domingo, 31 de janeiro de 2021

Evangelho de hoje

*31/01/2021 - DOMINGO*
*4º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*1ª. Leitura:* (Dt 18,15-20)
*Salmo responsorial:* 94(95)
*2ª. Leitura:* (1Cor 7,32-35)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 1,21-28)*

*21  Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar.  22  Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23  Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou:  24  “Que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”.  25  Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”  26  Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu.  27  E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade: ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28  E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.* *Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São João Bosco Presbitério e Fundador

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO E FUNDADOR*
João Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, numa família católica de humildes camponeses em Castelnuovo d'Asti, no norte da Itália, perto de Turim. Órfão de pai aos dois anos de idade, cresceu cercado do carinho da mãe, Margarida, e amparo dos irmãos. Recebeu uma sólida formação humana e religiosa, mas a instrução básica ficou prejudicada, pois a família precisava de sua ajuda na lida do campo. Aos nove anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora o conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas a Senhora lhe disse: "Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto, e a seu tempo tudo compreenderás". Nesta ocasião decidiu dedicar sua vida a Cristo e a Mãe Maria; quis se tornar padre. Com sacrifício, ajudado pelos vizinhos e orientado pela família, entrou no seminário de Chieri, daquela diocese. Inteligente e dedicado, João Bosco trabalhou como aprendiz de alfaiate, ferreiro, garçom, tipógrafo e assim, pôde se ordenar sacerdote, em 1841. Em meio a revolução industrial, aconselhado pelo seu diretor espiritual, padre Cafasso, desisti ser missionário na Índia. Ficou em Turim, dando início ao seu apostolado da educação de crianças e jovens carentes. Este "produto da era da industrialização", se tornou a matéria prima de sua obra e vida. Neste mesmo ano, criou o Oratório de Dom Bosco, onde os jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação, tendo apoio e acompanhamento até a colocação em um emprego digno. Depois, sentiu necessidade de recolher os meninos em internatos-escola, em seguida implantou em toda a obra as escolas profissionais, com as oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, repostas às necessidades da época. Para mestres das oficinas, inventou um novo tipo de religioso: o coadjutor salesiano. Em 1859, ele reuniu esse primeiro grupo de jovens educadores no Oratório, fundando a Congregação dos Salesianos. Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu, em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu as missões na América Latina. Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples. Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado "modelo por excelência" para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas" e se fez , ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima.
*SÃO JOÃO BOSCO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Dom Bosco agia rápido, acompanhou a ação do seu tempo e viveu o modo de educar, que passou à humanidade como referência de ensino chamando-o de "Sistema Preventivo de Formação". Não se esqueceu do seu sonho de menino, mas, sobretudo compreendeu a missão que lhe investiu Nossa Senhora. Quando lhe recordavam tudo o que fizera, respondia com um sorriso sereno: "Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem tudo fez".
*FONTE:* A12

sábado, 30 de janeiro de 2021

Apolônio de Carvalho

"ORAR SEMPRE, SEM NUNCA SE CANSAR"  (Lc 18,1)

Passa Palavra: (30/01/2021)

O tempo de Deus pode não coincidir com o nosso. Não podemos determinar quando queremos receber os seus favores e graças.
Pode acontecer também que aquilo que pedimos não seja o bem que Deus quer para nós naquele momento.

O poder da oração é inquestionável, Deus escuta-nos quando oramos sempre, sem nunca desistir.

A nossa oração pode ser constante e não apenas em momentos de extrema necessidade.

Pode ser um momento de agradecimento, de meditação da Palavra, de adoração e louvor; um momento de comunhão com os irmãos e irmãs, uma celebração sacramental; até mesmo o nosso trabalho pode ser uma oração; e por fim, pode ser também um momento de súplica.

A oração é a concretização da nossa união com Deus, quando estamos no seu amor. E pode ser contínua: quando as atividades do quotidiano se tornam momentos de Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

Evangelho de hoje

*30/01/2021 - SÁBADO - 3ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 4,35-41)*

*35  Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”  36  Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37  Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38  Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”  39  Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria.  40  Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”  41  Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”* *Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Jacinta Marescotti

*SANTO DO DIA*

*SANTA JACINTA MARESCOTTI, VIRGEM ROMANA*
Jacinta era uma nobre da família Marescotti, da alta aristocracia romana. Sua família tinha fortes vínculos com a vida cristã e esta herança ela recebeu de seus pais. Jacinta foi batizada com o nome de Clarice. Recebeu uma educação refinada. Ainda menina, foi entregue pelos pais a religiosas franciscanas, mas ela não demonstrava desejo de ser religiosa. Muito bonita, culta e independente, Jacinta levava uma vida cheia de luxo e vaidades. Sonhava com um matrimônio e não com a vida religiosa. Sua primeira decepção foi quando sua irmã mais nova se casou com um marquês, que ela pretendia conquistar. Jacinta assumiu uma atitude mais altiva e insolente, frequentando todas as diversões que a sociedade oferecia. Jacinta, mesmo dentro do convento, vivia de vaidade. Não respeitou o voto de pobreza, vivendo num quarto decorado com luxo e usando roupas de seda. Mas Deus, havia reservado o momento certo para a conversão definitiva de Jacinta. A notícia do assassinato de seu pai e, em seguida, uma grave doença, levaram Jacinta a mudar de vida. Sinceramente se arrependeu, pedindo perdão a toda a comunidade. A partir daí tornou-se exemplo heroico de mortificação e pobreza. Faleceu em 30 de janeiro de 1640.
*SANTA JACINTA MARESCOTTI, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Jacinta disse certa vez, que o tipo de gente que mais a agradava eram os desprezados, os destituídos de orgulho e de prepotência. Para ela o verdadeiro sinal do Espírito de Deus era carregar sua cruz sem lamúrias, enfrentar o sofrimento e perseverar firmemente na oração.
*FONTE:* A12

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Evangelho de hoje

*28/01/2021 - QUINTA-FEIRA - 3ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 4,21-25)*

*Naquele tempo, Jesus disse à multidão:  21  “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro?  22  Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.  23  Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”.  24  Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais.  25  Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Thomas de Aquino

*SANTO DO DIA*

*SÃO TOMÁS DE AQUINO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA*
Tomás nasceu em 1225, na Campânia, da família feudal italiana. Ingressou no mosteiro beneditino de Montecassino aos cinco anos de idade, dando início aos estudos que não pararia nunca mais. Ainda jovem, mesmo com a resistência da família, fez-se dominicano. Em Paris estudou com o grande Santo e doutor da Igreja, Alberto Magno. Depois se tornou conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França. Também lecionou em grandes universidades de Paris, Roma, Bolonha e Nápoles e jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes. Grande intelectual vivia imerso nos estudos, chegando às vezes a perder a noção do tempo e do lugar onde estava. Sua norma de vida era: "oferecer aos outros os frutos da contemplação". Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou. Tomás D'Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, em 07 de março de 1274. É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores.
*SÃO TOMÁS DE AQUINO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Tomás de Aquino foi Doutor da Igreja, professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo; frei caridoso, estudioso dos livros sagrados. Muito se falou, se fala e se falará deste Santo, cuja obra perdura ao longo dos séculos.
*FONTE: A12*

Apolônio de Carvalho

COM A MEDIDA COM QUE MEDIS, TAMBÉM SEREIS MEDIDOS, E COM ACRÉSCIMO (Mc 4,24)

Esta frase de Jesus é para todos nós um profundo exame de consciência. Ela nos lembra que da maneira como julgamos os outros, também seremos julgados. E com mais rigor ainda.Portanto, vale a pena descobrirmos o positivo que existe em cada pessoa; enaltecer as suas qualidades, reconhecer o seu valor.Dessa forma, não só seremos mais justos, mas também receberemos justiça.Estejamos atentos, não somente no relacionamento direto com as pessoas, mas também através dos meios de comunicação, sobretudo as chamadas redes sociais.Muitas mentiras bem elaboradas circulam por esses meios, que nos levam a formular julgamentos sumários, e muitas vezes impiedosos.A busca da verdade é o melhor modo para que possamos usar a medida justa para nós e para os outros.Se a medida é boa para mim, é boa para todos, e com acréscimo.Vivamos esta frase de hoje pelo seu lado positivo! E seremos todos muito mais felizes.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!

 

 

 

 

Todos ficavam admirados com o seu ensinamento,

pois ensinava como quem tem autoridade,

não como os mestres da lei” (Mc 1,22).

 

  

A Palavra de Deus do Quarto Domingo do Tempo Comum apresenta-nos a missão do Profeta ao lado do início do ministério de Jesus, pautado em sua autoridade, porque coerente entre o que prega e vive, diante do compromisso de transformação da Comunidade de Fé!

            Segundo o Livro do Deuteronômio, a missão do profeta é anunciar a Boa Notícia da Aliança desejada por Deus para com a Humanidade, e denunciar tudo aquilo que possa impedir a fidelidade da mesma. O Profeta é o porta-voz de Deus ao coração acolhedor e atento da Pessoa. Tem o serviço de comunicar Deus ao mundo, que quando não ouve, torna-se oco, vazio, sem sentido e sem perspectivas de vida, como herdeiro e filho desse mesmo Deus, que ama louca e apaixonadamente Sua criatura predileta.

            O mundo barulhento em que vivemos, não deve ser muito diferente daquele em que os Profetas tentaram transmitir a vontade Deus, na promoção da dignidade de Suas criaturas amadas e queridas. É salutar o silêncio interior, a busca de uma mais profunda espiritualidade, a fim de um compromisso mais concreto de mudança das estruturas injustas em que nos encontramos. O Reino de Deus anunciado pelos Profetas é sempre um Reino de Justiça. Insisto em pensar que onde não há justiça, é também impossível a sobrevivência do Reino de Deus.

            A criatura humana é livre para escolher entre o bem e mal. O que se constata, é que o homem parece vazio da presença amorosa de Deus em sua vida, uma vez tendo endeusado o consumismo, o hedonismo e o individualismo. O Profeta quer ser o eco da voz de Deus no coração vazio e estéril da humanidade.

            Depois de formado seu grupo de Discípulos, Jesus inicia seu ministério com autoridade, segundo o Evangelho de São Marcos. A autoridade de Jesus é um convite aberto à coerência, à conversão e ao bom senso àqueles que desejam ser seus discípulos e missionários. Sem essas três dimensões, dificilmente é possível configurar-nos com o ministério do Senhor, que conta conosco na Comunidade, para devolvermos ao mundo a dignidade humana que a “Cultura de Morte” nos tira cada vez que somos coniventes com as injustiças institucionalizadas na Família, na (des) Educação, na Sociedade, na Política e também na Religião.

De que adiantam nossos diplomas, cargos, funções e posições de prestígio, se nossa palavra não tem credibilidade, porque incoerente com nossa vida, vivida no hodierno. Com facilidade emitimos juízos, repreendemos pessoas, deixamos de atendê-las com a caridade pastoral proposta em nossos lindos Projetos Missionários e Planos de Pastoral. Será que temos tal direito? Quantos de nossos erros escondemos atrás dos erros dos outros!... Enquanto nossas normas estiverem acima de nossa misericórdia, dificilmente seremos configurados com o Senhor, que nos confia Sua própria autoridade ministerial, desde que estejamos a serviço da vida plena das pessoas. Gosto sempre de concluir que não devemos “banalizar” nossos projetos, até mesmo porque justiça e misericórdia somadas, resultam no AMOR COM SABOR DIVINO! Isso só é capaz de viver, ministerial e missionariamente, quem acolher e viver a autoridade do Senhor, porque coerente entre o que prega e vive de verdade. Não importa se conseguimos ou não tal coerência. Importa, isso sim, o esforço empreendido todos os dias por sermos hoje um pouco mais coerentes do que ontem. Então experimentaremos a AUTORIDADE MESSIÂNICA!

            Sejam todos muito abençoados. Com ternura e gratidão, meu abraço amigo,

Pe. Gilberto Kasper

(Ler Dt 18,15-20; Sl 94(95); 1Cor 7,32-35 e Mc 1,21-28).

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Janeiro de 2021, pp. 112-119 e Roteiros Homiléticos da CNBB do Tempo Comum I de Janeiro de 2021, pp. 64-67.

Santa Ângela Merici

*SANTO DO DIA*

*SANTA ÂNGELA DE MÉRICI, FUNDADORA*
Ângela Mérici nasceu em 1470 no norte da Itália. Os pais eram camponeses pobres e muito religiosos. E desde pequena ela teve seu coração inclinado pela vida religiosa. Na infância ficou órfã de pai e de mãe e foi viver na casa de um tio, que a havia adotado, mas que também veio a falecer. Depois de passar dias e dias chorando, com apenas treze anos, pediu para ingressar num convento, entrando para a Ordem Terceira de São Francisco de Assis. Os seus sofrimentos, sua entrega a Deus e a vida meditativa de penitência lhe trouxeram, através do Espírito Santo, o dom do conselho. Inspirada pela Virgem Maria fundou a comunidade das irmãs Ursulinas, em homenagem a santa Úrsula, a mártir do século IV, que dirigia o grupo das moças virgens, que morreram por defender sua religião e sua castidade. As "Ursulinas" tinham como finalidade a formação das futuras mães, segundo os dogmas cristãos. Ângela teve uma concepção bastante revolucionária para sua época, quando se dizia que uma sólida educação cristã para as moças só seria possível dentro das grades de uma clausura. A fundadora morreu aos setenta e cinco anos, em 27 de janeiro de 1540 e foi canonizada, em 1807.
*SANTA ÂNGELA DE MÉRICI, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Um dia perguntaram a Ângela como deveríamos viver nossa vida. Ela sabiamente respondeu: Vive hoje como se fosse já o dia de prestar contas a Deus! Sigamos o conselho de Santa Ângela e vivamos o hoje da melhor maneira possível.
*FONTE: A12*

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Evangelho de hoje

*26/01/2021 - TERÇA-FEIRA - 3ª. SEMANA TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 10,1-9)*

*Naquele tempo,  1  o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.  2  E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.  3  Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.  4  Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!  5  Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6  Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7  Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.  8  Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem,  9  curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós'”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor.

NINA, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO! Pe. Gilberto Kasper

 

  NINA, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO!

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Na tarde do dia 14 de janeiro de 2021 ecoou na eternidade o nome de Realina Rosa de Rezende, com 74 anos de idade, a carinhosamente conhecida por todos como Nina. Depois de dez meses de grave enfermidade pulmonar, dependendo o tempo todo de oxigênio, a Nina, um exemplo a ser seguido respondeu prontamente ao chamado e declinou sua vida terrena reclinando-se no colo de Deus e permitindo ser acariciada por Nossa Senhora.

Há mais de 10 anos a Nina conviveu e se dedicou diuturnamente à Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres nos Campos Elíseos: foi Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, dedicou-se a dezenas de enfermos, levando-lhes o “Viático”, Jesus em Viagem todas as semanas, como Agente da Pastoral da Saúde, foi incansável junto à Pastoral dos Idosos, representou nossa pequena Reitoria junto à Forania Santo Antônio, participou de inúmeras formações pastorais, demonstrando seu amor, sua obediência e dedicação às iniciativas pastorais da Arquidiocese de Ribeirão Preto, integrou o Conselho Diretor do FAC – Fraterno Auxílio Cristão, sem deixar de dedicar o quanto possível seu tempo e sua sempre discreta presença em suas atividades filantrópicas, foi a Tesoureira e Curadora do Dízimo da Igreja Santo Antoninho que tanto amou e por qual espaço sempre incansavelmente se dedicou. Repetidas vezes dizia: “Padre, se quiser colocar outra pessoa no meu lugar, fique à vontade, mas saiba, que se não precisar mais de meus serviços morrerei”!

A Nina levava alegria, esperança e um sorriso bastante acanhado por onde passava, deixando enquanto pode, uma barrinha de chocolates, um bombom ou alguma lembrancinha que por pequeno que fosse, reafirmava sua marca registrada: preocupava-se com o bem estar de todos, dedicava-se aos mais pobres sem medidas, socorria os que se encontravam em situações constrangedoras e acendia uma luz em cada encontro, deixando para trás um aroma de serenidade, de paz e o testemunho de seu comprometimento com o Reino de Deus.

Devotíssima passava a maior parte de seu tempo em oração, por vezes preocupando os mais próximos que se perguntavam se ela não estaria rezando demais, talvez estivesse fugindo da realidade ou se aproximando da demência. Essa e outras incompreensões não afastaram a Nina de suas devoções ao Sagrado Coração de Jesus, ao Imaculado Coração de Maria e a tantos Santos que venerava com profunda fé e fé madura, sem jamais aproximar-se de qualquer desequilíbrio. Ligava para suas amigas, preocupava-se com todos que a vida lhe deu a conhecer, era um tanto sistemática, porém com a preocupação de não querer dar trabalho a ninguém. Não aceitou, mesmo durante os meses de grande fragilidade, pois faleceu com apenas 34 quilos, cuidadora, familiares e parentes que deixassem suas vidas para cuidar dela e nem quis ser internada em Hospitais, preferindo ser tratada no aconchego de seu lar: uma residência muito simples, sem luxo e com conforto o mais básico que se possa imaginar.

Enquanto pode, participou diariamente da Eucaristia. Quando já não mais pode sair de casa, a Igreja do ir foi até ela, levando-lhe a Sagrada Comunhão pelo menos três vezes por semana. Embarcou para a Viagem sem Volta muito bem preparada por todos os Sacramentos que lhe conferi. Em nosso último encontro ela desabafou: “Padre Gilberto, sinto-me muito cansada, acho que já estou no fim”! No dia seguinte liguei para ela e pareceu-me melhor, mas para mim, tratava-se já da chamada pelos antigos da “melhora da morte”. O céu a recebeu com festa, porque ela já estava muito familiarizada com tantos Santos e Santos. Exatamente neste dia 27 de janeiro, quando divulgo este artigo, faz 10 anos que também entregamos a quem e direito, o Criador, minha amada mãe, Alayde Juditha Kasper, que agora tem mais uma seleta companhia: a Nina, um exemplo a ser seguido!

 

 

 

 

 

 

São Timóteo e Tito Apóstolos de São Paulo

*SANTO DO DIA*

*SANTOS TIMÓTEO E TITO, BISPOS, DISCÍPULOS DE SÃO PAULO*
*Vida de Timóteo*
Timóteo nasceu em Listra, a cerca de 200 km. ao nordeste de Tarso. Era filho de mãe judaica e de pai pagão. Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Com o Apóstolo dos Gentios, Timóteo atravessou a Ásia Menor e foi até à Macedônia. Depois, acompanhou Paulo a Atenas, de onde foi enviado à cidade de Tessalônica; dali, prosseguiu para Corinto, onde colaborou na evangelização no istmo da cidade. A figura de Timóteo destaca-se como um pastor valoroso. Segundo a posterior História eclesiástica de Eusébio, Timóteo foi o primeiro Bispo de Éfeso. Algumas de suas relíquias encontram-se, desde 1239, na catedral de Térmoli, na região italiana de Molise, provenientes de Constantinopla.
*Vida de Tito*
Tito, de família grega ainda pagã, foi convertido por São Paulo em uma das suas viagens apostólicas, tornando-se seu colaborador, companheiro e irmão na missão. O Apóstolo dos Gentios levou-o consigo a Jerusalém, por ocasião do chamado Concílio Apostólico, - que aconteceu no momento crucial da controversa sobre o batismo dos Gentios – quando o Apóstolo se opôs categoricamente à circuncisão deste cristão de Antioquia. Assim, Tito tornou-se símbolo vivo do valor universal do Cristianismo, independente da nacionalidade, raça e cultura. Quando Timóteo partiu para Corinto, Paulo confiou a Tito a tarefa de levar aquela comunidade rebelde à obediência. De fato, ele conseguiu estabelecer a paz entre a Igreja em Corinto e o Apóstolo dos Gentios. A seguir, Tito foi novamente enviado por Paulo a Corinto – qualificando-o como “meu companheiro e colaborador” (2 Cor 8,23) – para levar a cabo as coletas pelos cristãos de Jerusalém. Ulteriores notícias, provenientes das Cartas Pastorais, o apresentam como Bispo de Creta.
*Dois servos fiéis do Evangelho*
Paulo fez circuncidar o discípulo Timóteo, mas não Tito, que também levou consigo a Jerusalém, para participar do Concílio Apostólico. Assim, Paulo apresenta seus dois colaboradores como homens da circuncisão e homens da não circuncisão; homens da lei e homens da fé. Segundo a tradição, São Paulo escreveu duas Cartas a Timóteo e uma a Tito. São as duas únicas Cartas do Novo Testamento enviadas a pessoas e não à comunidade. O Apóstolo, já idoso, deixa-se levar com algumas anotações, com ricas expressões de carinho por seus dois discípulos, demonstrando também sua satisfação por confiar-lhes a missão de anunciar o Evangelho. Segundo Papa Bento XVI, Timóteo e Tito “ensinam-nos a servir o Evangelho com generosidade, sabendo, porém, que isso também comporta um serviço à própria Igreja”.
*SANTOS TIMÓTEO E TITO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*FONTE: VATICAN NEWS*

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Evangelho de hoje

*25/01/2021 - SEGUNDA-FEIRA - 3ª. SEMANA COMUM*

*CONVERSÃO DE SÃO PAULO* - *DIA DE FESTA.*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 16,15-18)*

*Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos  15  e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!  16  Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.  17  Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;  18  se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.* 
Palavra da salvação.

São Paulo Martir

*SANTO DO DIA*

*FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO E MÁRTIR*
A pessoa de Paulo é tão importante para a Igreja, por causa de seu apostolado, que celebramos o dia de sua conversão. Para nós brasileiros, esta data também marca a fundação da maior cidade do país, São Paulo, em 1554. Saulo, nome do apóstolo antes da conversão, nasceu na cidade de Tarso. Esta cidade era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um centro cultural da antiguidade. Seu pai era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim. Por causa da fidelidade ao imperador, a família de Saulo tinha recebido a cidadania romana. Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel. Seus pais sonhavam que o filho seria um famoso Rabi. Saulo era um perseguidor dos cristãos. Tinha raiva dos seguidores de Cristo. Mas Deus tinha reservado para ele um outro caminho. A Escritura nos conta que Saulo foi surpreendido por Jesus, que em forma de luz, fez o jovem fariseu mudar completamente de vida. De perseguidor Saulo tornou-se o maior propagador da fé. Era agora chamado de Paulo. O jovem foi batizado por Ananias, um cristão de Damasco. Desta cidade saiu a pregar a palavra de Deus, como lhe ordenara Jesus, tornando-se seu grande apóstolo. Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma.
*SÃO PAULO, APÓSTOLO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*
 


*Reflexão*
O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira "Teologia do Novo Testamento". É sem dúvida o grande missionário da fé cristã.
*FONTE: A12*

domingo, 24 de janeiro de 2021

São Francisco de Salles Bispo e Doutor da Igreja

*SANTO DO DIA*

*SÃO FRANCISCO DE SALES, BISPO E DOUTOR DA IGREJA*
Francisco, primogênito des treze irmãos, nasceu no castelo de Sales, em 21 de agosto de 1567. Na juventude Francisco mudou-se para Paris, onde fez estudos universitários. O menino estudou retórica, filosofia e teologia. Recebeu também lições de esgrima, dança e equitação. Mas no fundo sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria. Aos 24 anos, Francisco voltou para junto da família e recusou a vida que seu pai havia planejado para ele. Queria ser padre. Com ajuda de um tio sacerdote, o jovem conseguiu ocupar o posto de capelão da catedral da cidade. Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco se ocupou com a evangelização entre os protestantes. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual. Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra. Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza. Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. Mas tarde, Dom Bosco, um admirador deste santo deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.
*SÃO FRANCISCO DE SALES, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A tarefa de Francisco não foi fácil, e nos primeiros anos o fruto do trabalho missionário era muito escasso. Entretanto, graças a sua paciência e sua humildade, pouco a pouco o santo conseguiu abundantes números de conversões. Para ele o mais importante era que Cristo crescesse e ele diminuísse.
*FONTE:* A12

sábado, 23 de janeiro de 2021

Evangelho de hoje

*23/01/2021 - SÁBADO - 2ª. SEMANA TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 3,20-21)*

*Naquele tempo,  20  Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer.  21  Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Inês virgem e Martir

QUE A PALAVRA SEJA A LUZ NO MEU CAMINHO (cf. Sl 119[118],105)

Aprendemos muito com a reflexão, com a meditação da Palavra, mas aprendemos também com a partilha de vida, isto é, compartilhando as experiências de vivência da Palavra, feitas depois da reflexão.A troca de experiências é uma verdadeira comunhão e ajuda a nos tornarmos um só coração e uma só alma.Ao colocar em comum com os outros o que estou vivendo, transmito a eles a luz que recebi, ou seja, sou luz para os outros. Quando as experiências são colocadas em comum com a devida humildade, edificam e iluminam a todos, além de darem glória a Deus.De fato, a Palavra vivida se torna luz no nosso caminho.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

Santo Ildefonso

*SANTO DO DIA*

*SANTO ILDEFONSO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA*
Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha e depois, com o consentimento dos pais, tornou-se monge. Com a morte dos pais herdou uma grande fortuna, que empregou na assistência aos pobres. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola. Foi eleito biso de Toledo, função que desempenhou com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo. Nessa época escreveu uma obra famosa, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667.
*SANTO ILDEFONSO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*21/01/2021 - QUINTA-FEIRA - 2ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 3,7-12)*

*Naquele tempo,   7  Jesus se retirou para a beira do mar junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia.  8  E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia.  9  Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.  10  Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo.  11  Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!”  12  Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

QUE A PALAVRA SEJA A LUZ NO MEU CAMINHO (cf. Sl 119[118],105)

Aprendemos muito com a reflexão, com a meditação da Palavra, mas aprendemos também com a partilha de vida, isto é, compartilhando as experiências de vivência da Palavra, feitas depois da reflexão.A troca de experiências é uma verdadeira comunhão e ajuda a nos tornarmos um só coração e uma só alma.Ao colocar em comum com os outros o que estou vivendo, transmito a eles a luz que recebi, ou seja, sou luz para os outros. Quando as experiências são colocadas em comum com a devida humildade, edificam e iluminam a todos, além de darem glória a Deus.De fato, a Palavra vivida se torna luz no nosso caminho.

Apolonio Carvalho Nascimento

Bom dia!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Evangelho de hoje

*21/01/2021 - QUINTA-FEIRA - 2ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 3,7-12)*

*Naquele tempo,   7  Jesus se retirou para a beira do mar junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia.  8  E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia.  9  Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.  10  Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo.  11  Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!”  12  Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Evangelho de hoje

*20/01/2021 - QUARTA-FEIRA - 2ª. SEMANA DO TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 3,1-6)*

*Naquele tempo,  1  Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca.  2  Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo.  3  Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!”  4  E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.  5  Jesus, então, olhou ao seu redor cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração, e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.  6  Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Sebastião e São Fabiano

*SANTO DO DIA*

*SÃO SEBASTIÃO, MÁRTIR E SÃO FABIANO, PAPA E MÁRTIR*

*SÃO SEBASTIÃO, MÁRTIR*
Sebastião nasceu na França, mas foi educado em Milão, na Itália. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde, tomou a decisão de tornar-se militar nas tropas romanas, sendo um dos oficiais prediletos de Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e protetor ativo dos cristãos. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo, inclusive o governador de Roma e seu filho. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado e teve que comparecer ante ao imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. Levado à presença de Diocleciano, Sebastião não negou sua fé. O imperador lhe deu ainda uma chance para que escolhesse entre sua fé em Cristo e o seu posto no exército romano. Ele não titubeou, ficou mesmo com Cristo. A sentença foi imediata: deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas. Sebastião foi dado como morto e ali mesmo abandonado. Entretanto, quando uma senhora cristã foi até o local à noite, pretendendo dar-lhe um túmulo digno encontrou-o vivo! Levou-o para casa e tratou de suas feridas até vê-lo curado. Depois de curado, ele apresentou-se ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo e irado com tamanha ousadia, o sanguinário Diocleciano o entregou à guarda pretoriana após condená-lo, desta vez, ao martírio no circo. Sebastião foi executado então com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288. 
*SÃO SEBASTIÃO E SÃO FABIANO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*
*Reflexão*
Sebastião é o protetor da humanidade, contra a fome, a peste e a guerra. No Brasil a devoção a São Sebastião é muito grande, sendo que muitas cidades e paróquias são colocadas sobre a proteção deste grande soldado de Cristo. Ele é o patrono da cidade do Rio de Janeiro.
*FONTE:* A12

Dia nacional do Fusca

❤️20/01 - DIA NACIONAL DO FUSCA❤️
🛑Querido por todos, o Fusca faz parte da história do Brasil e por isso recebeu até um dia em sua homenagem: 20 de janeiro😍🥰
🛑O modelo foi líder de mercado brasileiro por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para o Gol, que foi por 27 anos👏👏
🛑Foram produzidas no País 3 milhões de unidades, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção foi de 1959 a 1986 e a pedido do presidente Itamar Franco, voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol. A produção foi interrompida novamente em 1996🛑
🛑No mundo, a produção do Fusca foi encerrada em 2003 no México🛑
🛑Nas fotos, alguns Fuscas de associados do Clube Faixa Branca🛑

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

São Mário martir

*SANTO DO DIA*

*SÃO MÁRIO, MÁRTIR*
A memória de São Mário está ligada ao martírio do século terceiro. Junto com ele está a memória de outros mártires: Marta, sua esposa, Audifax e Ábaco, supostamente seus filhos e o padre Valentim. Os cinco testemunhos foram narrados cerca de um século depois dos fatos, o que dificulta separar fatos de tradições orais. A tradição conta que Mário e sua família vieram da Pérsia para Roma, venerar os túmulos de Pedro e Paulo. Nos arredores da cidade acabaram ajudando o padre Valentim a enterrar os corpos de duzentos e sessenta mártires, que jaziam decapitados e abandonados ao lado de uma estrada. Eles foram flagrados no cemitério e presos. Todos morreram, pois não renegaram a fé e se recusaram a prestar culto ao imperador. Os homens foram decapitados na Via Cornélia, e Marta, mesmo informando que ainda não havia recebido o batismo, também morreu afogada num poço fora dos muros de Roma.
*SÃO MÁRIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Ainda que fruto de tradição antiquíssima, a história de Mário é exemplo de uma vida familiar íntegra e unida. Assumir a fé em Cristo e testemunhar em família esta fé garantiu-lhe a glória dos altares. Que nossas famílias sejam celeiros de fé e que ensinemos aos filhos e netos o amor ao Pai do Céu.
*FONTE:* A12

Evangelho do dia

*19/01/2021 - TERÇA-FEIRA - 2ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Mc 2,23-28)*

*23  Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24  Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”  25  Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?  26  Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”.  27  E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.  28  Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

ATIVIDADES DO PADRE GILBERTO KASPER – 2021

 


ATIVIDADES DO PADRE GILBERTO KASPER – 2021

 

 Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

·         Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres – C. Elíseos, Ribeirão Preto.

·         Pároco da Paróquia Santa Tereza de Ávila – Jd.  Recreio, Ribeirão Preto.

·         Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

·         Docente de Teologia Moral no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto com sede no Seminário Maria Imaculada de Brodowski, SP.

·         Articulista no Jornal TRIBUNA DE RIBEIRÃO PRETO (quartas-feiras).

·         Programa diário às 6h55 e domingos às 10 h “LEVANTA-TE E ANDA!” na Rádio CMN - AM 750 – a Rádio da Família - destinado especialmente aos Enfermos e Pessoas Idosas.

·         Programa diário da “Mensagem do Papa Francisco” pela Rádio Digital Dominus RP da Arquidiocese de Ribeirão Preto, www.dominusrp.radio.br onde é o Diretor de Produção.

·         Conferencista e Assessor sobre Teologia, Filosofia, Pedagogia, Sociologia, Ética, Justiça, Cidadania e Bioética destinado às Comunidades Eclesiais Missionárias, bem como Casais, Jovens e Escolas de Ensino Médio e Superior.

·         Conselheiro Espiritual da Equipe de Nossa Senhora da Esperança da Arquidiocese de Ribeirão Preto da Região Nordeste de São Paulo.

·         Assessor de Comunicação do FAC – Fraterno Auxílio Cristão.

·         Pregador de Retiros Espirituais para Religiosas, Seminaristas, Diáconos Permanentes (casados), Jovens e Casais (pregou 93 retiros nos últimos trinta anos).

·         Material divulgado no Site da Arquidiocese de Ribeirão Preto: www.arquidioceserp.org.br nas quartas e sextas-feiras, com Blogs em outros 14 Sites no País, como nos Sites de Demétrio e Júnior do Sistema Clube de Comunicação, Rodrigo Simões e o Portal do Grupo de Jornalismo Thathi.

·         Assessor Arquidiocesano da PASCOM – Pastoral da Comunicação.

·         Atende a domicilio em torno de 275 enfermos e idosos, e celebra a Missa diária nas Residências, sendo a “Igreja do Ir” àqueles que já não podem mais vir.  

63 anos de idade (17 de abril de 1957).

37 anos de magistério (desde março de 1983).

33 anos de Diaconado (24 de maio de 1987).

31 anos de Sacerdócio (20 de janeiro de 1990).

Gaúcho, há 40 anos em Ribeirão Preto (29 de setembro de 1980).

 

Padre Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com