sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Evangelho de hoje

*31/12/2021 - SEXTA-FEIRA - 7º. DIA  DA OITAVA DO NATAL* 

*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 1,1-18)*

*1  No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus.  2  No princípio estava ela com  Deus.  3  Tudo foi feito  por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.  4  Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.  5  E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.  6  Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João.  7  Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele.  8  Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz:  9  daquele que era a luz de verdade, que,  vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.  10  A palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela -, mas o mundo não quis conhecê-la.  11  Veio para o que era seu, e os seus não acolheram.  12  Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus,  isto é, aos que acreditam em seu nome,  13  pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.  14  E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade.  15  Dele João dá testemunho,  clamando: "Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente,  porque ele existe antes de mim".  16  De sua plenitude todos nós recebemos graças por graça.  17  Pois por meio de Moisés foi dada a lei,  mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.  18  A Deus ninguém jamais viu. Mas o unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Silvestre I

*SANTO DO DIA*

*SÃO SILVESTRE I, PAPA*
O primeiro papa a ocupar a cátedra de Pedro após a conversão de Constantino foi Silvestre. Ele era romano e foi eleito em 314. Graças a Silvestre, a paz foi mantida na Igreja e o primeiro concílio foi convocado, para acontecer no cidade de Nicéia. Silvestre já era muito idoso e foi representado no Concílio por dois representantes. Como havia harmonia entre Papa e Constantino, a Igreja conseguiu bons resultados, e recebeu um forte apoio financeiro para a construção de valiosos edifícios eclesiásticos, construções que marcaram o pontificado de Silvestre. Também por causa de Silvestre, Constantino patrocinou à Igreja um ato histórico e de muita relevância para a Humanidade e o Catolicismo: doou seu próprio palácio para servir de moradia para os Papas, e toda a cidade de Roma e algumas outras vizinhas para a Igreja. São Silvestre morreu em 335, depois de ter permanecido no Trono de Pedro durante vinte e um anos, e produzido tantos e bons frutos para o Cristianismo.
*SÃO SILVESTRE I,  ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Foi sob São Silvestre que começaram a ser estabelecidas, como locais de culto, as grandes basílicas romanas. Ele foi um grande empreendedor, preocupado com o bem estar de seu rebanho. Foi um papa do bem, amado pelo povo e cheio de vontade de transformar as desigualdades em um mundo mais justo.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

31 de dezembro de 2021

SEMEAR A PAZ AO NOSSO REDOR

Nós podemos vencer o mal, mas devemos, antes de tudo, vencer o mal que existe dentro de nós. Eu posso mudar o mundo a partir de mim mesmo.
É a parte que me cabe realizar: vencer o mal com o bem, procurando amar mais; servir mais, ser mais paciente e tolerante, agir com mansidão, sem deixar que a violência comande os meus passos.
Semear amor em todos os ambientes, cultivando a paz no próprio coração e no coração das pessoas ao meu redor, para colher alegria, serenidade, harmonia e felicidade.
Eu sou capaz de vencer o mal e de semear a paz ao meu redor, quando deixo crescer o bem que existe dentro de mim.

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

São Felix I - Papa e Martir

*SANTO DO DIA*

*SÃO FELIX I, PAPA E MÁRTIR*
Nascido em Roma em data desconhecida, Félix viveu em meados do século III. Naquela ocasião, a perseguição aos católicos já não era tão intensa como nos dois séculos anteriores, embora o Império Romano ainda não tivesse se convertido ao cristianismo e as opressões ainda existissem. Os dados sobre sua vida são tão desconhecidos quanto à data de seu nascimento. Sabe-se extremamente pouco sobre sua vida antes do falecimento do Papa Dionísio, o qual sucedeu a partir de cinco de julho de 269. O Papa Félix I foi quem autorizou a celebração da missa sobre os túmulos dos mártires. Ele iniciou o sepultamento dos mártires sobre o altar para fugir da perseguição do imperador Adriano. Iniciou um longuíssimo hábito da Igreja Católica que, no entanto, não é praticado mais. Naquele século, a situação era mais branda para os católicos, porém as perseguições e as dificuldades se acentuavam de acordo com a postura religiosa de cada imperador, pois a religião do império era o paganismo. Talvez a mais significativa medida do Papa Félix I em relação à própria Igreja tenha sido a intervenção na questão que envolvia Paulo de Samósata. Este bispo pregava que Cristo e o Espírito Santo eram qualidades de um único Deus, assim a inspiração de Jesus vinha do alto e crescia em Espírito Santo até se tornar o Pai no momento de sua ressurreição. No entanto, o Concílio de Éfeso, em 431, já havia estabelecido que Jesus Cristo era homem e Deus em uma única pessoa, definindo a divindade e a humanidade de Cristo e as duas naturezas distintas em uma só pessoa. Em função disso, Paulo de Samósata foi deposto de seu cargo eclesiástico e condenado por suas doutrinas trinitárias e cristológicas no Sínodo de Antioquia, realizado em 268. O para que criou a tradição de sepultar os mártires sob o altar de celebração das missas também foi martirizado, como se acredita. Diz que sua martirização teria resultado na morte no dia 30 de dezembro de 274. No entanto, após cinco anos de pontificado à frente da Igreja Católica, o Papa Félix foi sepultado na catacumba de São Calisto, na Via Ápia.
*SÃO FELIX I, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

Evangelho do dia

*30/12/2021 - QUINTA-FEIRA - 6º. DIA DO TEMPO DO NATAL*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 2,36-40)*

*Naquele tempo,  36 havia também uma profetisa, chamada Ana,  filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.  37  Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.  38  Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.  39  Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram a Galiléia, para Nazaré, sua cidade.  40  O menino crescia e tornava-se  forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

30 de dezembro de 2021

AGRADECER A DEUS POR TUDO

Diante de Deus o nosso nome poderia ser gratidão: um agradecimento por seu infinito amor.
Agradecer por cada respiro, cada batimento de nosso coração, por cada minuto, cada segundo, pela vida.
Agradecer por todos os momentos alegres, por todas as conquistas, pelas amizades, pela família.
Agradecer por todas as circunstâncias dolorosas, pelas barreiras enfrentadas que nos fortaleceram, que nos ensinaram a resiliência, o recomeçar.
Agradecer pelo amor que recebemos; e também por quanto amor doamos.
Agradecer a Deus por nos visitar a cada instante, por nos mostrar o seu semblante nos irmãos e nas irmãs que encontramos.
Obrigado Senhor, por tudo e para sempre.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

oração da Quarta-feira

Oração da Quarta-feira
Senhor Deus, Eterno Pai Celestial,
Descansei e acordei pronta para um dia cheio de atividades na Tua companhia.
Obrigada, Pai, olho para o céu e sinto que confiando no Senhor eu sigo no caminho certo.
A ansiedade bate na minha porta, mas sei que os planos do Senhor são maiores do que os meus, por isso eu só devo esperar pelo melhor. 
Que hoje eu esteja protegida pelos Anjos do Céu e que meu caminho seja cheio de luz e paz; confio na Tua graça.
Revista-me da Tua alegria, Senhor. 
Não me deixe desanimar diante das dificuldades, que eu seja humilde em reconhecer minhas fraquezas e rogar pela misericórdia divina.
Amém!

Apolônio de Carvalho

29 de dezembro de 2021

SER PERFEITO NO AMOR

"Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito." (Mt 5,48)
O nosso amor é imperfeito. Traz consigo resquícios de pretensões e interesses.
O amor perfeito está em Deus e devemo-lo ter como meta.
O Seu amor é misericórdia infinita. Ele nos ama quando nem mesmo merecemos, concede-nos o seu perdão quando mereceríamos ser condenados, não leva em conta a nossa fraqueza quando temos o sincero propósito de amá-Lo.
Ele exprimiu o seu amor extremo em Jesus na cruz, quando nos resgatou para sempre.
Tendo Jesus como mestre no amor, procuremos atuar o amor perfeito, gratuito, sem nenhum interesse, para chegarmos o mais próximo possível do seu modelo.
O amor perfeito atribui toda a glória para Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

oração da Terça feira

Oração da Terça-feira

Amado Pai,

Mais uma vez agradeço por me abençoar todos os dias e, em especial, por cada manhã que se renova.
Olhando ao meu redor, percebo que sou cheia da Tua graça porque tenho um lar, uma família e amigos que amo e saúde para usufruir das maravilhas do mundo.
Sinto-me imensamente rica por sentir a Tua presença e por estar viva.
Consagro-Te o dia de hoje, Senhor, sei que muito mais bênçãos virão e que terei ainda mais alegria em testemunhar a Tua grandeza.
Amém!

Apolônio de Carvalho

LEVAR EM CONTA AS EXIGÊNCIAS DO PRÓXIMO

Aqui, a exigência deve ser entendida como necessidade. Isto é, devo aprender a medir as minhas exigências segundo a necessidade do próximo. Não é necessário que me prive das coisas que posso adquirir, é necessário apenas que eu tenha o coração aberto para amar o meu próximo como a mim mesmo. Fazer ao outro o que gostaria que me fizessem se eu estivesse na mesma situação. É a conhecida Regra de Ouro. Vivendo-a, vivo perfeitamente o amor ao próximo. Muitas vezes me sinto impotente diante das necessidades de tantas pessoas pobres. Uso a seguinte estratégia: posso ajudar aquela pessoa que se encontra ao meu lado no momento presente, ou favorecer algum projeto social que cuida dessas pessoas. O mais importante é reconhecer a presença de Jesus em cada próximo e levar em conta as suas exigências.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

São João - Apóstolo e Evangelista

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA*
João era discípulo de Jesus, aquele que Jesus amava e que esteve com ele até a morte na cruz. Era o mais jovem dos apóstolos, pescador e a tradição delega a ele o texto do quarto evangelho, algumas cartas e o livro do Apocalipse. Apesar do temperamento contemplativo, participou de todos momentos da vida de Jesus, inclusive daqueles momentos mais importantes como a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a aflição no Monte das Oliveiras. João esteve na última ceia e aos pés da cruz. Nos Atos dos Apóstolos, ele aparece sempre com São Pedro. Após Pentecostes João ficou pregando em Jerusalém. Participou do Concílio de Jerusalém, depois com Pedro se transferiu para a Samaria. Mas logo foi viver em Éfeso, para onde teria levado também a mãe de Jesus. Nesta cidade organizou comunidades e foi perseguido. João morreu e foi sepultado em Éfeso. Tinha noventa anos de idade, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus. 
*SÃO JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!* 

*Reflexão*
O Evangelho de João fala dos mistérios de Jesus, mostrando os discursos do Mestre com uma visão mais aguçada, mais profunda. Enquanto os outros três descrevem Jesus em ação, João nos revela Jesus em comunhão e meditação, ou seja, em toda a sua espiritualidade. Por sua pureza de vida, inocência e virgindade, João tornou-se logo o discípulo amado, e isso de um modo tão notório, que ele sempre se identificará em seu Evangelho como "o discípulo que Jesus amava".
*FONTE:* A12

Carbalildo

"Não desprezemos a crítica de todo. Da peçonha da cobra é que se faz o soro contra sua picada."

Tenhamos a certeza da nossa imperfeição.

Se existimos neste planeta, foi com o simples objetivo de caminharmos em direção a esta perfeição.

Diante disto, toda crítica pode sim ter um lado positivo, mas não obrigatoriamente isto ocorra.

As críticas são, em algumas vezes, entendimentos de outros em decorrência de nossos atos e, desta forma, podem sim ser revestidas com o objetivo de nos trazer melhora, sendo desta forma úteis a quem ouve.

Mas podem também ser feitas com objetivos escusos e maldades em suas entrelinhas, momento em que serão enviadas revestidas de energia negativa, que podem lhe trazer consequências não boas, se você assim o permitir.

Salienta-se que a energia gerada sempre fica grande parte na pessoa geradora, razão pela qual a importância de sermos bondosos em nossos atos.

Para definir se a crítica pode lhe ser útil, utilize sua experiência, seu instinto e principalmente seu bom Anjo da Guarda, que sempre está a seu lado para lhe proteger e intuir, bastando apenas que este seja o seu verdadeiro desejo.

Sempre somos sabedores do correto caminho, sendo o desvio uma opção aceita e tomada com consciência.

Com o crescimento, aprendemos a distinguir o trigo do joio e assim a darmos valor correto às coisas e às pessoas.

Portanto analise com calma tudo o que se passa ao seu redor, pois obstáculos podem lhe ser muito mais úteis do que você possa imaginar previamente.

Nesta segunda-feira de sol, procure analisar seus atos e vigiar seus pensamentos.

Se pensarmos coisas boas, faremos coisas boas e receberemos a energia auto gerada, melhorando a cada dia sua evolução e as de quem lhe ladeia, tornando-se o farol de luz para aqueles que convivem com você.

Tenha um bom dia e uma semana perfeita! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

oração da segunda-feira

Oração da Segunda-feira

Senhor Deus,

Nesta última segunda-feira do ano, entrego cada momento nas Tuas mãos. 
Tenho convicção de que o Senhor nos preparou o melhor. 
Agradeço por minha casa, por cada membro da minha família, meus amigos e desafetos.
Restaura meu ser, entra com providências nas minhas lutas, renova minha esperança e minha fé, reveste-me com Teu amor, misericórdia e poder.
Esteja comigo, meu Deus, em cada hora da jornada, guia os meus passos e minhas escolhas, ilumina o meu falar e o meu pensar, pois minha vida sem a Tua presença é vazia. 
Por isso, declaro hoje e sempre: preciso muito de Ti, Senhor.
Amém!

Apolônio de Carvalho

27 de dezembro de 2021

ESTAR EM COMUNHÃO COM DEUS E ENTRE NÓS

A consciência de que somos membros da única família humana dá-nos a sensibilidade de ver cada pessoa como um irmão ou uma irmã.
A consciência de que somos filhos de um único Pai leva-nos a partilhar a nossa vida com todos, pois o bem-estar do outro diz-me respeito e vice-versa.
Faz-nos partilhar as suas alegrias e as suas dores, viver com ele a sua vida, tendo o coração aberto para que o outro também possa viver a nossa vida.
Esse modo de partilhar é uma verdadeira comunhão. Olhando-nos assim unidos, Deus vem habitar entre nós e a comunhão com Ele é plena.

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 26 de dezembro de 2021

Santo Estevão e São Dionísio

*SANTO DO DIA*

*SANTO ESTEVÃO, DIÁCONO E PROTOMÁRTIR, SÃO DIONÍSIO, PAPA*

*SANTO ESTEVÃO, DIÁCONO E PRIMEIRO MÁRTIR*
A primeira pessoa que derramou seu sangue testemunhando a fé em Jesus Cristo foi santo Estevão. Este jovem, pertencente a primeira comunidade cristã, morreu apedrejado pelas lideranças judaicas. Estevão foi eleito diácono da comunidade, ou seja, cabia a ele servir os pobres e as viúvas, recolhendo e distribuindo alimentos. Ele era um verdadeiro ministro da caridade, mas não se limitava ao trabalho social de que fora incumbido. Não perdia a chance de divulgar e pregar a Palavra de Cristo, e o fazia com tanto fervor e zelo, que chamou a atenção dos judeus. Levado diante das autoridades judaicas, foi caluniado e acusado de subverter as leis de Moisés. Mas o jovem, inspirado pelo Espírito Santo, relembrou toda a história da salvação, mostrando que não havia blasfemado nem contra Deus nem contra a Lei. As lideranças, porém, ficaram ainda mais iradas e o levaram aos gritos para fora da cidade, apedrejarando-o até a morte. Antes de tombar morto, Estevão repetiu as palavras de Jesus no Calvário, pedindo a Deus perdão para seus agressores. Entre os acusadores estava o futuro São Paulo.
*SANTO ESTEVÃO, SÃO DIONÍSIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santo Estêvão foi o primeiro que, para seguir o Mestre Divino, sacrificou a própria vida. A festa de seu martírio e a do Santo Natal, à qual está unida e cujo pensamento completa, dão-nos uma lição de sacrifício. Seu martírio nos indica um meio para nos ajudarmos a viver essa lição de sacrifício; seu martírio nos permite ver os frutos preciosos dessa lição.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*26/12/2021 - DOMINGO - 1º. DIA DA OITAVA NO TEMPO DO NATAL*

*FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ*

*1ª. Leitura:* (Eclo 3,3-7.14-17)
*Salmo responsorial:* 127(128)
*2ª. Leitura:* (Cl 3,12-21)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 2,41-52)*

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas* - Glória a vós Senhor!
*41  Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa.  42  Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43  Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44  Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos.  45  Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura.  46  Três dias depois, o encontraram no templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.  47  Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas.  48  Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados, e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.  49  Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”  50  Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.  51  Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas essas coisas.  52  E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

CRIAR POR TODA PARTE UM ESPÍRITO DE FAMÍLIA

O espírito de família é a verdadeira caridade. Na família se compartilham as dores e as alegrias de maneira intensa: o que é do outro é meu e o que é meu é de todos. O espírito de família faz com que estejamos unidos e nos sintamos fortalecidos nos momentos difíceis; ou que tenhamos a alegria multiplicada nos momentos de conquistas. Podemos criar um espírito de família em todos os ambientes levando a paz, a concórdia, a partilha, a misericórdia, enfim, o amor mútuo. O espírito de família eleva as relações ao estilo de vida do céu; ele nos leva à unidade.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom domingo, dia do Senhor e festa da Sagrada Família!

sábado, 25 de dezembro de 2021

Apolônio de Carvalho

ACOLHER DEUS NO NOSSO MEIO

Podemos celebrar a presença histórica de Deus no nosso meio na pessoa de Jesus Cristo, de quem hoje é o dia escolhido para lembrar o nascimento.A vinda de Jesus nos dá hoje, e todos os dias, a possibilidade de acolher a Sua presença entre nós, quando vivemos o amor mútuo unidos em seu nome.De fato, Ele prometeu: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles." (Mt 18,20)Portanto, fazer da vida um eterno Natal significa nos comprometermos em viver o amor mútuo de tal modo, que possa atrair a Sua presença entre nós.A vinda de Deus no nosso meio se manifesta de várias maneiras: na Eucaristia, na sua Palavra, no irmão ou irmã, nas circunstâncias da vida, nos seus ministros e de inúmeros modos pelos quais o Seu Espírito decida vir até nós.Quando o acolhemos de coração aberto e sincero, Ele permanece conosco.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia de Natal!

carbalildo

"Ora, pedindo forças e coragem, mas não esperes que as bênçãos divinas venham a teu encontro sem que as procure. Coloca-te, pois, a caminho para encontra-las."

Todos temos nosso próprio caminho a percorrer.

Somos seres individuais que conquistam seus merecimentos de acordo com seus atos e evolução.

Mas nada acontece sem a permissão Divina.

Tudo ocorre por intermédio do merecimento.

Pedir ajuda e bençãos divinas sempre será bom, mas não adianta pedir se não conquistardes os créditos para merecer seu pedido.

Daí a importância do plantio correto.

Lembre-se também que em muitas vezes, seu pedido pode ser o seu teste, a medida do que fazes ao receber seus pedidos.

Diante disto, procure seguir seu caminho utilizando seu aprendizado como ferramenta, seu anjo protetor como orientador e sua própria força de vontade como combustível para atingir suas demandas.

A ociosidade é um grande defeito e ficar a esperar seus objetivos caírem dos céus, pode não ser a melhor forma.

Mas tudo é e sempre será produto do seu próprio merecimento.
Tenha sempre está certeza.

Que o seu sábado de Natal seja tranquilo, leve, carinhoso e repleto de muito amor.

Que o espírito Natalino, esse amor gostoso que sentimos em nosso coração, possa ser multiplicado pelo seu amor gerado, trazendo-lhe sensações prazeirosas ao lado daqueles que lhe são importantes.

Sinta-se abraçado e acompanhado, pois se você está aonde está, é porque Deus assim o desejou.

Feliz Natal!👼🏻 🎅🏼🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

ACOLHER DEUS NO NOSSO MEIO

Podemos celebrar a presença histórica de Deus no nosso meio na pessoa de Jesus Cristo, de quem hoje é o dia escolhido para lembrar o nascimento.A vinda de Jesus nos dá hoje, e todos os dias, a possibilidade de acolher a Sua presença entre nós, quando vivemos o amor mútuo unidos em seu nome.De fato, Ele prometeu: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles." (Mt 18,20)Portanto, fazer da vida um eterno Natal significa nos comprometermos em viver o amor mútuo de tal modo, que possa atrair a Sua presença entre nós.A vinda de Deus no nosso meio se manifesta de várias maneiras: na Eucaristia, na sua Palavra, no irmão ou irmã, nas circunstâncias da vida, nos seus ministros e de inúmeros modos pelos quais o Seu Espírito decida vir até nós.Quando o acolhemos de coração aberto e sincero, Ele permanece conosco.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia de Natal!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

24/12 – São Charbel

 

24/12 – São Charbel

 

O santo de hoje nasceu no norte do Líbano, num povoado chamado Bulga-Kafra, no ano de 1828. Proveniente de uma família cristã e centrada nos valores do Evangelho, muito cedo precisou conviver com a perda de seu pai.

Após discernir o seu chamado à vida religiosa, com 20 anos ingressou num seminário libanês maronita. Durante o Noviciado, trocou seu nome de batismo (José) por Charbel. Mostrou-se um homem fiel às regras, obediente à ação do Espírito Santo e penitente.

Após sua ordenação em 1859, enfrentou muitas dificuldades, dentre elas a perseguição ferrenha aos cristãos com o martírio de muitos jovens religiosos e a destruição de inúmeros mosteiros em sua época. Em meio a tudo isso, perseverou na fé, trazendo consigo as marcas de uma vocação ao silêncio, à penitência e à uma vida como eremita.

Aos 70 anos, vivendo num ermo dedicado a São Pedro e São Paulo, com saúde bastante fragilizada, discerniu que era chegada a hora de sua partida para a Glória Celeste. Era Véspera de Natal. E no dia 24 de dezembro, deitado sobre uma tábua, agonizante, entregou sua vida Àquele que concede o prêmio reservado aos que perseveram no caminho de santidade: a vida eterna.

São Charbel, rogai por nós!

 

EVANGELHO DO DIA 24 DE DEZEMBRO

 Naquele tempo, Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, que, sem temor e libertos das mãos dos nossos inimigos, nós o sirvamos, 5com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Evangelho de hoje

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO DE KENTY*
São João de Kenty era polonês, nasceu em 23 de junho 1390, no povoado de Kenty. Conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até à morte. Também foi sacerdote zeloso e fiel aos ensinamentos de Cristo. Mas a grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". 
Mesmo depois de ordenar-se sacerdote continuou a cultivar a ciência. Homem de profunda vida interior jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade. Foi um homem humilde e totalmente disponível ao serviço dos irmãos. 
Distinguiu-se sobretudo por sua caridade e humildade. Tinha um cuidado especial para com os pobres, enfermos e órfãos, oferecendo tudo o que possuía e atestando ser esta uma das armas mais preciosas dos cristãos. Faleceu às vésperas do Natal, em 24 de dezembro 1473. 
*SÃO JOÃO DE KENTY, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Na hora de sua morte João Câncio exortou: " Vigiai atentamente a doutrina e combatei toda opinião contrária à verdade: mas revesti-vos neste combate das armas da PACIÊNCIA, da DOÇURA e da CARIDADE, recordando que a violência, além do dano que faz às nossas almas, prejudica as melhores causas”.
*FONTE:* A12

São João de Kenty

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO DE KENTY*
São João de Kenty era polonês, nasceu em 23 de junho 1390, no povoado de Kenty. Conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até à morte. Também foi sacerdote zeloso e fiel aos ensinamentos de Cristo. Mas a grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". 
Mesmo depois de ordenar-se sacerdote continuou a cultivar a ciência. Homem de profunda vida interior jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade. Foi um homem humilde e totalmente disponível ao serviço dos irmãos. 
Distinguiu-se sobretudo por sua caridade e humildade. Tinha um cuidado especial para com os pobres, enfermos e órfãos, oferecendo tudo o que possuía e atestando ser esta uma das armas mais preciosas dos cristãos. Faleceu às vésperas do Natal, em 24 de dezembro 1473. 
*SÃO JOÃO DE KENTY, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Na hora de sua morte João Câncio exortou: " Vigiai atentamente a doutrina e combatei toda opinião contrária à verdade: mas revesti-vos neste combate das armas da PACIÊNCIA, da DOÇURA e da CARIDADE, recordando que a violência, além do dano que faz às nossas almas, prejudica as melhores causas”.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

23 de dezembro de 2021

O AMOR FRATERNO É FONTE DE ALEGRIA

"Como é bom e agradável que os irmãos vivam em união!" (Sl 133,1)
Quem nunca experimentou essa imensa alegria de estar unido aos irmãos, vivendo em harmonia e no amor recíproco?
É uma alegria que ninguém pode tirar do nosso coração: a alegria de saber que nunca estamos sozinhos, que em todos os momentos podemos contar com os irmãos.
É a alegria do céu que invade a terra. Sim, porque o amor é a única virtude que continua após a morte. O amor está em Deus. Deus é amor.
A alegria que nos vem do amor recíproco é de natureza divina e, portanto, é invencível.
O amor recíproco é fonte de alegria e não de euforia, uma alegria que é discreta, mesmo se intensa.
O amor recíproco é fonte de alegria porque é uma força que move montanhas, que supera todos os obstáculos, que transforma a dor em mais amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

oração da Quarta-feira

Oração da Quarta-Feira

Amado Deus, Eterno Pai,

De Tuas Divinas mãos acolho este dia que já nasce cheio da Tua graça!
Hoje tenho mais uma oportunidade de praticar o bem, de trilhar no Teu ensinamento e dormir com a consciência tranquila.
Rogo-Te que não me deixe desviar desse caminho, Pai! 
Esteja comigo, proteja-me contra o mal e corrija meus pecados. 
Peço proteção pra mim, minha família, amigos e todos os que aqui estão. 
Que eu saiba entender Teus planos, aquietar meu coração e por tudo agradecer. 
Amém!

Carbalildo

"Toda construção sólida demanda tempo."

Todos temos que prestar mais atenção em nossas construções.

A começar da construção do seu templo interior, as bases morais que formam o homem evoluído, que são as condições e ferramentas que carregamos para que suas demais construções tenham melhores alicerces.

Depois segue-se a construção da sua casa, sua família, local em que diretamente o homem educa sua sucessão no planeta, a medida em que prepara seus familiares, transferindo a estes a sua base e conhecimento da melhor forma possível.

Por fim vem o seu meio.
Neste o homem aporta seu conhecimento para que possa melhorar a sociedade como um todo, a medida em que planta sua colheita mais breve, cujos frutos há de se servir mais brevemente.

Na construção sólida, temos melhor capacidade de resistir as tentações mundanas e a desvios que se apresentam em nosso caminho.

Não tenha pressa, pois cada um de nós encontra-se em um estágio diferente no processo evolutivo e deste modo, sua edificação interna pode ainda apresentar muitas arestas a serem polidas.

Mas o importante é sempre continuar olhando para frente com a fé de que vamos crescer, tudo vai passar e todos alcançaremos a perfeição que nosso Pai Maior deseja de seus filhos.

Nesta quarta-feira de sol, aprecie sua obra com maior carinho e tolerância, pois quanto mais calma e serena ela for, melhor o desenvolvimento da sua obra.

Tenha um belo e proveitoso dia, galgando sempre seu conhecimento e a caminho do seu Norte Verdadeiro! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

22 de dezembro de 2021

REZAR UM PELO OUTRO COM SINCERIDADE DE CORAÇÃO

Procuro sempre cumprir o que prometo quando  se trata de orações. Muitas pessoas pedem-me orações por situações particulares que estão a viver ou a sofrer.
É impossível lembrar todos os nomes, mas diariamente entrego a Deus todas as pessoas que se recomendam às minhas orações. Mesmo se não digo todos os nomes, tenho certeza que Deus acolhe essas orações e não falta para ninguém a Sua assistência.
Mesmo se não estou próximo fisicamente, com a minha oração posso estar presente na vida dos familiares e amigos, sobretudo nos momentos difíceis. Porém, uma mensagem, um telefonema reforça a certeza de que estamos unidos.
Rezar um pelo outro com sinceridade de coração é como permitir que Deus aja através de nós. Entregar tudo nas suas mãos e agir guiados pelo amor. Essa é a força e o poder de Deus na nossa vida.

Apolonio Carvalho Nascimento

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

SANTO DO DIA – 21 DE DEZEMBRO – SÃO PEDRO CANÍSIO

 SANTO DO DIA – 21 DE DEZEMBRO – SÃO PEDRO CANÍSIO

Sacerdote e doutor da Igreja (1521-1597)

A catequese sempre exerceu um fascínio tão grande sobre Pedro Canísio que, quando tinha menos de treze anos, ele já reunia meninos e meninas à sua volta para ensinar passagens da Bíblia, orações e detalhes da doutrina da Igreja. Mais tarde, seria autor de um catecismo que, publicado pela primeira vez em 1554, teve mais de duzentas edições e foi traduzido em quinze línguas. Mas teve também grande atuação no campo teológico, combatendo os protestantes.

Peter Kanijs para os latinos, Pedro Canísio nasceu em 8 de maio 1521, no ducado de Geldern, atual Holanda. Ao contrário dos demais garotos, preferia os livros de oração às brincadeiras. Muito estudioso, com quinze anos seu pai o mandou estudar em Colônia e, com dezenove, recebeu o título de doutor em filosofia. Mas não aprendeu somente as ciências terrenas. Com um mestre profundamente católico, Pedro também mergulhou, prazerosamente, nos estudos da doutrina de Cristo, fazendo despertar a vocação que se adivinhava desde a infância.

No ano seguinte ao da sua formatura, os pais, que planejaram um belo futuro financeiro para a família, lhe arranjaram um bom casamento. Mas Pedro Canísio recusou. Não só recusou como aproveitou e fez voto eterno de castidade. Foi para Mainz, dedicar-se apenas ao estudo da religião. Orientado pelo padre Faber, célebre discípulo do futuro santo Inácio de Loyola, em 1543 ingressou na recém-fundada Companhia de Jesus. Três anos depois, ordenado padre jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para Colônia e fundar uma nova Casa para a Ordem. Assim começou sua luta contra um cisma que abalou e dividiu a Igreja: o protestantismo.


EVANGELHO DO DIA

 

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
a criança pulou no seu ventre
e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito, exclamou:
'Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre!'
43Como posso merecer
que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
a criança pulou de alegria no meu ventre.
45Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.'

Palavra da Salvação.

Oração da Terça feira

Oração da Terça-feira

Deus, Pai de amor e misericórdia, 

Estamos gratos pelo dia maravilhoso que está iniciando e pela noite tranquila de restauração do nosso corpo físico. 
Cuida de nós, da nossa família, dos nossos amigos e desafetos e do nosso Brasil e, principalmente, cuida e tenha misericórdia dos aflitos, depressivos, doentes e alivia nossas dores. 
Dai-nos um dia repleto de bênçãos e cheio de energia positiva para que possamos superar todos os obstáculos que surgirem na nossa frente.
Obrigado, Pai, e abençoe-nos com o Teu amor divino.
Amém!

Apolônio de Carvalho

21 de dezembro de 2021

COMPARTILHAR COM O PRÓXIMO OS SOFRIMENTOS E AS ALEGRIAS

O desejo de fraternidade leva-nos a uma partilha plena com os irmãos, fazendo-nos colocar em comum alegrias e sofrimentos. 
É interessante ver que a partilha produz um efeito diferente, segundo a situação: um sofrimento partilhado traz a sensação de que o peso foi dividido e tornou-se mais leve: o sofrimento diminui; uma alegria partilhada traz a sensação de que a felicidade se multiplicou: a alegria aumenta.
Para se ter esse efeito na comunhão, a partilha deve ser feita de todo o coração, com muita sinceridade e espontaneidade.
Dessa forma não vem em relevo quem doa e quem recebe, pois já somos um só coração e uma só alma.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

EVANGELHO DO DIA 20 DE DEZEMBRO

 

Eis que conceberás e darás à luz um filho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

Naquele tempo:
26O anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José.
Ele era descendente de Davi
e o nome da virgem era Maria
28O anjo entrou onde ela estava e disse:
'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe:
'Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus.
32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'.
34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso,
se eu não conheço homem algum?'
35O anjo respondeu:
'O Espírito virá sobre ti,
e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus.
36Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice.
Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril,
37porque para Deus nada é impossível'.
38Maria, então, disse:
'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!'
E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

oração da segunda-feira

Oração da Segunda-feira 

Amado Pai, Deus de amor infinito, 

Colocamo-nos diante de Ti neste momento para agradecer por mais um dia que o Senhor está nos concedendo. 
Agradecemos-Te por despertarmos com saúde, paz e força para superar os novos desafios do dia.
Perdoa as nossas falhas e imperfeições, capacite-nos para o bem; pedimos-Te neste dia que chuvas de bênçãos sejam derramadas sobre a vida dos nossos familiares, amigos e desafetos; que a Tua misericórdia e o Teu amor envolva cada vida que necessita experimentar destas bênçãos.
Que a Tua Santa Paz esteja em cada lar em que chegar essa oração e que a Tua vontade prevaleça nas nossas vidas.
Somos gratos, Senhor Deus, por tudo e continua conosco neste dia.
Amém!

São Filogônio - Bispo de Antioquia

*SANTO DO DIA*

*SÃO FILOGÔNIO, BISPO DE ANTIOQUIA*
Sua história enquanto cristão começa com seu casamento: Filogônio era casado e pai de uma filha. Era advogado e famoso por suas virtudes, a ponto tal que, quando morreu o bispo Vital, a população o designou como sucessor do bispo de Antioquia. Era o ano 319, as perseguições contra o cristianismo haviam cessado e Filogônio podia se dedicar à construção e reconstrução de igrejas. Morreu, segundo a tradição, no dia 20 de dezembro de 324, pouco tempo antes da realização do grande Concílio de Niceia que pretendeu colocar ordem na Igreja, pois a heresia de Ário se ampliava cada vez mais. Aliás, é justamente por meio dessa heresia que se há alguma notícia de Filogônio: numa carta escrita por Ário para Eusébio de Nicomédia, se conhece que todos os bispos do oriente comungavam com as ideias dele, Ário, e que apenas três haviam ficado contra ele; dentre os nomes desses três, surge o nome de Filogônio, como um dos que se mantiveram firmes em oposição à Ário. Também no ano de 386, São João Crisóstomo pronunciou um discurso de elogio a Filogônio e suas virtudes de santo homem que era.
*SANTO FILOGÔNIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* ALETEIA

NATAL ACOLHIDA, DIÁLOGO, CUIDADO E ENCONTRO! Pe. Gilberto Kasper

 

NATAL ACOLHIDA, DIÁLOGO, CUIDADO E ENCONTRO!

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

O Natal é a celebração de Deus que, em Jesus Menino, assume a fragilidade humana. A pessoa humana, tão sensível e pequena, se torna roupagem da manifestação de Deus. Desce o divino que eleva o humano.

 

            O Natal manifesta a determinação de Deus em querer encontrar-se conosco, propondo uma forma de acolher e cuidar de cada pessoa em sua peculiar dignidade. Torna-se por isso visível e palpável! O Natal é a “Sinodalidade” pura, porque o Senhor da Vida vem para “Caminhar Junto” de seu povo! Caminhemos juntos na comunhão, participação e missão neste ano!

 

            Natal é acolhida! Deus não desiste dos homens e por isso sempre encontra meios de bater a nossa porta. “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3,21). Em tempos de insegurança temos medo de abrir as portas e isto pode impedir de acolher o Senhor que quer habitar em nossa casa, fazer refeição conosco e oferecer a salvação. São tantas as batidas em nossas portas: telefonemas, e-mails, mensagens de Whats App, carteiros trazendo cartões, vendedores… Abrir a porta requer atitudes de discernimento, acolhida e hospitalidade.

 

            Natal é diálogo! Deus, para realizar o seu projeto de amor, recebeu a acolhida de Maria. Inicia um diálogo com ela que termina com as palavras de Maria “Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). O diálogo requer escuta, argumentação, proposição e respeito entre os dialogantes. O diálogo possibilita conhecer as pessoas e criar laços de solidariedade e amizade. O contrário do diálogo são os fundamentalismos. Que aprendamos a dialogar com Deus e as pessoas.

 

            Natal é cuidado! Todas as criaturas necessitam de cuidado. O ser humano com a sua criatividade e inteligência tem uma imensa capacidade de desenvolver meios de cuidado e de destruição. Ao mesmo tempo em que assistimos imensos avanços na medicina para cuidar da vida, assistimos o desenvolvimento de tecnologias que geram a morte. “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24). Deus restabelece a confiança de José em Maria e ele passa a cuidar de Maria e de Jesus. Cuidar uns dos outros é sinal de escuta da vontade de Deus.


            Natal é encontro! “Encontrarão um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” (Lc 2,12). Os pastores, em sua simplicidade, acolheram a mensagem do anjo e foram ao encontro do Deus Menino, deitado na manjedoura. Só o encontraram por que abriram a porta da sua vida e assim estabeleceram um diálogo.

 

O Natal é a “Sinodalidade” concreta, porque o Senhor da Vida vem para “Caminhar Junto” de seu povo! Caminhemos juntos na comunhão, participação e missão em mais este aniversário de Jesus!

 

Feliz, santo e abençoado Natal repleto de toda minha ternura!

 

 

 

          

 

Apolônio de Carvalho

NÃO CONTAR COM AS NOSSAS FORÇAS, MAS CONFIAR EM DEUS

Algumas vezes nós dizemos que confiamos em Deus, mas no fundo apenas desejamos que Ele satisfaça os nossos anseios e nos dê uma ajuda para realizar os nossos projetos. Confiar em Deus significa dizer: "Eis-me aqui! Estou pronto para fazer a tua vontade!" Não contar com as nossas forças significa não confiar apenas nas nossas capacidades, mas entregar-nos por completo nas mãos de Deus. E não somente nas dificuldades, mas a todo momento. Podemos ser habilidosos e talentosos em vários campos do saber humano. Todavia, saber escutar os outros e aprender com eles é a habilidade que nos faz chegar mais próximo à perfeição. O amor ao próximo e a confiança em Deus nos dão a certeza do êxito.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

domingo, 19 de dezembro de 2021

Santo Anastácio I - Papa

*SANTO DO DIA*

*SANTO ANASTÁCIO I, PAPA*
O Liber Pontificalis – livro que contém a história de papas da antiguidade – o define como romano. Combateu com energia a heresia donatista nas províncias no Norte da África. Na base dessa heresia, estava o rigorismo defendido pelo bispo Donato (donde o nome “donatismo”), bispo da Numídia, no Norte da África. Dentre tantas ações, papa Anastácio é mais conhecido pela controvérsia contra o origenismo, isto é, ele foi totalmente contrário à posição defendida por alguns partidários de Orígenes – um grande escritor eclesiástico – segundo a qual, as almas seriam eternas e os demônios poderiam também se converter e alcançar a salvação, tornando o inferno algo obsoleto. A história guarda também a memória da amizade que papa Anastácio nutria por São Paulino, bispo de Nola: entre os dois houve uma intensa troca de cartas. Não obstante sua operosidade, o pontificado de papa Anastácio foi breve, tendo durado cerca de dois anos. Ele morreu no dia 19 de dezembro de 401, e seu túmulo encontra-se na via Portuense, em Roma. São Jerônimo chegou a tecer grandes elogios à Anastácio. Num de seus discursos, Jerônimo afirma que se o papa morreu cedo, foi por respeito da Providência, pois assim o papa foi poupado de assistir ao trágico espetáculo da queda de Roma, por obra do bárbaro Alarico. O culto à memória de Santo Anastácio logo floresceu em Roma, pois há indícios da celebração de sua memória já a partir do século V.
*SANTO ANASTÁCIO I, PAPA - ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* ALETEIA

Evangelho de hoje

*19/12/2021 - DOMINGO 4º. DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO*

*1ª. Leitura:* (Mq 5,1-4)
*Salmo responsorial:* 79(80)
*2ª Leitura:* (Hb 10,5-10)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 1,39-45)*

*39  Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.  40  Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.  41  Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42  Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!  43  Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?  44  Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.  45  Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Carbalildo

"Não alimentes a imaginação doentia, acalentando desejos infelizes."

Nossa vibração segue a linha de nosso pensamento.

Isto é um fato e a nossa consciência sabe de nossas verdades, sem a menor possibilidade de nos escondermos deste julgamento.

Diante disto, sempre que tivermos pensamentos não bons, nossa vibração assim atrairá espíritos semelhantes que se aproximarão e lhe acompanharão pelo simples prazer desta vibração.

Jesus nos ensinou a “vigiar e orar” para que pudéssemos nos proteger destes espíritos malignos, uma vez que quando oramos, melhoramos nossa vibração e, quando vigiamos,  evitamos pensar em coisas ruins, também melhorando nosso padrão vibratório.

Pense em amor, em felicidade e em alegria, pois assim estarás sempre vibrando luz e atraindo irmãos mais elevados que, além de lhe trazer maior proteção, lhe trarão também conhecimento e felicidade.

Que o seu dia de domingo seja muito tranquilo e feliz, concedendo-lhe uma Semana de Bênçãos! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

19 de dezembro de 2021

FAZER A VONTADE DE DEUS COM TODO O CORAÇÃO

Oportunidades surgem a cada instante, mas devemos fazer escolhas.
Deus quer que tenhamos iniciativas. Ele quer-nos prósperos em tudo. Do ponto de vista material, e mais ainda do ponto de vista espiritual.
Podemos ter tudo, mas nunca devemos esquecer de pedir-Lhe o pão nosso de cada dia.
Podemos ter espírito inovador, mas nunca devemos esquecer de dizer: "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu."
Lembremos em nossas ações, uma frase de Jesus: "Porque onde está o teu tesouro, ali está também o teu coração." (Mt 6,21)
Podemos ter tudo, mas o nosso coração deve estar em Deus e a sua vontade deve estar no nosso coração.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 18 de dezembro de 2021

Evangelho de hoje

*18/12/2021 - SÁBADO -  3ª. SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO.*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt, 1,18-24)*

*18  A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria,  sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.  19  José,  seu marido, era justo e,  não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.  20  Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.  21  Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".  22  Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta:  23  "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa:  Deus está conosco".  24   Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

O AMOR RECÍPROCO CRIA COMUNHÃO

O amor recíproco nos torna um só coração e uma só alma, isto é, cria comunhão. A comunhão criada quando existe o amor recíproco tem a característica de ser espontânea, livre. Nenhuma regra pode me obrigar a estar em comunhão com os irmãos e irmãs. É uma atitude que nasce espontaneamente em meu coração, quando vivemos entre nós o amor recíproco. Tudo o que somos e tudo o que possuímos, nós queremos que seja em comunhão com todos, para o bem de todos. Isso não impede que eu tenha bens pessoais. Porém, quanto mais eu tenho, mais posso colocar em comunhão. Administro os meus bens para o bem de todos, motivado pelo amor mútuo entre nós.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

carbalildo

"No exercício constante do bem é que nos fortalecemos."

No início de nossa evolução, quando fazemos o bem, pode até ser que não seja de forma natural, expontânea.

Mas com o tempo, começamos a entender os benefícios do amor fraternal e as boas atitudes começam a ser feitas espontaneamente.

O que realmente sentimos quando fazemos algo é que verdadeiramente importa, uma vez que a energia gerada pelo nosso pensamento e vibração, irá revestir nossos atos com boas ou más vibrações.

Saibamos que todos estamos aqui para crescer e evoluir como pessoa.

Temos que aprender a amar indistintamente e tornar da sua felicidade, a felicidade de todos, protegendo, auxiliando e abraçando a vida com muito carinho e amor.

Portanto tente se disciplinar a fazer o bem o tempo todo, não se permitindo sequer pensar em prejudicar alguém pois, neste breve momento de fraqueza, sua vibração atrairá irmãos não amorosos para sua proximidade e estes se aprazem da sua infelicidade.

Neste sábado, procure vigiar seus pensamentos e atitudes, procurando leves sentimentos amorosos e encontrando na caridade, uma suave sensação de calma e amor fraternal, a lhe trazer benefícios indescritíveis.

Que o seu dia seja muito proveitoso e relaxante! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

O AMOR RECÍPROCO CRIA COMUNHÃO

O amor recíproco nos torna um só coração e uma só alma, isto é, cria comunhão. A comunhão criada quando existe o amor recíproco tem a característica de ser espontânea, livre. Nenhuma regra pode me obrigar a estar em comunhão com os irmãos e irmãs. É uma atitude que nasce espontaneamente em meu coração, quando vivemos entre nós o amor recíproco. Tudo o que somos e tudo o que possuímos, nós queremos que seja em comunhão com todos, para o bem de todos. Isso não impede que eu tenha bens pessoais. Porém, quanto mais eu tenho, mais posso colocar em comunhão. Administro os meus bens para o bem de todos, motivado pelo amor mútuo entre nós.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Carbalildo

"Mesmo quando faça o certo, se a tua intenção não for boa, estarás errando."

Todos nós geramos vibrações em conformidade com nossos pensamentos e emoções.

Este é o ponto inicial e principal a ser compreendido.

O mais importante em nossas atitudes é sempre querer fazer o bem, pois a nossa consciência sempre será o nosso primeiro juiz, a lhe mostrar a sua verdadeira intenção.

Portanto ao fazemos algo, sempre revestimos nossos atos com as verdadeiras vibrações de nosso íntimo.

Muitas vezes, mesmo quando estamos fazendo o certo, nossa verdadeira intenção não condiz com nossos atos e acabamos por revestir atos bons com energias ruins e vice-versa.

Daí a importância de vigiar seus pensamentos e emoções, procurando sempre pensar com clareza e bondade, trazendo Luz a sua vida, seus atos e seus relacionamentos.

Errar quando desejamos fazer o melhor, poderá acontecer sim, porém não fará tanto mal como fazer o certo desejando fazer o mal.

A caridade, como exemplo, somente será verdadeira quando for feita de modo honesto, com humildade e bons sentimentos, sem humilhar a quem recebe e sem objetivos terceiros.

Nesta situação, a leveza será o seu sentimento e a gratidão será o retorno, momento em que as partes receberão o verdadeiro amor e as recompensas na vida eterna.

Nesta sexta-feira procure ser honesto consigo mesmo e tente melhorar seu padrão vibratório, imprimindo características de bondade em seus atos e angariando fortunas para a vida eterna.

Tenha um lindo dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

SÃO LÁZARO DE BETÂNIA - 17 DE DEZEMBRO

 

HISTÓRIA DE SÃO LÁZARO de betânia


São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Era irmão de duas mulheres que se tornaram conhecidas pelos Evangelhos: Marta e de Maria. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, em suas andanças missionárias, anunciando o Reino de Deus, sempre ia se hospedar na casa de Lázaro. O nome Lázaro vem do grego. Em hebraico seria Eleazar, e quer dizer "Deus ajudou".

Vida de São Lazaro

Lázaro era estimado e respeitado pela comunidade hebraica, pela origem nobre, honestidade e religiosidade da família. Lázaro foi um personagem especial na Bíblia, pois é a única pessoa por quem Jesus chora no Novo Testamento. Lázaro foi ressuscitado por Jesus após a sua morte, a pedido de Marta, sua irmã, que foi inabalável na fé. Lázaro já estava cheirando mal. Já fazia quatro dias que estava sepultado, quando Jesus chegou para chamar-lhe à vida novamente.

Foi um dos maiores milagres de Jesus. Trata-se do último grande “sinal” realizado por Jesus, depois do qual os sumos sacerdotes reuniram o Sinédrio e decidiram matá-lo; e decidiram matar também o próprio Lázaro, que era a prova viva da divindade de Cristo, Senhor da vida e vencedor da morte.

Alguns escritos muito antigos afirmam que Lázaro e suas irmãs foram para a ilha de Chipre. Lá, ele se tornou bispo de Citio, hoje Lamaca.

Relíquias

Sua tumba original, feita de mármore, estava localizada no local onde hoje está a igreja de São Lázaro, em Lamaca. De acordo com registros históricos, suas relíquias foram levadas para Constantinopla por ordem do imperador Leão VI, o filósofo, e várias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria. Em 1972, porém, arqueólogos encontraram achados com inscrições de que seriam os restos mortais de São Lázaro. Estes restos estavam escondidos abaixo da igreja de Lamaca. Este local, hoje, está bem preservado, debaixo da igreja. Ele é um local de peregrinação e é aberto à visitação pública.

A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lamaca, construída em 890 d.C., era um templo cristão do século V, no qual existia um sarcófago com a inscrição: "Lazaro, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição de que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado", em Lamaca, na ilha de Chipre.

Devoção a São Lazaro

A devoção a São Lázaro era muito comum na Igreja antiga. São Lázaro começou a ser venerado já no início do cristianismo, como diz São Jerônimo, e as peregrinações eram feitas á sua casa, em Betânia, e ao túmulo de onde Jesus o ressuscitara.

São Lázaro teve o privilégio de ter dois túmulos, pois morreu duas vezes. Muitas vezes pensou-se que São Lázaro fosse o pobre, miserável e cheio de feridas da parábola contada por Jesus. Por isso, na Idade Média, foi tido como o padroeiro dos leprosos. Mas esta  associação é errada e hoje não é mais usada. Sua festa é celebrada no dia 17 de dezembro.

 

São João da Mata

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO DA MATA, SACERDOTE E FUNDADOR DOS TRINITÁRIOS*
A missão de salvar cristãos prisioneiros dos turcos foi mostrada a João da Mata em uma visão que teve ao celebrar logo a sua primeira missa. Essa foi a motivação que tornou possível a Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou somente Padres Trinitários, como são conhecidos, que tinha como objetivo resgatar cristãos presos e mantidos como escravos pelos inimigos muçulmanos. Nessa época, o Império Otomano, dos turcos muçulmanos, dominava aquelas regiões. A nova Congregação foi fundada em 1197 por João da Mata, com o apoio do religioso Félix de Valois, considerado seu co-fundador, também celebrado pela Igreja. A autorização da Igreja veio através do papa Inocêncio III, um ano depois. Mas João, antes de procurar o auxilio de seu contemporâneo Félix, já levava uma vida social e religiosa voltada para a luta a favor dos oprimidos. João da Mata nasceu em 23 de junho de 1152, em Francon, no sul da França, e desde pequeno mostrou sua preocupação para com os injustiçados. Ele chegava a dividir com os pobres todo o dinheiro que recebia dos pais para seu divertimento. Depois de tornar-se sacerdote e ter-se doutorado em teologia em Paris, procurou Félix, que vivia recluso e solitário, com o qual conviveu por três anos. Nesse período, planejaram a criação da nova Ordem e a melhor maneira de lutar pela liberdade dos cristãos, então subjugados, segregados e muitos mantidos em cativeiro. Para isso ele ergueu, então, a primeira comunidade em Cerfroi, região deserta nos arredores de Paris, que depois se tornou a Casa-mãe da Ordem dos Trinitários. De lá os sacerdotes missionários formados passaram a soltar os cativos, levando-os, em triunfo, a Paris. O próprio João da Mata organizou uma expedição à África, onde resgatou, pessoalmente, um grande número de cristãos em cativeiro. Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado sangrando pelas ruas de Túnis, na Tunísia. Recuperou-se, reuniu os cristãos e os embarcou num navio que devia levá-los a Roma. O barco acabou sendo atacado, teve as velas rasgadas e o leme quebrado. Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Óstia. Depois, muitos outros cristãos foram libertados dessa maneira, na África, pelos integrantes que engrossavam a nova Congregação. A Ordem dos Trinitários cresceu tanto que seu fundador teve de construir várias outras casas comunitárias, tamanha era a solicitação para o ingresso. João da Mata morreu santamente, no dia 17 de dezembro de 1213. O papa Inocêncio XI elevou à honra dos altares são João da Matha, cuja celebração foi estabelecida para o dia de sua morte.
*SÃO JOÃO DA MATA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS*

*FONTE:* ARQUISP/ PAULINAS

Evangelho de hoje

*17/12/2021 - SEXTA-FEIRA DA 3ª. SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 1,1-17)*

*1  Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.  2  Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos.  3  Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esron; Esron gerou Aram;  4  Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon;  5  Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé.  6  Jessé gerou o rei Davi. David gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias.  7   Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;  8  Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias;  9  Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;  10  Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias.  11  Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.  12   Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;  13  Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim;  Eliaquim gerou Azor;  14  Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;  15  Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó.  16  Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus,  que é chamado o Cristo.  17  Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia,  quatorze; e do exílio na Babilônia,  até Cristo,  quatorze.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Oração da Sexta-feira

Oração da Sexta-Feira 

"Pai de infinita bondade, de infinita misericórdia, de infinito amor.
Hoje quero agradecer-te por tudo:
-Pela minha existência, que foi concedida para meu aprendizado espiritual.
-Pela minha família, onde tenho a oportunidade de reencontrar espíritos pelos quais estou unido pelos laços do amor e também para resgatar pelos mesmos laços, os meus erros de outras existências.
-Pelos amigos que me amam e me apoiam e também pelos inimigos que me dão preciosas lições.
-Pela saúde física que tenho e também pela doença eventual, que me lembra a valorizar e cuidar do meu corpo físico.
-Pela minha saúde mental e por estar aprendendo a vigiar meus pensamentos, agora que já sei que espírito e corpo interagem o tempo todo.
-Pelos momentos felizes, que fazem sentir-me tão especial e também pelos momentos críticos em minha vida, onde reavalio meus conceitos e sempre busco a evolução.
-Pela caridade que eu possa fazer ao próximo, sem a menor intenção de enaltecer-me e sim enaltecer o Teu nome, Pai, pois que és a fonte de todo o amor.
-Por um dia o Senhor ter me criado e, em Tua infinita sabedoria e justiça, ter dotado-me do livre arbítrio, a fim de que eu buscasse, por mim mesmo, o meu caminho evolutivo.
-Por tudo enfim, Pai, que sempre tens feito por mim, através do Teu infinito amor a todas as obras da Tua criação, muito obrigado! 

(Produzida por Chico Xavier e amigos)

Apolônio de Carvalho

17 de dezembro de 2021

TER A CERTEZA DE QUE SOMOS AMADOS POR DEUS

Nós podemos dizer que conhecemos Deus quando descobrimos o seu amor infinito, quando o sentimos de modo pessoal. Sim, cada ser, cada criatura é amada de modo imenso e exclusivo.
O seu amor permeia toda a nossa vida, todos os acontecimentos, toda a história da humanidade.
A vida não é um fenómeno, é amor. A harmonia do cosmo é amor, assim como um simples gesto de doação é amor.
Eu sei que Deus é amor através da fé, mas eu tenho certeza de que sou amado por Ele, quando eu também vivo o seu amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Evangelho de hoje

*16/12/2021 - QUINTA-FEIRA DA 3ª. SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 7,24-30)*

*24  Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?  25  O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis.  26  Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta.  27  É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’.  28  Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”.  29  Todo o povo ouviu, e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus e receberam o batismo de João.  30  Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Adelaide

*SANTO DO DIA*

*SANTA ADELAIDE*
Adelaide nasceu em 931, filha do rei da Borgonha. Casou cedo com o rei Lotário, na Itália. Mas três anos depois ficou viúva. Seu marido foi morto numa batalha. O rei adversário enviou Adelaide para a prisão, onde sofreu maus tratos terríveis. Contudo ajudada por amigos leais, conseguiu a liberdade. Viajou para a Alemanha para pedir o apoio do imperador Oton. Esse, além de lhe devolver a corte, casou-se com ela. Assim, tornou-se a imperatriz Adelaide, caridosa, piedosa e amada pelos súditos. Mas o infortúnio a acompanhava. Ficou viúva de novo e passou a ajudar o filho, Oton II, no governo. Mas o filho casou-se com uma imperatriz grega, Teofânia, maldosa e ciumenta, que passou a perseguir a rainha, até conseguir que ela fosse exilada. Fugiu para Roma, mas a preocupação com o seu reino não a abandonava. Lembrava dos pobres que precisavam de seu auxílio. Alguns anos depois o filho arrependeu-se e mandou buscar sua mãe. Adelaide se reconciliou com filho e a paz voltou ao reino. Entretanto o imperador morreria logo depois. Teofânia, sua nora, agora regente, pretendia matar a sogra. Só não morreu, porque Teofânia foi assassinada antes, quatro semanas depois de assumir o governo. Adelaide se tornou a imperatriz regente da Alemanha. Administrou com justiça, solidariedade e piedade. Nos últimos anos de vida Adelaide foi para o convento beneditino na Alsácia. Morreu ali com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999.
*SANTA ADELAIDE, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A vida de Santa Adelaide emociona pelos sofrimentos que passou. De rainha tornou-se prisioneira, sofreu maus tratos e passou por diversas privações, para depois, finalmente assumir um império. Tudo isso dentro da honestidade, vivendo uma existência piedosa, de muita humildade e extrema caridade para com os pobres e doentes.
*FONTE:* A12

oração da Quinta feira

Oração da Quinta-Feira 

Eterno Pai Celestial,

Entrego este dia em Tuas Mãos Benditas e já começo agradecendo pela noite de sono, tendo a certeza que irás me acompanhar em todos os momentos. 
Manda Teus Santos Anjos nas situações difíceis, Senhor.
Deus, em Ti confio e acredito e sei que Tens o melhor pra mim. 
Rogo-Te proteção pra mim, minha família, amigos e todos os que aqui estão. 
Que eu saiba entender Teus planos, aquietar meu coração e por tudo agradecer. 
Amém!

Carbalildo

"O que tens feito para não te revelares tão frágil diante das dificuldades?"

Se o ser humano realmente entendesse que nossos obstáculos se apresentam com o único objetivo de nos fazer crescer, talvez a vida fosse muito mais fácil de ser vivida e as dificuldades fossem recebidas sempre com a gratidão no coração.

Somente com a idade mais avançada, o homem percebe o presente que recebeu de seus mestres durante a infância e concede aos “apertos” recebidos, a importante preparação tão necessária à vida futura.

Sendo assim, levante a cabeça e siga em frente sempre.

Tenha a certeza de que tudo passa e o aprendizado lhe fará uma pessoa melhor.

Assim perceberás que a fragilidade que julgava ter face às dificuldades encontradas, nada mais são do que um bloqueio psicológico criado por você mesmo para dar a este obstáculo, uma dimensão muito maior do que a real.

Nesta quinta-feira nublada, ao se deparar com qualquer dificuldade, lembre-se que esta existe para o seu bem e confia em ti e em Deus.

Tenha fé.

Receba os problemas com tranquilidade e calma, pedindo auxílio ao seu mentor espiritual caso julgues não ser capaz de resolver determinada situação.

Você perceberá que sua vida será mais leve, seus problemas melhor administrados e a felicidade uma porta que está sempre ao seu lado, bastando abri-la para que seja perfeitamente deslumbrada e vivida.

Tenha um lindo e esclarecedor dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

SERVIR COM HUMILDADE

O sol quando se põe, não perde sua luz, continua a iluminar a terra de outra posição. Porém, ao esconder-se coloca em evidência a lua e as estrelas, dá lugar a elas. Ao partilharmos a luz que recebemos, não a perdemos, mas fazemos com que os outros descubram a sua própria luz e se sintam iluminados diretamente por Deus. Ao servir com humildade cada próximo pode parecer que diminuímos diante dos outros, mas na verdade, somos elevados ao primado do amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Santa Cristina

*SANTO DO DIA*

*SANTA CRISTINA (NINA)*
No século IV viveu a escrava Nina, que embora residisse em território pagão, era uma devota convertida do cristianismo. Seu exemplo de vida era tão fabuloso entre os pagãos que estes a chamavam de Cristiana, ou seja, a serva de Cristo. Sua história confunde dados históricos e fictícios. O certo é que Cristiana era muito procurada pelas pessoas que desejavam conforto espiritual e corporal. Uma das histórias sobre esta jovem nos conta que ela, procurada por uma senhora cuja filha estava gravemente enferma, rezou a Deus e fez com que a menina levantasse da cama sem sinal de dor ou enfermidade. Mas o grande fato da vida de Cristiana foi sua intervenção na vida de uma rainha da região onde morava. A pobre escrava, reconhecida pelos seus dons de cura, foi levada a presença da soberana, já desenganada pelos médicos. Com uma profunda oração Cristiana clamou a Deus e logo a rainha já estava recuperada. Também o rei, perdido durante uma tempestade na floresta, lembrou-se de Cristiana e de suas orações, e pediu ao Deus da jovem que o auxiliasse. A tempestade amainou e o rei pode retonar para casa. Nesse instante o rei sentiu a fé invadir seu coração. A partir da conversão dos soberanos, toda a nação foi progressivamente tomada pela fé cristã. Cristiana instruía o povo, catequizando e ensinando a vida de fé. Depois de uma vida fecunda, Cristiana faleceu em 330.
*SANTA CRISTINA/NINA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A santidade é uma vocação de todo cristão. O bom Deus nos permite que pessoas nos inspirem a vida cristã, mostrando-nos como é bonito e valioso seguir o caminho de Jesus. Santa Cristiana marcou a história da Igreja oriental com seus belos exemplos de bondade e alegria. Que ela nos inspire palavras e ações, sobretudo para com os enfermos, os quais eram amados pela jovem santa
*FONTE:* A12