segunda-feira, 31 de maio de 2021

Apolônio de Carvalho

COMPETIR NA ESTIMA RECÍPROCA

"Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas." (Rm 12,10)Ao ler a frase de hoje vi que sua inspiração está neste versículo. Mas também lembrei de um episódio emblemático de duas personagens bíblicas que viveram bem a estima recíproca: Maria e sua parenta Isabel.Após o anúncio do anjo, Maria fez um gesto de amor a Isabel indo visitá-la, certamente para ajudá-la em suas tarefas domésticas durante o final da gestação.Isabel, ao recebê-la, saudou-a com alegria e muita estima: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" (Lc 1,42)Maria permaneceu três meses na casa de Isabel. Deve ter sido um lindo período de competição de gestos de amor e de estima recíproca entre as duas.Que o relacionamento de Maria e Isabel nos inspire para vivermos essa mesma competição entre nós, na qual sejamos todos vencedores.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

domingo, 30 de maio de 2021

A Família 👪

SABE QUANDO FRACASSAMOS? 
Fracassamos quando: valorizamos mais os estranhos do que os que vivem em nossa própria casa.
Fracassamos quando: escrevemos grandes textos de homenagem, ou planejamos uma festa para amigos ou mal conhecidos, e nos esquecemos de homenagear nossa família todos os dias.
Fracassamos quando: a xícara bonita é para os visitantes, mas para quem está em casa, a xícara quebrada.
Fracassamos quando: tentamos tanto agradar aos outros, mas fazer um favor à mãe é um fardo.
Fracassamos quando: nas rodas de amigos ou nas redes sociais, demonstramos amor incondicional por nossa família, mas em casa nos recusamos a trazer um copo d'água para eles. A família é o maior bem do ser humano. Vamos cuidar disso!  Sempre lembrar que. A FAMÍLIA VEM PRIMEIRO!

Santa Joana D'arc -

*SANTO DO DIA*

*SANTA JOANA D'ARC, MÁRTIR*
Joana nasceu na região francesa de Lorena, em 6 de janeiro de 1412. Cresceu no meio rural, piedosa, devota e analfabeta. Assinava seu nome utilizando uma cruz. Aos treze anos, começou a viver experiências místicas. Os pais acharam que estava louca. A França vivia a guerra dos cem anos com a Inglaterra. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono. Joana, nas suas orações, recebia mensagens que exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Órleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII. O rei só concordou em seguir os conselhos de Joana quando percebeu que ela realmente era um sinal de Deus. Deu-lhe a chefia de seus exércitos. Joana vestiu armadura de aço, empunhou como única arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, chamando os comandantes à luta pela pátria e por Deus. Os franceses sitiados reagiram e venceram os invasores ingleses, livrando o país da submissão. Carlos VII foi então coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa. Quanto a Joana, foi ferida, traída e vendida para os ingleses, que decidiram julgá-la por heresia. Num processo religioso, grotesco, completamente ilegal, foi condenada à fogueira como "feiticeira, blasfema e herética". Tinha dezenove anos e morreu murmurando os nomes de Jesus e Maria, em 30 de maio de 1431. Vinte anos depois, o processo foi revisto pelo Papa Calisto III, que constatou a injustiça e a reabilitou. Joana d'Arc foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França.
*SANTA JOANA D'ARC, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Joana entrou para a história como mito. Aquela jovem camponesa de 20 anos incompletos, tendo como arma principal sua fé, tornou-se respeitada como uma grande líder. Joana D'Arc é considerada a maior heroína nacional da França. Seu nome, imagem e história estão presentes em todo o país. Mesmo tendo sido uma guerreira, ela jamais deixou de praticar sua fé em Jesus Cristo.
*Fonte:* A12

Evangelho de hoje

*30/05/2021 - 9º. DOMINGO DO TEMPO COMUM* - 

*SANTÍSSIMA TRINDADE - SOLENIDADE*

*1ª. Leitura:* (Dt 4,32-34.39-40)
*Salmo responsorial:* 32(33)
*2ª. Leitura:* (Rm 8,14-17)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 28,16-20)*

*Naquele tempo,  16  os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.  17  Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.  18  Então, Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.  19  Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20  e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

TER A CERTEZA DE QUE DEUS ESTÁ CONOSCO TODOS OS DIAS

Nunca esqueci uma comparação que me fizeram quando eu era muito jovem e, devido a um pequeno problema que enfrentava, pensava que Deus tinha se afastado de mim. Disseram-me que quando olhamos nossa mão a uma certa distância, vemos todos os detalhes das linhas naturais. Ao aproximar a mão dos olhos, começamos a não distinguir tão bem esses detalhes. Até que a mão cobre totalmente os olhos e não vemos mais nada. Nem a mão, nem as coisas à nossa frente. Mas a mão está mais próxima que antes. Assim acontece com a presença de Deus em nossa vida. Os problemas parecem nos cegar e não o percebemos. Porém, Ele está ali, mais próximo do que nunca.O próprio Jesus, que é Deus, prometeu estar conosco todos os dias até o fim dos tempos. (Cf. Mt 28,20)

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom domingo da Santíssima Trindade.

sábado, 29 de maio de 2021

Santa Úrsula Ledochowska

*SANTO DO DIA*

*SANTA ÚRSULA LEDOCHOWSKA, RELIGIOSA E FUNDADORA*
Júlia Ledochowska nasceu em 17 de abril de 1865 e os pais eram nobres poloneses, que residiam na Áustria. Aos vinte e um anos, pronunciou os votos definitivos, tomando o nome de Úrsula. Ativa educadora, fundou um pensionato feminino para jovens, promovendo entre os estudantes a Associação das Filhas de Maria. Após ocupar a função de superiora do seu convento por quatro anos, foi chamada pelo pároco da igreja de Santa Catarina em Petersburgo, na Rússia, para dirigir um internato de estudantes polonesas exiladas. Fundou também uma casa das ursulinas na Finlândia onde inovou com um pensionato e uma escola ao ar livre. Sua cidadania e origem austríaca a fizeram objeto de perseguição por parte da polícia russa, durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, foi para a Dinamarca dar assistência aos poloneses perseguidos, onde permaneceu por dois anos, quando então regressou para o seu convento na Polônia. Em 1920, fundou uma nova ordem: as Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante, com a função de dar assistência aos jovens abandonados e cuidar dos pobres, velhos e crianças. Quando Madre Úrsula morreu, já existiam trinta e cinco casas e mais de mil irmãs. Ela deixou vários livros, todos escritos em polonês, que foram traduzidos para o italiano e francês. Faleceu em Roma no dia 29 de maio de 1939.
*SANTA ÚRSULA LEDOCHOWSKA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Úrsula foi educadora, apóstola, missionária, pioneira do ecumenismo nos países escandinavos, criadora de um novo estilo de vida religiosa e de formas de apostolado, dirigido sobretudo para os mais necessitados, que fizeram dela uma precursora da renovação e atualização do espírito da vida religiosa feminina. Rezemos hoje por todas as mulheres que dedicam sua vida aos mais abandonados, sobretudo por aquelas que se consagram através dos votos religiosos.

Evangelho de hoje

*29/05/2021 - SÁBADO DA 8ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 11,27-33)*

*Naquele tempo,  27  Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram:  28  “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?”  29  Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso.  30  O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”.  31  Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’  32  Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta.  33  Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

REFORÇAR O AMOR MÚTUO ENTRE NÓS

Passa Palavra: (29/05/2021)

Existem vários modos de reforçar o amor mútuo entre nós: antes de tudo não deixar de cultivá-lo agora, no momento presente, pois ele não se sustenta por muito tempo com coisas do passado.

Esquecer os pequenos ressentimentos e perdoarmo-nos reciprocamente.

Aumentar cada dia o empenho para crescer no amor, cada um fazendo a sua parte.

Estar disposto a acolher o outro como ele é, amando-o de modo incondicional.

Não ter a pretensão de receber uma resposta correspondente ao amor doado.

E, por fim, evitar qualquer tipo de julgamento que venha a romper, dentro de nós, o relacionamento com o outro.

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 28 de maio de 2021

São Germano de Paris - Bispo

*SANTO DO DIA*

*SÃO GERMANO DE PARIS, BISPO*
São Germano nasceu em 496. Diz a tradição que sua mãe tentou abortá-lo e que na infância ele teria sido envenenado, mas o menino sobreviveu para tornar-se um grande santo. Foi criado por um primo bem mais velho, um ermitão chamado Escapilão, que o fez prosseguir os estudos em Avalon. Germano viveu como ermitão durante quinze anos, aprendendo a doutrina de Cristo. Em 531, ele foi ordenado diácono e três anos depois, sacerdote. Foi então para Paris, e pelos seus dons, principalmente o do conselho, ganhou a estima do rei, que apreciava a sua sensatez. Tornou-se bispo de Paris. Germano era pródigo em caridade e esmolas, dedicando ao seu rebanho um amor incondicional. Frequentemente, era visto apenas com sua túnica, pois o restante das roupas vestira um pobre, feliz por sentir frio, mas tendo a certeza que o pobre estava aquecido. Assim viveu o bispo Germano de Paris, até morrer no dia 28 de maio de 576. Suas relíquias se encontram na majestosa igreja de São Germano de Paris, uma das mais belas construções da cidade.
*SÃO GERMANO DE PARIS, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A história de São Germano nos mostra que Deus realmente tem caminhos misteriosos aos olhos humanos. Salvo da morte na infância, nosso santo soube aproveitar seus dias para o serviço dos mais pobres e abandonados, impulsionado pelo amor ao evangelho de Cristo. Na nossa vida, somos acometidos por muitas adversidades, mas confiar plenamente em Jesus Cristo nos dá forças para avançar mesmo em tempos de penúria.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*28/05/2021 - SEXTA-FEIRA DA 8ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 11,11-26)*

*Tendo sido aclamado pela multidão,  11  Jesus entrou no templo, em Jerusalém, e observou tudo. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os Doze.  12  No dia seguinte, quando saíam de Betânia, Jesus teve fome.  13  De longe, ele viu uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos.  14  Então Jesus disse à figueira: “Que ninguém mais coma de teus frutos”. E os discípulos escutaram o que ele disse.  15  Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. 16  Ele não deixava ninguém carregar nada através do templo.  17  E ensinava o povo, dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vós fizestes dela uma toca de ladrões”.  18  Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram isso e começaram a procurar uma maneira de o matar. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele.  19  Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade.  20  Na manhã seguinte, quando passavam, Jesus e os discípulos viram que a figueira tinha secado até a raiz.  21  Pedro lembrou-se e disse a Jesus: “Olha, mestre, a figueira que amaldiçoaste secou”.  22  Jesus lhes disse: “Tende fé em Deus.  23  Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: ‘Levanta-te e atira-te no mar’, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá.  24  Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será. 25  Quando estiverdes rezando, perdoai tudo o que tiverdes contra alguém, para que vosso Pai que está nos céus também perdoe os vossos pecados”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

PERDOEMOS E SEREMOS PERDOADOS

"Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido."Todos os dias digo essa frase quando rezo a oração do pai-nosso.Nem sempre me dou conta do seu significado: a condição que coloco para ser perdoado é que eu perdoe a quem me ofende. É um compromisso muito sério.Não posso rezar o pai-nosso e omitir essa parte, pois foi assim que Jesus nos ensinou a rezar.Chamamos Deus de Pai, dizemos que o seu nome é santo, pedimos que o seu Reino chegue a nós e que a sua vontade seja feita entre nós da mesma maneira que é feita lá no céu.Depois, pedimos o alimento cotidiano e pedimos o perdão de nossas faltas. Mas, prometemos também perdoar.Portanto, perdoemos e seremos perdoados.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quinta-feira, 27 de maio de 2021

meditar

"Estude a si mesmo, observando que o auto-conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz."

Meditar faz bem para a cabeça e para a alma.
Meditar é pensar na vida e no que lhe acontece e o que desejas fazer no futuro.
É se planejar para a vida e aprender com seus erros e acertos, bem como os do seu próximo, pois aprender no amor é sempre mais fácil.
Ao meditar, você evolui pois estuda seus passos, conhecendo-se melhor e ao ambiente em que se encontra.

Com o conhecimento e comparação, descobrirá também que a vida é muito mais simples do que parece e a felicidade é o que realmente importa na humilde situação em que se encontra, onde somos todos iguais.

E o melhor...
Descobrirá que a felicidade de todos que lhe rodeiam é tão ou mais importante que a sua, a medida que a sua não existe se você se encontra em um meio infeliz.

Daí a importância de ser bom e fraterno, trabalhando sempre para um mundo melhor,  pois enquanto houver um ser sofrendo, esta dor lhe atingirá de alguma forma e não permitirá sua felicidade.

Tenha uma linda quinta-feira de sol e procure descobrir o que você pode fazer para melhorar o planeta, colocando em prática hoje mesmo! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

"SER ALEGRE NA ESPERANÇA"

#PassaPalavra: (27/Maio/2021)

Ser alegre na esperança requer ação e não passividade, requer recomeçar com novo ânimo a cada dia.

Um atleta tem esperança de um dia subir ao pódio, por isso treina com afinco sem perder de vista o seu objetivo.

Quem tem esperança tem uma meta a seguir e  empenha-se para alcançá-la. 

O empenho é a nossa parte, a esperança é o dom de Deus, que se torna certeza com a fé e se enrobustece com a caridade.

Que a nossa esperança tenha a fé como alicerce, o amor como coluna que a sustenta e a alegria como prelúdio da felicidade eterna.

(Apolonio Carvalho Nascimento)

quarta-feira, 26 de maio de 2021

São Felipe Neri - Presbítero

*SANTO DO DIA*

*SÃO FELIPE NÉRI, PRESBÍTERO*
Nascido em Florença, Itália, em 21 de julho de 1515, Filipe Néri pertencia a uma família rica. Junto com a irmã Elisabete, foi educado pela madrasta. Filipe surpreendia pela alegria, bondade, lealdade e inteligência. Cresceu na sua terra natal, estudando e trabalhando com o pai, sem demonstrar vocação para vida religiosa, mesmo frequentando regularmente a igreja. Em 1535, aceitou o convite para ser o tutor dos filhos de uma nobre e rica família, estabelecida em Roma. Nessa cidade foi estudar Filosofia e Teologia com os agostinianos. No tempo livre praticava a caridade junto aos pobres e necessitados, atividade que exercia com muito entusiasmo e alegria, principalmente com os pequenos órfãos de filiação ou de moral.
Somente aos trinta e seis anos de idade ele se consagrou sacerdote, sendo designado para a igreja de São Jerônimo da Caridade. Tão grande era sua consciência dos problemas da comunidade que formou um grupo de religiosos e leigos para discutir os problemas, rezar, cantar e estudar o Evangelho. Filipe se preocupou com a integração das minorias e a educação dos meninos de rua. Com bom humor, ele dizia aos que reclamavam do barulho das crianças: "Contanto que os meninos não pratiquem o mal, eu ficaria contente até se eles me quebrassem paus na cabeça". Viveu até o dia 26 de maio de 1595. São Filipe Néri é chamado até hoje de: Santo da alegria e da caridade.
*SÃO FELIPE NÉRI, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A alegria é a grande virtude dos santos. Uma alegria serena e confiante no amor do Cristo Ressuscitado. Ser alegre não significa dar risadas o dia todo, mas conservar o semblante calmo e tranquilo. A tristeza enfraquece o coração e provoca desânimo. Peçamos ao bom Deus que nos alimente sempre com a virtude cristã da alegria.
*Fonte:* A12

Evangelho de hoje

*26/05/2021 - QUARTA-FEIRA DA 8ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 10,32-45)*

*Naquele tempo,  32  os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele:  33  “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34  Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias, ele ressuscitará”.  35  Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36  Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”  37  Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”  38  Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?”  39  Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado.  40  Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41  Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.  42  Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.  43  Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo;  44  e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos.  45  Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

 

 

         

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!

            Com a solenidade de Pentecostes, encerrou-se o tempo pascal. Celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, muito recente no calendário da liturgia romana, datada do ano de 1334. Com o Concílio Vaticano II, deixou-se de ser uma celebração temática e recebeu um sentido mais bíblico-celebrativo.

            A sua celebração é contemplação: junta o sentido da Encarnação e da Redenção realizados na história, onde o Deus Vivo é protagonista. Não desenvolve uma teologia sobre a Santíssima Trindade, mas celebra a renovação da aliança com o Pai que nos criou e nos libertou, entregando-nos o dom da vida plena em Jesus Cristo, seu Filho amado, o Verbo encarnado que, por sua vez, nos confiou, com sua morte e ressurreição, o dom de seu Espírito.

            Gosto de mergulhar no mistério da Santíssima Trindade, pensando num Amante – o Pai, num Amado – o Filho e no Amor com o qual o Filho é amado – o Espírito Santo!

            Somos chamados, na ação litúrgica, a renovar o compromisso batismal. Fomos batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Mergulhamos na dinâmica do amor trinitário. A nossa vocação é sermos comunidade, ícone da Santíssima Trindade, sinais de comunhão, de ajuda mútua, de partilha, de solidariedade, num mundo dividido, individualista, ganancioso, desesperançado e violento.

            E, tantas vezes, tentados a fabricar deuses, facilmente nos submetemos a seus caprichos e seduções. Aceitamos ídolos que nos são impostos e que favorecem a uns poucos e geram a morte de muitos. Em consequência, amargamos a exploração, a opressão e a violência.

            O Deus verdadeiro é Javé. O Deus que liberta para que todos tenham vida. Ele é nosso parceiro e libertador. Um Deus que é comunidade. Que mora na comunidade. Que ensina a viver em comunidade e que nos salva em e com a comunidade.

            A Igreja sempre celebra a Páscoa do Senhor, o Salvador, e por Ele dá graças ao Pai, o Criador, no Espírito de amor, o Santificador. Toda celebração é trinitária. A liturgia é a celebração da Páscoa e, pela nossa participação, mergulhamos no mistério inefável da Trindade, fonte e meta do peregrinar da humanidade.

            Acreditamos que a Santíssima Trindade é a melhor comunidade. Pelo Batismo, somos mergulhados no mistério do seu amor (o útero da Igreja), e nos tornamos participantes da vida trinitária. E Deus, nosso Pai, nos dá o Reino de herança, adotando-nos como filhos e filhas. Ele elimina, pelo Espírito de Jesus, o medo que nos escraviza e aprisiona. Esse Deus se revela na prática das comunidades, que vão refazendo os gestos de Jesus até que o mundo seja transformado e tudo se torne posse da Trindade.

            O Batismo, feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, significa: consagração, ser marcado pela Trindade a serviço da justiça, dedicação total e entrega a tudo o que Jesus ensinou.

            Deus é nosso Pai. Nossa relação com Ele exprime o que há de mais íntimo e carinhoso. Podemos, pelo Espírito, chamá-lo “Abbá, meu Pai, exatamente como Jesus o fez (cf. Mc 14,36). Na condição de filhos e filhas, recebemos a herança do Pai, que nada reserva para si. Senhor e dono absoluto de todas as coisas, tudo nos dá. A síntese da herança é o Reino de Deus.

            Somos convocados a ser sinal do carinho do Pai, a cuidar da obra que Ele criou, a defender as pessoas, filhos e filhas de Deus, trabalhar para a vida ficar do jeito que Deus Pai sempre quis.

            O grande convite da Solenidade da Santíssima Trindade, celebrada no Nono Domingo Litúrgico do Tempo Comum, é adotarmos uma verdadeira Teologia da Ternura. Saibamos herdar da Comunidade Perfeita do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a sermos protagonistas do amor gratuito, da verdade, da justiça, da liberdade e da paz, sendo uns para com os outros, Anjos revestidos de pura ternura!

            Sejam sempre muito abençoados. Com ternura e gratidão, o abraço,

Padre Gilberto Kasper

(Ler Dt 4,32-34.39-40; Sl 32(33); Rm 8,14-17 e Mt 28,16-20)

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Maio de 2021, pp. 110-116 e Roteiros Homiléticos para o Tempo Comum I da CNBB (Maio 2021), pp.7-11.

           

 

 

 

Apolônio de Carvalho

QUEM QUISER SE TORNAR GRANDE SEJA AQUELE QUE SERVE

Tudo o que fazemos com intenção reta e coração puro sobe até Deus.Um pequeno gesto feito como um serviço ao irmão é como uma oração que alcança o céu. Podemos continuar fazendo tudo o que já está estabelecido como programa para o dia; basta modificar a intenção e tudo se transformará em um serviço concreto e constante. Jesus insistiu várias vezes sobre a importância do serviço. Disse que quem quiser ser o maior entre todos seja aquele que serve. (Cf. Mt 23,11) Em tudo, até nas mínimas coisas, quando se coloca amor, se transforma ação em serviço.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

terça-feira, 25 de maio de 2021

ELE QUERIA VER DEUS! - PADRE GILBERTO KASPER

 

  ELE QUERIA VER DEUS!

 

Conta uma estória de que havia um rei que já tivera tudo o que desejava na vida. Já em anos avançados, manifestou o maior e mais importante desejo: ele queria ver Deus! Chamou à sua presença um grupo de três doutores: um cientista, um teólogo e um filósofo. Explicou-lhes que queria ver Deus e, que este era o seu mais importante desejo, daí o deixara para realizar mais para o final de sua vida, de seu reinado. Deu prazo ao grupo especializado, de três dias. Neste curto espaço de tempo, eles teriam que descobrir um modo de mostrar Deus ao rei. Do contrário, seriam castigados severamente.

O grupo começou a trabalhar, cada um em seu campo específico, numa tentativa de mostrar Deus ao rei. Foram três dias de intensa aflição e angústia.

Passado o tempo, os três homens se dirigiram ao rei. Este lhes perguntou: Então, encontraram um jeito de mostrar-me Deus, ou não? Em coro o grupo respondeu: Oh não! Vossa Majestade nos pede o impossível. Antes mesmo que o rei determinasse o castigo aos especialistas, apresenta-se diante dele um simples pastor, que acompanhara os rumores que o desejo do rei causara naquele lugar. O rei com muita desconfiança permitiu que o pastor lhe dissesse: Ouvi que Vossa Majestade quer ver Deus e, pensei em vir correndo na tentativa de ajudar a estes senhores, caso eles encontrassem alguma dificuldade.

O rei com ar de graça disse ao pastor: Ora você! Se eles, que são especialistas no assunto, não puderam mostrar-me Deus, o que você saberá sobre isso?

O pastor insistiu e o rei permitiu, porém com reservas e ameaças, caso o fizesse de bobo. Assim o pastor conduziu o rei a uma linda planície, cujo horizonte se avistava de modo magnífico. O sol brilhava com soberania. Estando os dois ali, o pastor pediu que o rei olhasse bem em direção do sol, sem piscar. O rei obedeceu, mas reagiu furioso em segundos, reclamando que olhar para o sol sem piscar o levaria à cegueira. O pastor com serenidade disse ao rei: Vossa Majestade não consegue olhar para o sol nem por um segundo; como é que quer ver Deus, que é o autor do sol, que brilha muito mais forte do que o sol e é muito maior do que tudo que se pode ver e tudo que não podemos ver?

O rei confuso, não se deu por satisfeito. Começou a fazer perguntas: Você me diz que Deus brilha tanto, a ponto de ser impossível vê-lo. Diga-me então o que vem antes de Deus? O pastor pediu ao rei que contasse os números. O rei começou a contar de um em diante. O pastor o interrompeu dizendo que contasse os números antes de um. O rei respondeu que antes de um não havia números. O pastor retrucou afirmando que também antes de Deus não há nada, que é impossível saber algo antes de Deus, porque Ele é o começo de tudo.

O rei ainda não se dando por satisfeito perguntou ao pastor, o que Deus faz? Deus, respondeu o pastor, faz isso: Troquemos as nossas roupas; Vossa Majestade me dá o que veste e eu darei o que visto. Assim fizeram. O rei um tanto irritado perguntou: Onde está Deus, para que eu o veja? O pastor respondeu: Exatamente o que nós fizemos é o que Deus faz. Ele se veste com os simples e desce até eles; dá seu trono aos pobres e fica entre eles; permite que os pequenos se assentem em seu trono (como eu sento agora) e Ele permanece um dos pequenos, como Vossa Majestade está dentro de minhas vestes. Deus se revela assim: pobre e pequeno, como todos os pobres e pequenos que Vossa Majestade encontrar em sua vida!

O rei ajoelhou-se e exclamou: Agora sim eu vi Deus! Eu conheço Deus agora e o vejo! Eis que meu desejo se realizou: encontrei e vejo Deus agora! Ele queria ver Deus e o pastor satisfez seu último e grande desejo!

Pe. Gilberto Kasper

           

 

 

 

 

 

 

 

 

Evangelho de hoje

*25/05/2021 - TERÇA-FEIRA DA 8ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 10,28-31)*

*Naquele tempo,  28  começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.  29  Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho,  30  receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições -, e, no mundo futuro, a vida eterna.  31  Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Gregório 7o. Papa

*SANTO DO DIA*

*SÃO GREGÓRIO 7º., PAPA - SÃO BEDA, PRESBITÉRIO E DOUTOR DA IGREJA E SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI*

*SÃO GREGÓRIO 7º., PAPA*
Hildebrando, o futuro papa Gregório VII, nasceu numa família pobre na Itália, em 1020. Fez-se beneditino no mosteiro de Cluny. Nos estudos destacou-se pela inteligência e a firmeza na fé. Tornou-se o diácono auxiliar direto dos Papas Leão IX e Alexandre II, alcançando respeito e enorme prestígio no colégio cardinalício. Assim, quando faleceu o Papa Alexandre II, em 1073, foi aclamado Papa pelo povo e pelo clero. Assumiu o nome de Gregório VII e deu início à luta incansável para implantar a "reforma gregoriana". Há tempos que a decadência de costumes atingia o próprio cristianismo. A mistura do poder terreno com os cargos eclesiásticos fazia enorme estrago no clero. As investiduras, que consistiam no ato jurídico pelo qual o rei ou nobre confiava a uma autoridade eclesiástica um cargo da Igreja com jurisdição sobre um território, obrigava os eclesiásticos a prestar juramento de fidelidade ao rei ou aos nobres. Foi com Henrique VI, imperador germânico, que Gregório travou a maior luta. Diante da rudeza de Henrique VI, o Papa não teve dúvidas: excomungou o imperador. Tal foi a pressão sobre Henrique VI, que o tirano teve que se humilhar e pedir perdão, em 1077, para anular a excomunhão, num evento famoso que ficou conhecido como "o episódio de Canossa". Pouco tempo depois o imperador saboreou sua vingança, depondo o Papa Gregório VII e nomeando um antipapa, Clemente III. Mesmo assim Papa Gregório VII continuou com as reformas, enfrentando a ira do governante. Foi então exilado em Salerno, onde morreu mártir de suas reformas no dia 25 de maio de 1085, com sessenta e cinco anos.
*SÃO GREGÓRIO 7º., SÃO BEDA, SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A última frase do papa Gregório VII, à beira da morte, retrata a síntese de sua existência: "Amei a justiça, odiei a iniquidade e, por isso, morro no exílio". Num tempo de brigas políticas e religiosas. Gregório soube assumir sua posição de defensor de fé e morreu exilado pelo amor ao Cristo. Estamos nós, cristãos do século XXI, lutando pela justiça e pelo direito daqueles que não tem voz?
*FONTE:* A12

família

"Nunca te digas fracassado na convivência com familiares de temperamento difícil."

É muito importante lembrar que nossos parentes de hoje provavelmente já tiveram laços conosco em outros tempos.
Estes laços podem ter gerado relacionamentos serenos e tranquilos ou revoltados e rancorosos.
Retornamos, pois, juntos em uma mesma família, para que possamos resgatar eventuais diferenças e assim com o amor familiar curar as mágoas antigas.

Existem almas mais novas e mais antigas.
As mais jovens muitas vezes se perdem em caminhos mais fáceis e prazerosos e assim acabam tornando mais difícil o relacionamento.
Alguns casos são provenientes de nossa própria escolha de auxílio, fato que nossa missão reside no reparo deste irmão e assim temos que persistir no auxílio.
E ainda existem casos em que nós somos a parte difícil do relacionamento, a medida em que podemos ser egoístas, possessivos, intransigentes, intolerantes e pouco fraternos.

Como nada é regra, pense com tolerância sempre.
Escute seu coração e lembre-se do exemplo de Jesus na escolha dos seus atos e decisões.
Assim você poderá auxiliar mais o seu próximo e também se auxiliar, tornando sua vida mais fácil e amorosa.

Tenha uma linda terça-feira de sol, tomando cuidado neste vento frio e aquecendo seu coração com pensamentos leves e fraternos! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

NO REINO DOS CÉUS, OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS

Passa Palavra: (25/05/2021)

Há quem seja último pela sua própria condição de vida: pobre, sem um teto, sem trabalho, doente, idoso abandonado, menor em condição de rua.

Essas pessoas serão os primeiros no Reino dos Céus se Deus encontrar em seus corações a bondade, a fé no Seu amor.

Se souberem partilhar as grandes dores e as pequenas alegrias, o seu pouco ou quase nada, com espírito de solidariedade fraterna, e sentirem-se irmãos de todos.

E quem tem tudo? Posses, posição social, títulos académicos e de prestígio, fartura na mesa, direito a lazer etc. ?

Essas pessoas serão os primeiros no Reino dos Céus se Deus encontrar em seus corações a bondade, a fé no Seu amor, se souberem partilhar os seus bens, as suas alegrias e dores, vivendo com desapego a solidariedade fraterna, e sentirem-se irmãos de todos.

Enfim, seja pobre ou seja rico, para ser o primeiro no Reino dos Céus deve-se ter duas importantes características: o desapego e a generosidade.

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 24 de maio de 2021

EVANGELHO DE 24 DE MAIO DE 2021

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João (Jo 19,25-34)

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.

Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”.

Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.

Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus.

Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água

PALAVRA DA SALVAÇÃO

Nossa Senhora Auxiliadora

*Hoje é dia de Nossa Senhora Auxiliadora!* 
*Salve a protetora do lar!*

Santíssima Virgem Maria
a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.

Preservai esta casa de todo perigo:
do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades,
dos ladrões, dos malfeitores, da guerra
e de todas as outras calamidades que conheceis.

Abençoai, protegei, defendei,
guardai como coisa vossa
as pessoas que vivem nesta casa.

Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante,
a de viverem sempre na amizade de Deus,
evitando o pecado.

Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus,
e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus
e para com todos aqueles
pelos quais Ele morreu na cruz.

Maria, Auxílio dos Cristãos,
rogai por todos que moram nesta casa
que Vos foi consagrada.

Amém.

obstáculos

"Em qualquer posição que ocupe, o homem não é poupado da luta."

Podemos denominar de "luta" os obstáculos que enfrentamos.

Devemos perceber que a palavra luta não tem unicamente o significado de "combate corpo a corpo" e sim o de trabalho árduo que todo ser necessita em sua vida evolutiva.

As conquistas e derrotas se perfazem no dia a dia de todos, baseados na forma com que enfrentamos nossos obstáculos e provas.

Para termos sempre a certeza do sucesso, basta apenas estarmos armados com a paz, tendo sempre o amor e a fraternidade revestindo nosso coração.

Combates pessoais devem ser evitados pois não nos provam nada.

Quando novos somos fortes fisicamente e fracos em nossa inteligência, o que se inverte quando crescemos e ficamos mais experientes, pois este é o sentido da vida: Aprendermos a viver no amor.

Nesta semana que se inicia, tente encarar a vida com os olhos puros e amorosos.

A vida é bela e não precisa de desgostos e ranços.  

Obstáculos são parte do aprendizado e a forma como os encaramos é que determinará a nota de nossas provas.

Tenha uma linda e abençoada semana, aproveitando esta segunda-feira de sol! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

SER MENSAGEIRO DE PAZ

Um mensageiro é alguém sempre muito esperado e todos desejam que a sua mensagem seja uma boa nova, que traga alegria e paz, conforto e  esperança, amor e felicidade. Sejamos cada um de nós mensageiros do amor de Deus. Levemos a todos os ambientes a sua paz e a certeza de que Ele nos ama imensamente. Deus quer chegar a todos através de nós. Como diz o Papa Francisco: "Não tenhamos receio da ternura, pois ela dignifica e é linguagem de Deus"¹. O mundo, dilacerado pelo ódio e pela angústia, espera de nós um amor que fomente a paz. ¹Mensagem a "iMision" em 14/6/2019

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

domingo, 23 de maio de 2021

São João Batista de Rossi

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO BATISTA DE ROSSI*
João Batista de Rossi nasceu no dia 22 de fevereiro de 1698 na Itália. Aos dez anos foi trabalhar para uma família muito rica em Gênova para poder estudar. Três anos depois, se transferiu definitivamente para Roma, morando na casa de um primo que já era sacerdote e estudando no Colégio Romano dos jesuítas. Lá se doutorou em Filosofia e Teologia.
João Batista tinha uma excessiva carga de atividade evangelizadora junto aos jovens e às pessoas abandonadas e pobres. Com isso, teve um esgotamento físico e psicológico que desencadearam os ataques epiléticos e uma grave doença nos olhos. Recebeu a unção sacerdotal em 1721. O seu rebanho eram os mais pobres, doentes, encarcerados e pecadores. Tinha o dom do conselho, era atencioso e paciente com todos os fiéis, que formavam filas para se confessarem com ele. O tom de consolação, exortação e orientação com que tratava seus penitentes atraía cristãos de toda a cidade e de outras vizinhanças. Aos sessenta e seis anos de idade, a doença finalmente o venceu e ele morreu no dia 23 de maio de 1764, tão pobre que seu enterro foi custeado pela caridade dos devotos.
*SÃO JOÃO BATISTA DE ROSSI, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O santo de hoje é um exemplo concreto de alguém que, mesmo sofrendo grandes males físicos, dedicou-se ao trabalho de evangelização dos pobres e abandonados. Às vezes, na nossa perfeição de saúde, nós somos incapazes de estender sequer a mão para os sofredores. Que a vida de São João de Rossi nos inspire a caridade e o amor aos mais sofredores.
*Fonte:* A12

Apolônio de Carvalho

CAMINHAR SEGUNDO O ESPÍRITO DE DEUS

Passa Palavra: (23/05/2021)

Jesus deixou-nos o dom do Espírito Santo.
A nossa fé deve abrir o nosso coração à ação do Espírito de Deus em nós. Desse modo, conseguiremos caminhar de acordo com os seus ensinamentos, com as suas inspirações.

O discernimento sobre o que é bom e o que é mau, sobre o que devemos e o que não devemos fazer, é fruto da sua ação em nós, quando colocamos à sua disposição as nossas forças, a nossa mente e o nosso coração.

O amor recíproco, vivido efetivamente entre nós, está acima das leis e dos preceitos, porque o amor é a perfeição da Lei, é o rigoroso cumprimento da vontade de Deus.

O amor que Jesus trouxe ao mundo não veio abolir a Lei, mas levá-la ao seu verdadeiro cumprimento.

Quem ama caminha segundo o Espírito de Deus e, por essa razão, não está mais sob o jugo da Lei. (Cf. Gl 5,18)

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 22 de maio de 2021

Evangelho de hoje

*22/05/2021 - SÁBADO DA 7ª. SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 21,20-25)*

*Naquele tempo,  20 Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: "Senhor,  quem é que te vai entregar?"  21  Quando  Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: "Senhor, o que vai ser ser deste?"  22  Jesus respondeu: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!"  23  Então,  correu entre os discípulos a notícia de que aquele discipulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?"  24  Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que seu testemunho é verdadeiro.  25 Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberia no mundo os livros que deveriam ser escritos.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Rita de Cassia

*SANTO DO DIA*

*SANTA RITA DE CÁSSIA*
Rita nasceu no ano de 1381, na cidade de Cássia. Na infância, manifestou sua vocação religiosa, mas para atender aos desejos de seus pais, já idosos, Rita casou-se com um homem de nome Paulo Ferdinando. Seu marido tornou-se violento e agressivo. A tudo ela suportava com paciência e oração. A penitência e a abnegação de Rita conseguiriam convertê-lo aos preceitos de amor a Cristo. Entretanto, suas atitudes passadas deixaram um rastro de inimizades, que culminaram com seu assassinato, trazendo grande dor e sofrimento ao coração de Rita.
Dedicou-se então aos dois filhos ainda pequenos que, na adolescência, descobriram a verdadeira causa da morte do pai e resolveram vingá-lo quando crescessem. Rita pediu a interferência de Deus, para tirar tal ideia da cabeça dos filhos. Se isso não fosse possível, que Deus os levasse para junto Dele. Em menos de um ano, os dois filhos de Rita morreram, sem concretizarem a vingança. Rita ficou sozinha no mundo e decidiu dar um novo rumo à sua vida. Determinada, resolveu seguir a vocação revelada ainda na infância: tornar-se monja agostiniana. Ela se entregou completamente a uma vida de orações e penitências, com humildade e obediência total às regras agostinianas. Sua fé era tão intensa que na sua testa apareceu um espinho da coroa de Cristo, estigma que a acompanhou durante catorze anos. Rita morreu no ano de 1457, aos setenta e seis anos, em Cássia. Sua fama de santidade atravessou os muros do convento e muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Os fiéis a consideram a "Santa das Causas Impossíveis".  
*SANTA RITA DE CÁSSIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O culto à bem-aventurada da vila de Cássia se estendeu rapidamente pelo mundo, onde por causa dos milagres obtidos por sua intercessão o povo lhe deu o nome de “Santa das Causas Impossíveis". Porém, mais importante que os milagres, é o exemplo de vida que recebemos de Santa Rita. Sua perseverança e fidelidade ao Cristo deram a ela a coroa da santidade.
*Fonte:* A12

Apolônio de Carvalho

LEVAR A TODOS A VIDA DA PALAVRA VIVIDA

A Palavra deve se tornar vida em nossa vida, em todas as expressões do nosso cotidiano, em família, no trabalho, na escola, com os amigos, em todos os lugares, em todas as situações. Evangelizar não é tanto ensinar a Palavra, mas antes de tudo testemunhá-la, transformando-a em vida. Viver um amor genuíno para com os irmãos, saber perdoar, acolher a todos sem distinção, enfim, viver o amor em sua totalidade. Quando coloco em prática uma só frase do Evangelho como por exemplo, "Perdoar setenta vezes sete", vivo todo o Evangelho. Para amar a Deus, devo amar o próximo, assim cumpro toda a lei, todas as boas regras e toda a ética, pois quando amo não cometo transgressões.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia. Feliz sábado!

sexta-feira, 21 de maio de 2021

São Cristóvão Magalhães

*SANTO DO DIA*

*São Cristóvão Magallanes, presbítero, e companheiros, mártires,* em diferentes regiões do México, perseguidos por ódio à fé cristã e da Igreja Católica, por professar Cristo Rei, obtiveram a coroa do martírio. Em 1917, no México, foi promulgada uma nova Constituição baseada em princípios anticlericais, assinada pelo presidente Venustiano Carranza. Era o início de uma era de perseguição religiosa violenta à Igreja naquele país. Os bispos mexicanos expressaram sua oposição à nova lei, causando uma forte reação do governo. A partir de 1926, sendo presidente Plutarco Elias Calles, a perseguição tornou-se ainda mais violenta, com expulsão de padres estrangeiros, o fechamento de escolas católicas e de algumas instituições de caridade mantidas pela Igreja, bem como com a proibição de se realizarem missas, batizados, confissões ou quaisquer outras manifestações religiosas públicas nas igrejas. Os políticos, militares, profissionais liberais e jornalistas católicos formaram uma organização  chamada “Liga Mexicana Para a Defesa da Liberdade Religiosa” que proclamou: “Nós lamentamos a guerra, mas, insultou a nossa dignidade ser a nossa fé perseguida o que nos obriga a correr para nos defendermos no mesmo campo em que se espalha o ataque”. E o povo católico mexicano, não podendo mais suportar as dificuldades que o boicote do governo causava à liberdade religiosa, sem intervenção direta do clero, por meio de armas, resolveu lutar contra as arbitrariedades desse mesmo governo. Assim, começou a guerra civil, mais conhecida no México como “Movimento Cristero” ou “Cristiada”. Esse movimento não foi promovido pela hierarquia da Igreja, mas, pelo povo leigo, que buscou o apoio de seus pastores. O clero procurou primordialmente apoiar a resistência através de meios pacíficos. Alguns padres eram, inclusive, hostis ao movimento; outros, abandonaram suas paróquias; alguns, no entanto, foram ativamente a favor deste e até participaram da luta. Finalmente, deve-se dizer, porém, que a maioria dos religiosos preferiu empregar seus esforços no cuidado das almas do rebanho a eles confiado, apesar de estar bem conscientes de estarem arriscando suas vidas. Este é o caso dos santos mártires que foram canonizados em 21 de maio de 2000, no Ano Jubilar, por São João Paulo II, na Praça de São Pedro. Foram mortos, na maioria das vezes, de forma sumária, sem julgamento algum. Eram capturados dentro ou ao saírem de suas igrejas ou em suas residências ou locais de trabalho, arrastados para a rua e, ali mesmo, eram fuzilados ou enforcados sumariamente, sem defesa ou recurso. Em pleno século XX, o tempo da barbárie romana parecia ter se instalado no México, tradicionalmente tão católico e piedoso. Além desses 25 mártires já proclamados santos pela Santa Igreja, outras 14 vítimas da mesma perseguição foram beatificadas entre 1988 e 2005, durante três cerimônias. Finalmente, outros 07 Servos de Deus ainda estão em processo para o reconhecimento de seu martírio. Os 25 Santos Mártires Mexicanos (São Cristóvão Magalhães e 24 Companheiros), por vontade do Santo Padre São João Paulo II, foram imediatamente incluídos no Calendário Romano no dia 21 de maio como “memória facultativa”. O Martyrologium Romanum comemora também os diferentes Santos e Beatos separadamente, cada um no dia do aniversário do martírio. Para mais informações, coloco abaixo os nomes dos santos mártires do México (conservei os nomes originais, em língua espanhola) com os dias individuais de memória litúrgica dedicados a eles:
1. Cristobal Magallanes Jara, presbítero, 25 de maio.
2. Roman Adame Rosales, presbítero, 21 de abril.
3. Rodrigo Aguilar Aleman, presbítero, 28 de outubro.
4. Julio Alvarez Mendoza, presbítero, 30 de março.
5. Luis Batis Sainz, presbítero, 15 de agosto
6. Agustin Caloca Cortes, presbítero, 25 de maio.
7. Mateo Correa Magallanes, presbítero, 06 de fevereiro.
8. Atilano Cruz Alvarado, presbítero, 01 de julho.
9. Miguel De La Mora De La Mora, presbítero, 07 de agosto.
10. Pedro Esqueda Ramirez, presbítero, 22 de novembro.
11. Margarito Flores Garcia, presbítero, 12 de novembro
12. Jose Isabel Flores Varela, presbítero, 21 de junho.
13. David Galvan Bermudez, presbítero, 30 de janeiro.
14. Salvador Lara Puente, Leigo, 15 de agosto.
15. Pedro de Jesus Maldonado Lucero, presbítero, 11 de fevereiro.
16. Jesus Mendez Montoya, presbítero, 5 de fevereiro.
17. Manuel Morales, leigo, 15 de agosto.
18. Justino Orona Madrigal, presbítero, 01 de julho.
19. Sabas Reyes Salazar, presbítero, 13 de abril.
20. Jose Maria Robles Hurtado, presbítero, 26 de junho.
21. David Roldan Lara, leigo, 15 de agosto.
22. Toribio Romo Gonzalez, presbítero, 25 de fevereiro.
23. Jenaro Sanchez Delgadillo, presbítero, 17 de janeiro.
24. David Uribe Velasco, presbítero, 12 de abril.
25. Tranquilino Ubiarco Robles, presbítero, 05 de outubro. 
*SÃO CRISTÓVÃO MAGALLANES E COMPANHEIROS, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

Evangelho de hoje

*21/05/2021 - SEXTA-FEIRA DA 7ª.  SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 21,15-19)*

*Jesus manifestou-se aos seus discípulos  15  e, depois de comerem,  perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo".  Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros".  16  E disse de novo a Pedro:  "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro disse:  "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas".  17  Pela terceira vez,  perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu:  "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo".  Jesus disse-lhe:  "Apascenta as minhas ovelhas.  18  Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem,  tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir".  19  Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E  acrescentou: "Segue-me".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de uma

"AUMENTAR A NOSSA FÉ"

P assa Palavra (21/05/2021)

Quem vive pedindo sinais a Deus tem uma fé infantil ou, no mínimo, tem uma fé igual à de Tomé, que só acreditou na ressurreição quando viu as chagas de Jesus ao vivo.

Aumentar a nossa fé é acreditar no amor de Deus em todas as situações.

As oferendas e os sacrifícios são benéficos para a alma somente quando não pedimos nada em troca, mas fazemo-los para sermos pessoas melhores, que vivem o desapego das coisas passageiras.

Aumenta a fé quem multiplica os gestos de amor e não quem multiplica as orações e penitências.

Viver para o outro é, em síntese, a melhor mortificação e o melhor modo para assegurar o crescimento espiritual.

Não esperemos sinais prodigiosos, pois o maior sinal Deus já realizou, a ressurreição de Jesus.

Agora, mudemos também nós da morte para a vida. Isso significa aumentar a nossa fé.

Apolonio Carvalho Nascimento

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Autocrítica

"De quando em quando, é imprescindível que te vejas como não ousas mostrar-te aos outros."

A autocrítica é sempre uma forma de melhora individual, desde que feita com honestidade e atenção.

Ouvir e lembrar dos comentários recebidos, sempre serão validos, pois muitas vezes nossos inimigos são utilizados para nosso bem e se posicionam a nossa frente, nos tecendo comentários que necessitamos ouvir, fundamentais para nossa real e verdadeira evolução.
Mesmo os comentários diários, escute-os com atenção e disciplina, pois podem ser medicações diárias enviadas para nos lembrar de nossas falhas ainda não corrigidas.

Analise-se da mesma forma que analisa aos outros.
Com os mesmos princípios e com a mesma régua. 
Indistintamente como analisa seus inimigos e seus amigos, pois a igualdade de princípios deve ser fator preponderante em sua vida, preocupe-se em ser o exemplo do que critica nos outros.

Mas lembre-se sempre de, ao fazê-lo, despir-se de suas vaidades, orgulho, condição financeira ou hierárquica, pois deixar-se levar e pensar com qualquer um dos defeitos mencionados, podem e devem tornar todo o seu sacrifício em fútil trabalho, pois nada de bom lhe agregará ao fazer caridade, ao ser bom ou mesmo fraterno, quando se vestes de roupas lindas porém encontra-se sujo por baixo das belas roupas empregadas.

Tenha uma linda quinta-feira de sol, procurando banhar-se com a energia da vida, deixando o amor fluir em seu corpo e a alegria invadir seu espírito! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

São Bernardino de Sena

*SANTO DO DIA*

*SÃO BERNARDINO DE SENA*
Bernardino nasceu na nobre família dos Albizzeschi no dia 08 de setembro de 1380. Ficou órfão de mãe quando tinha três anos e foi criado na cidade de Sena por duas tias extremamente religiosas, que o levaram a descobrir a devoção à Nossa Senhora e à Jesus Cristo. Depois de estudar na Universidade de Sena, formando-se aos vinte e dois anos, abandonou a vida mundana e ingressou na Ordem de São Francisco, cujas regras abraçou de forma entusiasmada e fiel. Aos trinta e cinco anos de idade, começou o apostolado da pregação, exercido até a morte. E foi o mais brilhante de sua época. Viajou por toda a Itália ensinando o Evangelho. Os temas frequentes sobre a caridade, humilde, concórdia e justiça, traziam palavras duríssimas para os que "renegam a Deus por uma cabeça de alho". Bernardino restituía a paz com sua pregação insuperável, ardente, empolgante, inclusive usando de recursos dramáticos como as fogueiras onde queimava livros impróprios, em praça pública. As pregações e penitências constantes, a fraca alimentação e pouco repouso enfraqueceram cada vez mais o seu físico já envelhecido, mas ele nunca parava. Aos sessenta e quatro anos de idade, Bernardino morreu no convento de Áquila, no dia 20 de maio de 1444. Só assim ele parou de pregar. São Bernardino de Sena é o patrono dos publicitários.
*SÃO BERNARDINO DE SENA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A contribuição de São Bernardino para uma espiritualidade cristã, centrada no amor pessoal a Cristo, foi enorme: Cristo é o centro de toda a vida cristã. Para Bernardino nada era mais importante do que esta verdade. Foi confiando nisto que ele dedicou sua vida a fazer o nome de Jesus conhecido, combatendo a mentira e tudo aquilo que pudesse impedir que o nome de Jesus fosse glorificado.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*20/05/2021 - QUINTA-FEIRA DA 7ª. SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 17,20-26)*

*Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo:  20  “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra;  21  para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.  22  Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:  23  eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste como me amaste a mim. 24  Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo.  25  Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci e estes também conheceram que tu me enviaste.  26  Eu lhes fiz conhecer o teu nome e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

SER PORTADOR DE ALEGRIA

Para ser portador de uma alegria verdadeira, que não é euforia nem mera diversão, devo responder à seguinte pergunta: como posso encontrar a plenitude da alegria? A resposta é uma só: vivendo para o bem. Fazendo aquela que é considerada a maior vontade de Deus para nós: a vida do amor recíproco. Difundir a ideia do "Amai-vos uns aos outros" é garantia de felicidade para mim e para os outros, pois onde o amor impera a tristeza não governa.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quarta-feira, 19 de maio de 2021

o NÃO

"O não que escutas repetidas vezes ensina-te a discernir. Antes de negares algo ao próximo, pensarás no que te foi negado em idênticas circunstâncias."

O não faz parte do aprendizado.
Temos que saber ouvir "não".

Desde nossa infância, a negativa faz parte da educação que cada pai deve repassar para seus filhos, pois a vida trará muitos "nãos".

Lembrar de onde viemos e para onde iremos, é fator importante a ser ponderado no momento do nosso "não" ao próximo.

Quando forma de aprendizado ou simples negação, saiba que a energia que despendes em sua negativa é que dará o correto peso à semente plantada.

Pense nisto ao negar algo, lembrando sempre que a sua parte no processo tem que ser revestido intimamente de caridade e amor, cabendo a quem recebe discernir a forma que vai utilizar o seu "sim".

Tenha uma linda quarta-feira de sol, lembrando que a semana ainda está no meio e ainda resta muito a ser feito! 🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Evangelho de hoje

*19/05/2021 - QUARTA-FEIRA DA 7ª. SEMANA DO TEMPO DA PÁSCOA*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Jo 17,11-19)*

*Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo:  11 "Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um.  12 Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu,  a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.  13 Agora eu vou para junto de ti e digo estas coisas,  estando ainda no mundo,  para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada.  14  Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo.  15  Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno.  16 Eles não são do mundo,  como eu não sou do mundo.  17  Consagra-os   na verdade; a tua palavra é verdade.  18  Como tu me enviaste ao mundo,  assim também eu os enviei ao mundo.  19  Eu me consagro por eles,  a fim de que eles também sejam consagrados na verdade".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Pedro Celestino - Papa

*SANTO DO DIA*

*SÃO PEDRO CELESTINO, PAPA*
Pedro nasceu em 1215 na Itália, filho de pais camponeses. Segundo os escritos, decidiu que seria religioso aos seis anos de idade, quando revelou esse desejo à mãe. Cresceu estudando com os beneditinos e, assim que terminou os estudos, retirou-se para um local isolado, onde viveu por alguns anos. Depois foi para Roma recebendo o sacerdócio em 1239. Voltou para a vida de eremita e foi viver no sopé de um morro onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas. Em 1251 fundou, com a colaboração de dois companheiros, um convento. Rapidamente, sob a direção de Pedro, o convento abrigava cada vez mais seguidores. Assim, ele fundou uma nova Ordem, mais tarde chamada "dos Celestinos". Em 1292 morreu o Papa Nicolau V e Pedro foi eleito o novo papa. Entretanto a sua escolha foi política, por pressão de Carlos II, rei de Nápoles. Com temperamento para a vida contemplativa e não para a de governança, o erro de estratégia logo foi percebido pelos cardeais. Pedro Celestino exerceu o papado durante um período cheio de intrigas, crises e momentos difíceis. Reconhecendo-se deslocado, renunciou em favor do Papa Bonifácio VIII, seu sucessor. Para não gerar um cisma na Igreja, Pedro Celestino aceitou humildemente ficar prisioneiro no Castelo Fumone. Ali permaneceu até sua morte. Dez meses depois de seu confinamento, Pedro Celestino teve uma visão e ficou sabendo o dia de sua morte. Assim, recebeu os Santos Sacramentos e aguardou por ela, que chegou exatamente no dia e momento previstos: 19 de maio de 1296.
*SÃO PEDRO CELESTINO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O Espírito Santo concede a cada um de nós um dom específico. Viver esta vocação doada por Deus é sinal de sabedoria e união com a vontade de Deus. Quando trocamos nossa vocação por outros caminhos, fica-nos uma lacuna na vida. Assim, vamos encontrar em Deus nossa verdadeira vocação e responder ao chamado de Deus com alegria e fidelidade.
*Fonte:* A12

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS SOLENIDADE DE PENTECOSTES - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

 


Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!

“O amor de Deus foi derramado em nossos corações

pelo seu Espírito que habita em nós, aleluia!” (Rm 5,5; 10,11).

 

            O Domingo de Pentecostes (no qual desemboca todo o tempo pascal) recorda o Espírito Santo, dom do Pai, Amor de Deus derramado sobre nós, condição de nossa comunhão no Cristo Ressuscitado, fonte da transformação pascal de toda a realidade. Esta festa ativa em cada um de nós a vocação e a capacidade para o encontro, para o amor, para a união, para a doação, como pede a aclamação ao Evangelho: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor”.

            No Pentecostes, o mistério pascal é celebrado como um todo (morte, ressurreição, ascensão, envio do Espírito).

            Neste dia, o mistério pascal atinge a sua plenitude no dom do Espírito derramado em nossos corações. Imbuídos deste mesmo Espírito somos capacitados para o anúncio da Boa Notícia, sem temer perseguições, nem morte.

            Devido à importância da Solenidade de Pentecostes, celebramos sua Vigília. A Palavra de Deus da Vigília de Pentecostes é uma mensagem que nos ajuda a superar as divisões e nos convida a saciar com a água viva oferecida por Jesus.

            As três grandes e permanentes tentações da humanidade acabam em desastre: a pretensão da subida acaba em queda; a concentração, em dispersão; o nome famoso, em infâmia (Ler Gn 11,1-9). Jesus é a fonte de água viva que sacia a sede da humanidade (Ler Jo 7,37-39). Temos os primeiros frutos do Espírito, que vem em socorro de nossa fraqueza (Ler Rm 8,22-27).

            Na Solenidade de Pentecostes o Espírito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. O universo todo se rejubila conosco pela presença do Espírito criador e unificador.

            O Espírito de Deus, recebido no batismo, desafia-nos a falar a linguagem do amor, compreensível a todos, e assumir o compromisso proposto por Jesus.

            A comunidade santificada pelo Espírito fala de modo que todos entendem. A linguagem que todos entendem é a do amor com sabor divino. Quem descobre a capacidade do amor gratuito, nem precisa de palavras: basta amar e todo o resto acontece naturalmente. Isto é, falar a linguagem do amor divino significa esforçar-se por promover, quer bem, perdoar e ser sempre querido e terno nas relações humanas.

            A presença do Espírito, prometido por Jesus, torna a comunidade acolhedora e reconciliadora. Uma comunidade que não dá espaço para a ação do Espírito Santo torna-se estéril, fechada e incapaz de acolher, amar o diferente e muito menos perdoar. A comunidade que acolhe os dons do Espírito do Senhor, não é mera instituição engessada em normas, regimentos, funções e cargos, mas se gasta, consome-se por amar as pessoas com o amor proposto pelo próprio Cristo Senhor.

            Os dons recebidos do Espírito são para a edificação da comunidade. Não poucas vezes tentamos apropriar-nos do Espírito Santo ou considerar-nos plenos de todos os dons. Sabemos que o próprio Espírito Santo sopra onde quer. Nem todos somos portadores de todos os dons do Espírito Santo. Cada um recebe os dons de acordo com as suas qualidades que colocados a serviço da Comunidade, é que a edificam e não sacrificam como muitas vezes acontece. Há frequentemente pessoas nas Comunidades, que se sentem insubstituíveis, ou ainda aquelas que pensam que sem elas a Comunidade não sobreviverá. Uns querem fazer tudo, outros se comprometem muito pouco, o que empobrece a Igreja. Cada um deve saber o que faz melhor e enriquecer a Comunidade, consumindo-se por ela, gratuitamente.

A ação do Espírito manifesta no mundo a salvação de Deus, destinada a todo ser humano. O Espírito nos fortalece e anima a formar comunidades comprometidas em viver a unidade na diversidade. Ele nos conduz a permanecer em comunhão com o Senhor ressuscitado, deixando-nos envolver pela presença de amor e vida nova.

            O Espírito do Senhor nos liberta de todas as formas de opressões, de pecado, para vivermos fraternalmente como irmãos e irmãs. Como os discípulos, o Espírito nos plenifica da presença de Deus, capacitando-nos para sermos anunciadores da Boa Nova de Jesus. O Espírito age em nós e em toda a criação, que geme em dores de parto (Rm 8,22), aguardando a manifestação plena da salvação.

            As palavras do Papa Emérito Bento XVI nos ajudam a entender a ação perene do Espírito na Igreja e no mundo: “Pudemos assim constatar, com alegria e gratidão, que ela fala em muitas línguas; e isto não só no sentido externo de estarem representadas todas as línguas do mundo, mas também, e mais profundamente, no sentido de que nela estão presentes os mais variados modos de experiência de Deus e do mundo, a riqueza das culturas, e só assim se manifesta a vastidão da existência humana e, a partir dela, a vastidão da Palavra de Deus. Além disso, pudemos constatar também um Pentecostes ainda a caminho; vários povos aguardam ainda que seja anunciada a Palavra de Deus na sua própria língua e cultura” (Exortação apostólica pós-sinodal, Verbum Domini, Brasília: Edições CNBB, 2010, p.12).

            Renascidos pela água e pelo Espírito, nos tornamos comunidade de fé, presença e prolongamento do Cristo ressuscitado na realidade bem concreta, sobretudo lá onde se faz mais necessário, pois assim como em Jesus, o Espírito é derramado sobre nós e nos envia para anunciar a Boa-nova aos pobres; para proclamar a liberdade aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.

            Que nesta Solenidade de Pentecostes se cumpra em nós esta palavra de Escritura e nos faça missionários sem-fronteiras.

            A Festa de Pentecostes anima a Igreja a experimentar a presença e a ação do Espírito depois da ressurreição de Jesus até os dias presentes. É um (re) viver atual, pois aquilo que aconteceu com Jesus, no início de sua atividade messiânica, repete-se agora através da Igreja, na missão. O Pentecostes está para os Atos dos Apóstolos, como o batismo de Jesus está para os Evangelhos. O batismo de Jesus foi o Pentecostes de Jesus, o Pentecostes foi o batismo de Jesus.

            Com a força do Espírito Santo, buscamos descobrir as convergências necessárias para o anúncio e o testemunho do único Evangelho que é Cristo Senhor, como autênticos missionários e profetas, ungidos pelo Espírito.

            Com esta celebração, culmina a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sentindo a verdadeira prática de um único Evangelho e um único Pastor.

Que a Solenidade de Pentecostes nos anime a sermos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, Senhor de nossa vida!

            Desejando-lhes muitas bênçãos, com ternura e gratidão, o abraço amigo,

Padre Gilberto Kasper

(Ler At 2,1-11; Sl 103(104); 1Cor 12,3-7.12-13 e Jo 20,19-23).

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Maio de 2021, pp. 85-94 e Roteiros Homiléticos da CNBB para o Tempo da Páscoa – Maio de 2021, pp. 75-80.