantes da época: Franciscanos e Dominicanos, como também pela experiência dos monges de Camaldoli, Vallombrosa e Cluny, presentes naquelas terras; mas, foram influenciados ainda por grupos penitenciais como os de Santo Agostinho e do Monte Carmelo e pelos “Irmãos leigos da Penitência”. Os Setes Santos eram: Bonfiglio, guia do grupo leigo e prior da futura Comunidade; Bonagiunta, futuro prior, entre 1256 e 1257; Manetto, artífice das primeiras fundações na França; Amádio, alma do grupo; Sostegno e Uguccione, amigos entre eles; e, enfim, Alessio. Por volta de 1233, os Sete Santos deixaram as suas atividades comerciais e suas famílias, e distribuíram seus bens aos pobres. Na época, Florença estava cada vez mais transtornada por guerras fratricidas.
*TÚNICAS E MANTOS CINZENTOS*
No dia 8 de setembro de 1233, os Sete homens começaram a viver em comunidade, em Villa Camarzia, na periferia da cidade. Iacopo de Poggibonsi, capelão e diretor espiritual dos Laudenses, impôs-lhes o hábito religioso dos “Irmãos da Penitência”: um manto e uma túnica de lã bruta de cor cinzenta. A jornada da pequena comunidade era feita de oração, trabalho e esmolas pelas ruas da cidade. Sua vida era isolada, austera e solitária, mas muitas pessoas, aflitas e angustiadas, dirigiam-se a eles para receber conforto e conselho; sobretudo, os mais atônitos pelo fato de aqueles sete ricos mercantes terem escolhido, voluntariamente, a vida de pobreza. Isto levou à difusão da sua fama de santidade, tanto que, muitos pediam para entrar a fazer parte da sua família religiosa.
*NASCIMENTO DA ORDEM*
Este crescente número de pedidos, levou os Sete religiosos a dar início a uma Ordem, dedicada exclusivamente à Virgem, da qual eram Servos – a Ordem dos Servos de Maria -. O Bispo Dom Ardingo Foraboschi deu-lhes, em 1234, um terreno no cume do Monte Senário, a cerca de 18 quilômetros de Florença. No início, as celas eram simples cabanas, separadas uma da outra; sobre as ruinas de um antigo castelo, surgiu, logo, uma igrejinha dedicada a Nossa Senhora. Em 1239, após a visita do Legado Pontifício, o Cardeal Goffredo Castiglioni – futuro Papa Celestino IV – prescreveu-lhes a Regra de Santo Agostinho. Muitas vezes, após longas caminhadas pedindo esmolas, detinham-se no Oratório de Santa Maria de Cafaggio, em Florença, do qual, com o tempo, ampliaram o asilo anexo, para acolher os que queriam fazer parte da sua Comunidade.
*INÚMERAS VOCAÇÕES*
Em breve, os Sete Santos receberam a licença de abrir outros conventos, até fora da região da Toscana, devido ao aumento do número das vocações. A Ordem, porém, arriscou ser suprimida, quando o Concílio de Lyon decretou, em 1247, a supressão das Ordens Mendicantes. Mas, Felipe Benizi, que entrou para a Ordem com 21 anos e foi o futuro prior Geral, obteve um novo reconhecimento Pontifício. A aprovação definitiva ocorreu em 1304, por obra de Bento XI. Somente Alessio Falconieri, o último sobrevivente dos Sete religiosos, pôde comemorar. Ele morreu em 17 de fevereiro de 1310, com quase 110 anos de idade. Sua sobrinha, Giuliana Falconieri, que também se tornou santa, foi fundadora das Mantellate. Em 1888, o Papa Leão XIII a canonizou junto com os Sete religiosos. Seus restos mortais descansam, em Monte Senário, um único sepulcro. Entre os Servitas dos últimos anos, recordamos Padre David Maria Turoldo, famoso pregador e poeta.
*SANTOS SETE FUNDADORES DOS SERVITAS DE NOSSA SENHORA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* VATICANNEWS

Evangelho de hoje

*17/02/2022 - QUINTA-FEIRA - 6ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 8,27-33)*

*Naquele tempo,  27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?"  28  Eles responderam:  "Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda,  que és um dos profetas".  29   Então ele perguntou:  "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias".  30  Jesus proibiu-lhes  severamente de falar a  alguém a seu respeito.  31  Em seguida,  começou a ensiná-los,  dizendo que o Filho do homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias.  32  Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à  parte e começou a repreendê-lo.  33  Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim,  satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Evangelho de hoje

*17/02/2022 - QUINTA-FEIRA - 6ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 8,27-33)*

*Naquele tempo,  27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?"  28  Eles responderam:  "Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda,  que és um dos profetas".  29   Então ele perguntou:  "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias".  30  Jesus proibiu-lhes  severamente de falar a  alguém a seu respeito.  31  Em seguida,  começou a ensiná-los,  dizendo que o Filho do homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias.  32  Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à  parte e começou a repreendê-lo.  33  Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim,  satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

oração da Quinta feira

Oração da Quinta-Feira 

Senhor Deus, Pai de Amor e Bondade,

Obrigada, Pai!
Acordei alegre e com o coração cheio de gratidão! 
Mesmo diante de tantos desafios, eu sinto a Tua presença e sei que tudo ficará bem! 
Todos os dias eu tenho certeza da Tua presença em minha vida e percebo o Teu agir em tudo o que acontece ao meu redor.
Agradeço-Te por ser tão generoso comigo, Pai! 
Tenho um lar, comida, trabalho e pessoas amadas ao meu redor e isso me faz sentir que sou muito abençoada! 
Agradeço-Te por tudo que irá me acontecer hoje e quero ser fiel ao Senhor eternamente!
Amém!

Apolônio de Carvalho

17 de fevereiro de 2022

VENCER A DESCONFIANÇA

Quando sou abordado por alguém na rua que me pede uma ajuda e me conta um pouco do seu drama, a minha primeira reação é de desconfiança: será verdade?
Imediatamente me coloco em seu lugar e mudo de atitude, procurando escutá-lo com atenção. Depois, ofereço a ajuda segundo as minhas possibilidades no momento, procurando ser generoso da mesma maneira como seria se fosse o próprio Jesus a pedir-me ajuda.
O acolhimento e a ajuda nunca devem ser apenas algo entre mim e a outra pessoa, mas entre mim e Deus, pois o meu propósito como cristão é o de reconhecer a sua presença em cada próximo.
Talvez a história que ele conta não seja totalmente verdadeira, mas a necessidade certamente é real.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Apolônio de Carvalho

16 de fevereiro de 2022

AMAR SEM MEDIDAS

No amor não existem meias medidas, a entrega deve ser total.
Não importa o quanto nos é pedido, importa que o nosso empenho seja sério e cumprido com a intenção e a intensidade de quem oferece a sua vida.
A Deus não se dão as sobras: as sobras do nosso tempo, dos nossos bens ou dos nossos talentos. A Deus se dá tudo.
Seja um pequeno gesto, seja um feito grandioso; se a intenção é a mesma, se a dedicação é total, eles têm o mesmo valor diante de Deus, porque Ele não faz comparações entre os gestos daqueles que se doam por amor.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

oração da Terça feira

Oração da Terça-feira 

Deus Amado, Pai Celestial,

Como o Senhor é bom!
Obrigada por Ser o maior amor do mundo, por nos abrigar nos Teus braços nos momentos de dificuldade, tristeza e dor!
Pai, eu creio na Tua Divina Providência! 
O Senhor me mostra o melhor caminho para contornar os momentos difíceis e sei que desta vez não será diferente!
Que meu Anjo da Guarda seja sempre forte e acompanhe meus passos por onde eu for, afastando-me dos perigos e das pessoas que não são do bem.

Santos Jovita e Faustino

*SANTO DO DIA*

*SANTO JOVITA, PRESBÍTERO E SÃO FAUSTINO, DIÁCONO, MÁRTIRES*
Estes dois irmãos nasceram na Lombardia. Receberam o batismo quando eram ainda pequenos e tornaram-se defensores dos valores cristãos. Faustino foi ordenado presbítero e Jovita tornou-se diácono da Igreja. A ordenação confere aos irmãos ainda mais amor ao nome de Cristo e responsabilidade pelos outros irmãos da comunidade cristã. A bondade de Faustino e Jovita começa a atrair muitas pessoas para ouvir as maravilhas do amor de Jesus. Muitos pagãos, atraídos pelos ensinamentos destes dois jovens, destroem seus ídolos religiosos e pedem o batismo cristão. Entretanto, a perseguição do Império Romano chega até os irmãos Faustino e Jovita. São acusados de incitar o povo contra o Império e de não adorar o Imperador e seus deuses. Por causa deles os templos imperiais esvaziam-se e os deuses são abandonados. Os relatos sobre estes santos nos dizem que foram convidados a adorar o deus-sol num templo romano. Conduzidos ao local da adoração com promessas de riquezas e cargos públicos, os dois irmãos puseram-se a rezar ao Deus Único e Verdadeiro. A estátua do deus-sol, cujo brilho dourado ofuscava os olhos daqueles que a contemplavam, tornou-se escura e fria com a oração de Faustino e Jovita. Os chefes religiosos, ao tocar no ídolo, perceberam que o ouro tinha se convertido em cinzas. Revoltados com os irmãos os levaram para uma jaula com quatro leões. As feras, porém, pareciam cordeiros mansos diante dos jovens cristãos. Diante destes fatos miraculosos, e com medo de que a fama de santidade dos irmãos se espalhasse, o governador romano da Lombardia mandou cortar-lhes a cabeça. Era o ano de 122. 
*SANTO JOVITA E SÃO FAUSTINO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*
*Reflexão* 

Ouvir o relato da vida dos santos Faustino e Jovita leva-nos a pensar sobre nossa própria vida. Estes santos foram homens de oração e de ação missionária. O ideal de vida era o amor a Jesus Cristo e por isso eles não tiveram medo de entregar seu sangue para o fortalecimento da Igreja. Esta mesma fidelidade Deus pede de cada um de nós. Sejamos realmente missionários de Cristo, levando a mensagem do evangelho àqueles que estão mais afastados de Deus e da Igreja.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*15/02/2022 - TERÇA-FEIRA - 6ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 8,14-21)*

*Naquele tempo,  14  os discípulos tinham se esquecido de levar pães.  Tinham consigo na barca apenas um pão.  15  Então Jesus os advertiu:  "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes".  16  Os discípulos diziam entre si: "É porque não temos pão".  17  Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: "Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?  18  Tendo olhos, vós não vedes e,  tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais  19  de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?" Eles responderam: "Doze".  20  Jesus perguntou: "E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas,  quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?" Eles responderam: "Sete".  21 Jesus disse: "E vós ainda não compreendeis?"*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Carbalildo

"Nada ambiciones além do que possas obter à custa do teu próprio suor."

O trabalho é uma consequência da natureza corporal do homem.

Ele é uma expiação e, ao mesmo tempo, uma forma de aperfeiçoamento, a medida em que se esforça para atingir seus objetivos.

O trabalho dignifica o homem, mas não deve ser mensurado apenas pelo valor financeiro do seu retorno.

E justo receber um salário correto pelo seu trabalho, assim como é justo ao homem viver com o conforto que este possa lhe oferecer.

A única importância disto reside na forma com que o conquistares.

Seu trabalho deve ser justo e ser bom para ti e para os outros.

A ambição do homem não é pecado, desde que não deseje com inveja, o que o próximo possui.

Aceitar o bem alheio é tão justo como aceitar o bem próprio, pois nosso Pai deseja que sejamos felizes e prósperos.

Nesta terça-feira de sol, utilize o trabalho de forma justa e perfeita.

Aceite-o como um presente de Deus, que lhe coloca em mãos as justas medidas de sua necessidade.

Se for pouco ou muito, é para valorizarmos o que temos e saibamos utilizá-lo de forma caridosa e correta.

Deus sempre acerta em sua medida e nos apresenta, de graça, a verdadeira felicidade.

Esta felicidade que sempre se mantém ao alcance de todos, onde não existem limites para esbanjar amor e fraternidade, caridade e compaixão, amizade e tolerância.

Basta apenas que estejamos dispostos ao trabalho que nos é apresentado de forma honesta e sadia, a custa do seu próprio suor, pois que tudo na vida tem as suas consequências.

Tudo que desejamos e fazemos, são sementes que plantamos, onde o que fazemos com amor, recebemos em amor.

Tenha um dia maravilhoso, encarando seu trabalho com alegria e gratidão! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

"SUPERAR QUALQUER DIFICULDADE COM CORAGEM"

#PassaPalavra: (15/Fevereiro/2022)

Quando amamos temos uma outra visão do mundo: temos coragem de permanecer do lado da verdade e denunciar a injustiça, assim como temos a capacidade de perdoar; temos a força de enfrentar nossos medos, porque quem ama não teme; temos o ânimo de seguir em frente, mesmo no meio de dificuldades, porque o amor fortalece a fé que move montanhas.

O amor é o motor da vida, é a mola propulsora nas horas difíceis, é a água que sacia a alma nos momentos de aridez, é o bálsamo que cura a ferida dos relacionamentos rompidos.

Diante de qualquer dificuldade, de qualquer situação, se continuarmos a amar, não encontraremos problemas, encontraremos somente o amor.

(Apolonio Carvalho Nascimento)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Oração da Segunda-feira

Oração da Segunda-Feira 

Senhor Meu Deus.

Acordo com meu coração grato por Tua proteção, por guardar minha família com Tua graça e imenso poder.
Obrigada pelo novo dia que o Senhor nos deus. Conceda-nos sabedoria, coragem e fé, revista-nos com o Teu AMOR, e nos encha da Tua PAZ. 
A semana está iniciando, preencha os nossos corações de força e fé, renove nossas esperanças na vida, fazendo-nos crer que todas as coisas são possíveis. 
Senhor, não sabemos todas as respostas, mas Tu tem todos os propósitos para nós e nisso vamos crer durante cada segundo do dia.
Pai, pedimos-Te que, com a mesma proteção fiel que cuida de mim, proteja também aqueles que são especiais para mim e que, a cada início e final de dia, possamos estar transbordando do Teu amor em meu coração, com leveza nas nossas atitudes, doçuras nas palavras e gratidão por cada momento.
Amém!

Evangelho de hoje

*14/02/2022 - SEGUNDA-FEIRA - 6ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 8,11-13)*

*Naquele tempo,  11  os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu.  12  Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: "Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal".  13   E deixando-os,  Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

A IGREJA SANTO ANTONINHO, PÃO DOS POBRES CORRE RISCO DE DESABAR (II)! Pe. Gilberto Kasper

 

A IGREJA SANTO ANTONINHO, PÃO DOS POBRES CORRE RISCO DE DESABAR (II)!

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

 

A Arquidiocese de Ribeirão Preto por meio de seu Reitor, Pe. Gilberto Kasper, desde o dia 17 de abril de 2008, buscou junto ao Poder Executivo, naquele ano o Prefeito Municipal, Dr. Welson Gasparini e seu Secretariado Competente soluções para a preservação e melhorias da Igreja, a saber, a instalação de água, a adjudicação do Prédio da Igreja da Casa da Amizade e do Mosteiro que se encontra desde há muitos anos ocupado por duas Famílias que entram pela Rua Rio de Janeiro e ocupam 22 metros de corredor à direita de quem entra no Átrio da Igreja e 11 metros de fundos, ocupando, assim o Jardim Interno nos Fundos da Igreja, bem como um quartinho sobre a salinha que serve de sacristia da mesma Igreja. Afirmam que pagam aluguel ao Inventariante.

 

            Muitas foram as idas e vindas, visitas ao Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (CONPPAC) e da Presidência deste à Igreja nas pessoas de suas duas Presidentes: Dra. Cláudia Morroni e Profª Dulce Palladini. Participamos de reuniões, alguns estagiários de Arquitetura, também Membros do CONPPAC fizeram alguns Projetos de Restauro tanto da Igreja como da Casa da Amizade. Tanto a Secretaria da Cultura como o CONPPAC sempre afirmaram que o restauro teria de ser realizado no conjunto: casa, igreja e mosteirinho.

 

            Depois de cinco anos, cinco meses e trinta e cinco dias obtivemos em agosto de 2012, das mãos da então Prefeita Municipal a autorização para a construção de dois banheiros no corredor lateral, sem descaracterizar a fachada do Templo. Depois de inúmeras promessas não cumpridas da execução da construção dos banheiros, conseguimos, com recursos próprios de alguns fiéis, inaugurá-los em setembro de 2013.

 

Nós reconhecemos o valor mais histórico do que arquitetônico da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres. Por isso mesmo sempre ouvimos as Presidentes do CONPPAC antes de tomarmos qualquer providência, como por exemplo trocar duas portas de lata por duas portas de madeira, seguindo o estilo da porta central do Templo. No ano de 2012 a Igreja sofreu quatro arrombamentos. Os vândalos entraram pela Casa da Amizade e arrombaram os vitrais que ficam quatro metros de altura. Com os pés arrombaram as duas portas de lata: uma lateral e outra na sala de atendimento nos fundos da Igreja. Profanaram o Santíssimo Sacramento, arrancando da coluna o sacrário, espalhando a Sagrada Eucaristia pela Igreja, levaram o som, como microfones e caixas amplificadas, cálices, jarro de batizados, tapetes entre outras alfaias litúrgicas. Parte do furtado, a Polícia Civil conseguiu nos devolver. Apenas o jarro de batizados e um cálice com patena, folhados em ouro.

 

 Ganhamos um cavalo de raça, que vendido rendeu o muro provisório construído entre a Igreja e a Casa da Amizade. Este muro foi sugerido e orientado pela própria Presidente do CONPPAC, Profª Dulce Palladini, para a preservação de nosso Patrimônio, já que a Casa da Amizade ficara vulnerável, sem nenhuma segurança, e servia de ingresso de vândalos que nos furtavam. Desde que construído o muro provisório, os problemas de arrombamentos diminuíram. Continuaram furtando cabos de energia elétrica, torneiras e similares dos banheiros e artigos de bronze, como o sino na Igreja. O alpendre da Casa da Amizade hospedava dependentes químicos. Depois do sinistro incêndio da parte frontal e do alpendre da casa no dia 7 de setembro de 2019, o Inventariante alegou falta de recursos para a reconstrução e disse ter passado o patrimônio à Prefeitura Municipal. Enquanto não conseguíamos autorização do CONPPAC para restaurarmos a Igreja, a Casa dos Advogados doado à Prefeitura começou a ser simplesmente demolida. A incoerência consiste de que casa e igreja eram, segundo o CONPPAC tombados numa única lei e que deveriam ser restaurados simultaneamente. Nunca conseguimos selar acordo algum com o Inventariante para o tal restauro conjunto! Daí a frase repetida, e não sem razão: “Tudo o que em Ribeirão Preto o CONPPAC tomba, cai”! Basta constatar o que dizem ser tombado. A Prefeitura nos impede de preservar a Igreja, mas manda demolir a Academia? Que planejamento é esse?

 

 Nesses últimos 14 anos de nossa chegada até os dias de hoje, nos empenhamos para preservar o Patrimônio e só não o restauramos ainda, porque o CONPPAC permaneceu desativado por alguns anos. Pelo que soubemos, foi reorganizando em 2018. A Secretária da Cultura, em nome do Prefeito Municipal, empossou um grupo de pessoas formidáveis, competentes e comprometidas com os bens culturais de nossa cidade. Mas não demorou e fomos assolados pela Pandemia.

 

(Continuaremos na edição do dia 23/02/2022)