domingo, 28 de fevereiro de 2021

a Perseverança

"A perseverança ê capaz de transformar a atividade considerada de menor importância em tarefa indispensável."

Conceda em sua vida, a  importância devida a cada atitude.
Algumas necessitam ser constantes e diárias.
Outras são semanais e algumas são esporádicas, ocorrendo apenas de tempos em tempos.

Toda tarefa tem a sua importância e deste modo, deve conter a atenção e o carinho devido.

Deus está em tudo.
Aprenda a observar a Sua presença em tudo que fazes.

Assim perceberá a importância da formiga e do leão no contexto da vida neste planeta.

A troca de energia de amor a cada momento de sua vida, mesmo nos pequenos e ínfimos detalhes, perfazem o todo indispensável.

Tal qual uma flor do seu jardim, regue sempre tudo que fazes com o prazer do amor e observe a vida a se harmonizar a com você.

Em tudo existe Deus.
Em tudo existe Amor.
Aprenda a enxergar a centelha do Amor.

Assim seu dia será mais iluminado e sua vida mais tranquila.
Assim as flores do seu jardim estarão mais radiantes e encherão de cores o seu caminho e o seu dia.

Bom Domingo e uma Semana de bênçãos!🙏🏻🍀🙌🏻😘❤️

Apolônio de Carvalho

BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ENCONTRARÃO MISERICÓRDIA (Mt 5,7)

Passa Palavra: (28/02/2021)

Ser misericordioso é ser também compreensivo.

Quanto mais aprendo a perdoar, mais aprendo a ser compreensivo com as pessoas. Aprendo a compreender também os meus limites, a minha vulnerabilidade.

Eu não sou melhor do que ninguém, por isso não posso julgar e nem condenar os outros pelas suas fraquezas.

Com a misericórdia e a compreensão eu posso ajudar os outros a encontrar o bom caminho. 

Tratando todos com dignidade, posso ajudá-los a compreender os próprios erros e a saber como corrigi-los.

Quem recebe misericórdia, sabe ser compreensivo consigo mesmo e com os semelhantes.

Saber pedir perdão e saber perdoar: esta é a compreensão sublime do amor ao próximo, que nos torna dignos de alcançar misericórdia.

Apolonio Carvalho Nascimento

São Serapião - Bispo e Martir

*SANTO DO DIA*

*SÃO SERAPIÃO, BISPO E MÁRTIR*
Serapião foi um grande monge e bispo de Thmuis, no Egito. Temos poucas informações sobre ele, mas sabemos que estudou na escola catequética de Alexandria. Aí conheceu Santo Antão, de quem se fez discípulo e de quem herdou uma túnica de pêlo. São Serapião também foi grande amigo de Atanásio e lutou contra o arianismo. Quando recebeu a indicação para tornar-se bispo, São Serapião mostrou-se um pouco triste em ter que abandonar a vida monástica. Para ele a vida de perfeição cristã era a vida do monge. O santo que hoje comemoramos escreveu muitos livros e cartas pastorais. Quando Atanásio foi preso, Serapião foi até o imperador Constâncio II interceder pelo amigo, mas o grupo dos defensores da heresia ariana conseguiram derrubar Serapião e martirizá-lo em 370 no Egito. O historiador Eusébio de Cesaréia registra seu martírio, com as seguintes palavras: "Preso Serapião em sua casa, foram-lhe infligidas cruéis torturas. Desfizeram-lhe todas as juntas dos membros e o precipitaram do andar de cima da casa, de cabeça para baixo".
*SÃO SERAPIÃO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O mártir é a testemunha mais genuína da verdade da existência. Ele sabe que, no seu encontro com Jesus Cristo, alcançou a verdade a respeito da sua vida, e nada nem ninguém poderá jamais arrancar-lhe esta certeza. Nem o sofrimento, nem a morte violenta poderão fazê-lo retroceder da adesão à verdade que descobriu no encontro com Cristo.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*28/02/2021- DOMINGO*
*2º. DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA*

*1ª. Leitura:* (Gn 22,1-2.9-13.15-18)
*Salmo responsorial:* 115(116B)
*2ª. Leitura:* (Rm 8,31-34)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 9,2-10)*

*Naquele tempo,  2  Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.  3  Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.  4  Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5  Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.  6  Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo.  7  Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”  8  E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.  9  Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.  10  Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Evangelho de hoje

*26/02/2021 - SEXTA-FEIRA - 1ª. SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 5,20-26)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  20  “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos céus.  21  Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.  22  Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno.  23  Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti,  24  deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.  25  Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.  26  Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

RECONCILIAR-SE COM OS IRMÃOS E AS IRMÃS (Cf. Mt 5,23-24)

Os antigos profetas e o próprio Jesus dizem que Deus prefere a misericórdia mais do que qualquer sacrifício ou oferenda. Mas nós, algumas vezes, insistimos em querer fazer em primeiro lugar as oferendas para que Deus aceite os nossos pedidos, como um tipo de comércio. "Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta." (Mt 5,23-24)Que o amor a Deus e ao próximo seja a motivação do nosso agir. Que o perdão recíproco venha antes das oferendas, para que Deus, vendo a harmonia dos nossos relacionamentos, queira estabelecer a sua morada no nosso meio.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

São Porfirio de Gaza

*SANTO DO DIA*

*SÃO PORFÍRIO DE GAZA, BISPO*
Nasceu na Tessalônica em 353 e morreu em Gaza em 420. São Porfírio nasceu de uma família rica e com vinte e cinco anos mudou-se para o Egito, onde entrou no monastério de Esquete, no deserto. Cinco anos depois ele viajou para a Palestina, para visitar os lugares santos, e residiu numa caverna perto do Rio Jordão por mais cinco anos, em profunda solidão. Neste período ele adoeceu profundamente e resolveu gastar seus últimos dias em Jerusalém, onde poderia estar perto dos lugares onde Jesus Cristo viveu. Sua austeridade era tão grande que a doença agravou e ele só podia visitar os lugares santos apoiado num pedaço de madeira. Um amigo seu, chamado Marcos, propôs a ajudá-lo, oferecendo seu braço, mas Porfírio recusou a ajuda dizendo: “Eu vim até a Palestina para procurar o perdão dos meus pecados e não devo procurar o conforto de ninguém”, dizia Porfírio. Neste sofrimento ele viveu alguns anos, com olhar sereno e feliz. Só uma coisa ainda o incomodava: sua riqueza deixada na Tessalônica. Um dia, chamou seu amigo Marcos e lhe deu ordens para ir até sua casa e vender suas propriedades. Três meses depois, seu amigo retornou trazendo grande quantia em ouro. Porfírio o recebeu com alegria, pois estava completamente recuperado de sua enfermidade. O santo explicou ao amigo que, dias antes, durante um acesso de febre, ele tinha sentido vontade de caminhar até o Calvário. Lá chegando, ele teve uma queda como um desmaio e pensou ter visto Cristo na cruz. Implorou ao Mestre que o levasse com Ele para o Paraíso. Jesus então apontou-lhe a cruz e pediu que ele a carregasse. São Porfírio tomou então a cruz nos ombros e quando acordou estava completamente recuperado da doença. O santo distribuiu, então, seus bens entre os pobres da Palestina. Para sobreviver, Porfírio aprendeu a fazer sapatos e tornou-se um grande sapateiro. No fim da vida, Porfírio retornou para Gaza, foi ordenado bispo e passou a defender a fé contra o ataque constante dos pagãos. Diz a história que, em Gaza, terrível seca assolava os campos. Os pagãos culpavam os cristãos e não queriam receber Porfírio entre eles. Às portas da cidade, Porfírio rezou a Deus e a chuva caiu com abundância. Assim, ele foi reconhecido pelos cidadãos de Gaza e pôde entrar na cidade. Porfírio retirou do maior templo da cidade os ídolos pagãos e construiu uma grande Igreja, consagrada em 408. Na ocasião de sua morte, sua diocese era toda cristã, conforme o testemunho de seu amigo Marcos, que escreveu a biografia do santo.
*SÃO PORFÍRIO DE GAZA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A vida de São Porfírio está cercada de lendas e tradições. Ele fascinava o povo. As pessoas simples encontravam em São Porfírio a expressão de sua alma. Nosso santo foi um eremita, mas nunca deixou de caminhar ao encontro do Cristo. Faleceu muito idoso, sempre no exercício zeloso de suas funções pastorais. Nós também somos chamados a seguir o caminho de Jesus Cristo, seja assumindo nossa vocação à vida ministerial, consagrada ou leiga. O importante é ter Jesus Cristo como meta de nossa vida. Só com Ele somos capazes de carregar nossas cruzes.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

AMAI OS  VOSSOS INIMIGOS E REZAI POR AQUELES QUE VOS PERSEGUEM (Mt 5,44)

Uma ofensa ou uma injustiça causam uma ferida de difícil cicatrização. Porém, o bálsamo do amor que perdoa setenta vezes sete suaviza seus efeitos e nos coloca acima de qualquer injúria.Um coração que ama não leva as ofensas em consideração, porque a recompensa que Deus lhe dá é tão sublime e tão afável para a alma que ela sente somente o imenso amor de Deus.Nessas ocasiões, adquire sentido o que Jesus nos pede quando diz: "Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem." (Mt 5,44)A recompensa é a paz que se torna estável em nosso coração.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Apolônio de Carvalho

RECONCILIAR-SE COM OS IRMÃOS E AS IRMÃS (Cf. Mt 5,23-24)

Os antigos profetas e o próprio Jesus dizem que Deus prefere a misericórdia mais do que qualquer sacrifício ou oferenda. Mas nós, algumas vezes, insistimos em querer fazer em primeiro lugar as oferendas para que Deus aceite os nossos pedidos, como um tipo de comércio. "Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta." (Mt 5,23-24)Que o amor a Deus e ao próximo seja a motivação do nosso agir. Que o perdão recíproco venha antes das oferendas, para que Deus, vendo a harmonia dos nossos relacionamentos, queira estabelecer a sua morada no nosso meio.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Evangelho de hoje

*25/02/2021 - QUINTA-FEIRA - 1ª. SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 7,7-12)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  7  “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta!  8  Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta.  9  Quem de vós dá ao filho uma pedra quando ele pede um pão?  10  Ou lhe dá uma cobra quando ele pede um peixe?  11  Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!  12  Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Cesário de Nanziano

*SANTO DO DIA*

*SÃO CESÁRIO DE NAZIANZO*
O santo de hoje era irmão de São Gregório. Foi médico da corte imperial, sob o reinado de Juliano, que o tentou inutilmente convertê-lo ao paganismo. Cesário foi um catecúmeno durante grande parte da sua vida e só recebeu o batismo depois de sobreviver milagrosamente de um terremoto em Nicéia. Alguns detalhes de sua vida nos são conhecidos através da oração fúnebre composta por Gregório. O nome Cesário, de origem latina, significa grande, honrado. Nasceu em 330 e viveu grande parte da vida em Alexandria, onde estudou geometria, astronomia e medicina. O ofício de médico o levou a corte imperial de Constantinopla. Como médico imperial, Cesário foi tentado várias vezes a abandonar o cristianismo e assumir a vida pagã. Mas depois do episódio do terremoto, onde teve sua vida salva pela graça de Deus, Cesário deixou a medicina e passou a dedicar tempo para a salvação das pessoas. Recebeu o batismo, viveu vida de penitente, mas faleceu jovem, em 369. Em seu testamento deixou o desejo expresso de doar sua riqueza aos pobres. Em tudo serviu a Deus e soube amar Jesus Cristo mesmo em situações adversas. 
*SÃO CESÁRIO DE NAZIANZO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Às vezes, imaginamos os santos como homens extraordinários e especiais. São Cesário nos mostra que a vida dos santos não possui nada de especial, a não ser seu grande amor radical ao Cristo. Todos nós somos vocacionados à santidade, e buscar Jesus Cristo de maneira incondicional é dever de todo cristão.
*FONTE:* A12

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Evangelho de hoje

*24/02/2021 - QUARTA-FEIRA* - 
*1ª. SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 11,29-32)*

*Naquele tempo,  29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: "Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal,  mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.  30  Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração.  31  No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e as condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E  aqui está quem é maior do que Salomão.  32  No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão.  Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Sérgio de Cesarea

*SANTO DO DIA*

*SÃO SÉRGIO - DE CESARÉIA, MONGE EREMITA  E MÁRTIR*
Existem vários santos com o nome de Sérgio. Hoje celebramos aquele que foi martirizado em Cesaréia da Capadócia, no tempo do imperador Diocleciano. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor. Por ocasião das festas em honra a Júpiter, Saprício, governador da Armênia e da Capadócia, mandou reunir os cristãos no templo dedicado a Júpiter. Obrigou-os a prestar culto ao deus pagão. Movido pelo Espírito Santo para ir à Cesaréia, lá ele encontrou no centro da praça a imagem de Júpiter, considerado como o maior dos deuses entre os pagãos. Diante da imagem os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo. Sérgio, o venerado eremita, reprovou com veemência o culto ao ídolo, proclamando a todos que somente o Deus vivo e verdadeiro, Jesus Cristo, o Deus dos cristãos, era digno de todo louvor e adoração. Foi, então, conduzido perante o governador que o condenou a morte. São Sérgio foi imediatamente decapitado. Os cristãos recolheram seu corpo e uma piedosa senhora sepultou-o em sua própria casa.
*SÃO SÉRGIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O mártir São Sérgio soube reconhecer a presença de Jesus Cristo na sua vida a ponto de entregá-la por ele. Levou vida de oração e união com Deus e com seus irmãos cristãos. Para nós, cristãos do século XXI, fica o exemplo de amor e santidade de São Sérgio, que nos inspira para continuar acreditando no amor de Deus e na construção de seu Reino de justiça e paz.
*FONTE:* A12

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!

 


A Palavra de Deus do Segundo Domingo da Quaresma nos permite uma espiadinha no céu, através do evento da Transfiguração do Senhor diante de três discípulos: Pedro, Tiago e João na Montanha Sagrada.

A página do Livro de Gênesis nos leva a pensar que, de quando em vez, Deus brinca conosco. Não é possível à nossa razão, um Deus de Amor pedir a Abraão, que sacrifique seu próprio filho. Mas não é brincadeira de Deus, e sim uma pedagógica provação da maturidade da fé. Será que somos realmente fiéis à Aliança que Deus selou conosco? É lógico que Ele não quer sacrifícios, muito menos de vidas, mas fidelidade. O holocausto Ele já tem preparado; é Seu Filho Amado. Por isso, o episódio narrado em Gênesis de hoje, remete-nos à Paixão e Morte de Jesus na cruz.

            As provações que a vida nos impõe, ou amadurecem nossa fé em Deus, ou nos revoltam e afastam d’Ele. Sempre dependerá de nossa eleição pessoal.

            Ao nosso redor, tantas coisas mexem com o coração e desafiam a nossa fé. Tantas pessoas que se afastaram das nossas comunidades. Milhões de crianças que moram nas ruas, na mais triste pobreza. Tantos jovens entregues às drogas.

 

 

É incontável a fila de irmãos e irmãs que passam fome e não tem casa para morar. Entre os poderosos e donos do dinheiro impera o egoísmo, a concentração de poder, os privilégios. São milhões os sobrantes e excluídos da mesa da vida, no dizer dos Bispos em Aparecida.

            O que essa situação tem a ver com a nossa preparação para a festa da Páscoa e com o evangelho da Transfiguração de Jesus.

            Como a narrativa da Transfiguração está no centro do Evangelho de Marcos, o evangelista quer responder a uma pergunta bem concreta: Quem é Jesus? O povo vai descobrindo que ele é o Messias. Mas não um Messias milagreiro, rei glorioso, vencedor, rico, poderoso, capaz de mudar rapidamente a condição da humanidade e fazer acontecer num rito mágico a presença do Reino. Pedro, na montanha, tem essa idéia e acredita que o reino, simbolizado nas três tendas, pode acontecer sem a doação, sem os sacrifícios, sem a morte e a entrega da vida.

Hoje, nas filosofias do mundo, somos contaminados por falsas expectativas como as presentes na conversa de Pedro na montanha. Ter fé significa entrar nos desígnios de Deus que frutifica na solidariedade com os irmãos. A doação na força da páscoa de Jesus nos transfigura por dentro e por fora. Transforma a situação e a realidade dos abandonados e dos privados do necessário para viver e cantar a vida: saúde, pão, terra, casa, salário digno, respeito e amor pela vida...

            A fome do irmão, as crianças abandonadas nas ruas, as violências ao ser humano são chamadas de Jesus para subirmos com ele a um monte alto e entrarmos nos desígnios de Deus Pai, depois descermos da montanha e fazermos a nossa parte. Páscoa é isso: passagem de situações de menos vida para situações de mais vida, de situações de pobreza e miséria para uma vida digna, bonita, feliz e realizada para todos.

            Na leitura da carta aos Romanos, aprendemos que o amor de Deus Pai é imenso, gratuito, generoso, infinito e que não pode ser destruído por nenhuma quebra da aliança ou infidelidade por parte do ser humano.

            Acolhamos o convite deste Segundo Domingo da Quaresma, deixando-nos transfigurar com Jesus e, também transfigurarmos a vida desfigurada de nossos irmãos cuja dignidade lhes foi tirada por conta do consumismo, do hedonismo e do egoísta individualismo.

            Debrucemos nossa esperança sobre a possibilidade de dias melhores. Uma das mais edificantes visitas que fiz nos meus 31 anos de ministério ordenado, foi há algum tempo: entrando no quarto de um irmão enfermo pensei: Este moço é um santo!... A santidade dele se fazia sentir naquele quarto. Nem bem terminara de pensar, a irmã que cuida dele, disse em voz alta: “Padre, este meu irmão é um santo. E tem mais: ele me ensina a santidade... faz 57 anos que ele se encontra acamado e sempre sorridente e agradecido a Deus. Nunca meu irmão reclamou de nada...”.

 

Diante daquela realidade, do semblante sereno e agradecido do moço, senti muita vergonha pelas vezes em que reclamei da vida. Isso não significa que devamos ficar passivos à precária Saúde Pública, que não raras vezes trata das pessoas como se fossem bichinhos. Todos somos conclamados a promover a dignidade e rezar com a Campanha da Fraternidade Ecumênica: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”. “Cristo é a nossa paz! Do que era dividido, fez uma Unidade” (Ef 2,14a).


            Desejando-lhes muitas bênçãos e saúde, com ternura e gratidão o abraço amigo e fiel,

Pe. Gilberto kasper

(Ler Gn 22,1-2.9-13.15-18; Sl 115(116B); Rm 8,31-34 e Mc 9,2-10)

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Fevereiro de 2021, pp. 103-109 e Roteiros Homiléticos da CNBB para o Tempo da Quaresma de 2021, pp. 33-40.

 

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: INÍCIO DA QUARESMA! Pe. Gilberto Kasper

 

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: INÍCIO DA QUARESMA!

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada na semana passada, inicia na Igreja um período de quarenta dias de preparação à principal Festa dos Cristãos: A Páscoa do Senhor!  Daí o nome: QUARESMA! É um tempo muito rico e que nos propõe alguns exercícios penitenciais, que visam melhorar nossa qualidade de vida, como cristãos, filhos de Deus e irmãos uns dos outros. A Quaresma vai da Quarta-Feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa, exclusive. A Igreja prescreve tanto para a Quarta-Feira de Cinzas, como para a Sexta-Feira Santa um Dia de Jejum e Abstinência o que não significa que ao longo deste tempo não se façam tais ou outros exercícios que nos levem a uma maior solidariedade e fraternidade para com os mais pobres.

              

Os exercícios quaresmais de penitência são: a oração, o jejum e a esmola! Os cristãos são chamados a aprimorar a qualidade de sua relação com Deus através de maior tempo de recolhimento e oração, na meditação da Palavra e na escuta da vontade de Deus para com a humanidade; a aprimorar a qualidade de sua relação consigo mesmos através do jejum e a aprimorar a qualidade de sua relação com os irmãos menos favorecidos, através da esmola, que melhor soaria como partilha!

               

Nossa oração, como diálogo, só é capaz de chegar ao coração de Deus, quando brota do nosso próprio coração. Do contrário seria a mesma coisa, como falar num telefone desconectado. Nosso jejum não pode reduzir-se a uma simples dieta que nos ajude a emagrecer, porque deixamos de consumir certas guloseimas que geralmente engordam. Não podemos esquecer que nossa região possui um dos lixos mais luxuosos do Brasil, ou seja, comida manufaturada jogada no lixo. Mais esbanjamos do que consumimos do necessário. É a comida que sobra nos pratos por conta de etiquetas já ultrapassadas ou que azeda nas panelas de nosso povo. Nossa esmola não pode reduzir-se a um simples desencargo de consciência ou ato de dó. Deve transcender ao esforço de que todos, principalmente os que têm menos do que nós, possam viver com igual dignidade humana.

               

A Campanha da Fraternidade sugere a Coleta da Solidariedade que acontece em todas as Comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. O resultado dessa Coleta é investido em projetos de promoção humana, favorecendo os que tantas vezes nossa sociedade de consumo exclui, mas que sempre foram os preferidos de Deus. Gosto de sugerir que esta Coleta seja o resultado dos exercícios quaresmais de penitência: a oração, o jejum e a abstinência que remetemos aos mais pobres do que nós. De nada valerá contribuir com a Coleta da Solidariedade, colocando determinado valor que não nos faça falta. Mas se nossa contribuição for o resultado do nosso jejum e de nossa abstinência, durante os quarenta dias da Quaresma, o valor será agradável a Deus e produzirá frutos saborosos em benefício dos mais necessitados. Sugiro que façamos as contas de quantos refrigerantes, sorvetes, carnes ou outros prazeres deixaremos de consumir por conta de nosso jejum e de nossa abstinência. O resultado destes é que deveria ser oferecido no dia da Coleta e jamais uma quantia qualquer. Nosso jejum e nossa abstinência só agradarão ao coração de Deus, enquanto forem revertidos em benefício de quem tem menos do que nós.

               

Sejamos, nesta Quaresma, melhores do que em todas as anteriores. Assim seremos mais autênticos diante de Deus, de nós mesmos e dos outros.

 

 

Apolônio de Carvalho

CARREGAR OS PESOS UNS DOS OUTROS (Gl 6,2)

Deus quer que nos ajudemos mutuamente, que carreguemos os pesos uns dos outros. Podemos procurar fazer isso, não apenas no mundo virtual das redes sociais, onde uma mensagem de encorajamento parece bastar, mas fazê-lo pessoalmente com quem encontramos no dia a dia. Ajudar um colega de trabalho que está sobrecarregado, visitar um amigo ou amiga, resolver o problema de outro que vem de longe buscando ajuda, ou estar próximo a alguém que precisa somente de apoio moral, de incentivo e de reconhecimento de seus valores. Criar um ambiente descontraído em nossa comunidade para que os fardos de cada um se tornem mais leves, como também compartilhar as responsabilidades. O amor mútuo suaviza os nossos fardos porque atrai a presença  de Deus entre nós.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

São Policarpo, Bispo e Martir

*SANTO DO DIA*

*SÃO POLICARPO, BISPO E MÁRTIR*
O Santo deste dia é um dos grandes Padres Apostólicos, ou seja, pertencia ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano. São Policarpo foi sagrado bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista. Muito reverenciando pelos cristãos como um líder, e foi escolhido para representar o Papa Aniceto na questão da data da celebração da Páscoa. A carta escrita por Policarpo aos Filipenses foi preservada. Nesta carta ele diz: “Fique firme e na sua conduta siga o exemplo do Senhor, firme e imutável em sua fé, ame seu irmão, amando a cada um e a todos, unidos na verdade e ajudando a cada um com a bondade do Senhor Jesus, não desprezando a nenhum homem”. De caráter reto, de alto saber e amor a Igreja, Policarpo era respeitado por todos no Oriente. Com a perseguição, o Santo bispo, de 86 anos escondeu-se até que foi preso e levado ao governador que o obrigou a ofender a Cristo. Policarpo respondeu: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar aquele a quem prestei culto e reconheço como o meu Salvador?". Condenado no estádio da cidade, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos". Milagrosamente, as chamas não o atingiam e não o machucavam e ele continuava a cantar hinos de louvor a Jesus. Impressionado com o acontecimento, os guardas chamaram um arqueiro para que ele perfurasse o santo com uma flecha. Ao ser atingido o seu sangue apagou as chamas. Os guardas tentaram de novo acender a pira, mas sem sucesso. O procônsul, encarregado do martírio, furioso ordenou que fosse decapitado com uma adaga. São Policarpo morreu por amor a Deus em 155. É invocado como protetor das dores de ouvido e das queimaduras.
*SÃO POLICARPO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Celebrar a festa de São Policarpo é relembrar as origens da Igreja e o valor do sangue dos mártires para a fé dos cristãos. Aceitando doar sua vida pelo Cristo, São Policarpo e muitos outros cristãos demonstraram a total confiança nas promessas de Jesus. Regada com o sangue do martírio, a Igreja brotou forte e conseguiu firmar-se como um espaço de fraternidade e esperança. Hoje em dia nosso martírio acontece nos pequenos desafios do dia a dia, como a paciência com os sofredores, doentes e idosos. Acolher em Cristo aqueles que estão sofrendo, nos torna verdadeiros missionários do amor de Deus.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

"PERDOAR AS OFENSAS RECEBIDAS"

Passa Palavra: (23/02/2021)

O perdão deve ser oferecido por amor. A formalidade e a diplomacia podem chegar até a tolerância, mas só o amor chega até o perdão das ofensas.

Se quero estar unido a Deus, devo perdoar; se quero seguir os passos de Jesus, devo perdoar; se quero que a minha oração seja ouvida por Deus, devo perdoar; se quero ter paz no coração e luz no meu caminho, devo perdoar.

Cada perdão oferecido é uma virtude adquirida. Quem sabe perdoar vence o ódio com a misericórdia, que é a expressão heroica do amor. Quem sabe pedir perdão vence o ódio com a humildade, que é a expressão santa do amor.

(Cf. Mt 6,14)

Apolonio Carvalho Nascimento

Apolônio de Carvalho

"PERDOAR AS OFENSAS RECEBIDAS"

Passa Palavra: (23/02/2021)

O perdão deve ser oferecido por amor. A formalidade e a diplomacia podem chegar até a tolerância, mas só o amor chega até o perdão das ofensas.

Se quero estar unido a Deus, devo perdoar; se quero seguir os passos de Jesus, devo perdoar; se quero que a minha oração seja ouvida por Deus, devo perdoar; se quero ter paz no coração e luz no meu caminho, devo perdoar.

Cada perdão oferecido é uma virtude adquirida. Quem sabe perdoar vence o ódio com a misericórdia, que é a expressão heroica do amor. Quem sabe pedir perdão vence o ódio com a humildade, que é a expressão santa do amor.

(Cf. Mt 6,14)

Apolonio Carvalho Nascimento

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Apolônio de Carvalho

"CONSOLAR OS AFLITOS"

Passa Palavra: (22/02/2021)

Existem muitas pessoas que sofrem de solidão. Sentem-se aflitas diante de decisões, diante dos seus problemas e não têm com quem partilhar os seus sentimentos.

Elas podem até estar rodeadas por outras pessoas, mas sofrem a solidão mesmo assim.

Busquemos os que estão aflitos diante dos seus medos, diante dos vícios ou diante de doenças graves que os aniquilam emocionalmente.

Sejamos sustento, presença viva, mão estendida que os apoia. Sejamos os braços de Deus que os acolhe e dá consolo.

Vivamos a fraternidade ativa, efetiva e afetiva. Sejamos irmãos, irmãs, pais e mães e, às vezes, filhos e filhas.

Olhemos ao nosso redor e vejamos quem necessita de consolo. Esses devem ser os nossos prediletos neste dia. Nós seremos para eles um dom, uma carícia de Deus. 

Eles também serão para nós um dom, uma presença de Deus, o semblante de Jesus que sofre na cruz.

(Cf. Is 66,13)

Apolonio Carvalho Nascimento

festa da Cátedra de São Pedro

*22/02/2021 - SEGUNDA-FEIRA - 1ª. SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA*

*FESTA - CATEDRA DE SÃO PEDRO*

*Naquele tempo,  13  Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14  Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.  15  Então Jesus lhes perguntou: “vós, quem dizeis que eu sou?” 16  Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.  17  Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.  18  Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.  19  Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Apolônio de Carvalho

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME CONFORTA (Fl 4,13)

No texto, Paulo coloca essa frase como o seu segredo para viver qualquer tipo de situação: na miséria ou na abundância, saciado ou passando fome. Enfim, sua confiança e seu segredo estão em ter a companhia constante de Jesus, que é a sua força. No nosso dia a dia podemos ter o mesmo segredo, a mesma segurança e confiança, porque Ele está sempre presente, somos nós que não o percebemos ou pensamos que podemos resolver tudo sozinhos.Qualquer ação a dois é mais eficaz do que uma ação individual.Confiemos em quem tem a força e está sempre ao nosso lado.Através da comunhão com os irmãos e irmãs, Jesus nos conforta e nos dá força.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia. Bom domingo, o primeiro da Quaresma!

Evangelho de hoje

*21/02/2021 - DOMINGO*
*1º. DOMINGO DO TEMPO DA QUARESMA*

*1ª. Leitura:* (Gn 9,8-15)
*Salmo responsorial:* 24(25)
*2ª. Leitura:* (1Pd 3,18-22)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 1,12-15)*

*Naquele tempo,  12  o Espírito levou Jesus para o deserto.  13  E ele ficou no deserto durante quarenta dias e aí foi tentado por satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.  14  Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo:  15  “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”* *Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Pedro Damião

*SANTO DO DIA*

*SÃO PEDRO DAMIÃO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA*
O Santo deste dia é venerado como Doutor da Igreja, já que, pela doutrina e amor a Igreja, testemunhou sua vida de santidade. São Pedro Damião nasceu em Ravena em 1007. Teve uma infância sofrida devido à morte dos pais. Mais tarde foi acolhido pelo irmão mais velho até entrar na vida religiosa pela Ordem Camaldulense. São Pedro Damião lutou para reformar a vida religiosa, lutando contra a venda dos privilégios eclesiásticos e contra o concubinato. Pedro Damião dirigiu e fundou um grupo de mosteiros que seguiam, com certas variações, a reforma camaldulense. Trabalhou incansavelmente para devolver à vida religiosa seu sentido de consagração total a Deus, na solidão e penitência. A partir de 1046 foi levado a trabalhar para a santificação de toda a Igreja de Cristo e começou a se tornar grande sua fama de santidade. Foi ordenado bispo e cardeal de Óstia, perto de Roma, de onde auxiliou muitos papas. Foi legado do Pontífice Gregório VII, visitador dos mosteiros, escritor, conselheiro, libertando a Igreja de seus vínculos temporais. Sua extensa obra teológica fez o Papa Leão XII reconhecê-lo com o título de doutor da Igreja.
*SÃO PEDRO DAMIÃO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
São Pedro Damião nos ensinou a amar a Igreja de Jesus e ensinar as verdades do Evangelho. Nunca aceitou a corrupção e propôs reformas profundas para a vida religiosa. Que este exemplo de vida conduza-nos também para uma vida de honestidade e luta pela transformação da sociedade, denunciando toda corrupção e injustiça que possa ferir a dignidade humana.
*FONTE:* A12

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Santos Francisco e Jacinta Marto

*SANTO DO DIA*

*SANTOS FRANCISCO E JACINTA MARTO*
“Rezem, rezem muito e façam sacrifícios pelos pecadores, pois muitas almas vão ao inferno porque não há quem se sacrifique e peça por elas”, foi o que pediu Nossa Senhora de Fátima a Francisco, Jacinta e Lúcia. E, neste dia 20 de fevereiro, a Igreja recorda a memória de dois desses pastorinhos, os Santos Francisco e Jacinta Marto. Francisco Marto nasceu em 1908 e Jacinta, dois anos depois. Desde pequenos aprenderam a tomar cuidado com as más companhias e, por isso, preferiam estar com sua prima Lúcia, que costumava lhes falar sobre Jesus. Os três cuidavam das ovelhas, brincavam e rezavam juntos. De 13 de maio a 13 de outubro de 1917, a Virgem lhes apareceu em várias ocasiões na Cova de Iria (Portugal). Durante estes ocorridos, suportaram com valentia as calúnias, injúrias, más interpretações, perseguições e a prisão. Eles diziam: “Se nos matarem, não importa; vamos ao céu”. Logo depois das aparições, Jacinta e Francisco seguiram sua vida normal. Lúcia foi para a escola, tal como pediu a Virgem, e era acompanhada por Jacinta e Francisco. No caminho, passavam pela Igreja e saudavam Jesus Eucarístico. Francisco, sabendo que não viveria muito tempo, dizia a Lúcia: “Vão vocês ao colégio, eu ficarei aqui com o Jesus Escondido”. Ao sair do colégio, as meninas o encontravam o mais perto possível do Tabernáculo e em recolhimento. O pequeno Francisco era o mais contemplativo e queria consolar Deus, tão ofendido pelos pecados da humanidade. Em uma ocasião, Lúcia lhe perguntou: “Francisco, o que prefere, consolar o Senhor ou converter os pecadores?”. Ele respondeu: “Eu prefiro consolar o Senhor”. “Não viu que triste estava Nossa Senhora quando nos disse que os homens não devem ofender mais o Senhor, que já está tão ofendido? Eu gostaria de consolar o Senhor e, depois, converter os pecadores para que eles não ofendam mais ao Senhor”. E continuou: “Logo estarei no céu. E quando chegar, vou consolar muito Nosso Senhor e Nossa Senhora”. Jacinta participava diariamente da Santa Missa e tinha grande desejo de receber a Comunhão em reparação dos pobres pecadores. Atraía-lhe muito estar com Jesus Sacramentado. “Gosto tanto de dizer a Jesus que O amo”, repetia. Certo dia, pouco depois da quarta aparição, Jacinta encontrou uma corda e concordaram em reparti-la em três e colocá-la na cintura, sobre a carne, como sacrifício. Isto os fazia sofrer muito, contaria Lúcia depois. A Virgem lhes disse que Jesus estava muito contente com seus sacrifícios, mas que não queria que dormissem com a corda. Assim o fizeram. Concedeu a Jacinta a visão de ver os sofrimentos do Sumo Pontífice. “Eu o vi em uma casa muito grande, ajoelhado, com o rosto entre as mãos, e chorava. Fora, havia muita gente; alguns atiravam pedras, outros diziam imprecações e palavrões”, contou ela. Por isso e outros feitos, as crianças tinham presente o Santo Padre e ofereciam três Ave Maria por ele depois de cada Rosário. Do mesmo modo, as famílias iam a eles para que intercedessem por seus problemas. Em uma ocasião, uma mãe rogou a Jacinta que pedisse por seu filho que se foi como o filho pródigo. Dias depois, o jovem retornou para casa, pediu perdão e contou a sua família que depois de ter gastado tudo o que tinha, roubado e estado no cárcere, fugiu para bosques desconhecidos. Quando se achou completamente perdido, ajoelhou-se chorando e rezou. Nisso, viu Jacinta que o pegou pela mão e o conduziu até um caminho. Assim, pôde retornar para casa. Logo interrogaram Jacinta se tinha se encontrado com o moço e ela disse que não, mas que tinha rogado muito à Virgem por ele. Em 23 de dezembro de 1918, Francisco e Jacinta adoeceram de uma terrível epidemia de broncopneumonia. Francisco foi piorando aos poucos durante os meses posteriores. Pediu para receber a Primeira Comunhão e, para isso, confessou-se e guardou jejum. Recebeu-a com grande lucidez e piedade. Depois, pediu perdão a todos. “Eu vou ao Paraíso; mas de lá pedirei muito a Jesus e à Virgem para que os leve também logo”, disse para Lúcia e Jacinta. No dia seguinte, em 4 de abril de 1919, partiu para a casa do Pai com um sorriso angelical. Jacinta sofreu muito pela morte de seu irmão. Mais tarde, sua enfermidade se complicou. Foi levada ao hospital da Vila Nova, mas retornou para casa com uma chaga no peito. Logo confiaria a sua prima: “Sofro muito; mas ofereço tudo pela conversão dos pecadores e para desagravar o Coração Imaculado de Maria”. Antes de ser levada ao hospital de Lisboa, disse para Lúcia: “Já falta pouco para ir ao céu… Diga a todos que Deus nos concede as graças por meio do Coração Imaculado de Maria. Que as peçam a Ela, que o Coração de Jesus quer que ao seu lado se venere o Imaculado Coração de Maria, que peçam a paz ao Imaculado Coração, que Deus a confiou a Ela”. Operaram Jacinta, tiraram-lhe duas costelas do lado esquerdo e ficou uma grande chaga como de uma mão. As dores eram espantosas, mas ela invocava a Virgem e oferecia suas dores pela conversão dos pecadores. Em 20 de fevereiro de 1920, pediu os últimos sacramentos, confessou-se e rogou que a levassem o viático porque logo morreria. Pouco depois, partiu para a Casa do Pai com dez anos de idade. Os corpos do Francisco e Jacinta foram transladados ao Santuário de Fátima. Quando abriram o sepulcro de Francisco, viram que o Rosário que colocaram sobre seu peito estava envolvido entre os dedos de suas mãos. Enquanto o corpo de Jacinta, 15 anos depois de sua morte, estava incorrupto. “Contemplar como Francisco e amar como Jacinta” foi o lema com o qual esses dois videntes da Virgem de Fátima foram beatificados por São João Paulo II em 13 de maio de 2000. O Papa Francisco os canonizou em 13 de maio de 2017, em Fátima, no marco das celebrações pelo centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.
*SANTOS FRANCISCO E JACINTA MARTO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE:* ACIDIGITAL

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

São Conrado de Placência

*SANTO DO DIA*

*SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA*
São Conrado de Placência, era casado e vivia na cidade de Placência, na Itália. Certo dia, em que estava caçando lebres e faisões, causou um incêndio acidental que provocou grandes danos. Em seguida ele fugiu para escapar à justiça. Ao saber que um inocente fora condenado em seu lugar, apresentou-se, confessou sua responsabilidade e ofereceu todos os seus bens para indenizar os prejuízos. Este gesto fez Conrado gastar todo seu dinheiro e ele acabou ficando pobre. Mas ninguém conhece os caminhos do Senhor. O caçador incendiário ingressou num Convento, na Ordem Terceira de S. Francisco, abandonando a esposa, que também retirou-se para um mosteiro. Apesar destes gestos bruscos, Conrado era muito bom e piedoso. Em 1343 chegou a Siracusa e estabeleceu-se na cidade de Noto. Escolheu como habitação uma cela ao lado da igreja do Crucifixo. A fama de sua santidade foi aumentando e comprometia a paz e o silêncio de que tanto gostava. Quando percebeu que as muitas visitas perturbavam sua vida de oração, frei Conrado levantou acampamento e foi humildemente para uma solitária gruta dos Pizzoni, que foi depois chamada de gruta de são Conrado. Morreu a 19 de fevereiro de 1351. Frei Conrado foi sepultado entre as esplêndidas igrejas de Noto. Viveu 40 anos na oração e na penitência.  
*SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!.*

*Reflexão*
São Conrado foi um homem decidido e profundamente marcado pelas ações radicais. Seu temperamento forte levou-o a abandonar a família, os bens e sua terra natal, para dedicar-se à oração e a contemplação dos mistérios de Deus. Tornou-se um místico. O exemplo de são Conrado convida-nos a buscar Deus de todas as maneiras. O desapego das coisas passageiras facilita o diálogo com o Pai e abre nosso coração para a caridade fraterna com o próximo.
*FONTE:* A12

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Apolônio de Carvalho

"ABRAÇAR COM CONSTÂNCIA OS SOFRIMENTOS DE CADA DIA" (Cf. Lc 8,23)

Passa Palavra: (18/02/2021)

Esta é uma das afirmações mais realistas de Jesus para quem o quer seguir: "Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia, e siga-me."

Porém, olhando o seu exemplo - a sua paixão, morte e ressurreição - entendemos que a dor é motivo de salvação.

"Se olharmos para o sofrimento com olhos mera­mente humanos, seremos tentados a procurar a sua causa em nós, ou fora de nós, na maldade do homem, por exemplo, ou na natureza, e assim por diante (…) 

E tudo isso pode até ser verdade, mas se pensar­mos apenas desta maneira, esqueceremos o mais impor­tante: esqueceremos que, por trás do maravilhoso enredo da nossa vida Deus está presente, com seu amor, que tudo quer ou permite por um motivo superior, que é o nosso bem."¹

¹ Chiara Lubich em conferência telefônica dia 25 de dezembro de 1986

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

SETE FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS

*SANTO DO DIA*

*SETE FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS*
No século XIII a Itália vivia um período de terríveis desentendimentos internos. Na cidade de Florença, sete jovens, unidos em fraterna amizade, eram companheiros em uma associação mariana e reuniam-se para fazer versos e canções para Maria. Os jovens amigos Alexandre Falconieri, Monaldi, Manetto, Bonaiuto, Amidei, Ugocioni e Sosteni, num desses encontros ao redor da imagem de Maria, tiveram uma experiência de profunda mística. Conta a história que no dia 15 de agosto de 1233 a cabeça da imagem se mexeu e tornou-se triste, como querendo expressar sua dor diante das lutas internas da cidade de Florença. Extasiados com esta experiência, os jovens abandonaram suas famílias, distribuíram seus bens aos pobres, revestiram-se com hábito penitencial e retiraram-se para um casebre fora dos muros de Florença, no Monte Senário. Logo a comunidade local começou a chamá-los de "Servos de Maria", pois desde o início eles dedicaram-se ao serviço da caridade e da contemplação dos mistérios de Deus, tendo Maria como a referência de todo este apostolado. Muitos quiseram participar da vida deles e devagar o grupo inicial foi aumentando. Surgiu a Ordem dos Servos de Maria, cujos membros são chamados de Servitas. Os Servitas espalharam-se pela Itália e toda Europa, abençoados pela proteção da Mãe de Deus, de quem sempre foram defensores. Estes Sete Santos foram canonizados no dia 12 de janeiro de 1888 por Leão XIII, e o vínculo de sincera fraternidade que os uniu na vida, continua a uni-los na morte. Suas cinzas estão guardadas juntas no Santuário do Monte Senário, numa única urna. São chamados na liturgia de "ministros da unidade e da paz".
*SETE SANTOS FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!* 

*Reflexão*
A amizade é um dom de Deus. Este dom é ainda maior quando possibilita aos amigos o contato mais íntimo com Deus. O exemplo dos fundadores dos Servos de Maria mostra-nos que a amizade é profundamente evangélica. Juntos eles dedicaram suas vidas no serviço aos mais pobres, iluminados por nossa Mãe Maria. Que nossas amizades sejam sinceras e abertas ao próximo. Quando somamos forças somos muito mais eficazes no trabalho da evangelização.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*17/02/2021 - QUARTA-FEIRA DE CINZAS* - *INÍCIO DO TEMPO DA QUARESMA* 

*DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA*

*1ª. Leitura:* (Jl 2,-12-18)
*Salmo responsorial:* 50(51)
*2ª. Leitura:* (2Cor 5,20-21.6,1-2)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 6,1-6.16-18)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  1  “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.  2  Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa.  3  Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4  de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.  5  Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa.  6  Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.  16  Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa.  17  Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,  18  para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Santo Jovita e São Faustino

*SANTO DO DIA*

*SANTO JOVITA, DIÁCONO E SÃO FAUSTINO, PRESBITÉRIO, MÁRTIRES*
Estes dois irmãos nasceram na Lombardia. Receberam o batismo quando eram ainda pequenos e tornaram-se defensores dos valores cristãos. Faustino foi ordenado presbítero e Jovita tornou-se diácono da Igreja. A ordenação confere aos irmãos ainda mais amor ao nome de Cristo e responsabilidade pelos outros irmãos da comunidade cristã. A bondade de Faustino e Jovita começa a atrair muitas pessoas para ouvir as maravilhas do amor de Jesus. Muitos pagãos, atraídos pelos ensinamentos destes dois jovens, destroem seus ídolos religiosos e pedem o batismo cristão. Entretanto, a perseguição do Império Romano chega até os irmãos Faustino e Jovita. São acusados de incitar o povo contra o Império e de não adorar o Imperador e seus deuses. Por causa deles os templos imperiais esvaziam-se e os deuses são abandonados. Os relatos sobre estes santos nos dizem que foram convidados a adorar o deus-sol num templo romano. Conduzidos ao local da adoração com promessas de riquezas e cargos públicos, os dois irmãos puseram-se a rezar ao Deus Único e Verdadeiro. A estátua do deus-sol, cujo brilho dourado ofuscava os olhos daqueles que a contemplavam, tornou-se escura e fria com a oração de Faustino e Jovita. Os chefes religiosos, ao tocar no ídolo, perceberam que o ouro tinha se convertido em cinzas. Revoltados com os irmãos, os levaram para uma jaula com quatro leões. As feras, porém, pareciam cordeiros mansos diante dos jovens cristãos. Diante destes fatos miraculosos, e com medo de que a fama de santidade dos irmãos se espalhasse, o governador romano da Lombardia mandou cortar-lhes a cabeça. Era o ano de 122.
*SANTO JOVITA E SÃO FAUSTINO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Ouvir o relato da vida dos santos Faustino e Jovita leva-nos a pensar sobre nossa própria vida. Estes santos foram homens de oração e de ação missionária. O ideal de vida era o amor a Jesus Cristo e por isso, eles não tiveram medo de entregar seu sangue para o fortalecimento da Igreja. Esta mesma fidelidade Deus pede de cada um de nós. Sejamos realmente missionários de Cristo, levando a mensagem do evangelho àqueles que estão mais afastados de Deus e da Igreja.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*15/02/2021 - SEGUNDA-FEIRA - 6ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 8,11-13)*

*Naquele tempo,  11  os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu.  12  Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13  E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

"CERCAR DE CUIDADOS O PRÓXIMO"

Passa Palavra: (15/02/2021) 

Para cuidarmos de alguém, zelarmos pelo seu bem-estar, atendermos às suas necessidades, é necessário que essa pessoa ocupe um lugar de destaque no nosso coração.

Por ela somos capazes de nos sacrificar. Suas alegrias alegram-nos e as suas dores fazem-nos sofrer.

Cuidamos porque sabemos que somos cuidados por ela da mesma forma. O cuidado é recíproco e verdadeiro.

Para fazermos o mesmo a todos sem distinção, basta reconhecermos neles a presença de Jesus e cuidarmos Dele em cada um dos irmãos.

Ele em nós, Ele em cada pessoa, essa é a melhor maneira de cercar de cuidados o próximo.

(Cf. Dt 32,10)

Apolonio Carvalho Nascimento

TERÇO DOS HOMENS - TV APARECIDA


 TERÇO DOS HOMENS EM ROMARIA A PARTIR DE SEXTA FEIRA DIA 19 PELA TV APARECIDA

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS QUARTA-FEIRA DE CINZAS - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

 

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!

 

 

 

Iniciamos, nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia de Jejum e Abstinência, o sagrado tempo da Quaresma para celebrarmos, de coração renovado, o mistério pascal de Jesus. Desde os tempos mais antigos, a Quaresma foi considerada como período de renovação espiritual, de revigoramento interior, para o testemunho do Evangelho.

 

A celebração da bênção e a imposição das cinzas lembram as palavras de Jesus: "Convertei-vos e crede no Evangelho".

 

Na abertura da Quaresma, tempo favorável de conversão, as leituras fazem forte apelo de mudança de vida e nos convidam a intensificar as práticas de caridade, oração e jejum. Quaresma, quarenta dias que nos separam da grande festa da Páscoa da Ressurreição do Senhor! Neste tempo, procuremos trilhar o caminho da conversão proposto pelo Evangelho e pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, que nos leva a refletir sobre o tema: FRATERNIDADE E DIÁLOGO, e o lema: “Cristo é a nossa paz! Do que era dividido, fez uma Unidade” (Ef 2,14a).

 

Quaresma é tempo de voltar para o Senhor, ele é benigno e compassivo. Há três grandes práticas quaresmais: caridade, oração e jejum. Neste tempo favorável, reconciliemo-nos com Deus e com os irmãos.

 

Pela escuta da Palavra do Mestre e pela acolhida da misericórdia divina revelada em Jesus, superam-se a falsidade e a infidelidade, constitui-se o novo povo de Deus. É nesta perspectiva que podemos compreender a palavra do Evangelho proposto para a celebração da Quarta-Feira de Cinzas: os cristãos são chamados pelo Mestre a assumirem, com fidelidade, as obras da justiça - no relacionamento com o próximo: a esmola; para com Deus: a oração; para consigo mesmo: o jejum.

 

Na caminhada quaresmal, somos convidados a fazermos a experiência de Deus que acolhe nossa penitência, corrige nossos vícios, cuida de nós incansavelmente, fortifica nosso espírito fraterno, nos dá a graça de sermos nós também misericordiosos.

 

            Gosto sempre de propor um exercício aparentemente simples, mas que na verdade é bem difícil: Durante a Quaresma não falaremos mal de ninguém. Se não houver motivos para elogios, calaremos! Será um exercício proposto diariamente. Se conseguirmos passar um dos dias da Quaresma sem falar mal de ninguém não importa. O que importa é o esforço que renovaremos todos os dias.

           

            Os frutos de nossos exercícios quaresmais, como jejum, abstinência e outros, deverão ser revertidos à Coleta da Solidariedade, realizada nas Comunidades de todo o Brasil no Domingo de Ramos! Seria bom que desde a Quarta-Feira de Cinzas já guardássemos aquilo de que abrimos mão em favor de quem tem menos do que nós. Assim não chegaremos ao dia da coleta com uma migalha apenas. Mas os saborosos frutos de nossa Penitência! É isso que converte e nos faz sermos melhores hoje do que ontem!

 

Na Igreja Santa Teresa D’Ávila no Jardim Recreio de Ribeirão Preto, teremos a Celebração da Abertura da Quaresma com o Início da Campanha da Fraternidade de 2021, às 19 horas desta Quarta-Feira de Cinzas!

 

Desejando-lhes um Tempo muito rico de Bênçãos Quaresmais, com ternura e gratidão, nosso abraço amigo,

Pe. Gilberto Kasper

(Ler: Jl 2,12-18; Sl 50(51); 2Cor 5,20-6,2 e Mt 6,1-6.16-18).

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Fevereiro de 2021, pp. 67-74 e Roteiros Homiléticos da CNBB para o Tempo da Quaresma de 2021, pp. 15-24.

 

 

 

 

 

 

domingo, 14 de fevereiro de 2021

São Cirilo e São Metódio

*SANTO DO DIA*

*SÃO CIRILO, MONGE E METÓDIO, BISPO*
nasceram na Macedônia e foram irmãos unidos pelo sangue, pela fé, pela vocação apostólica. *Metódio* nasceu em 815 e Cirilo em 826. Metódio, ainda jovem, foi nomeado governador da província da Macedônia Inferior, onde estavam estabelecidos os eslavos. *Cirilo,* também ainda jovem, foi levado a estudar em Constantinopla, capital do então Império Bizantino, onde se formou. Mais tarde, lecionou filosofia e foi diplomata junto aos árabes. Com trinta e oito anos, Metódio abandonou a carreira política e se tornou monge no mosteiro de Bósforo. Poucos anos depois seu irmão Cirilo também entrou para a vida monástica. A missão apostólica dos dois irmãos começou em 861, quando foram enviados numa missão de conversão dos povos eslavos. São Cirilo criou um novo alfabeto eslavo e traduziu a Bíblia, a Missa, os rituais e ensinamentos cristãos. Assim o povo podia rezar, cantar e ler tudo em sua própria língua. Na época, os textos sagrados só existiam em grego ou latim, não podiam ser traduzidos. A iniciativa dos monges Cirilo e Métódio gerou conflito com outros monges. Muitos religiosos ficaram contra o trabalho de Metódio e Cirilo. Os dois foram então chamados a Roma, onde conseguiram o apoio do Papa Adriano II, que abençoou pessoalmente os livros litúrgicos escritos em língua eslava. Cirilo seria ordenado bispo, mas na viagem de volta de Roma acabou falecendo. O ano era 896 e Cirilo tinha apenas 42 anos de idade. Foi sepultado a 14 de fevereiro na Igreja de São Clemente, perto do Coliseu. Metódio voltou para a missão e foi nomeado arcebispo de Panônia, com sede em Sirmio. Numa segunda viagem a Roma, em 885, acabou morrendo. Ambos foram proclamados patronos da Europa, ao lado de São Bento, pelo Papa João Paulo II em 1980.
*SÃO CIRILO E METÓDIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
São Cirilo e Métodio nos mostram que o projeto de evangelização precisa de pessoas ousadas e criativas. O desejo de levar a mensagem de Jesus aos povos eslavos fez com que estes dois irmãos enfrentassem árduos desafios. Felizmente a ousadia deles gerou frutos para o bem da Igreja. Que o mesmo ardor missionário que alimentou a fé destes dois santos desperte nossa criatividade missionária para o bem do ser humano.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*14/02/2021 - DOMINGO*
*6º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*1ª. Leitura:* (2 RS 5,9-14)
*Salmo responsorial:* 31(32)
*2ª. Leitura:* (1 Cor 10,31-33.11,1)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 1,40-45)*

*Naquele tempo,  40  um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.  41  Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica curado!” 42  No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado.  43  Então Jesus o mandou logo embora,  44  falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”  45  Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Evangelho de hoje

*13/02/2021 - SÁBADO - 5ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 8,1-10)*

*1  Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse:  2  “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer.  3  Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.  4  Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?”  5  Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.  6  Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo.  7  Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também.  8  Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.  9  Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu.  10  Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Catarina de Ricci

*SANTO DO DIA*

*SANTA CATARINA DE RICCI*
A Santa de hoje pertencia a nobre família Ricci da Itália, onde nasceu em 1522, sendo batizada com o nome de Alexandria. Ainda pequena, com apenas 6 anos, fez uma experiência num convento e passou a chamar-se Catarina. Mas com o passar do tempo desistiu e voltou para casa, mas não perdeu a disciplina e o desejo da vida consagrada. Teve possibilidades de casamento, mas a vida consagrada pulsava no seu coração. Com a idade de 14 anos, Catarina procurou de novo a vida religiosa e entrou num mosteiro Dominicano. No convento Catarina viveu a pura alegria, o sofrimento, humildade e desejo profundo de imitar Santa Catarina de Sena. O seu modelo de espiritualidade era Jesus Crucificado. Contemplava de tal forma sua paixão e morte que alcançou a graça de comungar misticamente com seus sofrimentos. Os dons místicos de Santa Catarina não eram motivo de orgulho. Sua vida comunitária era tão encarnada no Evangelho que chegou a ser no convento mestra de noviças e superiora por mais de quarenta anos. Mulher santa, equilibrada e de espírito engenhoso, Santa Catarina de Ricci era amiga de santos homens, entre eles os papas Marcelo II, Clemente VIII e Leão XI. Também manteve correspondências com São Felipe Néri e São Carlos Borromeu. Era grande conselheira espiritual. Foi fecunda escritora. Recomendava o domínio de si, a luta e a mortificação dos sentidos para se abrir à graça da alegria e paz. Santa Catarina de Ricci recomendava a devoção à sagrada paixão e morte de Cristo, também a docilidade ao Espírito Santo para se chegar ao total abandono aos braços do Pai e sua Vontade. Morreu em 1590. Foi beatificada em 1732 pelo Papa Clemente XII e canonizada em 1746 pelo Papa Bento XIV. 
*SANTA CATARINA DE RICCI, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santa Catarina de Ricci soube desde cedo que sua vida seria dedicada a Cristo. Não temeu esta vocação, ao contrário, buscou vivenciá-la da melhor maneira. Foi agraciada com dons místicos, mas nunca se orgulhou deles. Antes, usava todo seu amor em favor daqueles que a procuravam buscando uma palavra de tranquilidade.
*FONTE:* A12