sábado, 31 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

31 de dezembro de 2022

CONSTRUIR A PAZ

Para não idealizarmos um momento futuro quando poderemos estar em paz com todos, devemos começar a construí-la com aquelas pessoas do nosso convívio diário: na família, no trabalho, no trânsito, na escola, com os amigos.
Evitar atritos, pensar antes de falar, exercitar a paciência, são atitudes que promovem a paz no nosso dia a dia.
Saber escutar as pessoas, valorizar seus pontos de vista e suas opiniões, aceitar a variedade e riqueza das diferenças no grupo, favorecer momentos de partilha, são atitudes que promovem a paz ao nosso redor.
Não deixemos que o sol se ponha sobre nossas mágoas, perdoemos a todos que nos ofenderam. No dia seguinte, teremos um olhar renovado e veremos o outro como Deus o vê: completamente novo.
É assim que se constrói a paz.

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

carbalildo

“A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo."

Vencer as suas próprias paixões e submeter suas vontades e vaidades à beleza do amor fraternal, trata-se de um dos maiores objetivos da vida encarnada.

Ao aprendermos a deixar com menor importância nossos interesses materiais e compreendermos o valor da moral, da humildade e da fraternidade em nossos corações, concedemos à nossa evolução imensos passos no processo elevatório.

A cada conquista feita sobre as muralhas da própria imperfeição, o ser enobrece seus pensamentos e atitudes, igualando-se ao próximo em direitos e deveres.

Nesta sexta-feira chuvosa, aproveite o dia para tentar ser bom o tempo todo.

Experimente a sensação de fazer o bem como objetivo próprio de satisfação pessoal, sem que exista interesses outros a macular sua boa vontade.

Quando assim agir, perceberá o verdadeiro valor da caridade e, além de sentir a suave e agradável sensação de calor em seu coração, perceberá que seus passos se tornam iluminados e sua vida começará a receber as dádivas das boas sementes plantadas.

Em um efeito de ação e reação, outros se aproximarão de você e, dividindo-lhe o mesmo padrão vibratório, lhe trarão palavras de conforto e boas ideias, iniciando a onda de amor que deve reinar e vibrar em todos os lugares.

Que seu dia seja repleto de boas emoções e que suas boas conquistas internas sejam uma constante no caminhar de seus passos! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Evangelho de hoje

30/12 - Homilia em 1 Minuto (Jesus, Maria e José, minha família vossa é).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,13-15.19-23.

Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Do Egito chamei meu filho. Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irritado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem! [...]

Palavra da Salvação.
🙏🙏🙏🙏🙏

Se inscreva no canal do Youtube da Editora Ave-Maria e ative as notificações 🔔
https://youtu.be/v_XANJQkKHA

@padreluiserlin 
@editoraavemaria

#padreluiserlin, #editoraavemaria,  #homiliaem1minuto,  #missionáriosclaretianos, #editoraavemariaemmissao,

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

30 de dezembro de 2022

CULTIVAR AS AMIZADES DISTANTES

O amigo ama todo o tempo e está presente na hora da angústia. (Cf. Pr 17,17)
Uma amizade verdadeira e sincera é um tesouro em nossa vida.
Hoje a tecnologia nos ajuda a encurtar as distâncias. Podemos cultivar as amizades distantes, do ponto de vista físico, através dos meios modernos de comunicação.
Podemos também ir em busca daqueles amigos e amigas que se distanciaram, mesmo estando perto, talvez até por nossa "falta de tempo". Porém, tempo é uma questão de prioridade. E as amizades são prioritárias.
Um reencontro é sempre uma alegria para ambos. Vale a pena voltar a cultivar as amizades das quais, por qualquer motivo, nos distanciamos.

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

29 de dezembro de 2022

CONFIAR-SE AO SENHOR

Se conseguirmos dar esse passo importante de confiar antes de tudo em Deus, não teremos nunca falsas esperanças. 
A nossa parte deve ser feita sempre. Porém, a certeza do êxito está na fé que vai além das capacidades humanas, associada a uma boa dose de humildade.
O preparo e a capacitação são fundamentais para o sucesso, mas a entrega total nas mãos de Deus antecipa a meta como certeza de que o melhor será feito, mesmo que não seja o que idealizamos inicialmente.
A vida, os projetos, o trabalho quotidiano: entregar tudo em suas mãos para que Ele faça de nossa pouca capacidade uma obra-prima, de nossos limites uma vitória certa e de nossas falsas esperanças uma fé autêntica.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

28 de dezembro de 2022

VIVER EM COMUNHÃO

Quando existe amor recíproco entre nós, existe também comunhão de vida.
Alegrias e dores, sucessos e insucessos, saúde e doença, abundância e necessidades. Tudo em comum, porque tudo é meu e tudo é de todos.
A alegria compartilhada multiplica-se nos corações e tem um colorido diferente de quando é vivida de forma individual.
A dor compartilhada é um fardo leve de suportar, porque não estamos nunca sozinhos.
Quem experimenta viver em comunhão, entende o que significam palavras como: comunidade, amor fraterno, paraíso.
Onde há pessoas que compartilham alegrias e dores, há ali um toque do divino, porque é assim que se vive no Paraíso: no amor recíproco e com a presença de Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

oração da Terça feira

Oração da Terça-Feira 

Senhor Deus, Pai de Misericórdia Infinita,

Toda bênção tem sua hora para chegar, todo progresso tem um tempo para amadurecer, o Senhor sabe de todas as coisas e é preciso compreender a vontade d'Ele.
Quero ser resistente e firme para renovar a minha aliança com o Senhor e aprender a dar um passo de cada vez! 
Ensina-me, Pai, a lidar com todos ao meu redor, ser misericordiosa e paciente! 
Quero levar a Sua palavra a quem precisa e caminhar na sua companhia.
Cuida do meu dia, Pai, é o que simplesmente Te peço!
Amém!

carbalildo

"Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu certamente tentou."

No caminhar eterno do ser, cada passo se faz após seu anterior.

Mas tudo se inicia mediante energia psíquica que tira o ser da estagnação, colocando-o em movimento.

Esta vontade de se fazer é o primeiro passo em nossas atitudes.

Portanto creia na importância da vigília do pensamento, para que suas atitudes sejam corretamente realizadas.

A meditação ou a oração, tratam-se de importantes ferramentas para se concretizar seus objetivos com maior assertividade.

Nesta terça-feira de sol e nuvens, mantenha a vigilância dos seus pensamentos para evitar os prejuízos decorrentes do erro em suas atitudes.

Nunca permita que a vaidade, a preguiça ou mesmo o egoísmo, sejam os agentes motivadores da sua ação.

Não tenha receio em errar, desde que seus atos sejam revestidos de boas e verdadeiras intenções.

Orar é manter sempre perto de si, espíritos amigos iluminados que lhe auxiliam na correta escolha de suas atitudes, lembrando-se sempre do poder do livre arbítrio, vez que seus atos serão sempre seus.

Cabe a estes amigos espirituais, apenas mostrar o correto caminho,  cabendo a cada um, a decisão de segui-los ou não.

Que em seu dia você tenha a paz de espírito para poder refletir antes dos seus atos, aumentando sua assertividade e trazendo-lhe a calma e a sensação boa de ser feliz e justo, não temendo jamais a injustiça do tentar e errar.

Tenha um lindo e abençoado dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

São João Evangelista - 27 de dezembro

João teve predileção de Jesus Cristo, e ficou conhecido como “o discípulo que Jesus amava”. Foi o santo do dia 27 de setembro quem reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre durante a Santa Ceia. Também foi ele, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Maria, para quem Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe” e, olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho”. (Jo 19,26s). Quando ocorreu a transfiguração de Jesus, ali estava São João Evangelista, junto de Pedro e de Tiago. O santo do dia de hoje foi sempre um homem da elevação espiritual, mas ele não era fantasioso e nem delicado. Jesus sabia disso e chamou a ele e a seu irmão Tiago de Boanerges, cujo nome significa ‘filho do trovão’, para serem seus apóstolos. Segundo a tradição, São João Evangelista, por ter dado testemunho de Cristo, esteve desterrado em Patmos. Provavelmente tal evento teria ocorrido entre os anos 81 e 96 d.C, durante a perseguição de Domiciano aos cristãos. Após este governo, o sucessor Nerva concedeu a anistia que permitiu que São João voltasse para Éfeso, atual Turquia. O santo deste dia morreu quase centenário, mas não se sabe a data exata na qual partiu para a Glória Eterna. Acredita-se que isso tenha acontecido entre 98 d.C e 117 d.C, no tempo de Trajana. Na Sagrada Bíblia encontramos três obras saídas da sua pena e que foram incluídas no Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e as três cartas que carregam seu nome.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João (Jo 20,2-8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João (Jo 20,2-8) No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

Apolônio de Carvalho

27 de dezembro de 2022

CONFIAR NO OUTRO

Muitos relacionamentos se desgastam ou mesmo terminam por falta de confiança. Às vezes a pessoa prefere sofrer pela ausência do outro do que conviver com suas fraquezas. O que fazer?
Devemos entender o que o amor nos sugere. O amor é perdão, mas é também verdade e justiça. Devemos mostrar o erro sem condenar, demonstrar o quanto podemos fortalecer a relação com a transparência e que sem ela não pode haver confiança mútua.
Dar ao outro uma responsabilidade é dar-lhe confiança. Pode ser isso o que falta.
Todos nós queremos uma nova oportunidade depois de um erro, após um fracasso e, mais ainda, depois de causar uma desilusão.
Demos ao outro uma nova chance, mas dessa vez demos antes de tudo a nossa confiança.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

AINDA É TEMPO DE NATAL! Pe. Gilberto Kasper

AINDA É TEMPO DE NATAL! Pe. Gilberto Kasper Teólogo Deus fala à nossa alma por meio da leitura orante de Sua Palavra, de boas leituras, pregações, exemplos, testemunhos, boas inspirações. Sua voz faz-se ouvir especialmente neste Tempo de Natal. Jesus Cristo nos convidou, por meio de João Batista, a aplainar as colinas do orgulho, do amor próprio, do egoísmo, da inveja, da avareza, a fim de preparar para a sua vinda, corações retos, onde Ele possa plantar e cultivar as virtudes, especialmente o amor: este amor tão mal compreendido e tão paganizado. Deus é a fonte do amor puro, verdadeiro, sem fingimento. Amor que se dá, que busca satisfazer os desejos de bem, que compreende as fraquezas alheias, que dá até a própria vida sem temer sacrifícios. Ainda é Tempo de Natal e a ternura é a marca registrada do Natal. Neste Novo Ano que já geme em dores de parto, somos convidados a repensar o Menino nascido na gruta e na manjedoura, cercado de animais, cheirando a feno, que facilmente é substituído por Helliger Klaus, São Nicolau, que traz um saco cheio de presentes manufaturados e pré-fabricados. Pelas chaminés das grandes casas, entrou a nova economia, e no ideário dos pais e filhos, o Natal virou a festa dos presentes, mais do que a Festa de Alguém que se fez presente. A urbanização do mundo tirou o protagonista de cena. Isto é: o Menino que nasceu pobre, numa gruta de um país carente, cedeu lugar a um velho gordo e opulento, que tem dinheiro, é bonzinho e chega com um sacolão de presentes. É o símbolo da riqueza europeia, generosa com os pobres, ao menos naqueles dias do Natal. Na década de 80, quando vivi no Sul da Alemanha, participei do Natal das Famílias da Baviera durante quatro anos. Os presentes eram dissociados da Festa do Natal. No dia 6 de dezembro, Memória de São Nicolau, é que se distribuíam os presentes em torno da árvore do Natal. Algumas famílias encomendavam também o Papai Noel. Já na noite e no dia de Natal, ninguém falava em presentes: as Famílias todas participavam das Celebrações do Natal de Jesus Cristo, nas ações litúrgicas e confraternizavam em torno da mesa da Ceia de Natal, sem mais nenhum presente. Celebrava-se de verdade a presença de Deus feito pessoa. Jesus, nascido em Belém e em cada lar, era o maior Presente! Pouco a pouco, as famílias influenciadas pela mídia e a serviço do comércio e da indústria aceitam substituir os Presépios e a cena agropastoril pelo Papai Noel. Os pastores, o povo simples, os colonos, o casal pobre, o Menino, os Anjos que trazem uma boa nova são substituídos por vitrines cheias de novidades, comidas raras e por um homem idoso, tipo vovô. É o ter e o dar derrotando o ser e o dar-se. Mas ainda há tempo de mudar, porque ainda é tempo de Natal!

Apolônio de Carvalho

26 de dezembro de 2022

SER CONSTANTE NO AMOR

A disposição de amar, quando amar significa servir, não depende de tempo nem de boa ocasião, não depende de sentimentos nem de afinidades, depende apenas de decisão. Eu quero, eu posso amar.
Significa esforçar-se para continuar amando quando o cansaço se fizer sentir, quando a saúde faltar ou quando o desânimo for mais forte que a vontade.
Significa esforçar-se para amar quando a incompreensão nos atinge, quando forças contrárias ao bem quiserem nos bloquear ou quando formos vítimas da traição.
Significa esforçar-se para amar quando nos sentirmos imobilizados pela maldade que nos circunda e quando nos identificarmos com Jesus crucificado e abandonado que, mesmo chagado e sofredor, perdoou a todos, acolheu com misericórdia o ladrão crucificado ao seu lado, confiou sua mãe a João e, por fim, entregou seu espírito nas mãos do Pai.
O amor constante e total leva sempre à ressurreição.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 24 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

24 de dezembro de 2022

SER PORTADOR DE ALEGRIA

Não há alegria maior que possamos levar a todos do que a notícia de que o nosso Salvador está para nascer.
Podemos fazer com que Ele nasça, antes de tudo, em nossos corações.
Que as nossas felicitações de Natal sejam sinceras e que sejam uma saudação do menino Jesus em mim ao menino Jesus no outro.
Ser portador de alegria significa ser portador do Menino-Deus, levando a sua presença a todos os lugares.
Deus é a nossa alegria e Ele vem até nós como uma criança. Sejamos portadores do menino Jesus que é a alegria que vem do céu.

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

23 de dezembro de 2022

NÃO SE CANSAR DE ESPERAR

O maior testemunho de esperança é abandonar-se inteiramente nas mãos de Deus.
A única coisa que Deus nos pede diante de qualquer dificuldade é que continuemos a amar, o resto Ele resolve.
Quando continuamos a amar diante dos problemas, das provações, temos a luz. E com ela não perdemos a esperança.
Não podemos evitar as dificuldades, mas diante de cada uma delas podemos decidir se agir sozinhos ou junto com Deus.
Nunca estamos sós quando temos fé, esperança e caridade: quando nos abandonamos nas mãos de Deus; quando temos a certeza de sua intervenção em nossa vida; quando amamos sempre.
"Aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; Ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar."  (Is 40,31)

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

22/12 – Santa Francisca Xavier Cabrini

22/12 – Santa Francisca Xavier Cabrini POR PROF. FELIPE AQUINO22 DE DEZEMBRO DE 2022SANTO DO DIA Entre 1901 e 1913 emigraram só para a América 4.711.000 italianos, dos quais 3.374.000 provinham do sul; uma verdadeira doença social, uma distorção segundo políticos e sociólogos (não faltou quem dissesse que a emigração era um negócio para o Estado, resolvia a superpovoação). Mas ao lado dos dramas que a emigração suscitou, é necessário lembrar ainda hoje uma mestra de Santo Ângelo Lodigiano, Francisca Cabrini, nascida em 1850, última de uma família de 13 filhos. Ela olhou para o fenômeno da emigração não com os olhos do político ou do sociólogo, mas com os olhos humaníssimos de mulher, de cristã, merecendo o título de mãe dos emigrantes. Órfã de pai e mãe, Francisca teria desejado fechar-se logo no convento, mas não foi aceita por causa da precariedade de sua saúde. Aceitou então o encargo de atender a um orfanato, que lhe confiou o pároco de Codogno. A jovem, já pouco diplomada mestra, fez muito mais: concitou algumas companheiras a unirem-se a ela, constituindo um primeiro núcleo das irmãs missionárias do Sagrado Coração, colocadas sob a proteção de um intrépido missionário, São Francisco Xavier, de quem ela mesma, pronunciando os votos, assumiu o nome. Como o santo jesuíta, gostaria de ter zarpado para a China, mas quando teve conhecimento do descuido culpável e do drama desesperador de milhares e milhares de italianos emigrantes, descarregados do porão dos navios no porto de Nova Iorque, privados da mínima assistência material e espiritual, Francisca Cabrini não mais hesitou. Também ela na primeira das suas vinte e quatro travessias do oceano condividiu os dissabores e as incertezas de seus patrícios; mas é extraordinária a coragem com que enfrentou a imensa metrópole norte-americana e soube onde estabelecer o ponto de encontro e de socorro para os emigrantes. Antes de tudo olhou para os órfãos e os doentes, construindo casas, escolas e um grande hospital em Nova Iorque, depois em Chicago, em seguida na Califórnia e irradiar enfim a sua obra em toda a América, até a Argentina. A quem se mostrava admirado com ela por tantas obras, a Madre Cabrini respondia com sincera humildade: “Por acaso não foi o Senhor quem fez todas essas obras?” Traduzidas em números estas obras são nada menos que trinta fundações em oito nações diferentes. A morte a colheu de improviso, após uma das inúmeras viagens, em Chicago, em 1917. Seu corpo foi levado triunfalmente para Nova Iorque na igreja anexa ao Colégio Madre Cabrini para que ficasse perto dos emigrantes.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 1,46-56)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 1,46-56) Naquele tempo, Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Apolônio de Carvalho

"COLOCARMO-NOS À DISPOSIÇÃO"

Passa Palavra: (22/12/2022)

Colocarmo-nos à disposição dos outros no trabalho vai além da capacitação profissional, é uma eficiência a mais que depende da nossa decisão e vontade.

Colocarmo-nos à disposição dos outros na família vai muito mais além dos afetos, é sentir na própria pele a vida do outro e estar continuamente numa atitude de serviço.

Colocarmo-nos à disposição dos amigos vai além da satisfação de estar juntos, é assumir as alegrias e as dores do outro como próprias.

Estar à disposição dos outros faz-nos desenvolver uma sensibilidade refinada aos necessitados e aos que sofrem, mas também aos que se alegram e festejam suas vitórias.
 
Por outras palavras, é "viver o outro".
Colocarmo-nos à disposição de todos é a atitude de amor e serviço que Deus espera de nós.

Apolonio Carvalho Nascimento

carbalildo

"Gente de bem melhora nosso humor, nos dá paz, exercendo influência positiva na nossa saúde mental e emocional."

Quer coisa mais gostosa do que estar ao lado de pessoas positivas, iluminadas em seu modo de pensar e agir, trazendo-nos segurança moral e servindo-nos de exemplo para nosso dia a dia?

Pois assim Deus espera que todos sejamos e acabemos por evoluir nosso planeta, de forma definitiva.

Ao sermos todos bondosos e fraternos, não haverá mais fome, medo ou angústia da solidão, pois todos nos abraçaremos de modo a atender as necessidades um do outro.

Mas esta fase ainda não está tão próxima, visto que ainda persistem muitos invejosos, egoístas e maldosos a habitar este planeta, insistindo em colocar seus interesses pessoais acima da coletividade, do bem comum.

Nesta quinta-feira nublada, procure ser um farol de luz a iluminar os caminhos daqueles que se aproximarem de você.

Deixe a tranquilidade, o equilíbrio, a fraternidade e a boa ética serem as suas principais características, tornando-se um sábio exemplo e uma excelente companhia.

Que seu dia seja perfeito, leve e sereno, onde suas dúvidas sejam sempre sanadas mediante aplicação das boas condutas e dos bons ensinamentos que recebeu durante seu caminhar, iluminado pelos amigos espirituais que lhe servirão de apoio em seu aprendizado de amor eterno! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

oração da Quarta-feira

Oração da Quarta-Feira 
Querido Deus, Pai de Amor e Sabedoria
Perdoe-me por tantas vezes duvidar e sentir medo do meu futuro. Tire de mim a falta de fé, do egoísmo e das minhas preocupações. Ajuda-me a colocar minha confiança em Ti e me entregar completamente para fazer a Tua vontade.
A Tua palavra diz que devemos lançar nossas ansiedades sobre Ti pois o Senhor cuida de nós, então eu escolho descansar e crer que a minha vida está nas Tuas mãos. 
Senhor, eu vou viver de forma positiva, com fé e agradecendo por cada momento e por todo o cuidado.
Que hoje seja marcado por incontáveis bênçãos sobre a vida de cada pessoa que necessita dos Teus braços de Pai. 
Assim eu oro e, desde já, Te agradeço em nome de Jesus.
Amém!

Apolônio de Carvalho

21 de dezembro de 2022

FACILITAR OS RELACIONAMENTOS

Para mim, uma das coisas que mais facilita os relacionamentos é colocar-me em uma atitude de serviço para com as pessoas.
Não só diretamente com a pessoa a quem sirvo, mas também com as pessoas que observam a minha atitude.
Quando um amigo está passando alguma dificuldade e me coloco à disposição para ajudar, vejo que isso reforça muito o nosso laço de amizade.
Quando alguém me procura para partilhar um momento difícil que está vivendo e o acolho com abertura de coração, a amizade se torna transparente e o sentimento fraterno nos une fortemente.
Enfim, os relacionamentos são facilitados pela aceitação das diferenças, pela tolerância e pelo respeito.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

"PEDIR A AJUDA DE DEUS"

Passa Palavra: (20/12/2022)

Com Deus, qualquer mudança é possível, a começar por nós mesmos. Quando mudamos nós, mudam também as situações.

Muitas vezes queremos mudar as pessoas e as circunstâncias e ousamos até pedir a ajuda de Deus. 

Acho que a primeira mudança que Ele quer é a nossa, o modo de vermos o mundo.

O que muda as pessoas e as situações é o amor, porque o amor vem de Deus e com Ele tudo é possível.

Deus quer fazer conosco uma aliança em seu amor. Não hesitemos em selar com Ele essa aliança e em pedir sempre a sua ajuda.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Santo Urbano V - Papa

*SANTO DO DIA*

*SANTO URBANO V, PAPA*
O Papa Urbano V assumiu o cargo em 1362, período turbulento para a vida da Igreja, quando a sé apostólica estava instalada na França. Era de origem francesa, formado em ciências jurídicas e monge beneditino. Por causa de seu apostolado frutífero, Urbano foi eleito para ocupar a cadeira de Pedro após a morte de Inocêncio IV. Seu pontificado durou somente oito anos, mas caracterizou-se pela sábia administração, pelo esforço de renovar os costumes e pela nobreza de intenções. Sua grande preocupação era a instrução religiosa do povo católico. Fundou novos centros de estudos e ajudava pessoalmente estudantes mais pobres. No plano missionário, enviou numerosos grupos de religiosos às regiões européias ainda necessitadas de evangelizadores, como a Bulgária e a Romênia. O grande sonho do Papa Urbano V, porém, era  levar de volta a sede da Igreja para Roma. Conseguiu isso, em outubro de 1367, sendo recebido com entusiasmada aclamação popular. Foi o primeiro a se estabelecer no palácio ao lado da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Alguns anos depois Urbano V foi novamente obrigado a deixar Roma, e voltar para Avignon, onde faleceu em 19 de dezembro de 1370. 
*SANTO URBANO V, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* VATICANNEWS, PAULUS, BÍBLIA DE JERUSALÉM, BÍBLIA PEREGRINO, MISSAL COTIDIANO, DEHONIANOS, CIC, CATOLICOORANTE, A12, PAULINAS, FRANCISCANOS, ACIDIGITAL.

Evangelho de hoje

*19/12/2022 - SEGUNDA-FEIRA DA 4ª. SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 1,5-25)*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 1,5-25)*

*5*  *Nos dias de Herodes,  rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel.  6   Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor.  7  Não tinham filhos,  porque Isabel era estéril,  e os dois já eram de idade avançada.  8  Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no templo, pois era a vez do seu grupo.  9  Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no santuário e fazer a oferta do incenso.  10  Toda a assembleia do povo estava do lado de fora,  rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.  11  Então,  apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso.  12  Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado, e o temor apoderou-se dele.  13  Mas o anjo disse: "Não tenhas medo, Zacarias,  porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa,  Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João.  14  Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino,  15  porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e,  desde o ventre materno,  ficará repleto do Espírito Santo.  16  Ele reconduzirá muitos o povo de Israel ao Senhor seu Deus.  17  E há de caminhar à frente deles,  com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes a sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem-disposto".  18  Então Zacarias perguntou ao anjo: "Como terei certeza disso? Sou velho e minha mulher é de idade avançada".  19  O anjo respondeu-lhe: "Eu sou o Gabriel. Estou sempre na presença de Deus e fui enviado para dar-te esta boa notícia.  20  Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que essas coisas acontecerem, porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de cumprir no tempo certo".  21  O povo estava esperando Zacarias e admirava-se com a sua demora no santuário.  22    Quando saiu, não podia falar-lhes. E  compreenderam que ele tinha tido uma visão no santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo.  23  Depois que terminou seus dias de serviço no santuário, Zacarias voltou para casa.  24  Algum tempo depois,  sua esposa Isabel ficou grávida e escondeu-se durante cinco meses.  25  Ela dizia: "Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!"*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

carbalildo

"Ambiente limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja."

Devemos pensar que nosso espírito trabalha da mesma forma.

Quanto mais desejarmos o bem e tivermos melhores pensamentos, mais afastaremos espíritos imperfeitos que se aprazem de nossos desvios morais e se fixam em nossa companhia, acentuando-nos prazeres em nossos vícios e imperfeições.

A ideia de que frequentar eventualmente bons lugares ou simplesmente uma única oração ao dia nos fará merecedor de muita luz, é equivocada parcialmente, pois o trabalho deve ser perene.

É com a vigília constante de nossos pensamentos e atitudes que trilhamos nossa verdadeira evolução.

É na aplicação constante de nossos melhores valores morais que subiremos os degraus de nossa evolução.

É se colocando os interesses e necessidades alheias acima das próprias, que teremos a verdadeira caridade em nossos atos e assim conheceremos os reinos mais elevados que estão ao nosso aguardo.

Nesta segunda-feira nublada, procure elevar seus pensamentos para o bem comum, onde suas atitudes podem e farão a diferença na vida de outros.

Tenha atenção constante para não permitir que momentos de desvio lhe tragam eternidades de trabalho corregedor.

Lembre-se que devemos comemorar o aniversariante e não a data, portanto deixe-se levar nos pensamentos de amor e caridade que enobrecem a alma e aquecem o coração, trazendo Jesus para sua companhia constantemente.

Este é o verdadeiro presente que nosso Divino Mestre gostaria de receber.

Que seu dia seja perfeito e o mal não se aproxime de seus pensamentos! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

NATAL DE COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO! Pe. Gilberto Kasper

NATAL DE COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO! Pe. Gilberto Kasper Teólogo O Natal é a celebração de Deus que, em Jesus Menino, assume a fragilidade humana. A pessoa humana, tão sensível e pequena, se torna roupagem da manifestação de Deus. Desce o divino que eleva o humano. O Natal manifesta a determinação de Deus em querer encontrar-se conosco, propondo uma forma de acolher e cuidar de cada pessoa em sua peculiar dignidade. Torna-se por isso visível e palpável! O Natal é a “Sinodalidade” pura, porque o Senhor da Vida vem para “Caminhar Junto” de seu povo! Caminhemos juntos na comunhão, participação e missão sempre! Natal é comunhão! Deus não desiste dos homens e por isso sempre encontra meios de bater a nossa porta. “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3,21). Em tempos de insegurança temos medo de abrir as portas e isto pode impedir de acolher o Senhor que quer habitar em nossa casa, fazer refeição conosco e oferecer a salvação. São tantas as batidas em nossas portas: telefonemas, e-mails, mensagens de Whats App, carteiros trazendo cartões, vendedores… Abrir a porta requer atitudes de discernimento, comunhão e hospitalidade. Natal é participação! Deus, para realizar o seu projeto de amor, recebeu a acolhida de Maria. Inicia um diálogo com ela que termina com as palavras de Maria “Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). A participação requer escuta, argumentação, proposição e respeito entre os dialogantes. A participação possibilita conhecer as pessoas e criar laços de solidariedade e amizade. O contrário da participação são os fundamentalismos. Que aprendamos a participar com os planos de Deus e das pessoas. Natal é missão! Todas as criaturas necessitam de cuidado. O ser humano com a sua criatividade e inteligência tem uma imensa capacidade de desenvolver meios de cuidado e de destruição. Ao mesmo tempo em que assistimos imensos avanços na medicina para cuidar da vida, assistimos o desenvolvimento de tecnologias que geram a morte. “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24). Deus restabelece a confiança de José em Maria e ele passa a cuidar de Maria e de Jesus. Cuidar uns dos outros é nossa missão diante de Deus. “Encontrarão um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” (Lc 2,12). Os pastores, em sua simplicidade, acolheram a mensagem do anjo e foram ao encontro do Deus Menino, deitado na manjedoura. Só o encontraram por que abriram a porta da sua vida e assim estabeleceram um diálogo. O Natal é a “Sinodalidade” concreta, porque o Senhor da Vida vem para “Caminhar Junto” de seu povo! Caminhemos juntos na comunhão, participação e missão em mais este aniversário de Jesus! Feliz, santo e abençoado Natal repleto de toda minha

Apolônio de Carvalho

"APOIARMO-NOS RECIPROCAMENTE"

Passa Palavra: (19/12/2022)

Já falei uma vez do exemplo de uma perna ferida: quando uma das nossas pernas está ferida a outra faz o trabalho pelas duas.
 
Suporta o peso do corpo, para que a outra descanse e se recupere, poupando a outra perna de um desgaste maior.

Apoiarmo-nos reciprocamente significa justamente isso: procurarmos ser um apoio um para o outro; ajudarmo-nos para que nenhum dos dois caia; fortalecermo-nos agindo sempre para o bem comum.

Quando somos dois ou mais a viver o amor recíproco, vamos sempre mais longe do que quando agimos sozinhos. 

E juntos alcançaremos a meta, pois a vida do amor, que escolhemos, acompanhar-nos-á até ao fim.

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 18 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

18 de dezembro de 2022

ESCUTAR O OUTRO

Para escutar o outro, devemos antes de tudo calar.
Calar, não por não querer discutir, nem tampouco numa atitude passiva, mas calar por amor. Deixar o outro exprimir-se. Fazer um vazio para que o outro possa esvaziar-se de seus problemas, de suas dúvidas, de suas opiniões.
Em um vazio por amor, podemos acolher tudo o que a outra pessoa tem a dizer.
A escuta resolve mal-entendidos, cura feridas, aproxima os corações e move montanhas de suposições que pesam sobre nossos ombros.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 17 de dezembro de 2022

carbalildo

"Eleve as suas palavras, e não a tua voz, porque é a chuva que faz crescer as plantas, e não o trovão."

A força nunca deve ser a razão de nossas atitudes.

No máximo ferramenta de construção material, onde nossa evolução nos mostra, a cada dia, uma forma para executarmos o mesmo objetivo sem a força desprendida.

Quando colocamos amor em nossas atitudes, o convencimento se torna mais fácil e percebermos ser uma sútil ferramenta de agregar corações.

Ao elevarmos o nível fraternal de nossas palavras, elevamos o padrão de nossas vibrações e assim harmonizamos com o Universo, dia a dia, para sermos o exemplo tão necessário visando a transformação de nosso meio.

Neste sábado de chuva, lembrar que a água traz a vida a todos os seres deste planeta e agradecer ao Divino a nossa existência, nos eleva a vibração e nos faz feliz em espírito.

Que seu dia seja leve e sereno, onde o final de semana seja bem utilizado para meditações e iluminação do seu caminhar, trazendo-lhe a paz necessária para que a vida se descortine em raios de boas e maravilhosas energias de felicidade! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

16 de dezembro de 2022

IR AO ENCONTRO DO IRMÃO

A estratégia para entender como ir ao encontro do irmão é fazer a seguinte pergunta: O que eu gostaria que me fizessem na mesma situação?
Se tivermos a coragem de responder com gestos generosos, daremos sempre o melhor de nós mesmos a quem estiver ao nosso lado.
Em casa, onde conhecemos muito bem os defeitos uns dos outros, somos tentados a julgar e não ser generosos.
No trabalho, somos levados a medir a nossa dedicação aos outros apenas pela meritocracia.
Na rua, temos a tentação de julgar pela aparência e a não amar as pessoas dando o melhor de nós mesmos.
É um desafio ir ao encontro do irmão, mas quando conseguimos, a felicidade se estampa no seu rosto e invade o nosso coração.

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

DAR ESPAÇO A DEUS DENTRO DE NÓS

Passa Palavra: (15/12/2022)

O primeiro passo é desapegar-nos de todas as coisas.

As leis da física ensinam-nos que dois elementos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. 

Analogamente, devemos fazer um vazio completo, através do desapego, para que Deus ocupe esse vazio.

A vida do amor ajuda-nos a criar o espaço destinado a Deus dentro de nós.

A oração e os momentos de reflexão ajudam-nos a descobrir a presença de Deus em nós. Esses momentos dão-nos a consciência de que o Espírito Santo vive em nós. 

Porém, ele só age quando damos espaço através do amor: quanto mais amamos, mais Ele se manifesta e ocupa seu espaço em nós.

O Espírito Santo visita-nos, consola-nos, ilumina a nossa mente, dá-nos paz e impulsiona toda a nossa vida para o Bem.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

carbalildo

"Quando não podemos corrigir alguma coisa, o melhor a fazer é saber suporta-la."

A vida encarnada existe para que possamos sublimar nosso espírito, purificando nossos pensamentos e atitudes.

Para que venhamos a conhecer níveis mais elevados, é necessário que tenhamos o correto aprendizado e que saibamos retirar de cada lição, o importante ponto de elevação.

Os obstáculos existem sempre com esta elogiável razão, devendo ser encarado desta forma, pois assim o será até que tenhamos compreendido sua verdadeira razão.

Concorda-se que ainda não temos o conhecimento necessário para compreender esta engrenagem da vida, condição imposta pela Leis Divinas, sendo ainda de difícil compreensão e aceitação em muitos momentos de dor.

A resiliência e a fé de que Deus está no comando de tudo, nos acalma o coração para que possamos seguir em crescimento efetivo e assim, quando o merecimento nos for conquistado, não necessitarmos mais do obstáculo que constantemente nos deparamos e não conseguimos ultrapassar.

Nesta quarta-feira nublada, mantenha-se firme em sua caminhada em prol da evolução sua e daqueles que lhe acompanham.

O labor diário deve ser constante forma de conquista e merecimento, portanto esteja sempre trabalhando para conquistar seus objetivos.

Deus reconhece seu trabalho com carinho e compreensão, mesmo que este ainda seja imperfeito em desejos, sendo salutar revesti-lo com amor fraternal para que este possa ter melhor resultado evolutivo em sua caminhada.

Que seu dia seja repleto de boas emoções e que você consiga sucesso em colocar o desejo alheio também em consideração ao lado do seu, para que seu triunfo seja mais glorioso e iluminado! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

São João da Cruz 14 de dezembro

Santo do dia: São João da Cruz 14/12 São João da Cruz O Santo nasceu em Fontivaros, na Espanha, com o nome de Juan de Yepes, em 1542. Seu pai era de família rica, mas foi deserdado da herança devido ao casamento com uma mulher humilde. Após a morte de seu pai, sua mãe teve de trabalhar e então a família se mudou para Medina. Em Medina, tentou diversos trabalhos, era ajudante num hospital enquanto estudava gramática à noite num colégio jesuíta. Foi então que sua espiritualidade desabrochou, entrou para Ordem Carmelita quando tinha por volta dos 20 anos. Foi enviado para Universidade de Salamanca para terminar de estudar em filosofia e teologia. Enquanto cursava, visitava doentes em hospitais ou em suas casas, sendo enfermeiro. Aos 25 anos se ordenou sacerdote. João achava a Ordem Carmelita muito branda e queria alguma Ordem mais rígida, nesse contexto, conheceu a futura Santa Tereza Ávila. Juntos reformaram a Ordem, recuperando princípios e disciplina. João assumiu o cargo de reitor de uma casa de formação e estudos, reformou vários conventos. Mas isso não foi fácil, enfrentou diversos problemas e sofrimentos, em um dos conventos chegou a ficar preso por nove meses. João abraçou a cruz do sofrimento com prazer. Ele pedia três coisas para Deus: Força para o trabalho e sofrimento, não sair desse mundo como superior de alguma Ordem e que morresse desprezado e humilhado pelos seres humanos. A religiosidade mística desse Santo o fazia enfrentar sofrimentos com prazer por o proporcionava visões e êxtases. João foi exonerado de todos os cargos da comunidade, seus últimos meses foram vividos em solidão e abandono. Em 14 de dezembro de 1591 faleceu, com quarenta e nove anos de idade, de uma doença fatal. Seu legado conta uma extensa obra escrita e a participação na reforma da Ordem Carmelita Descalça. Foi canonizado em 1726 e proclamado doutor da Igreja em 1926, pelo Papa pio XI.

evangelho do dia 14 de dezembro

EVANGELHO: Lucas 7,19-23 Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos 19e mandou-os perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?’” 21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa-nova é anunciada aos pobres. 23E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!” Palavra da Salvação

Apolônio de Carvalho

14 de dezembro de 2022

SER CORDIAL

Hoje o meu propósito vai ser o de saudar cada pessoa que eu encontrar com muito amor no coração.
Um "Bom dia", um simples aceno, responder uma mensagem, encontrar pessoas, falar com um desconhecido. Que seja tudo revestido de cordialidade. Porém, uma cordialidade que seja fruto do imenso desejo de amar a todos sem fazer distinções.
Quero ter uma cordialidade profundamente sincera, quando uma simples saudação significa o desejo de felicidade plena para o outro.
Posso ser reconhecido como cordial por dois motivos: por ser uma pessoa educada que sabe tratar bem a todos, ou por ser uma pessoa que ama e está sempre pronta a servir.
Vou me esforçar para ser sempre reconhecido pela segunda opção.

Abraços,
Apolonio Carvalho Nascimento
apoloniocnn@gmail.com

Canal Senha do dia Focolares
youtube.com/senhadodiafocolares
@senhadodiafocolares

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

13 de dezembro de 2022

EXPRESSAR-SE COM O CORAÇÃO

"A boca fala daquilo de que o coração está cheio." (Mt 12,34)
Tratemos de encher o nosso coração de muito amor, para que esse amor transborde em palavras e ações, expressando somente o bem.
A razão ajuda-nos no discernimento, mas é o coração que nos leva a agir.
Procuremos alimentar os bons sentimentos, que nos trazem paz; que nos guiam nos caminhos da concórdia; que consolidam entre nós o amor recíproco.
Quando sentirmos que o nosso coração está pleno de amor e de bons sentimentos, poderemos falar, levando ao mundo a fé e a esperança.

Apolonio Carvalho Nascimento

S. LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR DE SIRACUSA 13 dezembro

S. LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR DE SIRACUSA 13 dezembro Santa LuciaSanta Lucia (© Biblioteca Apostolica Vaticana) A sua história é narrada nos atos do seu martírio, tradições, contos populares e lendas. Luzia nasceu no fim do Século III, na cidade de Siracusa, em uma nobre família. Educada cristianamente, ficou órfã de pai, quando ainda era criança. A mãe, Eutíquia, a criou com amor e dedicação. Ainda jovem, Luzia queria consagrar-se a Deus e manteve este desejo em seu coração. Ignorando as intenções da filha, Eutíquia, como era de costume na época, prometeu que Luzia se casaria com um jovem de boa família, mas não cristão. Luzia não quis revelar seu desejo de consagrar a sua virgindade a Cristo e, com vários pretextos, adiou o casamento, confiando na oração e na ajuda divina. Viagem a Catânia e a intercessão de Santa Ágata No ano 301, Luzia e sua mãe vão a Catânia em peregrinação à sepultura de Santa Ágata. Eutíquia sofria de hemorragia e, não obstante diversos e onerosos tratamentos, nada resolveu. A mãe e a filha foram pedir à jovem mártir de Catânia a graça da cura. Em 5 de fevereiro, dies natalis de Ágata, chegaram à cidade e participaram da celebração Eucarística, diante da sepultura da santa. “Então, Luzia se dirigiu à sua mãe e lhe disse: ‘Mãe, se a senhora acreditar no que foi lido, também irá acreditar que Ágata, que sofreu o martírio por Cristo, teve livre acesso ao tribunal divino. Por isso, se quiser ser curada, toca, com confiança, a sepultura dela’”. Eutíquia e Luzia se aproximaram da sepultura de Ágata. Luzia reza pela mãe e pede a graça para si de poder dedicar a sua vida a Deus. Concentrada, teve um sono suave, como se fosse raptada em êxtase, e viu Ágata entre os anjos, anunciando: “Luzia, minha irmã e virgem do Senhor, porque pedir a mim o que você mesma pode fazer? A sua fé serviu de grande benefício para a sua mãe, que ficou curada. Como para mim a cidade de Catânia é cheia de graça, assim para você será preservada a cidade de Siracusa, porque Nosso Senhor Jesus Cristo apreciou seu desejo de manter a virgindade”. Ao voltar a si, Luzia contou à mãe o que aconteceu e lhe disse que queria renunciar ao marido terreno e vender seu dote para fazer caridade ao pobres. O martírio Decepcionado e irado, o jovem, que queria Luzia como sua esposa, a denunciou ao prefeito Pascasio, acusando-a de oferecer culto a Cristo e de desobedecer ao decreto de Diocleciano. Presa e conduzida ao prefeito, Luzia, interrogada, recusou o pedido do jovem e, orgulhosa, professou a sua fé: “Sou a serva do Eterno Deus, que disse: ‘Quando forem levados diante dos reis e dos príncipes, não se preocupem o que devem dizer, porque não serão vocês a falar, mas o Espírito Santo falará por vocês’”. Pascasio, retrucou: “Você acredita ter o Espírito Santo?”. Luzia respondeu: “O Apóstolo disse: ‘Os castos são santuários de Deus e o Espírito Santo mora neles’”. Para desacreditá-la, Pascasio manda levá-la ao prostíbulo. Mas, Luzia continua a declarar que não iria ceder à concupiscência da carne; e, qualquer violência que seu corpo tivesse que sofrer, continuaria casta, pura e incontaminada no espírito e na mente. De modo extraordinariamente imóvel, os soldados não conseguem levá-la; com as mãos e os pés amarrados, não conseguem arrastá-la nem com os bois. Irritado com este acontecimento excepcional, Pascasio mandou queimar a jovem, mas o fogo não a atingiu. Furioso, Pascasio decidiu matá-la com um golpe de espada. Assim, Luzia foi decapitada em 13 de dezembro de 304.

Evangelho de Mateus 21,28-32

Evangelho de Mateus 21,28-32 Um homem tinha dois filhos. Dirigiu-se ao primeiro: Filho, vai trabalhar na vinha. Não quero! Mas depois mudou de ideia e foi. Já o outro: Sim, Senhor, eu vou. Mas não foi. Qual dos dois agradou ao Pai, perguntou Jesus? Como viver esse Evangelho no dia de hoje? É preciso levar Deus a sério! Não basta acreditar que Ele é um ser existente, impessoal, que está na origem do universo, mas... que é totalmente distante de mim, da minha família. Até rezo a Ele, mas não creio absolutamente que ele esteja me ouvindo. Não, não é assim! Deus ama você! Você é filho, é filha! Abrir os ouvidos do coração para escutar o seu Evangelho, crer nele, é nossa mais bonita resposta ao seu divino amor.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Nossa Senhora de Guadalupe

Santo do dia: Nossa Senhora de Guadalupe 12/12 Nossa Senhora de Guadalupe As histórias dos milagres da santa aconteceram por volta dos anos de 1500. Mas foi em 1531 que ocorreu o mais famoso. Nessa época, no México, a fé católica se espalhava pelo território, os missionários espanhóis já sabiam a língua dos índios. Havia um índio, Juan Diego, convertido a fé católica e devoto da Virgem Maria, que foi escolhido para ser porta-voz às outras nações indígenas. O índio andava pela colina de Tepyac, perto da Cidade do México, quando Maria apareceu e pediu para que erguesse uma capela em homenagem a ela. Ele correu ao Bispo, João de Zumárraga, que não acreditou muito no que ouvia. Alguns dias depois, Maria apareceu de novo para Juan Diego, que foi, com os olhos cheios de lágrimas, contar ao bispo. Dessa vez, Zumárraga pediu uma prova de que o pedido vinha mesmo de Nossa Senhora. O índio estava à procura de alguém que pudesse cuidar de seu tio doente, quando Maria apareceu e o tranquilizou, falando que seu tio estava curado. O Bispo havia pedido para que Juan fosse a no alto da colina e colhesse flores para ele, porém o solo era estéril e inóspito. Ao chegar, Juan se deparou com muitas rosas recém-desabrochadas. Colocou-as num manto e levou para o Bispo, como ordenou Nossa Senhora que isso seria a prova. Quando o Bispo abriu o manto, viu a imagem da Virgem como o índio a descrevia. O Bispo então mandou construir um templo na coluna de Tepyac, onde sua imagem seria chamada de Santa Maria de Guadalupe. Com a fama do milagre, o local se tornou um enorme Santuário, que abriga a imagem de Nossa Senhora na famosa colina, e ainda se discute o significado da palavra Guadalupe. Celebra-se dia 12 porque foi o último dia de sua aparição.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 1,39-47)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 1,39-47) Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

carbalildo

"Por que ficar preocupado com os erros alheios quando ainda temos tantos erros nossos a corrigir."

Todos fomos criados perfeitos porém ignorantes.

Deus nos concedeu a perfeição, porém nos deixou em ignorância para que pudéssemos aprender e crescer mediante trabalho individual em busca da evolução.

Vivemos em um planeta onde as expiações são maravilhosos ensinamentos para nosso aprendizado.

A melhor de todas as virtudes do homem é aquela em que ele coloca a necessidade alheia acima da própria, onde a preocupação com o próximo se apresenta naturalmente, sem intenções outras.

Estando todos em processo evolutivo, natural o erro na caminhada e mais natural ainda as diferenças de aprendizados.

Uns aprendem determinadas lições com maior facilidade que outros, pelo simples fato de haverem escolhido caminhos diferentes no passado.

Mas todos nos encontramos em determinada faixa evolutiva que nos faz continuar neste planeta a cada processo reencarnatório.

Portanto precisamos aprender a encarar o próximo sempre como a um igual, a um irmão que erra e acerta como todos nós.

Nesta segunda-feira nublada, siga seu caminho como alguém que procura crescer em seu aprendizado, repartindo conhecimento e trazendo felicidade a aqueles que convivem contigo.

Em suas atitudes, repasse seu conhecimento mediante seu exemplo, trazendo luz em sua caminhada quando pensa e age com o coração.

Que o seu dia seja leve e sua semana seja repleta de boas realizações, onde o exemplo que ficará será o de um irmão a procura da melhora do seu espírito, caminhando pela luz de suas boas vibrações e pela fé em dias melhores! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

"RENOVAR OS BONS PROPÓSITOS"

Passa Palavra: (12/12/2022)

Os bons propósitos que faço a cada dia com relação aos meus próximos são muitos, mas para que não permaneçam apenas como boas intenções, procuro resumi-los em dois: amar a todos e reconhecer a presença de Jesus em cada um.

Levando a sério esses dois propósitos, consigo ser paciente, não julgar, ser justo, tratar bem a todos sem fazer acepção de pessoas.

A frase do dia e esta pequena reflexão sobre ela são ocasiões para renovar todos os dias esses propósitos.

Vivendo intensamente tudo a que me proponho, certamente os meus pensamentos e os meus sentimentos se tornarão cada vez mais semelhantes aos de Jesus. 

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 11 de dezembro de 2022

oração do domingo

Oração do Domingo 

Deus Pai,

Uma nova semana se inicia, e dentro de mim uma nova esperança de bênçãos e grandes realizações.

Que o Senhor esteja comigo em cada passo, em cada decisão, em cada luta, em cada momento, me guardando, me protegendo, me fortalecendo na fé e na certeza de que todos os dias a Tua presença irá comigo por onde quer que eu for.

Amém!
Bom domingo. Que Deus abençoe sua semana 🙌🙏🙌🙏

carbalildo

"Com nossa paz, abençoamos a quem está ao nosso redor."

A vida em sociedade nos ensina a dar e receber.

Quando amamos, a pluralidade da vida nos ensina a amar incondicionalmente a todos, pois a variação de espíritos a conviver conosco nos ensina a amar o próximo como a si mesmo.

Em uma etapa, cônjuge e, na etapa seguinte, familiar, melhor amigo, vizinho sempre presente, ou seja, a cada vida aprendemos a amar e perdoar diferentes espíritos que convivem conosco, até que um dia venhamos a perceber que o amor não tem única direção, ele é universal e pulsa dentro de nós em cada momento, com quem quer que seja.

Deste modo aprendemos a criar relacionamentos verdadeiros, que se tornam salutar fortuna da alma.

Neste domingo nublado, procure semear amizades verdadeiras, ampliando as sensações de paz e alegria à aqueles que convivem com você nesta breve etapa de nossas vidas eternas.

Procure criar momentos de tranquilidade e segurança, para que o Universo possa compreender que este é o seu desejo e assim lhe devolver as mesmas sensações que você conseguir gerar no próximo.

A escolha da vibração que geramos é individual, portanto escolha vibrar amor, paz e harmonia o tempo todo, permitindo que sua luz ilumine a todos os lados e sentidos em que estiver presente, tornando-se uma pessoa agradável a quem quer que se aproxime.

Que seu dia seja leve e sereno, onde a paz reine em todos os momentos.

Bom Domingo e uma Semana de Bênçãos! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

São Dâmaso

São Dâmaso I - (11/12)
https://youtu.be/djpWRjd8GVc

Apolônio de Carvalho

TOMAR A INICIATIVA NO AMOR

Passa Palavra: (11/12/2022)

Uma das regras do amor puro e verdadeiro é amar sempre primeiro. Não esperar ser amado para só então retribuir, mas tomar a iniciativa.

Não esperar nem mesmo um agradecimento porque assim já haveria uma pretensão. O amor deve ser totalmente gratuito.

Às vezes custa e às vezes podemos ser vítimas da esperteza de alguém. Não importa; se isso acontecer, o erro não é nosso, é do outro. 

Nós devemos fazer a nossa parte na mais plena liberdade. O amor tudo suporta e tudo espera, como afirma o apóstolo Paulo.

Em qualquer situação, podemos tomar sempre a iniciativa no amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 10 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

REALIZAR AÇÕES CONCRETAS

Passa Palavra: (10/12/2022)

Não é raro que reconheçamos as pessoas pelas ações que realizam.

Procuremos no dia de hoje realizar boas ações, para sermos reconhecidos através delas.

Não para a nossa vanglória, mas para que se saiba que a nossa motivação para realizá-las foi o amor.

"Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus." (Mt 5,16)

Não precisamos fazer publicidade do bem que realizamos. As pessoas simplesmente verão.

O mais importante é deixar claro em palavras e ações, que a nossa motivação foi Deus, e o nosso grande amor por Ele.

Apolonio Carvalho Nascimento

carbalildo

"Não submetas quem quer que seja aos teus caprichos."

Temos uma leve tendência de sempre acharmos que estamos certos, que a razão está a nosso lado.

Esta sensação de sermos conhecedores da verdade, podem, as vezes, nos induzir ao erro.

No mínimo ao erro do julgamento, pois estamos julgando quando avaliamos o possível erro do próximo e erramos ao forçarmos a situação do reparo para este.

Como você, todos temos a maravilhosa dádiva do livre arbítrio e assim caminharmos em nossa própria evolução.

O bom professor não obriga seus alunos a copiarem a lição da forma que ele ensina.

O bom professor tem como objetivo principal ensinar seus alunos o raciocínio correto, para que estes possam, a medida em que o conhecimento se faz individualmente, aplicarem-no nas decisões e atitudes do seu dia a dia.

Todos somos professores ou pais de alguém, responsáveis pelo auxílio mútuo e assim juntos evoluirmos em nosso labor.

Portanto, nunca devemos impor nossas vontades, visto que assim não ensinamos, tornamo-nos meros ditadores da situação, responsáveis inclusive pelos erros que venham a cometer.

Neste sábado de sol, procure viver com a compaixão e a tolerância necessária para auxiliar o próximo sem impor suas vontades.

Se em algum momento perceber que o próximo caminha em estradas difíceis, lembre-se que as necessidades de cada um são as lições que Deus nos aplica para a evolução, momento em que o auxílio sempre será bem-vindo mediante sua posição fraterna e humilde.

Mas para que nunca incida em levar o erro ao necessitado, pois todos ainda erramos, utilize o poder da oração intercessora.

Quando oramos, enviamos boas energias que podem auxiliar no afastamento de espíritos perturbadores que possivelmente estão a obsedia-lo, envolvendo-o com estas boas energias que podem inclusive favorecer a aproximação de espíritos benfeitores, que podem intui-lo e auxilia-lo em suas decisões com maior assertividade.

Tenha um dia alegre.

Transforme a vibração do ambiente em que se encontra, unindo-se a aqueles que ama e transformando seu final de semana em um encontro de paz e amor familiar.

Que o universo possa irradiar um lindo caminho para você e todos que lhe são importantes nesta caminhada! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

carbalildo

"Onde quer que haja um ser humano, haverá oportunidade para uma gentileza."

Vivemos em sociedade e, para tal, existe a importância da convivência mútua entre os homens.

Aquele que se isola em total despreocupação com o próximo, acaba por paralisar sua evolução, vez que não aprende a importância do amor em seu crescimento espiritual.

É através da convivência mútua, que Deus nos auxilia em evolução, a medida em que aproxima os homens, cada qual com sua necessidade de aprendizado, permitindo sempre que cada um faça a sua escolha e assim escreva suas próprias ações, aferindo-lhe seus próprios merecimentos.

Sendo assim, trabalhemos a importante convivência entre os homens, de forma a termos os melhores aprendizados e merecimentos, apondo sempre o amor fraternal como sentimento principal para nortear os relacionamentos, aprendendo e ensinando nesta imensa escola da vida.

Nesta quinta-feira de sol, encare o dia com a importante fé na vida e nos homens.

Tenha a certeza que a evolução a todos alcançará, bem como acredite na melhora dos homens como habitantes de um planeta em evolução obrigatória.

Deixe as lições do Mestre Jesus falarem alto em seu coração, para que possa iluminar seus caminhos e assim, mediante seu exemplo e atitudes, auxiliar a tornar feliz a humanidade.

Que seu dia seja maravilhoso, repleto de boas emoções e com uma perfeita interação com aqueles que, colocados à sua frente com todo carinho e amor, esperam a sua ajuda para desenvolverem e se elevarem junto contigo.

Tenha um bom dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

EVANGELHO DO DIA 08 DE DEZEMBRO

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (Lc 1,26-38) Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição - 08 de dezembro

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Imagem Nossa Senhora da Imaculada Conceição O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro de nós e que não renunciamos nunca. A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma, foi definida em 1854, pelo papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus", mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no Oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII. A festa não existia, oficialmente, no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia chamado bem-aventurado João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de são Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria como início do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade. Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476. Em 1570, foi confirmada e formalizada pelo papa Pio V, na publicação do novo ofício, e, finalmente, no século XVIII, o papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade. Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma. De fato, Maria proclamou-se, explicitamente, com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada Conceição". Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus miseriordioso. Foi Deus que concedeu a ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse incontaminada. Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos. Hoje, não comemoramos a memória de um santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a rainha de todos os santos, a Mãe de Deus. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Apolônio de Carvalho

"SER FIEL AO SENHOR"

Passa Palavra: (08/12/2022)

Para cada um de nós, Deus tem um plano. Um desígnio que, para se cumprir, depende da nossa adesão.

Tudo na nossa vida acontece segundo a nossa resposta ao chamamento de Deus: se nossa resposta for de adesão, conheceremos as maravilhas de Deus de modo surpreendente; se a resposta for de rejeição, corremos o risco de ter um único sentimento ao longo da vida, a frustração.

Deus é amor e por isso dá-nos a liberdade da escolha, mas Ele não nos engana e nos revela que fora Dele não há felicidade plena.

O chamamento é para todos, mas o tipo de chamamento é individual segundo a medida de cada um. O mais importante é dizer "sim" e ser fiel, deixando-se conduzir pelo Seu amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

"PERMANECER EM DEUS"

Passa Palavra: (07/12/2022)

"Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto." (Jo 15,5)

No mesmo capítulo, no versículo 9, Jesus repete a mesma coisa de forma diferente dizendo claramente: "Permanecei no meu amor."

Esse "permanecer" significa amar sempre, em qualquer situação, transformar nossas atitudes em amor constante.

Significa amar logo, imediatamente, sem esperar ocasião, pois a única oportunidade para viver o amor é o momento presente.

Amar com a alegria que vem da convicção de que o amor supera a dor e suplanta a tristeza.

Permanecer no amor que gera fraternidade: permanecer em Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

"TER UMA POSTURA ATIVA DIANTE DO PRÓXIMO"

Passa Palavra: (06/12/2022)

Uma postura ativa, que significa ter um amor criativo, interativo e puro.

Significa ter iniciativa e amar em primeiro lugar. Nunca esperar ser amado para só então corresponder, mas ter um amor sem condicionamentos.

Significa fazer gestos de amor sem distinções e com equilíbrio, por não querer somente agradar as pessoas, mas suprir as reais necessidades de cada uma.

É o Espírito Santo quem faz novas todas as coisas. Ele se manifesta também por meio de nós, quando amamos com uma postura ativa diante do próximo. E a sua luz é constantemente inovadora.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

São Martinho de Dume

*SANTO DO DIA*

*SÃO MARTINHO DE DUME, BISPO E DOUTOR DA IGREJA*

*ORIGENS*
São Martinho de Dume nasceu na Panônia, atual Hungria, em 518. Ainda jovem, dirigiu-se para o Oriente, onde professou uma vida regular: estudou a língua grega e outras ciências eclesiásticas, em que muito cedo se distinguiu, até ser classificado, por Santo Isidoro, como ilustre na Fé e na Ciência. Gregório de Tours também o considerou um entre os homens insuperáveis do seu tempo. 
*O RETORNO À EUROPA*
Retornando do Oriente, dirigiu-se à Roma e França, onde travou conhecimento com as personagens mais eminentes em saber e santidade. Sobretudo, quis visitar o túmulo do seu homônimo e compatriota, São Martinho de Tours, que, desde então, considerava como seu patrono e modelo. Foi nesta época que São Martinho de Dume se encontrou com o rei dos Suevos, Charrarico, ao qual acompanhou para o noroeste da Península Ibérica, em 550. Ali, onde com restos do gentilismo e bastante ignorância religiosa se espalhara o Arianismo.
*O APOSTOLADO*
Para acorrer a tantos males, não tardou Martinho em planejar e colocar em andamento seu vigoroso apostolado. Num mosteiro, edificado pelo mesmo rei, em Dume, ao lado de Braga, assenta o grande apóstolo dos suevos suas instalações como escola de monaquismo e base de irradiação catequética e missionária. A igreja do mosteiro é dedicada a São Martinho de Tours e foi sagrada em 558. O seu abade foi elevado ao episcopado pelo Bispo de Braga, já em 556, em atenção ao seu exímio saber e extraordinário zelo e santidade. 
*PADROEIRO DA ARQUIDIOCESE DE BRAGA*
*CONCÍLIO DE BRAGA* 
Com a subida ao trono do rei Teodomiro, em 559, consumava-se o regresso dos Suevos ao Catolicismo, deixando o Arianismo. Ilustre por tão preclaras prerrogativas, passa Martinho para a Sé de Braga, em 569, quando o Catolicismo nesta região gozava já de alto esplendor, o que tornou possível o 1° Concílio de Braga, em 561, no pontificado de João III. Em 572, foi Martinho a alma do 2° Concílio de Braga. Nesta altura, escreveu ele: “Com a ajuda da graça de Deus, nenhuma dúvida há sobre a unidade e retidão da fé nesta província”.
*AS OBRAS*
São Martinho de Dume não esqueceu da importância e eficácia do apostolado da pena. Deixou assim várias obras sobre as virtudes monásticas, bem como matérias teológicas e canônicas, pelas quais foi depois reputado e celebrado como Doutor.
*PÁSCOA*
Faleceu em 20 de março de 579, e foi sepultado na catedral de Dume. Desde 1606, as suas relíquias estão depositadas na Sé de Braga. Compusera para si, em latim, o seguinte epitáfio sepulcral, em que mostra a veneração que dedicava ao santo Bispo de Tours: “Nascido na Panônia, atravessando vastos mares, impelido por sinais divinos para o seio da Galiza, sagrado Bispo nesta tua igreja, ó Martinho confessor, nela instituí o culto e a celebração da Missa. Tendo-te seguido, ó Patrono, eu, o teu servo Martinho, igual em nome que não em mérito, repouso agora aqui na paz de Cristo”. Desde o ano de 1985, passou a ser padroeiro principal da arquidiocese de Braga.
*MINHA ORAÇÃO*
“Grande doutor e condutor da Igreja, nesses tempos tão difíceis de apostasia e perda de valores, nós te rogamos que nos ajude a vencer todas as batalhas da atualidade, as tentações e provocações do inimigo. Que o Senhor nos conceda, por seu intermédio, a amizade divina. Amém.”
*SÃO MARTINHO DE DUME, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* VATICANNEWS, PAULUS, BÍBLIA DE JERUSALÉM, BÍBLIA PEREGRINO, MISSAL COTIDIANO, DEHONIANOS, CIC, CATOLICOORANTE, A12, PAULINAS, FRANCISCANOS, ACIDIGITAL.

Evangelho de hoje

*05/12/2022 - SEGUNDA-FEIRA DA 2ª.  SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 5,17-26)*

*17  Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.  18  Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo.  19  Mas, não achando por onde introduzi-lo  devido à multidão,  subiram ao telhado e, por entre as telhas, o desceram com o leito no meio da assembleia,  diante de Jesus.  20  Vendo-lhes a fé, ele disse: "Homem, teus pecados estão perdoados".  21  Os escribas e fariseus começaram a murmurar,  dizendo: "Quem é este que assim blasfema?  Quem pode perdoar os pecados senão Deus?"  22  Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: "Por que murmurais em vossos corações?  23  O que é mais fácil, dizer: 'Teus pecados estão perdoados' ou dizer:  'Levanta-te e anda'?  24  Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados"  -   disse ao paralítico  -, "eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa".  25  Imediatamente,  diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus.  26  Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e, cheios de temor,  diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas!"*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

carbalildo

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocamos nelas corre por nossa conta."

A escolha de nossos caminhos, é individual e responsabilidade de cada um.

Apesar de ser verdade de que sempre poderá haver espíritos imperfeitos interessados e em constante trabalho direcionado ao mal, eles nada podem nos fazer que não seja previamente balizado e permitido pela consciência de cada um.

Aquele que percorre o caminho do bem, quando atentado aos desvios e atalhos da vida, pela sua constante e presente consciência, analisa a todos os pensamentos que lhe são formados, não concedendo espaço a pensamentos e atitudes ruins quando for atentado aos baixos tropeços morais, bastando escolher a boa vibração para que perceba as boas intuições de seus bons espíritos amigos.

Quando houver permissão de escolha, voltaremos sempre ao meio em que encontraremos os espíritos simpáticos de nossa caminhada, pois a estes criamos laços que nos unem em eterna evolução.

Nesta segunda-feira nublada, escolha a vida que deseja ter pela frente.

A cada momento sempre nos será concedido o momento da mudança e da melhora, quando assim o desejarmos.

Nosso livro da vida é eterno e suas páginas são escritas por cada espírito, sendo material de consulta e lição de aprendizagem importante para evolução de cada um, pois necessário é que saibamos em algum momento, avaliar os passos dados.

Escreva boas páginas neste livro, para que a vida possa lhe trazer as alegrias do verdadeiro amor gerado pela consciência dos bons passos dados.

Crescemos juntos em harmonia e em perfeita e eterna engrenagem social, pois sempre nos será aposta lições que visam nos trazer o melhor crescimento e aprendizado.

Como alunos, usufrua a vida em eterna gratidão pelo que recebe, tornando-se exemplo para os que virão e escrevendo, a cada dia, novas páginas de amor e fé na vida.

Que sua semana seja alegre, feliz e de maravilhosas páginas de amor fraternal, oriundas da escrita de seus agradáveis momentos e pensamentos junto aos seus amados espíritos simpáticos! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

ADVENTO É TEMPO DE ALEGRIA! Pe. Gilberto Kasper

ADVENTO É TEMPO DE ALEGRIA! Pe. Gilberto Kasper Teólogo A maior de todas as alegrias emana do nosso encontro com Deus. Esse é o grande tesouro que devemos procurar e ao mesmo tempo distribuir entre os outros. A Alegria do Gaudete, terceiro domingo do Advento, neste ano dia 11 de dezembro, nos remete à manjedoura onde reclina na meiguice de uma criança o Deus em pessoa! Mas essa alegria sobrenatural não se opõe às alegrias cotidianas, pelas quais também devemos agradecer a Deus. Essas podem ter causas diversas: uma promoção profissional, a possibilidade de realizar a viagem dos sonhos, o gesto carinhoso da pessoa amada, o sorriso de uma criança. A alegria é sempre um bálsamo que faz bem à alma. Quando a experimentamos, devemos nos aproximar ainda mais de Deus, que se faz humano como um de nós. Assim como as alegrias terrenas, as tristezas possuem diversas origens, desde uma simples contrariedade até uma grande decepção ou perda. Podemos nos entristecer quando sofremos uma desilusão amorosa, quando deparamos com a conduta inadequada de um amigo ou até mesmo quando ouvimos um comentário indesejado de algum familiar. Isso e muitos outros contratempos podem fazer a tristeza entrar em nossa alma. Embora nos faça sofrer, a tristeza tem uma característica ímpar de tornar nosso coração mais compassivo. Quando estamos tristes, mergulhados em nossos sentimentos, realizamos reflexões mais profundas. Por isso, podemos afirmar que a tristeza ensina, e muito. Ela desperta a voz do silêncio que vem e toca nosso espírito para que possamos aprender com a experiência e nos tornar melhores, crescendo em nossa fé. Ajustar nossa forma de lidar com os problemas equivale a encontrar a chave da alegria, aquela que abre a mente e a alma para a luz de Deus, fazendo com que encontremos as soluções mais interessantes para a nossa vida. Além disso, amplia nossa consciência para identificarmos o que realmente importa. A vida está cheia de possibilidades, e você pode descobrir novos sentidos, aprofundando-se no entendimento das suas inquietações, com a firme esperança de que dias melhores virão. Haja o que houver, não podemos esquecer: “Se de tarde sobrevém o pranto, de manhã vem a alegria” (Sl 30,6). Por isso, encha seu coração de amor e diga para si mesmo: “Eu quero ser feliz agora”. Não tenha dúvida, você é muito mais forte e poderá ser muito mais feliz do que é capaz de imaginar. A alegria verdadeira massageia a alma. Ela nasce dos valores de Deus e conforta nosso espírito. Esse é o estado que devemos buscar para nós e desejar para os outros. A alegria verdadeira fica impregnada em nossa alma para todo o sempre. Por isso, esteja aberto para que ela possa brotar em sua alma. Que a felicidade seja o pão nosso de cada dia. Eis o sentido do Domingo da Alegria, o Gaudete. O terceiro domingo deste rico tempo em preparação ao Natal do Senhor, antecipa tudo que celebraremos, porque o Advento é Tempo de Alegria!

Evangelho do dia 4

"REALIZAR O BEM"

Passa Palavra: (05/12/2022)

Algumas vezes pensamos em desistir, em parar de realizar o bem por causa das decepções ou das ingratidões.

Existe alguém que nunca nos decepciona e que nos dará sempre a recompensa por fazermos o bem: Deus.

Quanto mais praticamos o bem, tanto mais nos tornamos pessoas melhores e entendemos o valor das pequenas coisas.

O tempo que empregamos para realizar o bem nunca será tempo perdido, ao contrário, é tempo ganho. Fazendo o bem, construímos não apenas um mundo melhor à nossa volta, mas também a nossa eternidade.

Quem realiza o bem é reconhecido como filho de Deus, não somente pelas pessoas à sua volta, mas também, e sobretudo, pelo próprio Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

Apolônio de Carvalho

"REALIZAR O BEM"

Passa Palavra: (05/12/2022)

Algumas vezes pensamos em desistir, em parar de realizar o bem por causa das decepções ou das ingratidões.

Existe alguém que nunca nos decepciona e que nos dará sempre a recompensa por fazermos o bem: Deus.

Quanto mais praticamos o bem, tanto mais nos tornamos pessoas melhores e entendemos o valor das pequenas coisas.

O tempo que empregamos para realizar o bem nunca será tempo perdido, ao contrário, é tempo ganho. Fazendo o bem, construímos não apenas um mundo melhor à nossa volta, mas também a nossa eternidade.

Quem realiza o bem é reconhecido como filho de Deus, não somente pelas pessoas à sua volta, mas também, e sobretudo, pelo próprio Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 4 de dezembro de 2022

Apolônio de Carvalho

04 de dezembro de 2022

FAZER-SE PRÓXIMO

Fazer-se próximo de cada pessoa é fazer o papel do bom samaritano, é ser sensível ao sofrimento do outro sem fazer distinções. De facto, o samaritano socorreu um homem ferido que historicamente pertencia a um povo inimigo.
Fazer-se próximo é amar intencionalmente a Deus, fazer-se instrumento seu para chegar a todos, é deixar-se conduzir pela sua lógica, pelo seu amor imenso e imbatível,  sendo seus braços que sustentam e erguem o decaído,  suas mãos que afagam o angustiado, sua voz que acalma a dor e dá consolo ao desesperado.
Fazer-se próximo é ser justo, solidário, amigo, irmão. É ser portador de paz e construtor de um mundo unido.
O amor de Deus enxuga as nossas lágrimas, transforma tristeza em alegria e traz o céu à terra. Sejamos seus instrumentos neste dia.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 3 de dezembro de 2022

São Francisco Xavier

*SANTO DO DIA*

*SÃO FRANCISCO XAVIER, MISSIONÁRIO DA ÁSIA E PADROEIRO DAS MISSÕES*
Sacerdote jesuíta, padroeiro das missões, “São Paulo do Oriente”, assim é conhecido São Francisco Xavier, cuja memória litúrgica é celebrada neste 3 de dezembro. Cofundador da Companhia de Jesus, empreendeu um amplo trabalho evangelizar na Índia, no Japão e na China. Francisco Xavier nasceu em Navarra, Espanha, em 7 de abril de 1506, filho de uma nobre família. Aos 18 anos, foi estudar na Universidade de Paris, tendo se formado em Filosofia. Lecionava na mesma Universidade, onde conheceu Santo Inácio de Loyola, o fundador dos jesuítas. Vendo em Francisco um homem que poderia ajudá-lo no seu propósito de defesa e propagação do cristianismo, Loyola costumava lhe dizer: “De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma?” (Mc 8, 36). Foi esta frase que tocou o seu coração, fazendo com que se decidisse a seguir Cristo. Graças aos exercícios espirituais de Santo Ignácio, compreendeu o que seu amigo lhe dizia: “Um coração tão grande e uma alma tão nobre não podem se contentar com as efêmeras honras terrenas. Sua ambição deve ser a glória que dura eternamente”. Consagrou-se ao serviço de Deus com os jesuítas em 1534. Anos depois foi ordenado sacerdote em Veneza. Mais adiante, estando em Roma, São Francisco Xavier ajudou Santo Ignácio na redação das Constituições da Companhia de Jesus. Mais tarde, o rei de Portugal, Dom João III, solicitou a Inácio de Loyola que organizasse alguns sacerdotes para acompanhar suas expedições ao Oriente e evangelizar na Índia. Quando este grupo já estava formado, um dos missionários adoeceu e Francisco Xavier tomou o seu lugar, partindo de Lisboa rumo ao Oriente. Após uma longa viagem, São Francisco Xavier e seus companheiros chegaram a Goa, uma colônia portuguesa. Neste local, o santo empreendeu um árduo trabalho de catequese. Atendia os doentes, celebrava Missa com os leprosos, ensinava os escravos e até adaptava as verdades do cristianismo à música popular. Pouco depois, suas canções eram cantadas nas ruas, casas, campos e locais de trabalho. Mas, também foi testemunha dos abusos que os portugueses e pagãos cometiam contra os nativos, algo que ele mesmo descreveu como “um espinho que levo constantemente no coração”. Posteriormente, São Francisco Xavier escreveria ao rei de Portugal para denunciar os fatos. Realizou sua missão evangelizadora um muitas cidades, povos e ilhas. Até que, em 1549, partiu para o Japão, onde, ao final de um ano, obteve cerca de cem conversões. As autoridades japonesas, então, proibiram-no de continuar o seu trabalho pastoral. Realizou também incursões ao território chinês. Seguiu para a Malaca, de onde empreenderia a viagem à China, território inacessível para os estrangeiros. Partiu com uma expedição e chegou à ilha de Shang-Chawan, perto da costa e cem quilômetros ao sul de Hong Kong.  Ali, ficou doente e foi consumido por uma forte febre, levando-o à morte, em 3 de dezembro de 1552, com apenas 46 anos. Seu caixão foi preenchido de barro para que posteriormente pudesse ser transladado. Depois de dez semanas, tiraram o barro e viram que seu corpo estava incorrupto e não tinha perdido a cor. O corpo do santo foi levado a Malaca e finalmente foi transladado a Goa, onde os médicos comprovaram seu estado incorrupto. Ali, na Igreja do Bom Jesus, até hoje repousam parte de seus restos. Suas mãos, também incorruptas, estão em um relicário na igreja dos jesuítas em Roma. São Francisco Xavier foi canonizado em 1622 junto com Santo Inácio de Loyola, Santa Teresa D’Ávila, São Felipe Neri e São Isidoro Lavrador. O Papa Bento XIV lhe outorgou o título de Patrono da Propagação da Fé e Patrono Universal das Missões. Em 1925, o Papa Pio IX proclamou São Francisco Xavier, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiro das Missões.
*SÃO FRANCISCO XAVIER, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* VATICANNEWS, PAULUS, BÍBLIA DE JERUSALÉM, BÍBLIA PEREGRINO, MISSAL COTIDIANO, DEHONIANOS, CIC, CATOLICOORANTE, A12, PAULINAS FRANCISCANOS ACIDIGITAL.

Evangelho de hoje

*03/12/2022 - SÁBADO DA 1ª. SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 9,35-38.10,1.6-8)*

*Naquele tempo,  9,35 Jesus percorria todas as cidades e povoados,  ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade.  36  Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas,   porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:  37  "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.  38  Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para sua colheita!"  10,1   E,  chamando os seus doze discípulos, deu-lhes  poder para expulsarem  os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.  Enviou-os com as  seguinte recomendações:  6  "Ide,  antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!  7  Em vosso caminho, anunciai: 'O  reino dos céus está próximo'.  8  Curai os doentes, ressuscitai os  mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!"*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

03 de dezembro de 2022

REZAR SEM NOS CANSARMOS

Podemos rezar sempre, durante todo o dia: oferecendo a Deus o nosso trabalho, agradecendo por todas as situações vividas, lembrando de reconhecer a sua presença em cada próximo, colocando-nos em suas mãos em qualquer instante.
Todavia, é muito importante ter momentos de intimidade com Deus ao longo do dia.
"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo." (Cf. Mt 6,6)
Esse "entrar no quarto e fechar a porta" não é necessariamente um cómodo da casa. É o nosso íntimo, o nosso coração, o nosso ser interior, onde podemos estar a sós com Deus e lhe falar com sinceridade. E Ele escuta-nos sempre.

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

santa Bibiana ou Viviana - 02 de dezembro

Santos do Dia da Igreja Católica – 02 de Dezembro Postado em: 01/12/2021 por: marsalima Santa Bibiana ou VivianaSanta Bibiana ou Viviana Na época em que Roma estava sob o poder o imperador Juliano, “o Apóstata”, aconteceu um dos últimos surtos de perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano, que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo. Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, tentando colocar os primeiros no esquecimento. Mas não parou por aí. Os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim, mortos. No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou à fé cristã. Flaviano, seu pai, morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes, foram levadas para a prisão. A primeira a morrer foi Demétria, que perseverou na fé após severos suplícios na presença da irmã. Por último, foi o martírio de Bibiana, para a qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam aproveitar-se de sua beleza, pois a um simples toque eram tomados por um surto de loucura. Bibiana, então, foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados. Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu nesse instante, pois os cães não o tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos, então, foram recolhidos pelos demais cristãos e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma. Finalmente, a perseguição sangrenta acabou. A história do seu martírio ganhou uma devoção dos fieis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra os males de cabeça e as doenças mentais e a epilepsia. Seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome escolhido na hora do batismo. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade. A veneração era tão intensa que o papa Simplício mandou construir sob sua sepultura uma pequena igreja dedicada a ela, no ano 407. O culto ganhou um reforço maior ainda quando, por volta de 1625, foi erguida sob as ruínas da antiga igreja uma basílica. Nela, as relíquias de santa Bibiana se encontram guardadas debaixo do altar-mor. Além de ser uma das padroeiras da belíssima cidade de Sevilha, na Espanha, santa Bibiana é, também, padroeira da diocese de Los Angeles, nos Estados Unidos. É celebrada no dia 2 de dezembro, considerado o de sua morte pela fé em Cristo. São SilvérioSão Silvério Silvério nasceu em Frosinone, na Campânia, Itália. Era filho do papa Hormisdas, que fora casado antes de entrar para o ministério da Igreja. Entretanto, ao contrário do que se encontra em alguns escritos, ele não foi sucessor do seu próprio pai. Antes de Silvério assumir, e depois do seu pai, outros ocuparam o trono de Pedro. Em períodos variados, não ultrapassando dois anos cada um, foram os papas: João I, Félix III, Bonifácio II, o antipapa Dióscoro da Alexandria, João II e Agapito I. Eleito no dia primeiro de junho de 536, papa Silvério foi o sucessor do papa Agapito I, e o numero cinqüenta e oito da Igreja Católica. Embora fosse apenas subdiácono quando assumiu o trono de Pedro, ele foi um dos mais valentes defensores do cristianismo, pois enfrentou a imperatriz Teodora. O conflito com a imperatriz começou quando ela enviou uma carta a ele ordenando que aceitasse, em Roma, bispos heréticos, entre eles Antimo. Respondendo com veemência que não obedeceria de forma alguma, foi preso. Tiraram-lhe as vestes papais, e, vestido como um simples monge, foi deportado para Patara, na Ásia. Enquanto isso, assumia o governo da Igreja o antipapa Virgílio, que foi colocado em seu lugar porque aceitou a imposição da imperatriz de receber em Roma os tais bispos heréticos recusados por Silvério. Esse, por sua vez, pouco depois foi enviado a Lícia. Mas, como era um religioso muito popular, foi recebido com honras inesperadas pelos monarcas romanos da região. Revoltado com a deposição de Silvério, o bispo de Lícia resolveu falar diretamente com o imperador Justiniano. Foi nesse encontro que proferiu as palavras que ficariam gravadas na história e seriam repetidas pelos séculos seguintes: “Existem muitos reis neste mundo, mas apenas um papa em todo o universo”. Tocado pelas palavras do religioso, o imperador determinou a volta do papa Silvério a Roma. Mas Teodora continuou com suas armações e, pouco tempo depois, ele era enviado à ilha de Palmaria, Ponza, onde sofreu um exílio mais rigoroso que o primeiro. Novamente, recebeu ordem de Justiniano para voltar a Roma. Contudo o papa preferiu terminar no cisma que surgira, abdicando no dia 11 de novembro de 537. Consumido pelas chagas e pela fome, morreu pouco depois, no dia 2 de dezembro do mesmo ano. Seu corpo, ao contrário do dos outros papas que morreram no exílio, não retornou para Roma, permaneceu naquela ilha, onde sua sepultura se tornou local de muitas graças e meta de peregrinação. O santo papa Silvério é venerado no dias de sua morte. Postado em: Santos do Dia | com as Tags: Santa Bibiana, Santa Viviana, santos do dia, São Silvério | Deixe um Comentário!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 9,27-31)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (Mt 9,27-31) Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

oração da Sexta-feira

Oração da Sexta-Feira 

Senhor Deus, Pai de Misericórdia Infinita,

Nesta manhã venho Te pedir que esteja comigo em cada minuto da jornada, que eu tenha paz e alegria no meu coração; livra-me de todo mal. Que eu tenha sabedoria para vencer as dificuldades, fé e esperança para não desistir dos meus planos e determinação para seguir em frente, caminhando sem olhar para trás.
Agradeço-Te pela chance de acordar todas as manhãs e recomeçar. Continua comigo, me abençoando e me fazendo vencer, peço-Te Deus, cuida da minha família, dos meus amigos e desafetos
Assim eu oro em nome de Jesus
Amém! 🙏

carbalildo

"Senhor, sê meu abrigo e a minha inspiração. Assim Seja!"

A oração sempre eleva a vibração do ser.

Ao orar, nos aproximamos e conectamos com a Divindade e assim podemos receber as melhores intuições, afastando espíritos imperfeitos que não se aprazem da vibração de amor.

Mas a oração deve ser verdadeira, humilde e fraterna, para que se tenha os resultados esperados de evolução espiritual, pois ao sermos verdadeiros e bondosos no pensar, bons espíritos se aproximam e nos auxiliam em nossos passos.

Na oração apomos nossas verdadeiras vontades e intenções, para que o Universo possa iniciar a transformação do futuro desejado.

Nesta sexta-feira nublada, procure se aproximar de Deus e assim compreender o milagre de tudo, a razão da vida encarnada e a grandiosidade do espírito.

Deixe seu coração falar forte e sinta o retorno de Luz que se faz ao seu redor.

A boa oração sempre será o conforto para sua alma e o auxílio para a solução de qualquer assunto.

Nos princípios ensinados por Jesus, encontramos o caminho para nossa evolução espiritual, portanto segui-lo em oração sempre será o norte verdadeiro a ser objetivado pelos corações dos homens de boa fé.

Que seu dia seja inspirador e a fé uma grande característica de sua personalidade! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️