terça-feira, 31 de agosto de 2021

Evangelho de hoje

*31/08/2021 - TERÇA-FEIRA DA 22ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 4,31-37)*

*Naquele tempo,  31 Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os   aos sábados.  32  As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade.  33  Na sinagoga havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz:  34  "O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!"  35  Jesus o ameaçou, dizendo:  "Cala-te e sai a dele!"  Então, o demônio lançou o homem no chão, saiu dele e não lhe fez mal nenhum.  36  O espanto se apossou de todos, e eles comentavam entre si: "Que palavra é essa?  Ele manda nos espíritos impuros com autoridade e poder, e eles saem".  37  E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

caminho certo

"Tens agora aquilo que mais necessitas para o teu aprendizado. Não ambiciones trilhar o caminho alheio."

Sim..
O caminho de cada um sempre esteve à frente de si, bastando apenas a decisão de trilha-lo.

Deus nos concedeu o livre arbítrio para que pudesse-mos escolher nosso caminho, com a liberdade de quem ama verdadeiramente a seus filhos, mostrando a todos o Norte verdadeiro, porém deixando cada um fazer a sua escolha.

Assim, cada um de nós tem o seu caminho a trilhar, seu sucesso a gozar e seus obstáculos a ultrapassar.

Não creia que o seu destino é igual a de outros, pois ele é seu e ele lhe conduz às lições  que você necessita aprender.

Podemos usar os exemplos e tentar segui-los, mas tenha sempre em mente que o seu caminho terá pedras diferentes, bem como flores mais ou menos coloridas.

O importante é ter a certeza de que Deus colocou você no caminho certo do seu aprendizado e, acreditando no amor como parâmetro de vida, permite que sigas em busca da sua felicidade e aprendizado.

Tenha uma linda terça-feira de sol e procure seu caminho, orando por forças para que faça seu aprendizado com amor e felicidade, encontrando na felicidade alheia a origem da sua felicidade maior! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

AGRADECER A DEUS PELAS BELEZAS DA CRIAÇÃO

Passa Palavra: (31/08/2021)

A beleza da criação à nossa volta é constante, mas não é estática. Ela muda segundo a luminosidade do dia, segundo as estações do ano e muda também no tempo.

Lembramos muito pouco de agradecer a Deus pela sua criação, que com sua beleza faz brotar em nosso coração sentimentos que nos sintonizam com a harmonia que rege o universo e assim nos torna pessoas melhores e mais zelosas pelo meio ambiente.

Vejo a beleza da criação de Deus sobretudo nas pessoas. Mas tenho de descobri-la antes de tudo no meu próprio olhar. 

Devo ver cada pessoa através do olhar bondoso de Deus, pois a criação reflete a beleza do seu Criador, e de modo muito especial, naquela criatura que traz a marca da sua semelhança.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

São Felix e Santo Adauto

*SANTO DO DIA*

*SANTOS FÉLIX E ADAUTO, MÁRTIRES*
Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos, no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo nos narram que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano, no ano 303. A mais conhecida diz que, Felix era um padre e tinha sido condenado à morte por aquele imperador. Mas quando caminhava para a execução, foi interpelado por um desconhecido. Afrontando os soldados do exército imperial, o estranho se declarou espontaneamente cristão e pediu para ser sacrificado junto com ele. Os soldados não questionaram. Logo após decapitarem Felix, com a mesma espada decapitaram o homem que tinha tido a ousadia de desafiar o decreto do imperador Diocleciano. Nenhum dos presentes sabia dizer a identidade daquele homem. Por isto, ele foi chamado somente de Adauto, que significa "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio". Ainda segundo estas narrativas eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo fora dos muros. O Papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica. O cemitério de Comodila e o túmulo de Felix e Adauto foram reencontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas abandonadas. Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada descobrindo-se um dos mais antigos afrescos cristãos, no qual aparece São Pedro recebendo as chaves na presença dos Santos Paulo, Estevão, Félix e Adauto.  
*SANTOS FÉLIX E ADAUTO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A memória dos mártires cristãos continua a alimentar a vida e a espiritualidade da Igreja. Honrar os gestos de entrega dos homens e mulheres que deram sua vida em favor do Cristo nos faz verdadeiros cristãos, conscientes de que a nossa história foi construída com o sangue de muitas pessoas.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*30/08/2021 - SEGUNDA-FEIRA DA 22ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 4,16-30)*

*Naquele tempo,  16  veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme o seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura.  17  Deram-lhe o livro do profeta Isaías.  Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito:  18  "O  Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com unção para anunciar a Boa-nova aos pobres;  enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista;  para libertar os oprimidos  19  e para proclamar um ano da graça do Senhor".  20 Depois fechou o livro,  entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.  21  Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir".  22  Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: "Não é este o filho de José?"  23  Jesus, porém, disse:  "Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio:  Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum".  24  E acrescentou: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.  25  De fato, eu vos digo,  no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis  meses e houve grande fome em toda a região,  havia muitas viúvas em Israel.  26  No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.  27   E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel.  Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio".  28 Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos.  29  Levantaram-se e o expulsaram da cidade.  Levaram-no até o alto do  monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício.  30  Jesus,  porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

30 de agosto de 2021

PEDIR COM HUMILDADE A AJUDA DOS IRMÃOS

A humildade sempre será vitoriosa, porque não busca a vanglória e não se enaltece com as próprias conquistas.
Ela vai muito mais longe do que a arrogância porque sabe pedir ajuda para seguir em frente.
Reconhece a sua dependência dos demais e sabe valorizar o trabalho em equipa.
Quem é humilde recebe os louros da vitória e os compartilha com todos os que o ajudaram a alcançar os seus objetivos.
Quem realmente quer seguir em frente sabe o momento em que deve pedir ajuda. Uma pequena parada e um pedido de informação ajuda a achar mais facilmente um caminho desconhecido para o destino almejado.
Do mesmo modo, um pedido de ajuda mantém-nos firmes e confiantes no caminho para Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 29 de agosto de 2021

a Corrida dos Sentimentos

Vê que texto lindo
*A CORRIDA DOS SENTIMENTOS*

Era sol. Todos os sentimentos se preparavam para a grande corrida.

 A ansiedade chegou primeiro. Não via a hora de começar. 

A dúvida foi a última a chegar, estava sempre questionando onde essa corrida ia dar.

 A derrota desistiu antes mesmo de começar.

 A alegria deu um salto à frente e disse:  Vamos lá! 

Todos se preparavam para a largada: 3,2,1, já! 

A tristeza põe-se a chorar, “Como vou conseguir chegar lá?”

 A dor levou um tombo e começou a gritar.

 A intolerância berrou: cale essa boca já!

 E a dor respondeu: “Não aguento mais, vou parar”.

 A coragem falou em alta voz: Vamos amigos, todos nós podemos ganhar!

 A inveja logo se manifestou: “Não sei pra que encorajar!”

A esperança pensou alto: “Estamos perto de chegar”

 O amor, sempre quietinho, observando tudo, resolveu falar: 
“O que acham de todos juntos darmos as mãos e pararmos de brigar? A vida é muito curta pra perdermos tempo.
 Podemos cada momento aproveitar? 

E assim, todos os sentimentos deram as mãos e ganharam juntos a corrida. 

A dúvida que não sabia se daria certo, chegou lá. A ansiedade viu que não valia a pena se desesperar. A derrota foi vencida pela esperança. A tristeza se animou com o salto da alegria. A dor foi encorajada com as palavras da coragem. A inveja foi vencida pelo amor e a esperança sempre acreditou. 

Nós também vivemos numa corrida chamada vida.Em alguns momentos, a dor grita e quer parar. A ansiedade não nos deixa aproveitar os bons momentos. A dúvida chega e traz angústias para o coração. 
A coragem nos ajuda a caminharmos
 mais umas milhas. A tristeza mais uma vez nos faz parar. A inveja, olha pro outro e começa a reclamar. A intolerância não aceita nada, mas o amor, Ah! O amor! .... O amor "suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca acaba."(1 Coríntios 13:7,8) Ainda que tenhamos maus momentos, o amor nos faz aguentar. Se não fosse o amor, de nada valeria!

Santa Joana Maria da Cruz e São João Batista

*SANTO DO DIA*

*SANTA JOANA MARIA DA CRUZ*
Joana nasceu na França, em 25 de outubro de 1792. Seu pai era um pescador e morreu no mar quando ela tinha quatro anos. Logo conheceu a pobreza e começou a trabalhar como empregada num castelo. Com seu trabalho sustentava a família, mas encontrava também tempo para cuidar dos idosos abandonados e pobres, reservando para eles uma parte de seus rendimentos. Aos vinte e cinco anos deixou sua cidade para ser enfermeira no hospital Santo Estevão. Nesse meio tempo ingressou na Ordem terceira, fundada por São João Eudes. Sua vocação de auxílio aos idosos a conduziu até a casa da senhora Lecogue, onde morou por doze anos, convertendo-se em uma amiga, mais do que uma enfermeira. Com a morte de senhora, Joana herdou suas poucas economias e mobília. Com estes poucos recursos alugou um apartamento onde passou a acolher idosos doentes e abandonados. Outras companheiras de Joana se uniram à ela na missão e surgiu o primeiro grupo formando uma Associação para os pobres. Em 1841, deixam o apartamento e alugam para uma pequena casa que lhes permite acolher doze idosos doentes e abandonados. Sozinha Joana inicia sua campanha junto à população para recolher auxílios, tarefa que cumprirá até a morte. Mas logo sensibiliza uma rica comerciante e com essa ajuda consegue comprar um antigo convento. Este convento se tornou a casa mãe da nascente Congregação das Irmãzinhas dos Pobres, na qual Joana imprimiu seu próprio carisma: "a doação como apostolado de caridade para com quem sofre por causa da idade, da pobreza, da solidão e outras dificuldades". Joana morreu na França, em 29 de agosto de 1879, mas pode ver sua obra de caridade espalhar-se rapidamente por toda a Europa. 
*SANTA JOANA MARIA DA CRUZ E SÃO JOÃO BATISTA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O carisma de santa Joana ainda continua atual. Numa sociedade que trata seus idosos como inúteis e incapazes, somos convidados, pela nossa opção de fé, a reconhecer o valor das pessoas que estão na terceira idade e zelar para que elas encontrem formas dignas de vida em comunidade.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*29/08/2021 - DOMINGO - 22º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*1ª. Leitura:* (Dt 4,1-2.6-8)
*Salmo responsorial:* 14(15)
*2ª. Leitura:* (Tg 1,17-18.21-22.27)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 7,1-8.14-15.21-23)*

*Naquele tempo,  1  os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus.  2  Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.  3  Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos.  4  Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.  5  Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”  6  Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.  7  De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8  Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.  14  Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei:  15  o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior.  21  Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios,  22  adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.  23  Todas essas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós senhor!

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

29 de agosto de 2021

ACOLHER COM DOCILIDADE A PALAVRA DE DEUS

Deus nos fala quando sabemos fazer silêncio em nosso coração. Ele fala através de nossa consciência.
Deus nos fala através dos próximos que encontramos. Suas necessidades são um apelo para agir motivados pelo amor ao irmão.
Deus nos fala por meio de sua presença entre nós, quando nos amamos como Ele nos amou.
Deus nos fala através da natureza, das circunstâncias, através do tempo.
Deus nos fala pela sua Palavra. Porém, é preciso meditá-la com um coração sedento de Sabedoria.
Deus nos fala sempre, mas só consegue ouvi-lo quem está disposto a acolher com docilidade a sua Palavra.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 28 de agosto de 2021

Evangelho de hoje

*28/08/2021 - SÁBADO DA 21ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 25,14-30)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14  “Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens.  15  A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida, viajou.  16  O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco.  17  Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois.  18 Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19  Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados.  20  O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’.  21  O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’  22  Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’.  23  O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’  24  Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste.  25  Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’.  26  O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei?  27  Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’.  28  Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez!  29  Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30  Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!'”*
*Palavra da salvação!*
Glória a vós Senhor.

Santo Agostinho

*SANTO DO DIA*

*SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA*
Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354, cidade de Tagaste, na África. Era o primogênito de Patrício e Mônica, uma devota cristã, que procurou criar o filho no seguimento de Cristo. Aos dezesseis anos de idade foi estudar fora de casa. Se envolveu com a heresia maniqueísta, que pregava a existência de dois princípios que regiam o mundo, um maligno e um benigno. Também nesta época envolveu com uma mulher e recebeu um filho, a quem chamou de Adeodato. Agostinho era possuidor de uma inteligência rara, centrou-se nos estudos e se formou brilhantemente em retórica. Excelente escritor dedicava-se à poesia e filosofia. Procurando maior sucesso Agostinho foi para Roma e depois para Milão, onde passou a admirar o bispo Ambrósio. Aos poucos a pregação de Ambrósio tocou seu coração e ele se converteu. Foi batizado junto com o filho Adeodato, pelo próprio Bispo Ambrósio com trinta e três anos de idade. Com a morte do filho, resolve voltar para casa, mas ali também encontra sofrimento, com a morte da mãe. Muda-se então para Tagaste, onde funda uma comunidade monástica. O bispo Ambrósio, preocupado com Agostinho, o convence a tornar-se sacerdote. No fim torna-se bispo de Hipona. Agostinho foi definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo. Sua obra iluminou quase todos os pensadores dos séculos seguintes. Escreveu livros importantíssimos, entre eles estão sua autobiografia, "Confissões", e "Cidade de Deus". Depois de uma grave enfermidade ele morreu, aos setenta e seis anos de idade, em 28 de agosto de 430.  
*SANTO AGOSTINHO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Agostinho encontra na sincera adesão à verdade cristã e na multiforme atividade pastoral a paz do coração que seu coração almejava atormentado pelos afetos terrenos e pela sede de verdade. Exerceu sua autoridade pastoral como um ministério de justiça, imparcialidade, simpatia e cuidados para com o bem-estar do povo, vivendo sempre em comunhão com o clero de sua catedral e diocese.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

FAZER RENDER NOSSOS TALENTOS POR DEUS

Todos nós temos talentos a serem desenvolvidos e multiplicados. Temos dons naturais, desenvolvemos aptidões, conhecimentos, experiências. Podemos fazer frutificar tudo isso para o bem comum. Não devemos usá-los apenas em benefício próprio. O egoísmo atrofia os talentos e inutiliza as aptidões adquiridas. Enquanto que a generosidade os multiplica. Lembremos a parábola dos talentos: os empregados que haviam recebido mais de um talento investiram e fizeram render o dobro. O que havia recebido apenas um, o escondeu. O patrão o tirou dele para dá-lo ao que tinha mais. (Cf. Mt 25,14-30) Façamos render os nossos talentos. Por Deus e para o bem de todos.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia sob a proteção de Santo Agostinho!

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Santa Mônica

*SANTO DO DIA*

*SANTA MÔNICA, ESPOSA, MÃE E VIÚVA*
Mônica nasceu em Tagaste, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência levando o conforto através das palavras de Deus. Seu marido era um jovem pagão, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica encontrava o consolo nas orações e Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir o batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer. Ela teve três filhos, Agostinho e Navígio e Perpétua, que se tornou religiosa. Porém, Agostinho, foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências. Certa vez, ela foi pedir os conselhos do Bispo, que a consolou dizendo: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas". As súplicas de Mônica foram finalmente ouvidas e seu filho, após anos de vida desregrada, converteu-se ao cristianismo, tornando-se um mestre em teologia. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas. Mas a mãe zelosa pouco conviveu com o filho convertido, pois no ano de 387 faleceu santamente. O Papa Alexandre III confirmou o tradicional culto à Santa Mônica e a proclamou "padroeira das mães cristãs".  
*SANTA MÔNICA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santa Mônica continua rogando pelas mães e por seus filhos, pelas esposas e seus maridos e por todos os pobres pecadores que necessitamos nos converter. A fórmula de Mõnica para evitar as brigas em casa era a seguinte: “Quando meu marido está de mal humor, eu me esforço para estar de bom humor. quando ele grita, eu me calo. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga, nós não brigamos". Milhares de mães e de esposas encomendaram-se em todos estes séculos a Santa Mônica, para que as ajude a converter a seus maridos e filhos, e conseguiram conversões admiráveis.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*27/08/2021 - SEXTA-FEIRA DA 21ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 25,1-13)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:  1  "O Reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo.  2  Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.  3  As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo.  4  As previdentes, porém,  levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas.  5  O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo.  6  No meio da noite,  ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando. Ide  ao seu encontro'.  7  Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.  8  As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo,  porque nossas lâmpadas estão se apagando'.  9  As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para a vós. É  melhor irdes comprar aos vendedores'.  10   Enquanto elas foram comprar o óleo, o noivo chegou e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento.  E a porta se fechou. 11  Por fim,  chegaram também as outras jovens e disseram: 'Senhor!  Senhor! Abre-nos a porta!'  12  Ele, porém,  respondeu: 'Em verdade eu vos digo, não vos conheço!'  13  Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

meditar

"De quando em quando é imprescindível que dialogues contigo mesmo, que te contemples, a sós, na face espelhada da consciência."

A meditação é importante ferramenta para o crescimento moral.

Todos nós somos dotados de inteligência e julgo moral, portanto temos condições de sermos nossos próprios juízes e conselheiros.

Diante disto, é muito importante que cada pessoa faça uma autocrítica das suas atitudes, palavras e pensamentos, lembrando que a energia gerada, nasce em você mesmo e primeiramente lhe afeta, para depois seguir seu propósito.

Quando você está em meditação, consciência própria elevada, suas verdades lhe são apresentadas, pois em seu foro íntimo tudo lhe vem às claras e seus verdadeiros objetivos são colocados a seu próprio julgamento.

Aproveite então, para rever o que fazes e saiba que a cada segundo uma nova vida pode ser iniciada, basta que você deseje verdadeiramente melhorar e corrigir seus desvios.

A cada passo, cada pensamento e a cada atitude, trilhamos nosso destino no plantio das sementes que iremos colher, razão pela qual sempre é momento de crescer, evoluir e reaprender a amar.

Nesta sexta-feira de friozinho que se inicia, lembre que um final de semana está chegando. 

Aproveite a oportunidade e se prepare para se interiorizar e analizar seus atos, canalizando seus pensamentos em direção de boas vibrações e boas energias de amor, paz, fraternidade e caridade! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

"SER VIGILANTE NO AMOR"

#PassaPalavra: (27/Agosto/2021)

Vigiai, porque não sabeis o dia, nem a hora. (Mt 25,13)

No final da nossa vida seremos interrogados somente sobre o quanto amamos, portanto devemos estar vigilantes no amor e interrogarmo-nos a nós mesmos: Tenho aproveitado todas as ocasiões para amar?

Não corramos o risco de viver a eternidade com o arrependimento de não ter amado, porque já não poderemos voltar atrás. 

A oportunidade que temos para recomeçar é agora, no momento presente.

Cada instante da nossa vida é uma ocasião única e irrepetível para viver o amor, para ser o amor.

( Apolonio Carvalho Nascimento )

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

São Zeferino

*SANTO DO DIA*

*SÃO ZEFERINO, PAPA E MÁRTIR*
O Papa Zeferino exerceu um dos pontificados mais longos da Igreja de Cristo, de 199 a 217. Foi o décimo quarto. Enfrentou um período difícil e tumultuado, com perseguições para os cristãos e de heresias que abalavam a Igreja mais que os próprios martírios. A confusão era generalizada, uns negavam a divindade de Jesus Cristo, outros se apresentavam como a própria revelação do Espírito Santo, profetizando e pregando o fim do mundo. Mas, o Papa Zeferino que não era teólogo, foi muito sensato e, amparado pelo poder do Espírito Santo, se livrou dos hereges. Para isto, se uniu aos grandes sábios da época, como Santo Irineu, Hipólito e Tertuliano, dando um fim ao tumulto e livrando os cristãos da mentira e dos rigorismos. O Papa Zeferino tinha uma grande aliado, o diácono Calisto, que seria o próximo papa. Ele determinou que Calisto organizasse cemitérios cristãos,onde os fiéis pudessem sepultar seus mortos e prestar homenagens aos mártires. Este trabalho foi a origem das catacumbas romanas, lugar histórico que testemunha grande parte da história cristã. O Papa Santo Zeferino foi martirizado junto com o bispo Santo Irineu, no ano 217 e foi sepultado numa capela nas catacumbas que ele mandou construir em Roma, Itália.  
*SÃO ZEFERINO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Escrevendo aos bispos, São Zeferino um dia exortou: “Que o Deus todo-poderoso e seu único Filho e Salvador nosso, Jesus Cristo, vos guie para que, com todos os meios ao vosso alcance, possais auxiliar a todos os irmãos que passam por tribulação, que sofrem durante seus trabalhos, estimando seus sofrimentos. Que sejam dados a eles toda a assistência possível, por atos e palavras, de forma a que sejais reconhecidos como verdadeiros discípulos dAquele que nos mandou amar aos irmãos como a nós mesmos”. Sejamos também nós animados com estas palavras.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

MELHORAR A NOSSA ESCUTA

Quando melhoramos a nossa escuta, aprendemos a dialogar com todos, respeitando as diferenças. Escutar não é tanto permanecer em silêncio. É saber acolher o outro, respeitando o seu pensamento e valorizando as suas opiniões. Podemos falar no momento oportuno, procurando ser um dom de amor. O que devemos silenciar, para que haja o diálogo, são os julgamentos e os preconceitos. Podemos melhorar a aceitação e a tolerância, para que a nossa escuta seja completa. Podemos melhorar a paciência, para não interromper quem fala, para não dar conselhos desnecessários e não contradizer o interlocutor. Podemos melhorar a estratégia de "fazer-nos um", para que a outra pessoa se sinta amada. Melhorar a escuta significa melhorar o nosso amor para com todos.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

feliz quarta-feira

Evangelho de hoje

*25/08/2021 - QUARTA-FEIRA DA 21ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 23,27-32)*

*Naquele tempo, disse Jesus:  27  "Ai de vós,  mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados:  por fora parece belos,  mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!  28  Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.  29  Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitas os túmulos dos justos,  30  e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais,  não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'.  31  Com isso,  confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas.  32  Completai, pois, a medida de vossos pais!"*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

feliz quarta-feira

"Agradece os acontecimentos inesperados que te induzem a indispensável esforço de superação."

Se não tivermos objetivos em nossa vida, tudo seria um pouco monótono, sem expectativas.

Nossos obstáculos são basicamente a essência e o teste dos nossos aprendizados.

Se não o superarmos, estagnaremos no ponto em que estamos e retardaremos a evolução que nos espera.

Portanto seja grato a todas as coisas que lhe aconteçam, sejam estas boas ou ruins.

Tudo vem a nosso favor…. Sempre!

As vezes demoramos um pouco a perceber, mas conheceremos nossas lições e concordaremos com tudo pelo que já passamos, bem como com tudo aquilo que ainda está por vir.

Cada barreira ultrapassada é um degrau em sua escada da perfeição.

Chegar ao topo é o objetivo de todos nós.

Lembra-te sempre disto.

Tenha uma feliz quarta-feira de sol, agradecendo a tudo que lhe acontece, lembrando que estamos todos juntos nesta linda e perfeita escola da vida! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

SER TRANSPARENTE EM NOSSAS AÇÕES

"Por fora pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça." (Mt 23,28) Isso significa que não devemos agir para sermos notados. Porque se assim o fizermos não somos autênticos, mas agimos motivados pelo egoísmo e pela hipocrisia. Sabendo que Deus conhece o nosso coração, devemos agir com transparência e sinceridade. Agir por Ele e com Ele, fazendo nossos os seus planos. Dessa maneira, as nossas obras durarão enquanto forem necessárias, segundo os critérios de Deus e não segundo os nossos. Serão eficazes e darão resultados, pois nenhum pensamento ou palavra de Deus volta para Ele antes de ter alcançado o efeito esperado.A transparência pode nos levar também a mostrar as nossas boas obras. Não para que seja reconhecido o nosso mérito, mas para que seja dada glória a Deus. (Cf. Mt 5,16)

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

terça-feira, 24 de agosto de 2021

São Bartolomeu - Apóstolo e Martir

*SANTO DO DIA*

*SÃO BARTOLOMEU, APÓSTOLO E MÁRTIR*
Bartolomeu também chamado Natanael foi um dos doze primeiros apóstolos de Jesus. Bartolomeu nasceu em Caná, na Galiléia, uma pequena aldeia a catorze quilômetros de Nazaré. Era filho do agricultor Tolmai. No Evangelho, ele também é chamado de Natanael. Os historiadores são unânimes em afirmar que Bartolomeu-Natanael se trata de uma só pessoa. Seu melhor amigo era Felipe e ambos eram viajantes. Até este seu primeiro encontro com Jesus, Bartolomeu era cético e às vezes irônico com relação às coisas de Deus. Porém, depois de convertido, tornou-se um dos apóstolos mais ativos e presentes na vida pública de Jesus. Mas a melhor descrição que temos de Bartolomeu foi feita pelo próprio Mestre: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47). Ele teve o privilégio de estar ao lado de Jesus durante quase toda Sua missão na terra. Compartilhou do Seu cotidiano, presenciou Seus milagres, ouviu Seus ensinamentos, viu Cristo ressuscitado nas margens do lago de Tiberíades e, finalmente, assistiu Sua ascensão ao céu. A tradição informa que Bartolomeu pregou o evangelho na região da Armênia. Perseguido por aqueles que não aceitavam a Boa-Nova de Cristo, Bartolomeu foi esfolado vivo e, como não morreu, foi decapitado no ano de 51. 
*SÃO BARTOLOMEU, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão:*
Bartolomeu viu os prodígios operados pelo Mestre, ouviu a sua mensagem, assistiu a sua paixão e glorificação, depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as conseqüências de um testemunho comprometido. Um verdadeiro apóstolo, que nos inspira também ao seguimento de Jesus.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*24/08/2021 - TERÇA-FEIRA DA 21ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 1,45-51)*

*45  Felipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José".  46  Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Felipe respondeu: "Vem ver!"  47  Jesus viu Natanael,  que vinha para ele, e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade".  48  Natanael perguntou:  "De onde me conheces?"  Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse,  enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi".  49  Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel".  50  Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!"  51  E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

24 de agosto de 2021

COLOCAR A CARIDADE NO CENTRO DE NOSSOS PENSAMENTOS E DAS NOSSAS AÇÕES

Aqui falamos de uma caridade que tem como motivação e como fim das suas ações o amor sem interesses secundários.
Solidariedade, filantropia, auxílio aos necessitados e desfavorecidos, ação humanitária, essas e outras ações podem ser sinónimo de caridade, quando realizadas com pureza de coração.
Para mim, a melhor definição de caridade é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Quando a nossa vida se torna uma oferta de amor a Deus e ao próximo, ela é uma vida centralizada na caridade.
É um amor fraternal que engloba todos os outros amores, porque está acima dos afetos e não faz distinção entre as pessoas.
Para hoje: pensar caridade, agir com caridade, ser caridade.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Evangelho de hoje

*23/08/2021 - SEGUNDA-FEIRA DA 21ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 13,44-46)*

*Naquele tempo, disse Jesus à multidão:  44  “O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45  O Reino dos céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.  46  Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Rosa de Lima

*SANTO DO DIA*

*SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM, PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA*
Isabel Flores de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, em 20 de abril de 1586. Por causa de sua beleza, recebeu o apelido de Rosa. Seus pais eram ricos espanhóis, que se mudaram para a próspera colônia do Peru. Mas os negócios declinaram e eles acabaram ficando na miséria. Ainda criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação. Na adolescência, decidiu entregar sua vida somente a Cristo e ingressou na Ordem Terceira Dominicana, tomando como exemplo de vida Santa Catarina de Sena. Dedicou-se então ao jejum, às severas penitências e à oração contemplativa. Aos vinte anos, pediu e obteve licença para emitir os votos religiosos em casa (e não no convento), mudando seu nome para Rosa de Santa Maria. Construiu uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais, levando uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. Aumentou os dias de jejum e dormia sobre uma tábua com pregos. Passou a sustentar a família com as rendas e bordados que fazia. Vivendo em contínuo contato com Deus, atingiu um alto grau de vida contemplativa e experiência mística. Aos 31 anos de idade, foi acometida por uma grave doença que lhe causou sofrimentos e danos físicos. Morreu em 24 de agosto de 1617 e seu sepultamento parou toda a cidade de Lima. 
*SANTA ROSA DE LIMA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Muitos milagres aconteceram por sua intercessão. Rosa foi beatificada em 1667 e, ao ser canonizada em 1671 pelo Papa Clemente X, se tornou a primeira santa da América Latina. Dois anos depois, foi proclamada Padroeira da América Latina, com a festa litúrgica marcada para o dia 23 de agosto. A devoção a Santa Rosa de Lima se propagou rapidamente nos países latino-americanos, sendo venerada pelos fiéis como padroeira dos jardineiros e dos floristas.
*FONTE:* A12

LIGAÇÕES INCONVENIENTES! Pe. Gilberto Kasper

 

LIGAÇÕES INCONVENIENTES!

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

 

Como reagimos diante de ligações inconvenientes? Refiro-me às ligações de telemarketings, que se tornaram uma espécie de “cultura de sobrevivência” para milhares de brasileiros, em tempo de pandemia, mas que há muitos anos vem ocorrendo, especialmente remetidas às pessoas aposentadas. Eu me irrito profundamente com tais ligações, que insistentemente oferecem produtos, os mais diversos. Trata-se de uma avalanche de ofertas supérfluas, incitando ao consumismo exacerbado.

Fui orientado a bloquear os números dos telefones que insistentemente ligam, geralmente nas horas mais impróprias. Já bloqueei uma centena de números, mesmo assim novos números ligam com as mesmas ofertas. São operadoras de telemarketing, de telefonia, de financeiras oferecendo empréstimos consignados, entre outros.

Conhecemos, também, ligações provenientes de Casas de Detenção. O Sistema Judiciário e Penitenciário de nosso País continua vulnerável, não conseguindo conter a entrada de celulares nas Penitenciárias, de onde vêm incontáveis ligações, algumas delas ameaçadoras, outras tentando clonar os celulares das pessoas de boa índole.

Outros tipos de ligações inconvenientes são as que simulam sequestros de filhos, de pais, avós ou amigos. Conheço inúmeras pessoas que já receberam ligações afirmando que em seu poder se encontrariam pessoas que sequer existem. Mães de filhos apenas do sexo masculino recebendo ligações mentirosas, de que uma de suas filhas fora sequestrada, com o intuito de bandidos querendo o pagamento de resgates. Tentativas de outros golpes similares são tão frequentes, a ponto de não atendermos mais ligações não identificadas, e por isso, deixarmos não poucas vezes, de atender pessoas que buscam auxílio espiritual, que desejam agendar um atendimento ou outro compromisso de real importância para ambos, de acordo com nosso ministério sacerdotal.

Algumas das medidas preventivas à COVID-19, como o isolamento social, também proporcionaram algumas ligações inconvenientes. Embora tão necessário para evitar maior contágio do vírus, o isolamento social descortinou uma carência afetiva na sociedade, ainda mais aguda, ou antes, velada, de pessoas especialmente muito ativas, então condicionadas a “ficar em casa”, bem como de pessoas já antes isoladas por pura exclusão tanto familiar como social. Aumentaram notoriamente os casos de depressão, fruto da mesma exclusão. Passamos a utilizar em demasia as novas tecnologias: Celulares, Notebooks, Internet, Whatsapp e Links para nos comunicarmos o quanto possível, sem o calor humano do abraço, do aperto de mão, da presença física, porém, para afirmar e reafirmar a todo o momento, de que estamos juntos, unidos, respirando a esperança de tempos melhores e valores redescobertos num mais breve possível pós-pandemia.

Não obstante as ligações inconvenientes, concluímos de que precisamos bem menos do que pensávamos para não simplesmente sobreviver, mas viver uma vida saudável, feliz, onde não se esgota a esperança de que sendo Anjos uns dos outros, seremos também verdadeiros protagonistas da paz entre as pessoas, onde ainda cheiramos o odor horroroso da mentira, da disputa, da busca desenfreada de poder e prestígio. Exalemos o perfume da paz, só então seremos felizes de verdade!

 

 

PASSEIO EM MIGUELÓPOLIS - 22 DE AGOSTO

 PASSEIO EM MIGUELÓPOLIS - 22 DE AGOSTO DE 2021


VIAGEM NESTE ULTIMO DOMINGO DO GRUPO CAVALEIROS DE SANTA ÂNGELA COM A PARTICIPAÇÃO DOS CAVALEIROS ADILSON, EDUARDO E AGNEW CONTANDO COM A PRESENÇA DO CASAL CONVIDADO EDUARDO E MICHELE E DO FILHO DO CAVALEIRO EDUARDO VICTOR. MOMENTOS DE PRAZER E DESCONTRAÇÃO ÀS MARGENS DO RIO GRANDE. NOSSO PRESIDENTE ADILSON AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS. AGUARDEM OS PRÓXIMOS EVENTOS. 





PARABÉNS A TODOS COM AS BENÇÃOS DE SANTA ÃNGELA

Apolônio de Carvalho

VIVER A PALAVRA DE DEUS COM COERÊNCIA

"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. (Jo 15,4) Essa é a coerência de quem vive a Palavra: permanecer em Cristo, que é a Palavra de Deus encarnada. Nesse capítulo 15 de João, Jesus diz que Ele é a videira e que nós somos os ramos, e que para produzir frutos devemos permanecer unidos a Ele. A seiva da videira é o amor que Jesus nos ensinou a viver. Quanto mais amamos, mais a seiva chega aos ramos, que somos todos nós. E daremos frutos para a glória de Deus. Que possamos acolher cada Palavra pronunciada por Jesus com coerência na vida do dia a dia, sem esperar ocasiões especiais, mas fazendo de cada momento presente a melhor ocasião para amar a Deus e amar o próximo.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

domingo, 22 de agosto de 2021

Evangelho de hoje

*22/08/2021 - DOMINGO - 21º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*1ª. Leitura:* (Js 24,2-2a.15-17.18b)
*Salmo responsorial:* 33(34)
*2ª. Leitura:* (Ef 5,21-32)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 6,60-69)*

*Naquele tempo,  60  muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”  61  Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza?  62  E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes?  63  O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida.  64  Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.  65  E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”.  66  A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67  Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68  Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69  Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Filipe Benício

*SANTO DO DIA*

*SÃO FILIPE BENÍCIO, PRESBITÉRO DOS SERVOS DE MARIA*
Filipe Benício nasceu no dia 15 de agosto de 1233, no seio de uma rica família da nobreza, em Florença, Itália. Aos treze anos foi enviado com seu preceptor à Paris estudar medicina. Voltou e foi para a universidade de Pádua, onde aos dezenove anos formou-se em filosofia e medicina. O jovem era muito devoto de Maria e muito religioso, possuía também sólida formação religiosa. Nesse período de estabelecimento profissional, passou a freqüentar a igreja do mosteiro e com os religiosos aprofundou o estudo das Sagradas Escrituras. Logo suas orações frutificaram e recebeu o chamado para a vida religiosa. Assim, em 1254 fez-se membro da Ordem dos Servitas. Foi superior geral de sua ordem, adquirindo fama de um ótimo pregador. Sob sua direção os frades servitas se expandiram rapidamente e com sucesso. Era um conciliador, sua pregação talentosa e eficiente trouxe frutos benéficos para a Ordem e para a Igreja. Na sua simplicidade, fugia de todas as honras eclesiásticas. Quando o Papa Clemente IV morreu, Filipe foi proposto como candidato à cátedra de Pedro, mas se retirou para as montanhas, onde se ficou por algum tempo. Diz a tradição que São Filipe Benício recusou-se a ocupar a cátedra de Pedro. Por isso é comum representá-lo com a tiara pontifícia aos pés. Segundo os registros da Ordem e a tradição Filipe gozava da fama de santidade em vida. Morreu em 22 de agosto de 1285 na cidade de Todi.
*SÃO FILIPE BENÍCIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Infelizmente existem pessoas que se preocupam muito com as aparências externas. Na Igreja isto não é diferente. São Filipe Benício mostra-nos que o apego e vaidade nos impedem de conhecer o verdadeiro rosto de Cristo, pobre e excluído. Aprendamos hoje a viver uma religião de coração, mais do que uma religiosidade de aparências.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

22 de agosto de 2021

ESTAR AO SERVIÇO DE TODOS

Jesus é o Filho de Deus, ensinou com autoridade, formou os seus discípulos, demonstrou ter poder sobre tudo. No entanto, viveu para servir. Deu de comer às multidões, repartiu o pão e serviu os seus amigos à mesa, lavou os pés dos apóstolos, curou doentes, consolou aflitos, e por fim deu a própria vida.
Fez tudo isso sendo homem, nosso irmão. Deixou o exemplo a ser seguido e a possibilidade de nos identificarmos com Ele, sobretudo no serviço.
O serviço é a atitude mais revolucionária que existe, porque transforma antes de tudo a nós mesmos.

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 21 de agosto de 2021

oração do Sábado

Oração do Sábado

Senhor Meu Deus, Pai de Amor e Bondade,

Abençoa este dia que está nascendo, que ele nos traga muitas bênçãos e que a jornada nos reserve boas surpresas. 
Que este novo dia seja de calmaria, de bons pensamentos, de boas atitudes e que o Senhor nos proteja, nos guie e nos abençoe a cada passo que dermos e a cada escolha que fizermos. 
Que o mal e a tristeza batam logo em retirada e que prevaleça somente tudo o que possa nos deixar alegres e que transbordemos muito amor e paz. 
Que a bênção de hoje seja abundante para mim, para você e para todos que acreditam no amor de Deus e lembremos, Ele sem nós é sempre Deus, mas nós sem Deus, não somos nada! 
Que Deus nos abençoe eternamente!
Amém! 🙏

São Pio X

*SANTO DO DIA*

*SÃO PIO 10º., PAPA*
Seu nome de batismo era José Melquior Sarto, oriundo de família humilde e numerosa. Nasceu numa pequena aldeia italiana no dia 02 de junho de 1835. Desde cedo, José demonstrava ser muito inteligente e, por causa disso, seus pais fizeram grande esforço para que ele estudasse. Todos os dias, durante quatro anos, o menino caminhava com os pés descalços por quilômetros a fio, tendo no bolso apenas um pedaço de pão para o almoço. Desde cedo manifestou sua vontade de ser padre. Mesmo com a morte do pai, o menino entrou no seminário e aos vinte e três anos recebeu a ordenação sacerdotal. Teve uma rápida ascensão dentro da Igreja. Primeiro foi vice-vigário em uma pequena aldeia, depois vigário de uma importante paróquia, cônego, cardeal de Veneza e, após a morte do grande Papa Leão XIII, ele foi eleito seu sucessor, com o nome de Papa Pio Décimo, em 1903. No Vaticano, José Sarto continuou sua vida no rigor da simplicidade, modéstia e pobreza. Surpreendeu o mundo católico quando adotou como lema de seu pontificado "restaurar as coisas em Cristo". Realizou algumas renovações dentro da Igreja, criando bibliotecas eclesiásticas e reformas nos seminários. Sua intensa devoção à Eucaristia permitiu que os fiéis pudessem receber a comunhão diária e que a Primeira Comunhão fosse ministrada às crianças a partir dos sete anos de idade. Instituiu o ensino do Catecismo em todas as paróquias e para todas as idades, como caminho para recuperar a fé. No dia 20 de agosto de 1914, aos setenta e nove anos, Pio Décimo morreu. O povo de imediato passou a venerá-lo como um Santo. Mas só em 1954 ele foi oficialmente canonizado.  
*SÃO PIO X, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Pio Décimo não foi apenas um teólogo. Foi um pastor dedicado e, sobretudo, extremamente devoto, que sentia satisfação em se definir como "um simples pároco do campo". Em seu sepulcro está escrito: Pio Décimo, pobre e rico, suave e humilde, de coração forte, lutador em prol dos direitos da Igreja, esforçado na tarefa de restaurar em Cristo todas as coisas.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*21/08/2021 - SÁBADO DA 20ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 23,1-12)*

*Naquele tempo,  1  Jesus falou às multidões e aos seus discípulos:  2  “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés.  3  Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.  4  Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo.  5  Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas.  6  Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.  7  Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de mestre.  8  Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.  9  Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.  10  Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo.  11  Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12  Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

feliz sábado

"Não se pode ter, guia mais seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se deseja para si mesmo."

O ser humano foi criado imperfeito para que evolua à medida dos seus próprios passos e aprendizado.

Deus nos criou desta forma e nos concedeu livre arbítrio, de modo a decidirmos a velocidade de nossa caminhada.

Na verdadeira lição do aprendizado, Ele nos mostrou da
Importância de sermos bons e fraternos, pois assim encontraremos melhores ferramentas para a auto perfeição.

Existem Leis que regem a nossa vida, porém ainda caminhamos a curtos passos neste vasto campo do conhecimento.

Para nos auxiliar, Ele nos concede dicas importantes, que nos trazem o conforto tão necessário para a alma.

Mesmo que ainda ignorantes, regras básicas nos colocam no prumo e na direção certa do nosso aprendizado e, utilizarmos a guia do amor próprio é passo largo deste entendimento.

A medida em que somos melhores e evoluídos, percebemos que nos importa a condição do próximo e ainda mais o proveito da energia por nós gerada.

Quando fazemos algo a alguém, geramos uma energia e esta nos importa de tal forma que descobriremos um dia, o quanto perdemos na geração de energias baixas em todas as vidas e obstáculos anteriormente passados.

Portanto, aceitemos a “dica” que nos fora apresentada e façamos para os outros, tudo aquilo que desejaríamos que nos fizessem e, além de recebermos as boas energias do sentimento nobre da caridade, resgatamos erros antigos e ainda receberemos as boas energias daqueles que recebem nossos atos de igualdade e fraternidade.

Tenha uma lindo sábado de sol, recebendo boas vibrações deste maravilhoso planeta, que o tempo todo vibra amor e recarrega as suas energias, bastando apenas a sua vontade e aceitação de receber tamanho amor! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

MULTIPLICAR OS ATOS DE AMOR

Passa Palavra: (21/08/2021)

Podemos multiplicar os atos de amor, fazendo somente coisas que promovam o bem de todos.

Gestos simples do quotidiano, coisas rotineiras do nosso trabalho, imprevistos, mudanças repentinas de programa, impossibilidades, ocasiões propícias, momentos de oração. 

Tudo pode servir como motivo para multiplicar os gestos de amor.

Outro dia, diante de uma situação inusitada, na qual eu não sabia que atitude tomar, fiz apenas pequenos gestos de amor para com a pessoa envolvida, e uma oração entregando-a nas mãos de Deus.

Logo depois, um amigo passou mal e tive que lhe dar atenção e medicá-lo.

Em pouco tempo as duas situações se resolveram e ficou em mim a sensação de que o mais importante de tudo foi multiplicar os atos de amor para com o próximo.

Se o bem se multiplica dentro de nós, ele multiplica-se também ao nosso redor.

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

20 de agosto- Dia do Maçom

*Dia do Maçom no Brasil*

Hoje comemoramos e celebramos os maçons brasileiros, através desta data que simboliza e significa tanto para a nossa comunidade e família. 

A maçonaria no Brasil, desde a sua criação, é parte fundamental da história dessa sociedade. A prova disso é o quanto os nossos antepassados contribuíram para marcos históricos nesse país. 

O dia 20 de Agosto foi escolhido como Dia do Maçom no Brasil após a sessão entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro, no dia 20 de Agosto de 1822, quando o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. A sociedade maçônica impulsionou Dom Pedro I a proclamar a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822, menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro.

Nós somos história, futuro, filosofia, humanidade e independência. O Grande Oriente do Brasil tem a honra e felicidade de desejar a todos os irmãos um feliz Dia do Maçom.

Que possamos sempre trazer luz, sabedoria, união e força para a sociedade que vivemos, através da nossa filosofia, moral e respeito à vida humana.

_20 de Agosto, Dia do Maçom no Brasil!_

São Bernardo de Claraval

*SANTO DO DIA*

*SÃO BERNARDO DE CLARAVAL, ABADE, FUNDADOR E DOUTOR DA IGREJA*
Bernardo nasceu no ano 1090 na França. A sua família era cristã, rica, poderosa e nobre. Desde a tenra idade demonstrou uma inteligência aguçada. Tímido, tornou-se um jovem de boa aparência, educado, culto, piedoso e de caráter reto e piedoso. Quando sua mãe morreu, ele manifestou o desejo de ser religioso, mas encontrou resistência do pai. Porém, com determinação, conseguiu convencer o pai, irmãos e amigos, que ingressaram com ele no mosteiro da Ordem de Cister, recém fundada. A contribuição de Bernardo dentro da ordem foi de tão grande magnitude que ele passou a ser considerado o seu segundo fundador. Foi um período de abundante florescimento da ordem, que passou a contar com cento e sessenta e cinco mosteiros. Bernardo sozinho fundou sessenta e oito e, em suas mãos, mais de setecentos religiosos professaram os votos. Bernardo viveu uma época muito conturbada na Igreja. Foi pregador, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de Papas, reis, bispos e também polemista político e tenaz pacificador. Nada conseguia abater ou afetar sua fé, imprimindo sua marca na história da espiritualidade católica romana. Tornou-se o maior escritor do seu tempo, apesar de sua saúde sempre estar comprometida. Isto porque Bernardo era um religioso de vida muito austera, dormia pouco, jejuava com freqüência e se impunha severa penitência. Morreu no dia 20 de agosto de 1153 e foi sepultado no mosteiro de Claraval. É chamado de doutor da Igreja. 
*SÃO BERNARDO DE CLARAVAL, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
São Bernardo cantou o amor, o amor de Deus pelo homem e o amor do homem por Deus. Um amor que é fonte de verdadeiro conhecimento, um amor nupcial entre Deus e aqueles que sabem estar na escuta dele. E é esta mensagem que falou ao coração de tantos homens e mulheres do seu século e povoou numerosos mosteiros.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*20/08/2021 - SEXTA-FEIRA DA 20ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 22,34-40)*

*Naquele tempo,  34  os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito  calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo  35  e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:  36  "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"  37  Jesus respondeu: "'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!'  38  Esse é o maior e o primeiro mandamento.  39  O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'.  40  Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós senhor!

Apolônio de Carvalho

SER GENEROSO EM AMAR CADA PRÓXIMO

Passa Palavra (20/08/2021)

A estratégia para entender como ser generoso em amar cada próximo é fazer a seguinte pergunta: O que eu gostaria que me fizessem na mesma situação?

Se tivermos a coragem de responder com gestos generosos, daremos sempre o melhor de nós mesmos a quem estiver ao nosso lado.

Em casa, onde conhecemos muito bem os defeitos uns dos outros, somos tentados a julgar e não dar o melhor.

No trabalho, somos levados a medir a nossa dedicação aos outros apenas pela meritocracia.

Na rua, temos a tentação de julgar pela aparência e não amar as pessoas dando o melhor de nós mesmos.

É um desafio dar o melhor de si, mas quando conseguimos, a felicidade estampa-se no rosto do próximo e invade o nosso coração

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Apolônio de Carvalho

CRIAR E RECRIAR ENTRE NÓS UM CLIMA DE FAMÍLIA

"Onde não há amor, coloque amor e encontrará amor."  Essa frase de João da Cruz, místico espanhol, indica a nossa grande responsabilidade com respeito à interação com o meio onde vivemos, a começar pela própria família. Quando as coisas não estão bem na nossa família, às vezes colocamos a culpa nos outros. Será que, quando fazemos isso, não estamos nos omitindo de amar? Procuremos refletir sobre a frase de João da Cruz, para que nos ajude a criar e recriar um clima de verdadeira família entre nós. Não apenas em nossas famílias, mas também com as amizades, no ambiente de trabalho e em todos os lugares por onde passamos, coloquemos amor onde não há amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

São João Eudes

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO EUDES, PRESBÍTERO E FUNDADOR*
João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601 na pequena vila de Ri, no norte da França. Era o primogênito de Isaac e Marta, que tiveram sete filhos. Cresceu num clima familiar profundamente religioso. Estudou com os padres jesuítas, dedicando tempo diário para a oração na capela do colégio. Em 1623, com o consentimento dos pais foi para Paris, onde ingressou na Congregação do Oratório. Dois anos depois, recebeu sua ordenação dedicando-se integralmente à pregação entre o povo. Quando em 1627 estourou a epidemia da peste, João percorreu as vilas mais distantes e esquecidas. Como sensível pregador, levou a Palavra de Cristo, dando assistência aos doentes e suas famílias. Manteve-se inconformado com o contexto social que evoluía perigosamente, onde as elites dos intelectuais valorizavam a razão e desprezavam a fé. João Eudes, sabendo interpretar esses sinais dos tempos, fundou em 1643 a Congregação de Jesus e Maria, cuja missão é a formação espiritual e doutrinal dos padres e seminaristas e a pregação evangélica inserida às necessidades espirituais e materiais do povo. Também fundou a congregação das irmãs do Bom Pastor. Com os seus missionários, João dedicou-se à pregação de missões populares, num ritmo de trabalho simplesmente espantoso. Coube a João Eudes a glória de ter sido o precursor do culto da devoção dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Morreu no dia 19 de agosto de 1680.  
*SÃO JOÃO EUDES, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O santo de hoje, são João Eudes, foi um grande missionário do século dezessete. Suas ações são lembradas até os dias de hoje, sobretudo através das congregações que ele fundou para cuidar dos mais abandonados. O carisma missionário de João Eudes nos inspira a buscar com mais esforço o caminho do evangelho e a proclamar em alta voz as maravilhas de Deus.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*19/08/2021 - QUINTA-FEIRA DA 20ª. SEMANA DO TEMPO  COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 22,1-14)*

*Naquele tempo,  1  Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo,  2  dizendo: "O Reino dos céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho.  3  E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.  4  O rei mandou outros empregados, dizendo:  'Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram  abatidos e tudo está pronto. Vinde para a  festa!'  5  Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios,  6  outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.  7  O rei ficou indignado e mandou suas tropas,  para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.  8  Em seguida, o rei disse aos empregados: 'A festa de casamento está pronta,  mas os convidados não foram dignos dela.  9 Portanto, ide até as encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que o encontrardes'.  10  Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados.  11  Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa  12  e perguntou-lhe: 'Amigo,  como entraste aqui sem o traje da festa?'  Mas o homem nada respondeu.  13  Então o rei disse aos que serviam: 'Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes'.  14  Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

vivemos em sociedade

"Quem não se importa com o que acontece à sua volta não se importa com o que acontece dentro de si."

Vivemos em sociedade.

O ser humano foi criado e educado para viver assim, sempre acompanhado de outros.

Portanto, para que sejamos verdadeiramente e completamente felizes, importa a felicidade daqueles que convivem conosco esta etapa de vida planetária.

Somente poderemos nos tornar um planeta verdadeiramente evoluído, quando a situação alheia importar tanto quanto a sua.

Quando melhoramos a realidade da comunidade e do meio que convivemos, estamos nos tornando fraternos e caminhando sentido ao nosso crescimento individual e coletivo.

Trabalhe a sua evolução individual e, com ela, você trabalhará para o crescimento coletivo.

Um está diretamente ligado ao outro.

A fraternidade é chave importante na abertura do seu coração e na sua felicidade e energia vibratória.

Tenha uma feliz e proveitosa quarta-feira de sol, olhando para o lado e avaliando como e onde você poderia fazer a diferença e a melhora do seu meio! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

terça-feira, 17 de agosto de 2021

A Força de uma Pessoa Desperta

A FORÇA DE UMA PESSOA DESPERTA

"Pessoas despertas são indomáveis, intuitivas e possuem a serenidade e a confiança daqueles que aprenderam a ver a vida com os olhos da alma.
São pessoas que passaram por situações difíceis, viram sonhos que não se concretizaram, tiveram que se despedir de quem amavam e viram a vida colocar a prova toda confiança em si mesmas e na sua crença no bem.

Ainda assim curaram cada ferida com a sabedoria de quem acolheu a dor como uma sábia conselheira, e optou por guardar os seus ensinamentos ao invés de um acumulado de mágoas e desilusões.
Por isso carregam um certo brilho no olhar, uma presença cheia de luz e de carisma e uma aura de aconchego que não passa despercebida.

São pessoas que não seguem o grande coletivo, não tem medo de parecerem ridículas por acreditarem no invisível e cuidam da sua energia, da sua mente, da sua alma e do seu coração como um templo a ser cuidado.

Uma pessoa desperta aprendeu a honrar a si mesma, ama quem é, tem orgulho da sua trajetória, já não dá mais poder para as críticas ou julgamentos, assim como tampouco perde seu tempo julgando os demais. Sabe que todos estamos entre a inconsciência e o despertar e que esse processo é algo sagrado e individual. Todos têm o seu tempo e seus próprios ‘despertadores’.

É esse motivo que a pessoa desperta agradece por tudo e todos que passaram por sua jornada: os que a amaram e os que a despertaram. Porque é inevitável.

Ninguém pode viver para sempre na dependência, na insegurança ou adormecido de si mesmo. Às vezes a vida vai mesmo nos chacoalhar, pra que despertemos, para a nossa força, para o nosso poder, para a infinitude que habita em nós.

É isso que traz a segurança da pessoa desperta. Não a segurança que menospreza a cautela, mas sim a segurança de quem está bem em ser quem é e que fez de si mesma um lugar de paz para se viver.
Uma pessoa desperta, ajuda a despertar o mundo!"🙌✨🌎💖🙏

São Jacinto de Cracóvia

*SANTO DO DIA*

*SÃO JACINTO DE CRACÓVIA*
Batizado com o nome de Jacó, ele nasceu em 1183, na antiga Kramien, hoje Cracóvia, na Polônia. Desde cedo aprendeu a bondade e a caridade, despertando assim sua vocação religiosa. Numa viagem para Roma conheceu Domingos de Gusmão e ingressou na Ordem dos Pregadores de São Domingos. Depois de um breve noviciado ele tomou o nome de frei Jacinto. Na ocasião foi o próprio São Domingos que o enviou de volta à sua pátria. Assim iniciou sua missão de grande pregador. Jacinto fundou em Cracóvia um mosteiro da Ordem de São Domingos. Jacinto foi um incansável pregador da Palavra de Cristo e um dos mais pródigos colaboradores do estabelecimento da igreja nas regiões tão distantes de Roma. Foram quarenta anos de intensa vida missionária. No ano dia 15 de agosto 1257, ele morreu no mosteiro de Cravóvia, aos setenta e dois anos de idade.  
*SÃO JACINTO DE CRACÓVIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A missão dos apóstolos de Jesus é estendida a muitos homens e mulheres no caminhar da história. Cada região e cultura recebeu a graça do evangelho a partir de pessoas carismásticas que souberam traduzir para a vida a mensagem de Jesus. Que Deus nos inspire ao apostolado e ao trabalho com os mais abandonados.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*17/08/2021 - TERÇA-FEIRA DA 20ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 19,23-30)*

*Naquele tempo,  23 Jesus disse aos discípulos: "Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.  24  E digo ainda, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".  25  Ouvindo isso,  os discípulos ficaram muito espantados e perguntaram: "Então,  quem pode ser salvo?"  26  Jesus olhou para eles e disse: "Para os  homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível".  27   Pedro tomou a palavra e disse a Jesus:  "Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?"  28  Jesus respondeu: "Em verdade vos digo,  quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória,  também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze  tronos, para julgar as doze tribos de Israel.  29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos,  irmãs, pai, mãe, filhos,  campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.  30  Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

Bom dia!

17 de agosto de 2021

ABANDONAR-SE NO PAI COM UMA CONFIANÇA ILIMITADA

A fé move montanhas.
Quando alguém nos promete ajuda, adquirimos confiança para realizar um projeto audacioso ou para superar as dificuldades.
A fé é muito superior às técnicas de autoajuda. Embora seja uma coisa boa ter pensamentos positivos, eles não ajudam quando o fracasso é inevitável.
Quando temos fé na proteção de Deus, o fracasso é apenas circunstancial, não é algo determinante até o ponto de impedir-nos de recomeçar.
A união com Deus nos fortalece em tudo. Permanecemos sempre prontos para o combate quotidiano, com a certeza da vitória.
Hoje, antes de cada atividade ou diante de qualquer situação, digamos com fé: "Com a tua ajuda, meu Deus, tudo é possível." 

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

São Roque de Montpellier e Santo Estevão da Hungria

*SANTO DO DIA*

*SÃO ROQUE DE MONTPELLIER E SANTO ESTEVÃO DA HUNGRIA*

*SÃO ROQUE DE MONTPELLIER*
Roque nasceu no ano de 1295, na França, em uma família rica, da nobreza da região. Ficou órfão na adolescência e vendeu toda a herança, distribuindo o que arrecadou entre os pobres. Depois disto, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino à Roma. No caminho, Roque deparou com regiões infestadas pela chamada peste negra. Era comum, ver à beira das estradas, pequenos povoados só de doentes que foram isolados do convívio das cidades, para evitar o contágio do restante da população ainda sã. Enxergando nas pobres criaturas o verdadeiro rosto de Cristo, Roque se atirou de corpo e alma na missão de tratá-los. Seu zelo pelos doentes era tanto que ele descuidou-se de si próprio. Certo dia percebeu uma ferida na perna e viu que fora contaminado pela peste. Assim, decidiu se refugiar sozinho em um bosque, onde foi amparado por Deus. Roque foi encontrado por um cão. Este animal passou a levar-lhe algum alimento todos os dias, até que seu dono, curioso, um dia o seguiu. Comovido, constatou que era seu cão que socorria o pobre doente. Este homem auxiliou Roque na sua recuperação. Já com a saúde em dia, Roque voltou para sua cidade, mas foi preso, considerado como um espião. No cárcere continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições, até morrer. Hoje as relíquias de São Roque são veneradas na belíssima basílica dedicada à ele em Veneza, Itália, sendo considerado o Santo protetor contra as pestes. 
*SÃO ROQUE DE MONTPELLIER E SANTO ESTEVÃO DA HUNGRIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

Reflexão
Sempre vemos São Roque representado em trajes de peregrino com um cachorro que está a seu lado no ato de lhe dar um pão. Esta gravura é inspirada no tempo de seu isolamento quando teria morrido de fome se um cachorro não lhe houvesse trazido diariamente um pão e se da terra não tivesse nascido uma fonte de água para lhe matar a sede. Hoje em dia são tantas as pessoas a passar necessidades na vida. Que são Roque as proteja e lhes inspire forças para lutar contra as injustiças
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*16/08/2021 - 20ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 19,16-22)*

*Naquele tempo,  16 alguém aproximou-se de Jesus e disse: "Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?"  17  Jesus respondeu: "Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos".  18  O homem perguntou: "Quais mandamentos?"  Jesus respondeu: "Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás,  não levantarás falso testemunho,  19   honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo".  20  O jovem disse a Jesus: "Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?"  21  Jesus respondeu:  "Se tu queres ser perfeito, vai,  vende tudo que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu.  Depois, vem e segue-me".  22  Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza,  porque era muito rico.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

COLETIVO JOVEM! Pe. Gilberto Kasper

 

COLETIVO JOVEM!

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

 

Como já amplamente noticiado por inúmeras emissoras de televisão de nossa cidade, o FAC – Fraterno Auxílio Cristão, há anos mantém parceria com um programa para capacitar e encaminhar ao mundo do trabalho anualmente, cerca de 500 jovens entre 16 e 25 anos com a parceria de várias empresas. Por alguns anos o Coletivo Jovem ficou sediado no Núcleo de Solidariedade Dom Bosco na Rua Imigrantes Japoneses, 1065 no Parque Ribeirão Preto e atualmente continua sediado no Núcleo de Solidariedade Dom Hélder, a sede do FAC, na Rua Barão do Amazonas, 881 no Centro de Ribeirão Preto.

Antes da Pandemia o curso com duração de dois meses era presencial, com entrega dos certificados ao final do curso e sendo que em torno de 30% desses jovens saiam empregados, com oportunidades inúmeras. Na atual situação, por enquanto o curso é online.

“O programa online, que tem abrangência nacional, é gratuito e oferece videoaulas curtas e objetivas durante 6 semanas. Esse formato permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, através de seu WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado”.

“O conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo, e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Quem assistir às videoaulas e fizer as atividades práticas recebe um certificado de conclusão e, ao final do curso, os participantes são convidados a se cadastrarem nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores”.

Além da faixa etária, o outro requisito para participar é ter concluído o ensino médio ou estar cursando. Para fazer sua inscrição, acesse o link: .https://bit.ly/coletivodomhelder20213.

Trata-se de “oportunidades” e não simplesmente um emprego qualquer!

O Projeto Coletivo Jovem, em grande parte, é mantido pelos benfeitores do FAC – Fraterno Auxílio Cristão. Convidamos nossos jovens a se inscreverem e ocuparem uma das 500 vagas disponíveis. Qualquer dúvida basta ligar no FAC – Telefone: (16) 3237-0942 em horário comercial ou para o próprio WhatsApp do Coletivo, monitorado pelo educador Samuel: (16) 9.9192-8499 ou nas redes sociais do FAC Ribeirão Preto.

Aproveito para, em nome especialmente do Conselho Diretor do FAC, agradecer a doação anual proveniente da Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade realizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e por todas as Dioceses do Brasil. Parte da Coleta realizada em nossa Arquidiocese de Ribeirão Preto, graças à sensibilidade e ao zelo de nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Moacir Silva e da Equipe Responsável pelas Campanhas, nas pessoas do Padre André Luiz Massaro e do Diácono Permanente Francisco Ferreira Alves Neto, é destinada todos os anos ao FAC, para amenizar tantos custos que as verbas públicas não cobrem numa OSC (Organização da Sociedade Civil). O valor remetido neste ano foi de R$ 2.313,32. Seja nossa Igreja particular grandemente recompensada por tamanha generosidade!

 

tu és único

"Não te compares aos outros. És uma criação originalíssima do Criador."

Somos todos filhos do mesmo Pai Celestial e desta forma, somos todos irmãos perante Deus.

Mas esta igualdade original se esvai, a medida em que possuímos o nosso livre arbítrio e fazemos as nossas escolhas, cujo processo nos coloca em diferentes estágios evolutivos.

A comparação nunca é algo proveitoso, pois a diferença será comum em nossa caminhada.

A evolução é individual e importante trabalho a ser abraçado individualmente, para que cada um siga o caminho desejado da melhor forma possível.

Deus nos criou concedendo-nos a liberdade de escolhermos o caminho para atingirmos a nossa perfeição e Ele espera que o façamos no menor caminho possível.

Mas tal qual um pai na formação do seu filho, de nada adianta entregar o peixe sem ensinar o importante trabalho da pescaria.

Façamos a nossa parte e aprendamos a ser bons, gentis e fraternos, para que possamos deste modo nos abraçar na felicidade divina da verdadeira vida no amor.

Hoje é segunda-feira.

Mais uma semana se inicia.

Aproveite o dia para começar seus estudos e escolher o melhor caminho a ser traçado, pois sempre é tempo de recomeçar.

Tenha uma linda e produtiva semana! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

ACREDITAR NA MISERICÓRDIA DE DEUS

Quem acredita que pode ser salvo pela misericórdia de Deus que é amor infinito, nem mesmo a notícia de uma tragédia o desvia da rota segura que seguiu a vida inteira. Não encontramos explicações racionais para episódios dos quais somente a fé alcança o significado. O que acredito é que a Misericórdia de Deus é infinita e inunda nosso ser trazendo conforto espiritual e forças para enfrentar a vida e a morte, a alegria e a dor, o fracasso e o sucesso, tudo permeado por um amor invisível ao olho humano, mas sentido por um coração que ama.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

domingo, 15 de agosto de 2021

Evangelho de hoje

*15/08/2021 - DOMINGO*
*20º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU*

*1ª. Leitura:* (Ap 11,19; 12,1.3-6.10)
*Salmo responsorial:* 44(45)
*2ª. Leitura:* (1 Cor 15,20-27)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 1,39-56)*

*Naqueles dias,  39 Maria partiu para a região montanhosa,  dirigindo-se,  apressadamente, a uma cidade da Judeia.  40  Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.  41  Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.  42  Com um grande grito,  exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!  43  Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?  44  Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.  45   Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".  46  Então Maria disse: "A minha alma engrandece ao Senhor,  47  e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,  48 porque olhou para a humildade de sua serva.  Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,  49  porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo,  50  e sua misericórdia se estende,  de geração em geração, a todos os que o respeitam.  51  Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração.  52   Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.  53  Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias.  54  Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,  55   conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre".  56  Maria ficou três meses com Isabel;  depois voltou para casa.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Tarcísio Mártir

*SANTO DO DIA*

*SÃO TARCÍSIO, ROMANO, MÁRTIR DA EUCARISTIA*
A Igreja recorda este santo no dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Tarcísio era um menino cristão exemplar, que sacrificou a sua vida para defender as hóstias consagradas que levava consigo para fazer um ato de caridade. São Tarcísio é padroeiro dos acólitos e coroinhas.  
*ACÓLITO DAS CATACUMBAS*
A história de Tarcísio ocorreu no século III. Naquela época, o imperador Valeriano perseguia os cristãos e Tarcísio era um jovem acólito da Igreja de Roma, que frequentava as catacumbas de São Calisto. Certo dia, pensando que sua juventude seria o melhor abrigo para a Eucaristia, ofereceu-se para levar o Pão consagrado aos prisioneiros e enfermos.
*APERTADO AO PEITO*
Mas, ao longo do caminho, encontrou alguns jovens pagãos. Ao perceberem que Tarcísio apertava alguma coisa ao peito, tentaram arrancá-la. O menino não cedeu e, por isso, levou chutes e alguns até o apedrejaram. No entanto, Tarcísio resistiu e consegue não deixar profanar as hóstias. Estando já em fim de vida, um oficial pretoriano, que, às ocultas, havia se convertido ao cristianismo, o socorreu e o levou ao sacerdote da sua comunidade. Entre suas mãos cruzadas no peito, ainda se encontrava o pequeno bornal com a Eucaristia.
*PROTOMÁRTIR DA EUCARISTIA*
Após a sua morte, Tarcísio foi enterrado nas catacumbas de São Calisto. Na epígrafe, foi inciso o ano 257, a pedido do Papa Dâmaso. As seguintes palavras, escritas nas catacumbas de São Calisto, chegam até nós através de vários testemunhos, recordam o seu martírio: “Enquanto um grupo de malvados se atirava contra Tarcísio, para tentar profanar a Eucaristia que carregava consigo, ele, espancado à morte, preferiu perder a vida, ao invés de entregar aos cães raivosos as Partículas celestes do Corpo de Cristo”.
*CARNE DA SUA CARNE*
Uma tradição oral também fala sobre este protomártir da Eucaristia, dizendo que, sobre o seu corpo, não foi encontrado o Santíssimo Sacramento. Segundo esta tradição, a Partícula consagrada, defendida com vida pelo jovem acólito, tornou-se carne da sua carne. Esta foi a única Hóstia oferecida a Deus, que se uniu ao seu corpo
*SÃO TARCÍSIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* VATICAN NEWS

Assunção de Nossa Senhora

*15/08/2021 - DOMINGO*
*20º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU*

*1ª. Leitura:* (Ap 11,19; 12,1.3-6.10)
*Salmo responsorial:* 44(45)
*2ª. Leitura:* (1 Cor 15,20-27)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 1,39-56)*

*Naqueles dias,  39 Maria partiu para a região montanhosa,  dirigindo-se,  apressadamente, a uma cidade da Judeia.  40  Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.  41  Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.  42  Com um grande grito,  exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!  43  Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?  44  Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.  45   Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".  46  Então Maria disse: "A minha alma engrandece ao Senhor,  47  e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,  48 porque olhou para a humildade de sua serva.  Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,  49  porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo,  50  e sua misericórdia se estende,  de geração em geração, a todos os que o respeitam.  51  Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração.  52   Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.  53  Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias.  54  Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,  55   conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre".  56  Maria ficou três meses com Isabel;  depois voltou para casa.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!