terça-feira, 30 de novembro de 2021

Evangelho de hoje

*30/11/2021 - TERÇA-FEIRA DA 1ª. SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 4,18-22)*

*Naquele tempo,  18 quando Jesus andava à beira do mar da Galileia,  viu dois irmãos: Simão,  chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar,  pois eram pescadores.  19  Jesus disse a eles:  "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens".  20  Eles,  imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.  21  Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu,  e seu irmão João.  Estavam na barca com seu pai, Zebedeu,  consertando as redes.  Jesus os chamou.  22 Eles, imediatamente,  deixaram a barca e o pai e o seguiram.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santo André - Apóstolo e Martir

*SANTO DO DIA*

*SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO E MÁRTIR*
Era filho de um pescador da Galileia, de nome Jonas, e era irmão de Simão Pedro. Vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Jesus. Foi o primeiro apóstolo de Jesus. Ele é mencionado no Novo Testamento como estando presente nos mais importantes evento da vida e missão de Jesus. Aparece no episódio da multiplicação dos pães, onde depois da resposta de Felipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9). André participou da vida pública de Jesus, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Alguns historiadores citam que, depois de Jerusalém, foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi ali também que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local. Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de "X". Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa. 
*SANTO ANDRÉ, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santo André, primeiro apóstolo de Jesus, é representado na iconografia cristã como um missionário abraçado a uma cruz em forma de X. Padroeiro dos açougueiros, pescadores e mineradores, é também patrono de diversos países, como Escócia, Espanha, Rússia e Grécia.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

30 de novembro de 2021

CONSERVAR A PAZ A TODO  O CUSTO

Se eu mantiver acesa a chama do amor em meu coração, conservarei a paz em mim e ao meu redor a todo o custo.
Qualquer virtude praticada traz consigo a paz; ser amigo da verdade é garantia de paz.
Quando conservo a paz dentro de mim, isto é, quando tenho Deus em meu coração, eu levo a paz a todos os lugares.
"Onde não há amor, coloca amor e encontrarás amor." Essa frase de São João da Cruz aplica-se também à paz. Onde ela não existe, devo levá-la.
Com a paz dentro de mim, serei no mundo o seu embaixador.
Vivendo assim, as pessoas chamar-me-ão "promotor da paz", mas Deus chamar-me-á de "filho".

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

São Saturnino de Tolouse

*SANTO DO DIA*

*SÃO SATURNINO DE TOULOUSE, BISPO E MÁRTIR*
Santo Saturnino é uma das devoções mais populares na França e na Espanha. Sua vida pode ser confirmada em importantes documentos sobre a vida cristã na região da Gália, datados do ano 450. Esses documentos apontam Saturnino como primeiro Bispo de Toulouse. Esta região era marcada pela existência de algumas comunidades cristãs que resistiam ao paganismo. As frequentes brigas faziam com que o número de fiéis diminuísse a cada dia. A chegada de Saturnino deu novo ânimo à vida destas comunidades católicas. O missionário pregava com fervor, convertendo quase todos os habitantes ao cristianismo. Seu nome foi tão conhecido que logo consagrou-se bispo da região. Embora houvesse um decreto do imperador, proibindo e punindo com a morte quem participasse de missas, Saturnino continuou com o Santo Sacrifício da missa, a comunhão e a leitura do Evangelho. Assim, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram descobertos reunidos e celebrando a missa num domingo. Foram presos e julgados. Como não quis ceder aos apelos dos pagãos, Saturnino foi amarrado pelos pés ao pescoço de um touro bravo e arrastado pelas ruas da cidade. São Saturnino, com os membros despedaçados, morreu pouco depois e seu corpo foi abandonado no meio da estrada, recolhido por duas piedosas mulheres, dando-lhe sepultura em uma fossa muito profunda. 
*SÃO SATURNINO DE TOULOUSE, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão:*
As primeiras comunidades cristãs surgiram do esforço e do testemunho de homens e mulheres simples, mas que acreditavam piamente nas promessas do Cristo. Assim, quando olhamos hoje nossa religião, devemos ter consciência de que as coisas foram conquistadas com esforço e dependem de nossa boa vontade e trabalho para manterem sua fidelidade ao projeto original de Jesus.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*29/11/2021 - SEGUNDA-FEIRA DA 1ª. SEMANA DO TEMPO DO ADVENTO*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 8,5-11)*

*Naquele tempo,  5 quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6 "Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa,  sofrendo terrivelmente com uma paralisia".  7  Jesus respondeu: "Vou curá-lo".  8  "O oficial disse: " Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize  uma só palavra, e o meu empregado ficará curado.  9  Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem: e digo ao meu escravo:  'Faze isto!', e ele faz".  10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: " Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém  que tivesse tanta fé.  11  Eu vos digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa no reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

ADVENTO, MEMORIAL DA ESPERANÇA! Pe. Gilberto Kasper

 

ADVENTO, MEMORIAL DA ESPERANÇA!

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Reunindo desejos, sonhos e utopias da humanidade por profundas transformações e dias melhores, manifestadas em veementes clamores em nossos dias, iniciamos o tempo do Advento, o memorial da esperança, que alarga nossa vida para acolher o grande mistério da encarnação. Na perspectiva do Natal e Epifania do Senhor, como acontecimentos sempre novos e atuais, vislumbramos vigilantes e esperançosos, a lenta e paciente chegada de seu Reino e sua manifestação em nossa vida e na história. O Senhor nos garante que, nesta espera, não seremos desiludidos.

A coroa do Advento, feita com ramos verdes, fita vermelha, com quatro velas que progressivamente se acendem, com um rito apropriado, nos quatro domingos do Advento, retoma o costume judaico de celebrar a vinda da luz à humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais, expressa nossa prontidão e abertura ao Senhor que vem e quer nos encontrar acordados e com nossas lâmpadas acesas.

A Novena de Natal, preparada carinhosamente pelo nosso Seminário Maria Imaculada, pela Comissão para a Liturgia da Arquidiocese de Ribeirão Preto, o Pilar do Pão, e alguns padres colaboradores, é um instrumento muito importante para ajudar-nos viver, em família e em comunidade, este tempo de piedosa e alegre expectativa, este tempo de preparação para o Natal do Senhor. Neste ano ela é novamente impressa. Basta encomendá-la pelo Site: www.arquidioceserp.org.br.

Advento é também tempo especial de escuta e atenção à Palavra de Deus. Tempo de nos engravidar da Palavra, gestando em nós e entre nós o Verbo, como Maria, figura que tem especial destaque neste tempo.

Esperança tem muito a ver com perseverança. Perseverar em Deus. Não se trata de esquecer o que vivemos e seguirmos como se nada tivesse acontecido. Podemos viver calejados, com cicatrizes na alma, algumas vezes com momentos de dor, mas nunca perder a Esperança de que dias melhores virão.

A Esperança não nos ilude, mas nos faz caminhar com serenidade, acreditando que novas possibilidades surgirão, como nos fazia ver o Papa Francisco quando ainda era Arcebispo de Buenos Aires: “Caminhar, de certo modo, já é entrar numa Esperança viva. Assim como a verdade, a Esperança é um dom que nos faz seguir adiante e nos convida a acreditar que cada novo dia trará consigo o pão necessário para a nossa subsistência”.

            Como alpinistas da graça divina, precisamos seguir em frente. Do meio das sombras nascerá a luz. Na hora da dor, brotará a verdadeira Esperança.

            Bem por isso, iniciamos o rico tempo em preparação ao Natal do Senhor, a Luz que veio iluminar os corações aquecidos pelo Príncipe da paz, num Advento, O Memorial da Esperança!

Evangelho de ontem

*28/11/2021 - DOMINGO - 1º. DOMINGO DO ADVENTO*

*1ª. Leitura:* (Jr 33,14-16)
*Salmo responsorial:* 24(25)
*2ª. Leitura:* (1 Ts 3,12-13.4,1-2)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,25-28.34-36)*

*Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 25  “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.  26  Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.  27  Então eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória.  28  Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.  34  Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós;  35  pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.  36  Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Tiago das Marcas

*SANTO DO DIA*

*SÃO TIAGO DAS MARCAS*
Nasceu na região das Marcas, na Itália, no ano de 1394. Seu nome de batismo era Domingos. Ficou órfão ainda menino e foi educado na vida cristã por um tio. Dedicou sua juventude para diplomar-se em Direito Civil. Mas a vontade de consagrar-se a Deus foi mais forte e o jovem tornou-se um franciscano, assumindo o nome de Tiago das Marcas, em homenagem à região onde tinha nascido. Foi discípulo de Bernardino de Sena, o grande pregador franciscano da época. Tiago das Marcas consagrou sua vida à pregação. Percorreu toda a Itália, a Polônia, a Boêmia, a Bósnia e depois foi para a Hungria, obedecendo a uma ordem direta de Roma. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para construir um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da Regra da Ordem Franciscana. Viveu em extrema penitência e oração, oferecendo seu sacrifício a Deus para o bem da humanidade, sempre tão necessitada de misericórdia. Fazia jejuns tão severos que precisou receber o Sacramento da Unção seis vezes. Ainda assim chegou à idade de oitenta anos. Faleceu em Nápoles, no dia 28 de novembro de 1476. 
*SÃO TIAGO DAS MARCAS, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A simplicidade de vida marca a existência dos santos de Deus. Quando colocamos Deus em primeiro lugar em nossa vida, o restante torna-se apenas detalhe, que administramos de acordo com a inteligência que recebemos do nosso Criador. Viver de forma simples garante-nos a proximidade com Deus.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

29 de novembro de 2021

TRABALHAR PELO BEM COMUM

Cada um de nós individualmente é responsável pelo bem comum.
Na relação com as pessoas, na nossa profissão, na família, entre os amigos, podemos ser promotores do bem comum.
Quando somos justos, as nossas atitudes influenciam positivamente na vida social e coletiva. O que significa que trabalhamos pelo bem comum.
O respeito e a aceitação das diferenças torna-nos construtores de paz e harmonia em todos os lugares onde vivemos.
A nossa relação saudável com o meio ambiente ajuda na construção de uma sociedade sustentável, no presente e no futuro.
Para trabalhar pelo bem comum é necessário ter consciência, atitudes proativas, disposição em servir, amor ao próximo.

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 28 de novembro de 2021

Carbalildo

"A ideia infeliz que se demora contigo é sinal de desajuste interior."

Nossos pensamentos nos trazem emoções e sentimentos que, por sua vez, nos fazem vibrar o coração de diferentes modos.

Pensamentos infelizes nos fazem vibrar de modo infeliz, cuja energia não será a melhor e consequentemente nos fará mais infelizes.

Tenhamos o conhecimento de que somos motoristas da nossa vida.

Podemos escolher as estradas que andamos e a forma ou velocidade de o fazer.

Se avaliarmos os obstáculos com os olhos de um mestre, perceberemos que as provas apresentadas pela vida sempre objetivam o crescimento do aluno, por mais dura e difícil que possa parecer.

Nem por isto deixamos de ser gratos aos nossos professores que nos apertaram na educação que hoje temos, as quais inegável é contradizer a participação.

Portanto encaremos os obstáculos com maior gratidão e perceberemos que tais lições da vida nos serão menos penosas, menos infelizes.

Por esta razão eu digo-lhes que somos os pilotos de nossa vida, a medida em que escolhemos ficar a sofrer ou a ser feliz.

O importante na vida é crescer e evoluir, com fé de que nosso Pai Maior está a nos acompanhar e cuidar.

Para isto, muito importante que a sua vibração seja de felicidade, sem ódio ou mágoa, rancor ou impaciência.

Encare a vida sempre com a felicidade de uma criança e a leveza de uma folha.

Neste domingo de sol e nuvens, procure ser otimista e feliz, deixando feliz a todos que lhe acompanham, pelo simples fato de perceberem a felicidade e boa vibração constante vinda de ti.

Bom Domingo e uma Semana Abençoada! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

REZAR E SER VIGILANTE

Ser vigilante é ser prudente, é estar atento ao apelo da caridade, é submeter a própria vontade à vontade de Deus. Ser vigilante é estar pronto para o momento final desde agora, é viver cada dia como se fosse o último, é amar cada irmão ou irmã como se fossem únicos, é fazer-se "nada" para que Deus seja "tudo" em nós. Ser vigilante é saber amar, também com gestos mínimos, mas com grandeza de coração, é colocar-se em último lugar, é ser o servo de todos. Ser vigilante é saber rezar o tempo inteiro, pois a oração é o nosso relacionamento constante com Deus. Ser vigilante é, por fim, não saber o dia nem a hora, mas manter a lâmpada acesa para o encontro com o Amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom domingo do Advento.

sábado, 27 de novembro de 2021

carbalildo

"O Tempo é o mais justo dos juízes. Não menosprezes o valor dos minutos."

Ainda não temos uma definição de tempo totalmente conhecida, havendo muito ainda a ser compreendido.

A verdade sempre se apresenta de modo a tornar os fatos conhecidos e então o julgamento alheio acontece.

Baseado nas afirmações acima, podemos concluir que mais cedo ou mais tarde, iremos ser julgados pelos nossos atos.

Mas não esqueçamos também das energias.

Imensa Lei que nos une e acaba sendo o primeiro de nossos juízes, a medida em que se apresenta para nós da forma com que  o coração gerador sente, sem aparências ou devaneios.

Atos maldosos geram energias ruins e estas acabam ficando parcialmente ao seu redor, trazendo-lhe sensações ruins e desconfortantes.

Este com certeza é o seu juiz interno a lhe dizer a realidade dos atos, a lhe apresentar o retorno moral de suas decisões e lhe retornar com sua análise moral dos seus atos.

A medida em que evoluímos, carregamos conosco nossos aprendizados e estes nos levam a perfeição do ser, que se caracterizam também na moral e ética do homem e, dado a capacidade e velocidade do pensamento, se tornam  juízes que antecipam nossos atos e reduzem nossos erros.

A nossa consciência sempre nos retornará nossos atos passados, gerando a energia do momento lembrado e trazendo as sensações e orgulho pelos acertos e conquistas, bem como arrependimento pelos erros cometidos.

Mas independente da Lei dos homens ou mesmo do próprio juízo, ainda existem as Leis da Vida a nos trazer o aprendizado e o reencontro, a reaproximar irmãos que se afastaram pelos erros cometidos, trazendo a oportunidade do verdadeiro perdão e recomeços constantes.

Nossa vida eterna vai e volta, trazendo-nos a colheita pelas plantios feitos e, tenhamos a certeza, de modo tão justo que nada ficará para trás de modo a que sequer imaginemos a possibilidade de sairmos sem colhermos as consequências de nossos atos.

Neste lindo sábado, medite seus atos e procure evitar seus erros.

Objetive ser leve e tranquilo, passando pela vida com a beleza do amor fraternal e perdoando a si pelos erros cometidos, bem como aos outros que lhe fizeram mal, gerando amor e vibrando felicidade.

Bom Dia! 🙏🏻🍀😘❤️

São Virgílio- Bispo

*SANTO DO DIA*

*SÃO VIRGÍLIO, BISPO DE SALZBURGO*
Nasceu na primeira década do século oitavo e foi batizado com o nome católico de Virgílio. Sentiu-se atraído pela vida monástica e tornou-se monge na Irlanda. Mas em 743, deixou a ilha para evangelizar o continente e não voltou para sua terra natal. Residiu no Reino dos Francos na época do imperador Pepino, o Breve. Logo foi cogitado para morar em Salisburgo, no território austríaco. Nesta diocese, foi escolhido para ser bispo. Mas por causa de divergências políticas e doutrinais com Bonifácio, o grande evangelizador da Alemanha, que não aceitou o processo de escolha de Virgílio para o episcopado, o monge iralndês precisou esperar a morte de Bonifácio para poder ocupar a cadeira em Salisburgo. Não era a pessoa de Vírgilio que desagradava Bonifácio, mas o fato da escolha dele ter sido pelos poderes políticos. Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura. Dominava, como poucos, as ciências matemáticas. Abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus. Revolucionou a diocese de Salisburgo com o seu testemunho e converteu esse rebanho para a Redenção de Cristo. Morreu e foi sepultado na abadia de Salisburgo, em 27 de novembro de 784, na Áustria, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data na de sua tradicional festa. 
*SÃO VIRGÍLIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A natureza missionária da Igreja é perpetuada no tempo através do testemunho e trabalhos de homens e mulheres que dedicaram sua vida para fazer o nome de Jesus conhecido entre os povos. Assim foi a vida de são Vírgilio, que através de incansável apostolado, espalhou a boa nova de Jesus entre aqueles que ainda não haviam tomado contato com a mensagem libertadora do Cristo.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*27/11/2021 - SÁBADO DA 34ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,34-36)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  34  “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós;  35  pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.  36  Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

SER PORTADOR DE PAZ

A nossa atitude em gestos e palavras deve ser portadora de paz em qualquer ambiente. No que diz respeito à nossa pessoa diretamente, é melhor mudar a rota do que colidir com o irmão. O confronto só é bom se provido de desapego de ideias e no pleno respeito pelo outro. Um provérbio oriental diz que gritamos com o outro quando os nossos corações estão distantes. A mansidão e a temperança são requisitos para a paz, mas o amor recíproco é o seu selo.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

São Leonardo de Porto Mauricio

*SANTO DO DIA*

*SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO*
Paulo nasceu no ano 1676, em Porto Maurício, na Itália. Filho de um capitão da marinha, o menino ficou órfão muito pequeno. Foi então levado a Roma para concluir os estudos no Colégio Romano. Depois, foi para o Retiro de São Boaventura, onde entrou para a Ordem Franciscana e vestiu o hábito, tomando o nome de Frei Leonardo. Passou grande parte da vida em Florença. Era um empolgante pregador, destacando-se, sobretudo, na explicação da Paixão de Cristo. Santo Afonso de Ligório, seu contemporâneo, dizia que ele era o maior missionário daquele século. Também é considerado o salvador do Coliseu, ao promover pela primeira vez a liturgia da Via-Sacra naquele local, que definiu como santificado pelo martírio dos cristãos. Este gesto evitou a total ruína daquele monumento. A celebração da Via-Sacra em seu interior se tornou tradição e a histórica construção passou a ser preservada. A tradição permanece, pois até hoje o próprio pontífice, toda Sexta-feira da Paixão, faz a Via-Sacra no Coliseu, em Roma. Morreu em 1751, no seu querido Retiro de São Boaventura, em Roma. 
*SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus, na forma da adoração ao Jesus Eucarístico e devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença. Toda sua vida, penitências e orações convergiam para redimir as pessoas, pela força pregação e vivência do Evangelho.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*26/11/2021 - SEXTA-FEIRA DA 34ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,29-33)*

*Naquele tempo,  29  Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores.  30  Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto.  31  Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.  32  Em verdade eu vos digo, tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração.  33  O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Carbalildo

"O perdão é mais benéfico para si do que para quem foi perdoado."

Em tudo que fazemos, geramos uma energia compatível com a vibração do sentimento.

Se nosso sentimento é bom, a energia será boa, se não, será ruim.

Toda energia gerada segue parte ao destino do pensamento e parte fica na própria pessoa que a gerou.

Daí a importância de sempre procurarmos estar bem e vibrarmos amor.

Perdoar é um dos atos mais nobres que o ser humano pode fazer, pois lembremos que todos nós somos pecadores e estamos aqui para juntos evoluirmos.

Quando feito verdadeiramente, o perdão nos traz alívio a sensação ruim que sentíamos e nos faz retornar à vibração de amor.

Mas atenção…
Somente o perdão verdadeiro, feito pelo coração e arrancando o erro alheio da memória, que nos faz esquecer definitivamente do ato cometido, afastando de nós a lembrança do ocorrido e permitindo nossa retorno à vibração sadia.

Daí a compreensão de que o perdão traz mais bem a quem perdoa, do que a quem é perdoado.

Ao culpado restará sempre o sentimento de culpa a lhe assombrar o caminho, trazendo a vibração ruim da falha cometida e de seu arrependimento, momento em que a gratidão para consigo será o motivo de lhe enviar as melhores energias de agradecimento.

Nesta sexta-feira nublada, trate todos com carinho e atenção.

Procure resgatar desavenças antigas com o simples perdão e retorne a felicidade ao seu coração.

No fundo, todos desejamos ser felizes e perdoar indistintamente.

Deixemos pois o orgulho de lado e voltemos nossos sentimentos a fraternidade completa.

E tão importante quanto o perdão alheio, perdoe a si próprio pelas falhas cometidas, pois relembremos que todos ainda somos imperfeitos e pecadores, dentro do processo de evolução contínua em busca da perfeição.
Removendo de si as vibrações do arrependimento, sentimento tão desgastante e pesado.

O final de semana está chegando.
Procure exercitar o amor acima de todas os sentimentos.
Evolua.

Tenha um lindo dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Evangelho de hoje

*25/11/2021 - QUINTA-FEIRA DA 34ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,20-28)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  20  “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21  Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade devem afastar-se; os que estiverem no campo não entrem na cidade, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.  23  Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo.  24  Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.  25  Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.  26  Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.  27  Então eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória.  28  Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Catarina de Alexandria

*SANTO DO DIA*

*SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, MÁRTIR*
A vida e o martírio de Catarina de Alexandria estão de tal modo mesclados às tradições cristãs, que ainda hoje fica difícil separar os acontecimentos reais do imaginário de seus devotos. Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, era filha do rei Costus, de Alexandria, no Egito. Dizem que era uma mulher muita culta e modesta. Destacava-se pela inteligência entre as mulheres de sua época. A tragédia da vida de Catarina inicia-se quando o imperador pagão Maximino apaixona-se por ela. Tentou convencer a jovem a desposá-lo, usando riquezas materiais e prestígio. Catarina não só recusou seu convite, mas também discursou contra os deuses pagãos. Nem mesmo os sábios da corte conseguiram argumentar com Catarina, tamanha a inteligência dessa cristã. O imperador mandou torturá-la com açoites terríveis e, finalmente,  mandou decapitá-la. O corpo da mártir, marcado com o sangue derramado por Cristo, recebeu gloriosa ressurreição no Senhor. 
*SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Em exaltação à Santa Catarina, foram levantadas numerosas igrejas em toda a Europa. Por sua sabedoria, a Santa é invocada como protetora pelos estudantes, intelectuais e filósofos. Literatura e arte celebraram os louvores e imortalizaram sua figura. A Universidade de Paris escolheu-a como padroeira. E o Brasil honra-se em tê-la protetora de um Estado, que leva seu nome.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

FAZER COM QUE O AMOR VENÇA SEMPRE

O nosso amor deve ter a mesma medida do amor de Jesus, isto é, um amor sem medidas. Jesus chegou ao extremo do amor quando se doou inteiramente, morrendo na cruz. E depois foi mais além, venceu a morte para dar-nos a vida.Por isso, temos certeza e testemunhamos que o amor vence tudo, até mesmo a morte.Devemos amar a todos, porque o amor não faz distinções.Podemos amar doando-nos a Deus no irmão, em cada gesto.Podemos amar agora, no momento presente.Devemos amar até o fim, sempre.Amando sempre, logo e com alegria, fazemos com que o amor vença sempre.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Carbalildo

"Quem não se importa com o que acontece à sua volta, não se importa com o que acontece dentro de si."

Vivemos em sociedade, todos dentro da mesma casa chamada Terra.

Apesar de ser uma casa muito imensa, todos somos interligados pela energia que emana do planeta e somente encontraremos a felicidade plena, quando esta for completa e extensiva a todos os seres do planeta.

Em nossa grande ignorancia, desconhecemos a verdade da vida e de como tudo é interligado.
Da planta ao homem, do peixe a terra, tudo se interliga na grande Lei da Vida.

Deus nos criou desta forma, para que pudéssemos evoluir primeiramente individualmente e depois coletivamente.

Quando encontramos um irmão em necessidade, não há como dizer que tal situação não lhe interfira, não tocando seu coração com tristeza e compaixão alheia.

O que plantamos acabamos por colher no futuro e, de verdade, plantamos em terra habitada por outros que convivem conosco.

Assim, não há como plantar sem se importar com o próximo e ser individualista.

As energias serão sempre trocadas e assim, esta sociedade acabará por interferir em sua vida.

O homem pode, por breves momentos de sua vida, se isolar para crescer individualmente, mas de nada servirá toda esta evolução se não puder utilizá-la em prol de outros e da coletividade.

Existem aqueles que tem em sua vida, o objetivo de crescer e enriquecer a qualquer custo.
Esta é a semente que escolheram plantar e por conseguinte, haverá a colheita no futuro a ser feita.

Coitados daqueles que não se importam com o próximo, pois pagarão o preço do aprendizado.

Tenha uma linda quinta-feira de sol e nuvens, acreditando e trabalhando pelo bem maior, pensando em si e em seu próximo, crescendo juntos e formando juntos a nossa sociedade, mais justa e muito mais perfeita.

Tenha um lindo e abençoado dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

SER MISERICORDIOSO PARA COM TODOS

Nós temos defeitos, fraquezas e pecados, mas quando nos arrependemos com sinceridade e pedimos perdão, Deus nos vê com os olhos da inocência, de tão imenso que é o seu amor misericordioso para com cada um de nós. Com esse gesto grandioso Ele quer nos ensinar que devemos agir da mesma forma entre nós.  Devemos olhar-nos sem julgamentos, sem condenações, tendo uns para com os outros um olhar misericordioso que descobre as potencialidades do bem que existem latentes em todos nós. Devemos ver-nos novos a cada momento, ver-nos com o olhar de Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Evangelho de hoje

*24/11/2021 - QUARTA-FEIRA DA 34ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,12-19*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12  "Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos;  sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome.  13 Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.  14  Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa;  15 porque eu vos darei palavras tão acertadas,  que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.  16  Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós.  17  Todos vos odiarão por causa do meu nome.  18  Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça.  19  É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santo André Dung-Lac e os companheiros martires

*SANTO DO DIA*

*SANTO ANDRÉ DUNG-LAC, PRESBÍTERO E COMPANHEIROS MÁRTIRES*
Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles, muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita. Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi vigário e missionário em diversas partes do país. Seu apostolado rendeu-lhe muitas prisões durante a vida, mas geralmente seus companheiros o resgatavam a preço de pagamentos em dinheiro. Mas André não gostava desses resgates. Ele sabia que era necessário dar a Vida pelo Cristo para recebê-la de volta em plenitude. Dizia ao seus companheiros: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos, continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.
*SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E COMPANHEIROS, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O Evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita. Quanto mais perseguido, maior se tornou seu fervor cristão. O Papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no Livro dos Santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de Santo André Dung-lac, no dia de sua morte.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

PERSEVERAR EM ACREDITAR NO AMOR DE DEUS

A perseverança em acreditar no amor de Deus não depende apenas de uma compreensão intelectual de que Deus existe e nos ama. Ela decorre de uma escolha de vida coerente com a própria existência de Deus, com as suas leis e preceitos, que são todos baseados no amor. Quando acolhemos Deus totalmente em nosso coração, a perseverança se torna algo inerente à nossa vida: é natural perseverar em acreditar no amor de Deus diante dos obstáculos, diante das provações que poderiam colocar dúvidas ou hesitações em nosso coração. Quando amamos sempre, a perseverança se torna também a parte prática da fé: é a nossa ação motivada pela fé de que Deus é amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

terça-feira, 23 de novembro de 2021

São Clemente - Papa e Martir

*SANTO DO DIA*

*SÃO CLEMENTE, PAPA E MÁRTIR*
Clemente foi o quarto Papa da Igreja de Roma, ainda no primeiro século. Vivia em Roma e foi contemporâneo de São João Evangelista, São Felipe e São Paulo. A antiga tradição cristã o apresenta como filho do senador Faustino, da família Flávia, parente do imperador Domiciano. Governou a Igreja por longo período, do ano 88 ao 97, no qual levou adiante a evangelização, firmemente centrada nos princípios da doutrina. Foi considerado o autor da célebre Carta aos Coríntios. Através da Carta, Clemente I os animou a perseverarem na fé, na caridade ensinada por Cristo e participarem da união com a Igreja. Restabeleceu o uso da Crisma, seguindo a tradição de São Pedro e instituiu o uso da expressão "Amém" nos ritos religiosos. Com sua atuação séria e exemplar, converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, fato que ajudou muito para amenizar a sangrenta perseguição aos cristãos. Por causa de suas ações, o papa Clemente I acabou exilado na Criméia, onde encontrou milhares de cristãos abandonados. Passou a encorajá-los a perseverarem na fé e converteu muitos outros pagãos. Novamente, suas atitudes desagradaram as lideranças pagãs. O imperador mandou jogá-lo ao mar Negro com uma âncora amarrada ao pescoço. Tudo aconteceu no dia 23 de novembro do ano 101.
*SÃO CLEMENTE 1º., ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O Papa São Clemente I, na sua Carta aos Coríntios, faz-nos este convite: "Olhemos para o Pai e Criador de todo o universo. Afeiçoemo-nos aos dons e benefícios da paz, magníficos e sublimes. O Criador e Senhor do universo dispôs que todas as coisas acontecessem em paz e na concórdia, bondoso para com tudo e, de modo particular, para conosco que recorremos à sua piedade por intercessão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*23/11/2021 - TERÇA-FEIRA DA 34ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,5-11)*

*Naquele tempo,  5  algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:  6  "Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído".  7  Mas eles perguntaram: "Mestre,  quando acontecerá isso?  E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?"  8  Jesus respondeu: "Cuidado para não serdes enganados,  porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' e ainda: 'O tempo está próximo'. Não sigas essa gente!  9  Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim".  10  E Jesus continuou: "Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país.  11  Haverá grandes terremotos, fome e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Carbalildo

"Aceita-te e não prejudiques ninguém com o teu modo de ser."

Todos temos direitos e deveres.

Dentre os nossos direitos, existe aquele que nos permite ser e fazer tudo que estiver dentro da nossa vontade, nosso livre arbítrio.
Dentre nossos deveres, temos que limitar intimamente nossas vontades e atitudes de modo que não venha a prejudicar outros, a quem quer que seja.

Temos que lembrar da importância da energia gerada e recebida.

Toda energia é gerada em conformidade com o sentimento do momento do ato, seja em sua própria execução ou no ato cometido por outros.

Quando amamos nosso próximo, não lhe desejamos mal ou fazemos algo que não gostaríamos que fizessem conosco.
Neste momento, geramos a boa energia do amor fraternal e receberemos de retorno uma energia no mesmo nível.

Quando não temos sentimentos nobres pelo próximo, geramos uma energia ruim que é enviada à este, porém parte desta energia fica contigo.
Já aquele que recebe nosso ato e não se sente confortável com o que recebe, também gera energias vibratórias baixas, que somadas às nossas, acabam a nos fazer um mal ainda muito pouco conhecido.

O bom é que, a medida em que evoluímos, compreendemos a importância do relacionamento saudável, de mútuo respeito e mútua fraternidade, oportunidade em que nos aceitamos como pessoas boas e não mais sentiremos prazer em prejudicar o próximo.

Nesta terça-feira de sol, procure olhar a vida com mais Amor no coração e Fraternidade em sua razão.
Procure fazer seu próximo mais feliz.

Chegará o momento em que coisas boas te acontecerão, resultantes dos seus atos do passado, colheita da boa semente plantada.

Tenha um lindo dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

23 de novembro de 2021

DEDICAR-SE AO OUTRO

Quem ama o próximo cumpre todas as leis humanas e divinas.
Constato que esta é uma grande verdade, pois até na Sagrada Escritura é referido que quem ama permanece na luz e não corre o risco de tropeçar no erro. (Cf. 1Jo 2,10)
Quem ama o próximo não lhe causa nenhum dano, pelo contrário, concede-lhe tudo a que tem direito e mais ainda.
Dedicar-se ao outro como a si próprio, é a medida ideal desse amor. E a medida suprema é aquela com a qual Jesus nos amou dando a sua vida, medida esta que deve ser recíproca entre nós.
Quer cumprir todas as leis? Ame o próximo, dedique-se a ele!

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Evangelho de hoje

*22/11/2021 - SEGUNDA-FEIRA DA 34ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,1-4)*

*Naquele tempo,  1  Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2  Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas.  3  Diante disso, ele disse:  "Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos.  4  Pois todos depositaram, como oferta feita a Deus,  aquilo que lhes sobrava.  Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Deus!

Carbalildo

"Se não te fragilizares, nada te alcançará, causando-te prejuízo."

A verdadeira força de cada um, reside na qualidade do seu pensamento e de sua fé.

Ao sermos fortes e termos certeza do que desejamos, invariavelmente encontraremos o que procuramos.

Portanto tenha fé e acredite sempre em você, pois somente assim conseguirás dizer ao universo, quais são os seus desejos.

Somente tenha a atenção de que seus desejos sejam bons e fraternos.

A tua derrota somente será festejada por aqueles que ainda não compreenderam o verdadeiro sentido da vida.

Pense sempre com a vibração do amor e a certeza da vitória será algo em sua vida que ninguém conseguirá remover.

Nesta semana que se inicia, acredite na força do amor, na vida universal e na certeza da sua fé.

Encontrarás energia para trilhar seus caminhos e plantar suas sementes de modo único e exclusivo, pois somente você é o verdadeiro dono do seu destino.

Faça de cada dia de sua vida, o melhor dia.

Tenha um lindo dia e uma semana vitoriosa! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

SANTA CECÍLIA - 22 DE NOVEMBRO

 

HISTÓRIA DE SANTA CECÍLIA



 

.

Santa Cecília nasceu provavelmente no ano 150, em Roma. Era filha de um Senador Romano, da família nobre dos Metelos. Era cristã, e desde pequena fez voto de castidade para viver o Amor de Deus e de Cristo. Como cristã numa época tão antiga, e em Roma, ela certamente herdou a fé dos discípulos de São Paulo, que levou a fé até Roma, e de São Pedro, o primeiro papa.

Cecília herdou a fé desses santos homens e de tantos outros que foram martirizados exatamente em Roma. O cristianismo que Cecília recebeu em sua formação, era o cristianismo dos mártires, dos heróis da fé. Cecília foi cristã numa Igreja perseguida, numa Igreja que ainda era minoritária, porém, cheia de profunda fé, esperança e coragem.

História de Santa Cecília

No transcorrer normal de sua vida, quando jovem ela foi prometida e dada em casamento a um jovem chamado Valeriano. No dia do casamento ela estava muito triste. Então, ela  chamou seu noivo disse a ele toda verdade sobre sua fé. Disse que tinha feito voto de castidade para Deus, e começou a falar das glórias de Deus e de Jesus Cristo ao jovem, que a ouvia boquiaberto com a força de suas palavras e a convicção que vinha de seu coração.

Tamanho foi o poder das palavras de Cecília que, após ouvi-la, ele se converteu, entendeu a promessa de sua noiva e disse que iria respeitá-la em sua decisão. Naquela mesma noite ele recebeu o batismo. Valeriano contou o que ocorrera para seu irmão Tiburcio e este também, impressionado, se converteu. Ambos eram pagãos.

A primeira canção de Santa Cecília

Santa Cecília, então, vendo a maravilha que Deus estava operando através dela, agradecida, cantou para Deus: Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida. Foi um canto inspirado e emocionante, que tocou profundamente o coração de todos. Daí vem o fato de ela ser considerada a padroeira dos músicos cristãos.

O prefeito de Roma, Turcius Almachius, teve conhecimento da conversão dos dois irmãos e quis o tesouro dos dois irmãos nobres e ricos. Os dois irmãos, porém, já tinham distribuído todos os seus bens aos pobres. O prefeito de Roma exigiu, então, sob pena de morte, que os dois abandonassem a nova fé. Os dois, porém, alimentados com a força do cristianismo nascente e cheios do poder de Deus, não renegaram sua fé. Assim, foram condenados à morte e decapitados.

Milagres de Santa Cecília

Santa Cecília foi chamada ao conselho romano logo em seguida. Isso aconteceu  provavelmente no ano 180. O conselho exigiu primeiro que ela revelasse onde estaria o tesouro dos dois irmãos. Ela disse que tudo já tinha sido distribuído aos pobres.

O prefeito, furioso, exigiu que ela renunciasse a fé cristã e adorasse aos deuses romanos. Cecília negou-se mostrando muita coragem e serenidade diante de todos. Condenaram-na à tortura. Mas, estando ela diante dos soldados romanos para ser torturada, ela falou a eles sobre as maravilhas de Deus, sobre a verdadeira religião, sobre sentido da vida, que é o seguimento de Jesus Cristo. Os soldados, maravilhados com uma mensagem que nunca tinham ouvido, ficaram do lado de Cecília, dizendo que iriam abandonar o culto aos deuses. Essas inúmeras conversões foram milagres que Deus operou através de Santa Cecília para que essas pessoas alcançassem a felicidade  e a salvação.

O prefeito então, aborrecido e furioso, deu ordens para outros algozes trancarem Santa Cecília no balneário de águas quentes do seu próprio castelo, logo na entrada dos vapores. Ali, ela seria asfixiada pelos vapores ferventes que aqueciam as águas. Ninguém conseguia ficar ali por mais de alguns minutos. Era morte certa.

Porém, para surpresa de todos, milagrosamente ela foi protegida e nada lhe aconteceu. Todos ficavam impressionados com a fé daquela jovem, frágil, que enfrentava a morte sem receio por causa da grande fé que tinha em seu coração. Mas o prefeito, irredutível, mandou que ela fosse morta com três golpes de machado em seu pescoço.

O algoz obedeceu, mas não conseguiu arrancar sua cabeça, coisa que ele estava acostumado a fazer com apenas uma machadada. Santa Cecília permaneceu viva ainda por 3 dias, conversando e dando conselhos a todos que corriam para vê-la e rezar por ela.

Martírio de Santa Cecília

Por fim, pressentindo sua morte iminente, Santa Cecília pediu para o Papa entregar todos os seus bens aos pobres e transformar sua casa numa igreja. Antes de sua morte, em seus últimos momentos neste mundo, sentindo que sua missão estava cumprida mesmo ela sendo ainda tão jovem, Cecília conseguiu cantar louvando a Deus, cantando as maravilhas de Deus.

Por isso, ela é a padroeira dos músicos e da música sacra. Depois disso, a fisicamente frágil e interiormente forte jovem romana que desafiou os poderes deste mundo, entregou seu espírito ao Pai Celestial. Após sua morte ela foi sepultada pelos cristãos na catacumba de São Calisto e desde então passou a ser venerada como mártir.

Descoberta do túmulo de Santa Cecília

O túmulo de Santa Cecília ficou desaparecido por muitos séculos. No século IX, Santa Cecília apareceu ao Papa Pascoal l (817-824). Logo após este fato, seu túmulo foi encontrado e lá estava o caixão com as relíquias da Santa.

O corpo dela estava intacto, na mesma posição em que ela foi enterrada. Ao lado da Santa estavam também os corpos de Valeriano e Tiburcio. No ano de 1599, o Cardeal Sfondrati mandou abrir o tumulo de Santa Cecília, e seu corpo foi encontrado na mesma posição que estava quando o Papa Pascoal l a encontrou. Sua festa é celebrada em 22 de novembro, dia dos músicos e da música.

Oração a Santa Cecília

Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. Alcançai-nos também a graça de sempre louvar a Deus com canções espirituais.

Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna. 

Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós. 

Amém.

MINHA PRIMEIRA NOÇÃO DE CÉU! Pe. Gilberto Kasper

 

MINHA PRIMEIRA NOÇÃO DE CÉU!

 

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Era domingo, Festa Litúrgica da Sagrada Família, Padroeira da Paróquia de Três Corôas (RS), onde fui batizado no dia 16 de junho de 1957 e crismado no dia 2 de novembro de 1959. Meu pai com 27 anos de idade, como Presidente do Conselho Administrativo Paroquial, passou o dia trabalhando na festa. O Pároco e meu pai cultivavam profunda amizade.

Minha mãe com 25 anos de idade também estava presente. Éramos quatro filhos: o mais velho com 6, eu com 4, o terceiro com 2 anos e minha irmãzinha, internada com uma enfermidade sem cura na época, com apenas 5 meses de idade. Ela faleceu no dia do enterro de meu pai.

Na manhã seguinte, dia 15 de janeiro de 1962, às 7 horas, meu pai cometeu suicídio. Disparou um único tiro no ouvido direito, que saiu no olho esquerdo. Minha mãe e nós três meninos estávamos na casa dos avós paternos. Meu pai deixou seu caminhão em frente ao atacado de cereais que possuía, subiu ao quarto do casal na residência sobre o mesmo atacado e disparou com seu revólver calibre 38. Seu sócio ao ouvir o tiro chamou meu avô paterno para entrarem juntos no recinto. Eu, sempre o mais curioso dos três corri atrás e assisti aquela cena em que socorriam meu pai todo ensanguentado. Levaram-no ao Hospital bem próximo de nossa casa.

Todo o povoado se concentrou em frente ao Hospital numa corrente de oração, sem naturalmente compreender por que meu pai cometera o suicídio, que na minha modesta opinião é o ápice do encontro da coragem com a covardia. Meu pai sobreviveu por 12 horas. Por volta de 16 horas recobrou a consciência e pediu para falar com minha mãe, meu irmão mais velho e o padre. Segundo o próprio padre me contou anos mais tarde, meu pai balbuciou seu arrependimento e recebeu a então chamada “Extrema Unção”! Faleceu às 19 horas.

Quando minha mãe, minha avó paterna e minha tia (a irmã de meu pai) retornavam do Hospital, estávamos todos apreensivos por notícias. Quando meu irmão mais velho perguntou pelo pai, nossa tia apontou para um pôr de sol magnificamente indescritível de tão belo. O sol se despedia, debruçando-se sobre uma montanha rochosa que fica diante da casa de nossos avós. Ela nos disse: “Vejam como o céu se vestiu lindamente. Foi para receber o pai de vocês. Agora ele está lá, no colo de Deus, acariciado por Nossa Senhora”! Certamente gravado em meu subconsciente, ao alcançar a adolescência, ganhando minha primeira máquina fotográfica, passei a fotografar pôr de sol. De todas as minhas fotografias, as que mais me agradavam, eram as de pôr de sol. Com o passar do tempo descobri que naquele pôr de sol, me fora dado Minha Primeira Noção de Céu!

Durante o mês de setembro refletimos amplamente a prevenção ao suicídio. Quis minha história de vida, colocar-me em contato com a morte, que dói tanto, por meio do suicídio de meu amado pai. Ao longo de meu ministério presbiteral, acompanhei com profundo zelo e sensibilidade pastorais, as famílias que, como a minha, precisaram lidar com o suicídio. E não foram poucas. O suicídio não só mata quem se suicida. Mata também um porquinho de cada membro da família que se vê obrigada a entregar uma pessoa que ama com tamanha crueldade. Meu pai teve a graça do arrependimento e da Unção dos Enfermos. Continuo acreditando no dedo de minha tia apontando para aquele belíssimo pôr de sol, Minha Primeira Noção de Céu!

 

 

Apolônio de Carvalho

VIVER CADA MOMENTO COM SOLENIDADE

O artista coloca toda a sua arte em qualquer obra que realiza, não importando se é pequena ou grande, pois ele a realiza com solenidade. A sua marca estará presente em todas elas. Da mesma forma devemos viver cada momento, colocando em prática a arte de amar. Faremos de cada momento uma obra-prima. Cada momento será transformado em um ato de amor. Pessoas que amam com um coração puro são reconhecidas por seus atos. Em tudo o que fazem deixam a marca indelével do amor. Obras que são feitas por amor perduram, mesmo após a morte. Vemos isso no exemplo de muitos santos, que deixaram atrás de si o rastro luminoso da caridade vivida de maneira heroica. Então, para hoje, desde um pequeno gesto até uma grande obra, façamos tudo por amor e com solenidade.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

domingo, 21 de novembro de 2021

Evangelho de hoje

*21/11/2021 - DOMINGO - 34º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - REI DO UNIVERSO*

*1ª. Leitura:* (Dn 7,13-14)
*Salmo responsorial:* 92(93)
*2ª. Leitura:* (Ap 1,5-8)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 18,33-37)*

*Naquele tempo,  33  Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?”  34  Jesus respondeu: “Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?” 35  Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”  36  Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.  37  Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Carbalildo

"Um simples sorriso de simpatia e cordialidade pode resgatar uma alma do abismo."

Quando sorrimos, enviamos para o universo uma vibração gostosa e capaz de clarear as sombras de nosso caminho.

Quando sorrimos para alguém, lhe enviamos vibrações de amor que serão recebidas por este de modo benéfico e salutar.

Todos necessitamos de energias boas, para nos trazer alegrias e sensações de prazer vibracional.

Cada pessoa encontra-se em um momento diferente e próprio.
Alguns em um bom momento e outros em maus momentos.

Para aqueles que estão vibrando a indecisão, falta de esperança e desespero, um sorriso pode ser tudo que eles necessitam para escapar do abismo em que se encontram e voltarem a realidade da vida e do amor.

Deus nos criou para que fôssemos felizes e assim Ele espera ver seus filhos.

Infelizmente, por escolhas equivocadas, alguns ainda não aprenderam as lições da vida e, ao se depararem à frente de um obstáculo, não compreenderam que estes vem sempre a nosso favor e que somente o amor, a paz e a caridade, são as ferramentas básicas da nossa evolução, onde também é muito importante conhecer, que nossa vibração é um estado de espírito que pode ser controlado a medida em que aceitamos a vida como ela é, mantendo sempre sua vibração de fé e esperança.

Quando assim permanecemos, afastamos o desespero e os espíritos que se satisfazem com a nossa degradação, não mais se aproximam, melhorando a qualidade de vida, pois os espíritos amigos se aproximarão para nos apresentar novas e vigorosas possibilidades e recomeços.

Neste domingo nublado, mantenha sua vibração voltada ao amor, ao sorriso e a fraternidade.

Procure ver a vida com alegria e deixe fluir a todos que lhe encontrarem, a felicidade de se sentir vivo e amar a vida, acreditando e tendo fé de que tudo é para o nosso bem… Sempre!

Tenha um lindo dia e esteja bem preparado para mais uma semana de sucesso e aprendizado.
Bom Domingo e uma Semana Abençoada! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

NÃO JULGAR O PRÓXIMO

Não importa se o outro errou ou não: julgar a sua atitude significa condená-lo, excluí-lo das nossas relações. Procuremos ser mais misericordiosos e tentemos ajudar o outro, estando ainda mais perto dele, mostrando-lhe com o nosso exemplo o que é certo. Não usemos uma retórica moralista, pois corremos o risco de cair na hipocrisia. Sejamos coerentes com aquilo em que acreditamos, com os princípios que defendemos e vivemos. Cada um será julgado com o mesmo juízo que faz dos outros. Da mesma forma seremos perdoados com o perdão que damos a todos. O perdão é o antídoto ao julgamento. Não apenas uma, duas, três ou sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. (Cf. Mt 18,22)

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom domingo, dia do Senhor!

sábado, 20 de novembro de 2021

Santo Edmundo

*SANTO DO DIA*

*SANTO EDMUNDO, MÁRTIR*
Edmundo é o santo mais vivo na memória do povo da Inglaterra do que nos documentos históricos. Os registros trazem dados sobre o seu reinado e sua morte, mas sobre sua origem poucas são as informações. Sabemos que Edmundo era cristão, filho do rei da Saxônia que foi educado na Inglaterra. Aos catorze anos de idade, tornou-se rei deste território. Era um tempo duríssimo para toda a Inglaterra, agredida constantemente pelos bárbaros dinamarqueses, que invadiam e saqueavam seus vilarejos. No ano de 869, os dinamarqueses irromperam uma grande invasão nos domínios do rei Edmundo. Para defender seu povo e o reino, ele reuniu seu pequeno exército e combateu os invasores, mais equipados e em maior número. Desse modo, ele acabou como prisioneiro de seus opositores. Os dinamarqueses ofereceram ao rei Edmundo a possibilidade de manter sua vida e a coroa, caso renegasse a fé e se proclamasse vassalo. O rei rejeitou a proposta por duas vezes. Dessa maneira, selou seu destino. Morreu traspassado pelas flechas dos bárbaros pagãos, no dia 20 de novembro de 870.
*SANTO EDMUNDO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A defesa da fé cristã custou a vida de muitos homens e mulheres ao longo da história. O sangue dos mártires irriga a vida da Igreja e faz brotar continuamente novos missionários para a propagação da Boa Nova. Ainda hoje somos chamados a buscar a união profunda com Cristo, fazendo dele a grande referência da nossa vida.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*20/11/2021 - SÁBADO DA 33ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 20,27-40)*

*Naquele tempo,  27  aproximaram-se de Jesus alguns saduceus,  que negam a ressurreição  28  e o interrogaram: "Mestre,  Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão.  29  Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos.  30  Também o segundo  31  e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos.  32  Por fim, morreu também a mulher.  33  Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela".  34   Jesus respondeu aos saduceus: "Nesta vida,  os homens e as mulheres casam-se,  35  mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento;  36  e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos,  serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.  37  Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça,  quando chama o Senhor de 'o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'.  38  Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos pois todos vivem para ele".  39 Alguns doutores da lei disseram a Jesus: "Mestre, tu falaste muito bem".  40  E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

SER CONSTRUTOR DE CONCÓRDIA

Existe sempre uma ocasião na qual podemos ser construtores de concórdia: semear a concórdia entre todos, viver pela unidade onde houver divisão, sendo um elo que estabelece a harmonia entre todos. Mostremos ao mundo que é possível conviver com as diferenças sem nos dividirmos, sem nos afastarmos uns dos outros. Respeitar as diferentes opiniões é ser construtor de concórdia. Saber escutar o outro e valorizá-lo é ser construtor de concórdia. Que a nossa presença em todos os ambientes seja sinal de união, de concórdia e de paz.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

carbalildo

"Sem paciência, o menor problema adquire proporções imensas."

A paciência e a tolerância são ferramentas muito úteis para nos auxiliar a manter nosso equilíbrio emocional e, consequentemente, vibratório.

Sempre que não utilizamos a paciência, invariavelmente cometemos o erro de sermos precipitados e afoitos.

Tudo na vida tem o seu tempo e assim também são as pessoas.

Cada um resolve suas soluções em diferentes tempos e temos que ser tolerantes na compreensão deste fato, aceitando-o com maior resiliência.

Permita, da mesma forma, que as situações também sejam toleradas inclusive quando oriundas da sua parte, nas resoluções dos seus problemas encontrados ou mesmo em atitudes de reflexo imediato.

Permita-se pensar antes de decidir algo ou mesmo tomar atitudes precipitadas.

Em um primeiro momento, você sentirá que a solução tem que ser imediata e a demora na resolução lhe incomodará, mas com a posterior análise correta da situação, você sempre perceberá que a paciência é a atitude a ser colocada em prática, uma vez que ela sempre lhe trará a melhor solução e resolução.

Nesta sexta-feira, último dia útil da semana, não se preocupe se você ainda não resolveu tudo que havia programado para resolver durante a semana.

Pode ser que você perceba na semana que vem, uma solução muito melhor.

Viva seu dia com o trabalho consciente e responsável, mas também não se esqueça de aproveitar melhor seus momentos de descanso.

Procure se preparar para um final de semana relaxado e tranquilo, fraterno e feliz.

Desacelere ao final do dia e sinta a vida fluir dentro de você, meditando e se encontrando em perfeita vibração.

Tenha um dia muito tranquilo e consciente! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de uma

NÃO SE DEIXAR CONDICIONAR PELOS PRÓPRIOS INTERESSES

Muitas coisas podem condicionar as nossas ações e as nossas escolhas: a emoção do momento, a euforia, os ressentimentos, a afeição pelas pessoas, o entusiasmo por uma causa, os nossos interesses. Porém, todas essas motivações são passíveis de erro e podem nos levar a sermos injustos. A melhor motivação para nosso agir deve ser a caridade. Ela é o amor em estado puro, livre de apegos, de interesses e de segundas intenções. A caridade nos faz amar do modo como Deus nos ama. O que significa que podemos amar sem condicionamentos, mesmo quando sabemos que o outro não corresponde ao nosso amor. A caridade é mãe de todas as virtudes. Quando a vivemos, estabelecemos entre nós o modo de vida do Paraíso. Dessa maneira, podemos repetir com convicção "Assim na terra como no Céu".

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

São Frediano - Bispo

*SANTO DO DIA*

*SÃO FREDIANO, BISPO*
Frediano teria nascido na Irlanda, numa data desconhecida do século IV. Cristão e monge, o jovem saiu de sua terra natal como peregrino e estudante, com destino à Roma, onde viveu como ermitão.  A sua vida austera, de trabalho, oração e penitência, somada à sabedoria e cultura, logo se fizeram evidentes. Assim sendo, o clero da região e o povo decidiram que Frediano era o cidadão mais indicado para ser Bispo. Foi eleito e consagrado Bispo de Luca, em 560.  Conduziu o rebanho de sua diocese com muito zelo e caridade. Sempre cuidando dos pobres, era incansável, na busca de esmolas para construir asilos, creches, hospitais, igrejas e mosteiros. Utilizou toda a ciência que possuía sobre matemática, engenharia, agricultura e hidrografia, para ajudar a população. Uma das mais citadas de suas realizações foi o desvio do curso de um rio que comumente inundava a região. O Bispo Frediano morreu no dia 18 de março de 588. 
*SÃO FREDIANO, BISPO - ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Nossa Igreja ofereceu ilustres homens e mulheres para a santificação da humanidade. Dentre eles, temos a figura de são Frediano, eremita que foi reconhecido pela sua capacidade de administrar conflitos e incentivar a proclamação da fé. Que o testemunho cristão deste santo inspire-nos a viver fielmente nossa vocação missionária.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*18/11/2021 - QUINTA-FEIRA DA 33ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 19,41-44)*

*Naquele tempo,  41  quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse:  42  “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos!  43  Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados.  44  Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Carbalildo

"O que ninguém te furta é o que trazes dentro de ti - a tua alegria, a tua fé, a tua luz.”

Deus criou a todos os espíritos simples e ignorantes, isto é, sem conhecimento.

Tal qual uma criança, cada um segue o seu caminho, utilizando seu livre arbítrio para o aprendizado, uns mais rápidos, outros mais demorados.
E assim cada um está em um degrau evolutivo diferente, vivendo em condições e suportando lições diferentes e necessárias para sua evolução, portanto aceitemos este fato definitivamente.

Cada qual, mediante suas conquistas, carrega dentro de si o aprendizado desde a sua origem e isto nunca poderá lhe ser subtraído.

Nenhum ser desce a escada evolutiva.
Na pior situação, estaciona e demorará mais a atingir os degraus evolutivos superiores, mas reforça-se que todos nós elevaremos nosso espírito aos altos graus da perfeição.

Dito isto, tenhamos a certeza e a fé de que Deus, um pai que ama seus filhos, deseja para nós apenas o melhor.

Aceite então o Amor Divino e seja parte deste amor, somando a esta vibração maravilhosa e sentindo o universo conspirar a seu favor, iluminando seu caminho e lhe trazendo felicidade.

Deus nos preparou a felicidade plena.
Ele apenas nos aguarda atingirmos a elevação tão desejada para cada um de nós.

Nesta quinta-feira nublada, sinta no ar o amor, vibrando em ondas de felicidade pura.

Nada pode escurecer seu caminho.

Somente você pode colocar os obstáculos em sua frente, portanto tenha fé e siga em direção dos seus objetivos, lembrando sempre de regar seus atos, sua colheita futura, com amor, fraternidade e caridade.

Que seu dia seja simplesmente lindo.
Bom Dia! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

MUDAR A SI MESMO PARA MUDAR O MUNDO

Nós podemos, antes de tudo, vencer o mal que existe dentro de nós. Eu posso mudar o mundo a partir de mim mesmo. É a parte que me cabe realizar: vencer o mal com o bem, procurando amar mais, servir mais, ser mais paciente e tolerante, agir com mansidão, sem deixar que a violência comande os meus passos. Semear amor em todos os ambientes, cultivando a paz no próprio coração e no coração das pessoas ao meu redor, para colher alegria, serenidade, harmonia e felicidade. Quando me deixo mudar pelo amor, o amor em mim muda o mundo.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Evangelho de hoje

*17/11/2021 - QUARTA-FEIRA DA 33ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 19,11-28)*

*Naquele tempo,  11 Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o reino de Deus ia chegar logo.  12  Então Jesus disse: "Um homem nobre partiu para um país distante a fim de ser coroado rei e depois voltar.  13  Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: 'Procurai negociar até que eu volte'.  14  Seus concidadões, porém, o odiavam e enviaram uma embaixada atrás dele,  dizendo: 'Nós não queremos que esse homem reine sobre nós'.  15  Mas o homem foi coroado rei e voltou.  Mandou chamar os empregados aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.  16   O primeiro chegou e disse:  'Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais'.  17  O homem disse: 'Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades'.  18   O segundo chegou e disse: 'Senhor,  as cem moedas renderam cinco vezes mais'.  19  O homem disse também a este:  'Recebe tu também o governo de cinco cidades'.  20  Chegou o outro empregado e disse:  'Senhor, aqui estão as tuas moedas, que guardei num lenço,  21 pois eu tinha medo de ti,  porque és um homem severo. Recebe o que não deste e colhes o que não semeaste'.  22   O homem disse: ' Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias  que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei.  23  Então,  por que tu não depositaste meu dinheiro no banco?  Ao chegar, eu o retiraria com juros'.  24  Depois disse aos que estavam aí presentes: 'Tirai dele as cem moedas e dai-as  àquele que tem mil'.  25  Os presentes disseram:  'Senhor, esse já tem mil moedas!'  26  Ele respondeu: 'Eu vos digo, a todo aquele que já possui será dado mais ainda; mas àquele que nada tem será tirado até mesmo o que não tem.  27  E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente'".  28  Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Evangelho de hoje

*SANTO DO DIA*

*SANTA GERTRUDES E SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA*

*SANTA GERTRUDES*
Nascida na Saxônia, em 1256, era filha de fervorosos pais cristãos. Aos cinco anos de idade foi entregue do mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura cristã. Possuidora de grande carisma místico tornou-se religiosa consagrada. Gertudres revelou-se como uma profunda mística. Sua vida contemplativa era sinal de perseverança para as outras religiosas. Aos vinte e cinco anos de idade teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do Divino amor", talvez a mais importante obra cristã de teologia mística. A união com Cristo vivo constitui a essência de suas aspirações e de suas experiências místicas. Este amor tão próximo à humanidade de Cristo levou-a a descobrir a devoção ao Sagrado Coração, constituindo-se numa das iniciadoras de seu culto. Mas para ela o coração significa “toda a pessoa do Verbo feio carne, que o desejo de união leva a atingir no seu coração, onde se encerra toda a virtude da divindade”. Mais tarde foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos. Faleceu em 1302.
*SANTA GERTRUDES E SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Versada em Sagradas Escrituras, devotava a maior parte de seu tempo à oração e à contemplação da paixão de Jesus e da eucaristia. Foi, sem dúvida, uma das grandes místicas de seu tempo.
*FONTE:* A12

Santa Gertrudes e Santa Margarida da Escócia

*SANTO DO DIA*

*SANTA GERTRUDES E SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA*

*SANTA GERTRUDES*
Nascida na Saxônia, em 1256, era filha de fervorosos pais cristãos. Aos cinco anos de idade foi entregue do mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura cristã. Possuidora de grande carisma místico tornou-se religiosa consagrada. Gertudres revelou-se como uma profunda mística. Sua vida contemplativa era sinal de perseverança para as outras religiosas. Aos vinte e cinco anos de idade teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do Divino amor", talvez a mais importante obra cristã de teologia mística. A união com Cristo vivo constitui a essência de suas aspirações e de suas experiências místicas. Este amor tão próximo à humanidade de Cristo levou-a a descobrir a devoção ao Sagrado Coração, constituindo-se numa das iniciadoras de seu culto. Mas para ela o coração significa “toda a pessoa do Verbo feio carne, que o desejo de união leva a atingir no seu coração, onde se encerra toda a virtude da divindade”. Mais tarde foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos. Faleceu em 1302.
*SANTA GERTRUDES E SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Versada em Sagradas Escrituras, devotava a maior parte de seu tempo à oração e à contemplação da paixão de Jesus e da eucaristia. Foi, sem dúvida, uma das grandes místicas de seu tempo.
*FONTE:* A12