segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Santo André Apóstolo e Martir

*SANTO DO DIA*

*SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO E MÁRTIR*
Era filho de um pescador da Galileia, de nome Jonas, e era irmão de Simão Pedro. Vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Jesus. Foi o primeiro apóstolo de Jesus. Ele é mencionado no Novo Testamento como estando presente nos mais importantes evento da vida e missão de Jesus. Aparece no episódio da multiplicação dos pães, onde depois da resposta de Felipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9). André participou da vida pública de Jesus, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Alguns historiadores citam que, depois de Jerusalém, foi evangelizar na Galileia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente, na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi ali também que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local. Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de "X". Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, data que toda a cristandade guarda para sua festa. 
*SANTO ANDRÉ, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santo André, primeiro apóstolo de Jesus, é representado na iconografia cristã como um missionário abraçado a uma cruz em forma de X. Padroeiro dos açougueiros, pescadores e mineradores, é também patrono de diversos países, como Escócia, Espanha, Rússia e Grécia.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

"OS CAMINHOS DO AMOR CONDUZEM A DEUS"

Passa Palavra: (30/11/2020)

São muitos os caminhos que conduzem a Deus, mas todos eles passam pela prática do amor puro e verdadeiro.

Isso explica o sentido da frase de hoje. O amor é versátil e pode exprimir-se em variados modos, mas quando os seus atos são motivados pelo amor a Deus, todas essas trilhas levam-nos até Ele.

A prática do amor ao irmão faz-nos descobrir a presença de Deus em nós e nos irmãos. 

Após um dia repleto de gestos de amor, todos dirigidos aos irmãos, a união com Deus é imediata. 

Ele vem ao nosso encontro na oração, no silêncio, no íntimo do nosso ser.

Se Lhe perguntássemos: Senhor, como chegaste até mim? Certamente Ele responderia: "Foste tu que vieste até mim."

Os caminhos do amor conduzem-nos diretamente ao Amor Supremo.

Apolonio Carvalho Nascimento

domingo, 29 de novembro de 2020

Apolônio de Carvalho

"VIGIAR!"

Passa Palavra: (29/11/2020)

Jesus contou várias parábolas que falam sobre ser vigilante. Às vezes, interpretamos este "vigiar" apenas pelo lado do pecado, isto é, que vigiar significa não pecar.

Estudando bem cada uma dessas parábolas, entendi que vigiar significa sobretudo amar sempre. 

Estar atento ao amor no momento presente. Desse modo, amando, evitamos também o pecado.

Vigiar não é uma atitude passiva, de apenas não fazer coisas erradas, é uma atitude de iniciativa, de gestos concretos de amor. 

É preencher a nossa vida de gestos de amor para com todos; é ir ao encontro do outro de coração aberto; é perdoar; é compadecer-se da dor do outro; é entender as fraquezas do outro e ajudá-lo a superá-las; é ser amor, sempre.

Não sabemos nem o dia nem a hora em que o Senhor virá. Vigiemos para que Ele não nos encontre adormecidos, não vivendo o amor!

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 28 de novembro de 2020

São Tiago das Marcas

*SANTO DO DIA*

*SÃO TIAGO DAS MARCAS*
Nasceu na região das Marcas, na Itália, no ano de 1394. Seu nome de batismo era Domingos. Ficou órfão ainda menino e foi educado na vida cristã por um tio. Dedicou sua juventude para diplomar-se em Direito Civil. Mas a vontade de consagrar-se a Deus foi mais forte e o jovem tornou-se um franciscano, assumindo o nome de Tiago das Marcas, em homenagem à região onde tinha nascido. Foi discípulo de Bernardino de Sena, o grande pregador franciscano da época. Tiago das Marcas consagrou sua vida à pregação. Percorreu toda a Itália, a Polônia, a Boêmia, a Bósnia e depois foi para a Hungria, obedecendo a uma ordem direta de Roma. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para construir um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da Regra da Ordem Franciscana. Viveu em extrema penitência e oração, oferecendo seu sacrifício a Deus para o bem da humanidade, sempre tão necessitada de misericórdia. Fazia jejuns tão severos que precisou receber o Sacramento da Unção seis vezes. Ainda assim chegou à idade de oitenta anos. Faleceu em Nápoles, no dia 28 de novembro de 1476. 
*SÃO TIAGO DA MARCAS, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A simplicidade de vida marca a existência dos santos de Deus. Quando colocamos Deus em primeiro lugar em nossa vida, o restante torna-se apenas detalhe, que administramos de acordo com a inteligência que recebemos do nosso Criador. Viver de forma simples garante-nos a proximidade com Deus.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*28/11/2020 - SÁBADO DA 34ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,34-36)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  34  “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós;  35  pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.  36  Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vos Senhor!

Apolônio de Carvalho

"VALORIZAR CADA AÇÃO COM AMOR AUTÊNTICO"

Passa Palavra: (28/11/2020)

O valor das coisas.
Cada coisa tem um valor material e, acrescentado a isso, existe um valor emocional. 

Mas existe também um outro valor agregado, quando aquilo foi feito com amor e por amor.

O valor material muda segundo o mercado, segundo a circunstância e, ainda, segundo a visão de quem avalia.

O valor emocional muda segundo o momento e as relações envolvidas com aquela determinada coisa.

O valor agregado pelo amor com o qual foi feita é imutável, porque vem de Deus. 

É para Ele que têm valor todas as coisas feitas por amor. É Ele quem valoriza tudo segundo o nosso amor.

A Sua misericórdia também nos é concedida segundo o quanto amamos. 

Jesus disse, em relação à pecadora que banhou seus pés com lágrimas e os perfumou, que muito lhe foi perdoado porque ela muito amou. (Cf. Lc 7,47)

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

São Virgílio Bispo

*SANTO DO DIA*

*SÃO VERGÍLIO, BISPO*
Nasceu na primeira década do século oitavo e foi batizado com o nome católico de Virgílio. Sentiu-se atraído pela vida monástica e tornou-se monge na Irlanda. Mas em 743, deixou a ilha para evangelizar o continente e não voltou para sua terra natal. Residiu no Reino dos Francos na época do imperador Pepino, o Breve. Logo foi cogitado para morar em Salisburgo, no território austríaco. Nesta diocese, foi escolhido para ser bispo. Mas por causa de divergências políticas e doutrinais com Bonifácio, o grande evangelizador da Alemanha, que não aceitou o processo de escolha de Virgílio para o episcopado, o monge iralndês precisou esperar a morte de Bonifácio para poder ocupar a cadeira em Salisburgo. Não era a pessoa de Vírgilio que desagradava Bonifácio, mas o fato da escolha dele ter sido pelos poderes políticos. Virgílio era homem de fé fortalecida e de vasta cultura. Dominava, como poucos, as ciências matemáticas. Abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus. Revolucionou a diocese de Salisburgo com o seu testemunho e converteu esse rebanho para a Redenção de Cristo. Morreu e foi sepultado na abadia de Salisburgo, em 27 de novembro de 784, na Áustria, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data na de sua tradicional festa. 
*SÃO VERGÍLIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A natureza missionária da Igreja é perpetuada no tempo através do testemunho e trabalhos de homens e mulheres que dedicaram sua vida para fazer o nome de Jesus conhecido entre os povos. Assim foi a vida de são Vírgilio, que através de incansável apostolado, espalhou a boa nova de Jesus entre aqueles que ainda não haviam tomado contato com a mensagem libertadora do Cristo.
*FONTE* A12

Evangelho de hoje

*27/11/2020 - SEXTA-FEIRA DA 34ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,29-33)*

*Naquele tempo,  29 Jesus contou-lhes uma parábola: "Olhai a figueira e todas as árvores.  30  Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está  perto.  31  Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o reino de Deus está perto.  32  Em verdade eu vos digo,  tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração.  33  O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Apolônio de Carvalho

NUTRIR-SE DA PALAVRA DE DEUS

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Lc 21,33)A Palavra de Deus é um alimento imperecível, que nos nutre para a vida eterna.Ela guia nossos passos pelos caminhos do mundo, levando-nos na direção segura.A Palavra é uma das fontes de Deus da qual podemos nos alimentar e nos fortalecer cada dia.Ela é vida! Vida em abundância. Quem a medita e a põe em prática, leva vida a todos que passam ao seu lado; torna-se sal da terra e luz do mundo. (Cf. Mt 5,13-14)A Palavra é o nutrimento da alma. Não é apenas um suplemento alimentar, como às vezes a tratamos. Ela é a seiva da verdadeira vida, porque é o Verbo, é Deus, é Jesus Cristo, o Verbo de Deus.

Apolonio Carvalho

Bom dia!

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Evangelho de hoje

*26/11/2020 - QUINTA-FEIRA DA 34ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,20-28)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  20  "Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos,  ficai sabendo que a sua destruição está próxima.  21  Então, os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade devem afastar-se;   os que estiverem no campo não entrem na cidade.  22  Pois esses dias são de vingança,  para que se cumpra tudo o que diz as Escrituras.  23  Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo.  24  Serão mortos pela espada e levados  presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis,  até que o tempo dos pagão se complete.  25  Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.  26  Os homens vão desmaiar de medo só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.  27  Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória.  28  Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça,  porque a vossa libertação está próxima".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Leonardo de Porto Maurício e Bento Tiago Alberione

*SANTO DO DIA*

*SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO E BEATO TIAGO ALBERIONE*

*SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO*
Paulo nasceu no ano 1676, em Porto Maurício, na Itália. Filho de um capitão da marinha, o menino ficou órfão muito pequeno. Foi então levado a Roma para concluir os estudos no Colégio Romano. Depois, foi para o Retiro de São Boaventura, onde entrou para a Ordem Franciscana e vestiu o hábito, tomando o nome de Frei Leonardo. Passou grande parte da vida em Florença. Era um empolgante pregador, destacando-se, sobretudo, na explicação da Paixão de Cristo. Santo Afonso de Ligório, seu contemporâneo, dizia que ele era o maior missionário daquele século. Também é considerado o salvador do Coliseu, ao promover pela primeira vez a liturgia da Via-Sacra naquele local, que definiu como santificado pelo martírio dos cristãos. Este gesto evitou a total ruína daquele monumento. A celebração da Via-Sacra em seu interior se tornou tradição e a histórica construção passou a ser preservada. A tradição permanece, pois até hoje o próprio pontífice, toda Sexta-feira da Paixão, faz a Via-Sacra no Coliseu, em Roma. Morreu em 1751, no seu querido Retiro de São Boaventura, em Roma. 
*SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO E BEATO TIAGO ALBERIONE, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus, na forma da adoração ao Jesus Eucarístico e devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença. Toda sua vida, penitências e orações convergiam para redimir as pessoas, pela força pregação e vivência do Evangelho.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

SER SENSÍVEL AO SOFRIMENTO DOS OUTROS

Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, no cárcere e fostes me ver, era peregrino e me acolhestes. (Cf. Mt 25,35-40)Quando reconhecemos o semblante do próprio Jesus nas pessoas que estão no sofrimento, o impulso de ajudá-las vai além das nossas limitações e nos tornamos capazes de realizar todas as obras de misericórdia contidas na citação de Mateus.Será sobre elas que seremos interrogados quando nos encontraremos face a face com Jesus."Ele, como um bom mestre, já nos antecipou as perguntas do nosso exame final." (Chiara Lubich)Ser sensível ao sofrimento dos outros é ter um coração compassivo e misericordioso, que se assemelha ao coração de Jesus. Por isso, quando estivermos diante Dele, seremos reconhecidos como seus irmãos, como benditos e bem-aventurados.

Apolonio Carvalho

Bom dia!

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Santa Catarina de Alexandria Martir

*SANTO DO DIA*

*SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, MÁRTIR*
A vida e o martírio de Catarina de Alexandria estão de tal modo mesclados às tradições cristãs, que ainda hoje fica difícil separar os acontecimentos reais do imaginário de seus devotos. Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, era filha do rei Costus, de Alexandria, no Egito. Dizem que era uma mulher muita culta e modesta. Destacava-se pela inteligência entre as mulheres de sua época. A tragédia da vida de Catarina inicia-se quando o imperador pagão Maximino apaixona-se por ela. Tentou convencer a jovem a desposá-lo, usando riquezas materiais e prestígio. Catarina não só recusou seu convite, mas também discursou contra os deuses pagãos. Nem mesmo os sábios da corte conseguiram argumentar com Catarina, tamanha a inteligência dessa cristã. O imperador mandou torturá-la com açoites terríveis e, finalmente,  mandou decapitá-la. O corpo da mártir, marcado com o sangue derramado por Cristo, recebeu gloriosa ressurreição no Senhor. 
*SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Em exaltação à Santa Catarina, foram levantadas numerosas igrejas em toda a Europa. Por sua sabedoria, a Santa é invocada como protetora pelos estudantes, intelectuais e filósofos. Literatura e arte celebraram os louvores e imortalizaram sua figura. A Universidade de Paris escolheu-a como padroeira. E o Brasil honra-se em tê-la protetora de um Estado, que leva seu nome.
*FONTE:* A12

Evangelho do dia

*25/11/2020 - QUARTA-FEIRA DA 34ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,12-19*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12  "Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos;  sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome.  13 Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.  14  Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa;  15 porque eu vos darei palavras tão acertadas,  que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.  16  Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós.  17  Todos vos odiarão por causa do meu nome.  18  Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça.  19  É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!

“O que vos digo, digo a todos; vigiai!” (Mc 13,37).

“Ficai atentos, porque não sabeis

quando chegará o momento.

O que vos digo, digo a todos:

Vigiai!” (Mc 13,33.37).

 

 

            Com o Primeiro Domingo do Advento iniciamos o Novo Ano Litúrgico, e nossa preparação para o Natal do Senhor! A liturgia nos faz forte apelo à vigilância, para estarmos acordados e atentos, pois o Senhor vem vindo e nos visitará. Abramos mente e coração para acolher a graça e a paz que vêm da parte de Deus.

            Deus se revela nosso Pai e redentor e nos restitui a dignidade perdida. Também nos convida a estar atentos e vigilantes para que, ao visitar-nos, nos encontre preparados. A exemplo de Paulo, louvamos a Deus pela graça que nos concede em Jesus Cristo.

            O povo reconhece estar distante dos caminhos do Senhor e deseja a sua vinda. Fiquemos sempre atentos e preparados, pois Deus quer nos visitar. Todos somos chamados à comunhão plena com Cristo.

                        O início do ano litúrgico nos convoca a exercitar uma das grandes virtudes cristãs: a esperança. Mas embora estejamos no seu começo, a liturgia, qual uma bússula, nos faz olhar para as realidades do fim, como que nos ensinando a direção, apontando a meta e orientando a nossa existência para Deus. Os cristãos são o povo da esperança, a confiança e o otimismo em relação ao reinado de Deus e sua definitiva instauração com a segunda vinda de Jesus tem, para nós, sabor de realização, plenitude e salvação. Jesus, convocando à vigilância, nos alerta para que, por desatenção, não sejamos surpreendidos enquanto dormimos. O sono, imagem da morte e da noite do pecado, conota falta de comunhão com o Senhor, o Vigilante por excelência, que não foi tragado pelo sono da morte.

            Mas realizar coisas, boas ações ou orações, não diz tudo a respeito da vida cristã. Existem tantas pessoas que oram e realizam boas coisas e talvez sejam até melhores do que nós naquilo que fazem... Nossa experiência de fé é pautada na vida em Jesus Cristo. Mais do que esperar Jesus, nós esperamos nele! As boas ações e a oração que fazemos são frutos de uma comunhão com ele, índice de nosso vínculo batismal com o Senhor, antecipação da vida futura que ele nos garante e nos reserva. É por isso que somos povo da esperança, pois o fato de estarmos tão intimamente ligados a ele, não só prolonga a sua ação salvadora no mundo, mas antecipa aquilo que para nós está reservado na vinda do Filho de Deus. Na aurora de um novo dia, como porteiro, nos postamos no limiar desse novo tempo que Jesus inaugurou. Vigiar é esperar com alegria e confiança as realidades futuras que já vivemos, permitindo que chegue ao mundo pela porta do nosso agir e da nossa oração o Desejado das nações.

            Embora os tempos continuem difíceis e desafiadores, quiçá mais complexos, não estão nos faltando a atenção aos crucificados de hoje, às perseguições e injustiças, mas também à vida que insiste e resiste, bem como aos sinais que nos anunciam a chegada do Filho de Deus? O mandato do Senhor continua válido: “o que vos digo, digo a todos: Vigiai!. Entendemos isso a partir da nossa comunhão com ele, sempre perseverantes na oração e no bem que devemos fazer por causa dessa comunhão, sem perder a alegria e a confiança que marcam nossas vidas e a nossa missão.

            Mas como fazemos o exercício da espera? Como a esperança acontece em nós e por quê? A quem aguardamos? Todas essas questões nos ajudam a compreender a comunidade e a nossa própria vida, como existência pautada pela expectativa. A vigilância é a couraça da esperança. Vigia quem espera confiante e alegre, pela vinda do Senhor, quem trabalha pela construção de um mundo melhor, quem exercita o amor pelo próximo, sobretudo o mais desvalido, quem “sintoniza” sua vida na frequência do Evangelho e do Espírito de Deus, quem promove a paz e a justiça e quem não descura da vida de oração e de busca pelo Senhor. Desde a sua origem a Igreja repete a súplica pela vinda dele – Maranatha! – e pelo Reino, na oração do Pai Nosso. A Igreja nasceu suplicando e desejando o Reino porque experimentou e vive da Páscoa de Jesus, penhor das realidades definitivas.

            É preciso dispor-se a ser evangelizado. Quem está em processo de Evangelização se torna evangelizador. O encontro com o Verbo encarnado impulsiona a anunciar a outros a feliz experiência.

            Sendo o Advento uma especial preparação para a Solenidade do Natal do Senhor, o convite é de alegre vigilância e profunda esperança nele! Um dos exercícios muito proveitosos e práticos para o Advento parece simples, mas não é: Não falar mal de ninguém neste rico tempo! Pode parecer simples, mas trata-se de um exercício muito difícil, embora santificador. Mesmo sabendo ou constatando erros nos outros, guardar para si, no silêncio do coração, em segredo, sem espalhar a ninguém o erro cometido. Tentemos todos os dias, até o Natal, Não falar nadinha de mal sobre ninguém!

Finalmente, possamos pensar em ser mais presença do que dar presentes neste Natal. E, se quisermos dar algum presente, evitemos a “cultura do consumo”, pensando em quem precisa mais do que nós. Um belo gesto concreto seria tornar-nos, quem sabe, colaboradores do FAC – Fraterno Auxílio Cristão, destinando uma pequena parcela de nossos presentes natalinos aos mais surrados pela vida: nossas Famílias em situação vulnerável do Núcleo Dom Hélder Câmara, nossas crianças, adolescentes e jovens em situação de risco do Núcleo Dom Bosco. Ligue já para o FAC e seja um sócio colaborador, oferecendo seu presente de Natal ao verdadeiro aniversariante estampado no rosto de nossos pobrezinhos assistitos: (16) 3237-0942. Ou então faça-nos uma visita, de segunda a sexta-feira entre 8 e 17 horas: Rua Barão do Amazonas, 881 – Centro de Ribeirão Preto!

Desejando-lhes muitas bênçãos, com ternura e gratidão o abraço amigo,

Pe. Gilberto Kasper

(Ler Is 63,16-17.19; 64,2-7; Sl 79(80); 1Cor 1,3-9 e Mc 13,33-37).

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Novembro de 2020, pp. 111-117 e Roteiros Homiléticos da CNBB para o Tempo do Advento (Novembro de 2020) pp. 7-11.

        

 

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Santos André Dung-Lac e Companheiros Mártires

*SANTO DO DIA*

*SANTOS ANDRÉ DUNG-LAC E COMPANHEIROS,  MÁRTIRES*
Hoje homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles, muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja católica vietnamita.
Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote, em 1823. Durante seu apostolado foi vigário e missionário em diversas partes do país. Seu apostolado rendeu-lhe muitas prisões durante a vida, mas geralmente seus companheiros o resgatavam a preço de pagamentos em dinheiro.
Mas André não gostava desses resgates. Ele sabia que era necessário dar a Vida pelo Cristo para recebê-la de volta em plenitude. Dizia ao seus companheiros: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer".  Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.
*SANTOS ANDRÉ DUNG-LAC E COMPANHEIROS, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

Evangelho de hoje

*24/11/ 2020 - TERÇA-FEIRA DA 34ª. SEMANA TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,5-11)*

*Naquele tempo,  5  algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:  6  "Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído".  7  Mas eles perguntaram: "Mestre,  quando acontecerá isso?  E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?"  8  Jesus respondeu: "Cuidado para não serdes enganados,  porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' e ainda: 'O tempo está próximo'. Não sigas essa gente!  9  Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim".  10  E Jesus continuou: "Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país.  11  Haverá grandes terremotos, fome e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

São Clemente I papa e Martir

Evangelho do dia

*23/11/2020 - SEGUNDA-FEIRA DA 34ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 21,1-4)*

*Naquele tempo,  1  Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo.  2  Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas.  3  Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos.  4  Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Clemente I papa e Martir

*SANTO DO DIA*

*SÃO CLEMENTE I, PAPA E MÁRTIR*
Clemente foi o quarto Papa da Igreja de Roma, ainda no primeiro século. Vivia em Roma e foi contemporâneo de São João Evangelista, São Felipe e São Paulo. A antiga tradição cristã o apresenta como filho do senador Faustino, da família Flávia, parente do imperador Domiciano. Governou a Igreja por longo período, do ano 88 ao 97, no qual levou adiante a evangelização, firmemente centrada nos princípios da doutrina. Foi considerado o autor da célebre Carta aos Coríntios. Através da Carta, Clemente I os animou a perseverarem na fé, na caridade ensinada por Cristo e participarem da união com a Igreja. Restabeleceu o uso da Crisma, seguindo a tradição de São Pedro e instituiu o uso da expressão "Amém" nos ritos religiosos. Com sua atuação séria e exemplar, converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, fato que ajudou muito para amenizar a sangrenta perseguição aos cristãos. Por causa de suas ações, o papa Clemente I acabou exilado na Criméia, onde encontrou milhares de cristãos abandonados. Passou a encorajá-los a perseverarem na fé e converteu muitos outros pagãos. Novamente, suas atitudes desagradaram as lideranças pagãs. O imperador mandou jogá-lo ao mar Negro com uma âncora amarrada ao pescoço. Tudo aconteceu no dia 23 de novembro do ano 101.
*SÃO CLEMENTE I, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O Papa São Clemente I, na sua Carta aos Coríntios, faz-nos este convite: "Olhemos para o Pai e Criador de todo o universo. Afeiçoemo-nos aos dons e benefícios da paz, magníficos e sublimes. O Criador e Senhor do universo dispôs que todas as coisas acontecessem em paz e na concórdia, bondoso para com tudo e, de modo particular, para conosco que recorremos à sua piedade por intercessão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
*FONTE:* A12

domingo, 22 de novembro de 2020

Apolônio de Carvalho

"SERVIR POR AMOR"

PassaPalavra: (22/11/2020)

Ser servidor do próximo é ir além do dever e fazer tudo o que o amor nos sugere.

Jesus disse: "Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." (Mt 5,41)

A lei do império romano determinava que o patrão poderia obrigar seu servo a carregar um fardo por uma milha.

Portanto, caminhar duas significa ir além das obrigações e fazer o máximo possível para servir melhor.

Porém, devemos servir com humildade, sem causar constrangimento ao outro por nos colocarmos numa posição de superioridade, querendo parecer melhores que os outros.

Nem tão pouco devemos agir por interesse esperando vantagens, mas agir, movidos somente pelo desejo de servir por amor.

Apolonio Carvalho Nascimento

Evangelho de hoje

*22/11/2020 - DOMINGO*
*34º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO - SOLENIDADE*

*LITURGIA DO DOMINGO*
*1ª. Leitura:* (Ez 34,11-12.15-17)
*Salmo responsorial:* 22(23)
*2ª. Leitura:* (1Cor 15,20-26.28)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 25,31-46)*

*Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31  “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.  32  Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.  33  E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.  34  Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!  35  Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa;  36  eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.  37  Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber?  38  Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?  39  Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40  Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’  41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.  42  Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber;  43 eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’.  44  E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’  45  Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46  Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

sábado, 21 de novembro de 2020

apresentação de Nossa Senhora no Templo

"FAZER COM DEDICAÇÃO A VONTADE DE DEUS"

Passa Palavra: (21/11/2020)

Se não mantivermos o foco em tudo o que fazemos, deixaremos um rasto de imperfeição e insatisfação atrás de nós por onde passarmos.
 
As distrações são muitas e as preocupações também ocupam grande espaço. Podemos focar no essencial e fazer tudo com dedicação.

Para agir assim há que se ter motivação. E a nossa melhor motivação é cumprir, por amor, a vontade de Deus: estudar, trabalhar, descansar, cuidar de alguém, ter tempo para ouvir.

Certa vez um jovem perguntou a Chiara Lubich: "Temos muitas coisas para fazer durante o dia. Como fazê-las com perfeição?"

Chiara respondeu: "Fazendo uma coisa de cada vez, por amor a Deus."

Concluímos que no momento presente está a nossa única oportunidade de fazermos com dedicação a vontade de Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

Evangelho de hoje

"FAZER COM DEDICAÇÃO A VONTADE DE DEUS"

Passa Palavra: (21/11/2020)

Se não mantivermos o foco em tudo o que fazemos, deixaremos um rasto de imperfeição e insatisfação atrás de nós por onde passarmos.
 
As distrações são muitas e as preocupações também ocupam grande espaço. Podemos focar no essencial e fazer tudo com dedicação.

Para agir assim há que se ter motivação. E a nossa melhor motivação é cumprir, por amor, a vontade de Deus: estudar, trabalhar, descansar, cuidar de alguém, ter tempo para ouvir.

Certa vez um jovem perguntou a Chiara Lubich: "Temos muitas coisas para fazer durante o dia. Como fazê-las com perfeição?"

Chiara respondeu: "Fazendo uma coisa de cada vez, por amor a Deus."

Concluímos que no momento presente está a nossa única oportunidade de fazermos com dedicação a vontade de Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

Apolônio de Carvalho

"FAZER COM DEDICAÇÃO A VONTADE DE DEUS"

Passa Palavra: (21/11/2020)

Se não mantivermos o foco em tudo o que fazemos, deixaremos um rasto de imperfeição e insatisfação atrás de nós por onde passarmos.
 
As distrações são muitas e as preocupações também ocupam grande espaço. Podemos focar no essencial e fazer tudo com dedicação.

Para agir assim há que se ter motivação. E a nossa melhor motivação é cumprir, por amor, a vontade de Deus: estudar, trabalhar, descansar, cuidar de alguém, ter tempo para ouvir.

Certa vez um jovem perguntou a Chiara Lubich: "Temos muitas coisas para fazer durante o dia. Como fazê-las com perfeição?"

Chiara respondeu: "Fazendo uma coisa de cada vez, por amor a Deus."

Concluímos que no momento presente está a nossa única oportunidade de fazermos com dedicação a vontade de Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Santo Edmundo

*SANTO DO DIA*

*SANTO EDMUNDO, MÁRTIR*
Edmundo é o santo mais vivo na memória do povo da Inglaterra do que nos documentos históricos. Os registros trazem dados sobre o seu reinado e sua morte, mas sobre sua origem poucas são as informações. Sabemos que Edmundo era cristão, filho do rei da Saxônia que foi educado na Inglaterra. Aos catorze anos de idade, tornou-se rei deste território. Era um tempo duríssimo para toda a Inglaterra, agredida constantemente pelos bárbaros dinamarqueses, que invadiam e saqueavam seus vilarejos. No ano de 869, os dinamarqueses irromperam uma grande invasão nos domínios do rei Edmundo. Para defender seu povo e o reino, ele reuniu seu pequeno exército e combateu os invasores, mais equipados e em maior número. Desse modo, ele acabou como prisioneiro de seus opositores. Os dinamarqueses ofereceram ao rei Edmundo a possibilidade de manter sua vida e a coroa, caso renegasse a fé e se proclamasse vassalo. O rei rejeitou a proposta por duas vezes. Dessa maneira, selou seu destino. Morreu traspassado pelas flechas dos bárbaros pagãos, no dia 20 de novembro de 870. 
*SANTO EDMUNDO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A defesa da fé cristã custou a vida de muitos homens e mulheres ao longo da história. O sangue dos mártires irriga a vida da Igreja e faz brotar continuamente novos missionários para a propagação da Boa Nova. Ainda hoje somos chamados a buscar a união profunda com Cristo, fazendo dele a grande referência da nossa vida.
*FONTE:* A12

Evangelho do dia

*20/11/2020 - SEXTA-FEIRA DA 33ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 19,45-48)*

*Naquele tempo,  45 Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores.  46  E disse:  "Está escrito: 'Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões".  47  Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo.  48  Mas não sabiam o que fazer,  porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Evangelho do dia

*19/11/2020 - QUINTA-FEIRA DA 33ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 19,41-44)*

*Naquele tempo,  41 quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse:  42  “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos!  43  Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados.  44  Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Roque

*SANTO DO DIA*

*SANTOS ROQUE, AFONSO E JOÃO, PRESBÍTEROS E MÁRTIRES*
Matastes a quem tanto vos amava. Matastes meu corpo, mas minha alma está no céu.”
Contam os escritos que estas palavras foram ouvidas pelos índios que assassinaram o missionário jesuíta Roque Gonzalez e seus companheiros, padres Afonso Rodrigues e João de Castillo, em 1628. As palavras foram prodigiosamente proferidas pelo coração de padre Roque, ao ser transpassado por uma flecha, porque o fogo não tinha conseguido consumir.
Os três padres eram jesuítas missionários na América do Sul, no tempo da colonização espanhola. Organizavam as missões e reduções implantadas pela Companhia de Jesus entre os índios guaranis do hoje chamado Cone Sul. O objetivo era catequizar os indígenas, ensinando-lhes os princípios cristãos, além de formar núcleos de resistência indígena contra a brutalidade que lhes era praticada pelos colonizadores europeus. Elas impediam que eles fossem escravizados, ao mesmo tempo que permitiam manter as suas culturas. Eram alfabetizados através da religião e aprendiam novas técnicas de sobrevivência e os conceitos morais e sociais da vida ocidental. Era um modo comunitário de vida em que todos trabalhavam e tudo era dividido entre todos. O grande sucesso fez que os colonizadores se unissem aos índios rebeldes, que invadiam e destruíam todas as missões e reduções, matando os ocupantes e pondo fim à rica e histórica experiência.
Roque foi um sacerdote e missionário exemplar. Era paraguaio, filho de colonizadores espanhóis, nascido na capital, Assunção, em 1576. A família pertencia à nobreza espanhola, o pai era Bartolomeu Gonzales Vilaverde e a mãe era Maria de Santa Cruz, que o criaram na virtude e piedade. Aos quinze anos, decidiu entregar sua vida a serviço de Deus. Ingressou no seminário e, aos vinte e quatro anos de idade, foi ordenado sacerdote. Padre Roque quis trabalhar na formação espiritual dos índios que viviam do outro lado do rio Paraguai, nas fazendas dos colonizadores.
O resultado foi tão frutífero que o bispo de Assunção o nomeou pároco da catedral e depois vigário-geral da diocese. Mas ele renunciou às nomeações para ingressar na Companhia de Jesus, onde vestiu o hábito de missionário jesuíta em 1609. Depois, passou toda a sua vida a serviço dos índios das regiões dos países do Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil e parte da Bolívia. Em 1611, chefiou por quatro anos a redução de Santo Inácio Guaçu. Em 1626, fundou quatro reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró.
Foi na Redução de Caaró, atualmente pertencente ao Brasil, que os martírios ocorreram, em 15 de novembro de 1628. Depois de celebrar a missa com os índios, padre Roque estava levantando um pequeno campanário na capela recém-construída, quando índios rebeldes, a mando do invejoso e feiticeiro Nheçu, atacaram aquela e a vizinha Redução de São Nicolau. Mataram todos e incendiaram tudo. Padre João de Castillo morreu naquela de São Nicolau, enquanto padre Afonso Rodrigues, que ficou na de Caaró, morreu junto com padre Roque Gonzales, esse último com a cabeça golpeada a machado de pedra.
Dois dias depois, os índios rebeldes voltaram para saquear os escombros. Viram, então, que o corpo de padre Roque estava pouco queimado, então transpassaram seu coração com uma flecha. Foi aí que ocorreu o prodígio citado no início deste texto e mantido pela tradição. Eles foram beatificados pelo papa Pio XI em 1934 e canonizados pelo papa João Paulo II em 1988, em sua visita à capital do Paraguai. São os três primeiros mártires sul-americanos: São Roque González, Santo Afonso Rodríguez e São João del Castillo.
*Santos Roque, Afonso e João, rogai a Deus Pai por nós!*

Santa Isabel da Hungria

*SANTO DO DIA*

*SANTA ISABEL DA HUNGRIA*
Isabel da Hungria era princesa, foi rainha e se fez santa. Nasceu no ano de 1207, e desde o nascimento já foi prometida em casamento para o princípe Luís, da Turíngia. Cresceu e foi educada junto com o marido. O jovem príncipe Luís amava verdadeiramente Isabel, que se tornava cada dia mais bonita, amável e modesta. Luís admirava a noiva, amável nas palavras e atitudes, que vivia em orações e era generosa em caridade com pobres e doentes. A mãe de Luís, não gostava da devoção da sua futura nora, assim tentou convencer o filho de desistir do casamento. Mas Luís foi categórico dizendo preferir abdicar do trono a desistir de Isabel. Isabel se tornou rainha aos catorze anos de idade. Ela foi a única soberana que se recusou a usar a coroa, símbolo da realeza, durante a cerimônia realizada na Igreja. Alegou que diante do nosso Rei coroado de espinhos, não poderia usar uma coroa tão preciosa. Foi um casamento feliz. Luís nunca colocou obstáculos à vida de oração, penitência e caridade da rainha. Depois de seis anos a rainha Isabel ficou viúva, com três filhos pequenos. O cunhado de Isabel, para assumir o poder, a expulsou do palácio junto com os três reais herdeiros ainda crianças. Isabel ingressou então na Ordem Terceira de São Francisco e se dedicou à vida de religião e à assistência aos leprosos no hospital ela própria havia construído. Mas graças a ajuda dos amigos de seu esposo Isabel voltou ao trono. Isabel da Hungria faleceu no dia 17 de novembro de 1231, com apenas vinte e quatro anos de idade, sendo canonizada quatro anos depois.
*SANTA ISABEL DA HUNGRIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O zelo dos pobres, nos quais Isabel sempre via a imagem transfigurada de Cristo, foi espiritualizando cada vez mais a sua vida. Sua alma generosa se assomava a seus olhos negros e profundos, que brilhavam como lamparinas de amor nos sombrios casebres dos pobres. Em tudo ela foi modelo de santidade. Sua intercessão auxilia-nos para enfrentar os caminhos tortuosos da vida.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

"ASSUMIR AS NECESSIDADES DO IRMÃO"

PassaPalavra: (19/11/2020)

Quando existe o amor recíproco, assumo, como meu, tudo aquilo que diz respeito ao outro. As suas alegrias e dores, as suas conquistas e fracassos, as suas dúvidas e angústias, assim como o seu sucesso.

A comunhão é a marca daqueles que se amam. Ela transborda e vai muito além do círculo familiar e das amizades. 

Chega também ao sofredor anônimo, ao indigente marginalizado e ao desconhecido que carece de ajuda.

Assumir as necessidades do irmão ajuda-nos a evoluir individualmente e coletivamente, pois o amor é a característica do povo de Deus e da mais alta civilização.

Creio numa nova humanidade que se difunde sem fazer alarde, mas que está a renovar todo o tecido social. Nós somos parte dela.

Apolonio Carvalho Nascimento

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS SOLENIDADE DE JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO! - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

 SOLENIDADE DE JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO!


Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!

 

“O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder,

a divindade, a sabedoria, a força e a honra.

a ele glória e poder através dos séculos” (Ap 5,12; 1,6).

 

            Celebramos o último domingo do Tempo Comum com a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. O reino de Jesus é reino de justiça, vida e liberdade. Depende de nós aceitar e antecipar a vinda desse reino, constituindo-o pelo nosso empenho pessoal, familiar, comunitário e profissional. Hoje celebramos também o dia do leigo e da leiga.

            Porque nos ama, Deus cuida de cada um com justiça. Pela ressurreição de Cristo, recebemos vida nova, que precisa ser preservada. Jesus nos deixa alguns critérios para saber se estamos ou não no caminho do reino. “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!” (Mt 25,34).

            O bom pastor não descansa enquanto há ovelhas a ser resgatadas. O que nos faz sentar ao lado de Cristo, rei do universo, é a caridade praticada em favor do necessitado. Cristo, ressuscitado e rei do universo, é o senhor da história e da humanidade.

            O Ano Litúrgico termina com a festa de Cristo-Rei. E fica a pergunta: quem é esse Cristo-Rei para a comunidade reunida para celebrar o memorial da páscoa? Interessante que a primeira leitura mostra em que consiste a realeza de Deus: ela é serviço à liberdade e à vida das pessoas, sobretudo das que são impedidas de viver. O Evangelho, por sua vez, nos compromete radicalmente com a prática da justiça, traduzida em solidariedade e partilha com todos os necessitados, vendo neles o próprio Cristo e sacramento da salvação. Jesus hoje continua nos desafiando colocando-nos diante dos irmãos menores e mais fracos.

            Paulo, por sua vez, com a ressurreição de Jesus comprova a vitória da justiça. Dentro de nós há uma semente de ressurreição, de justiça, de partilha e solidariedade.

            Jesus fala das obras de misericórdia ensinadas pelo judaísmo: dar de comer aos famintos, dar de beber aos que tem sede, acolher o estrangeiro, vestir os nus, visitar os doentes, acrescentando a visita aos prisioneiros; não menciona, porém, a educação dos órfãos e o sepultamento dos mortos, que também faziam parte das recomendações. Quem não praticou essas obras perdeu a oportunidade de fazer isso ao próprio Jesus presente nos necessitados. Se ele está nos irmãos, ele está no meio de nós em todos os lugares e momentos.   

            O Reino de que Jesus fala é um reino não de poder, mas sim de serviço: “O Filho do homem não veio para ser servido. Ele veio para servir” (Mt 20,28). Esse é o critério do julgamento. Entrar no reino supõe que os discípulos tenham seguido os passos do pastor, do mestre a serviço de todos, especialmente dos mais necessitados.

            Celebrando a realeza de Jesus, ressuscitado pela justiça e misericórdia de Deus, somos julgados pelos pobres mais pequeninos. É possível proclamar a realeza de Cristo enquanto seus irmãos prediletos são excluídos da liberdade e do direito à vida digna? Chamá-lo de Cristo Rei e deixá-lo com fome, com sede, sem casa, nu, doente, aprisionado, sem direito à educação em nosso meio? Entre nós está, e não o conhecemos, entre nós está e nós o desprezamos”.

            É tempo de parada e de avaliação, tendo diante dos olhos Jesus Cristo, Rei do Universo, o Ressuscitado e na nossa frente os irmãos pobres e abandonados, lembrados por Jesus no Evangelho.

            Rezando neste domingo, especialmente pelos Leigos e Leigas,  lembramos que somos chamados pela consagração batismal à missão profética, sacerdotal e régia para transformar o mundo no Reino de Deus.

            Quando nos referimos à festa de Cristo Rei do Universo, certamente como os próprios apóstolos, imaginamos majestade, magnitude, poder, prestígio, honras e tapetes aveludados... Gosto do modo como Deus dribla a humanidade do começo ao fim da História da Salvação, História Amorosa para com a Humanidade! Ele nos surpreende com Sua simplicidade, que até escandaliza alguns. Deus, em Jesus Cristo, Rei do Universo, é muito mais simples do que O complicamos. Espera de cada um de nós, igual humildade, sobretudo em relação aos mais fracos e menos favorecidos por nossa cruel e hipócrita sociedade!

Muitos de nós nos contentamos com as “ovelhas” que nos procuram e obedientemente participam e servem nossas Comunidades. Acomodados às nossas salas de atendimento, celebrações de sacramentos, temos dificuldades de exercer nossa missão profética, sacerdotal e real de sermos, de uma vez por todas uma IGREJA DO IR! Irmos em busca das “periferias existenciais”, como tanto o Papa Francisco insiste. Elas, geralmente, são nossos desafios, nos desinstalam e nos dão trabalho. Mas é lá que encontramos o verdadeiro Rei do Universo, estampado no rosto sofrido e nem poucas vezes no mau cheiro de nossos irmãos, os mais surrados pela nossa Cultura do Descartável.

Com freqüência fazemos acepção às ovelhas gordas, bem como às mais bonitinhas e bem tratadas, chutando as machucadas ou excluindo as que representam ameaça ao nosso próprio prestígio ministerial. Isso, lamentavelmente, acontece entre ministros ordenados e não. Que nossas Comunidades sejam, de verdade, mais acolhedoras e saibam viver a profunda ternura entre o rebanho, a Igreja!

Desejando-lhes abundantes bênçãos, com ternura e gratidão, nosso abraço amigo,

Pe. Gilberto Kasper

(Ler Ez 34,11-12.15-17; Sl 22(23); 1Cor 15,20-26.28 e Mt 25,31-46).

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Novembro de 2020, pp. 90-96 e Roteiros Homiléticos da CNBB do Tempo Comum II (Novembro de 2020), pp. 82-86.

 

é

 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Santa Isabel da Hungria

*SANTO DO DIA*

*SANTA ISABEL DA HUNGRIA*
Isabel da Hungria era princesa, foi rainha e se fez santa. Nasceu no ano de 1207, e desde o nascimento já foi prometida em casamento para o princípe Luís, da Turíngia. Cresceu e foi educada junto com o marido. O jovem príncipe Luís amava verdadeiramente Isabel, que se tornava cada dia mais bonita, amável e modesta. Luís admirava a noiva, amável nas palavras e atitudes, que vivia em orações e era generosa em caridade com pobres e doentes. A mãe de Luís, não gostava da devoção da sua futura nora, assim tentou convencer o filho de desistir do casamento. Mas Luís foi categórico dizendo preferir abdicar do trono a desistir de Isabel. Isabel se tornou rainha aos catorze anos de idade. Ela foi a única soberana que se recusou a usar a coroa, símbolo da realeza, durante a cerimônia realizada na Igreja. Alegou que diante do nosso Rei coroado de espinhos, não poderia usar uma coroa tão preciosa. Foi um casamento feliz. Luís nunca colocou obstáculos à vida de oração, penitência e caridade da rainha. Depois de seis anos a rainha Isabel ficou viúva, com três filhos pequenos. O cunhado de Isabel, para assumir o poder, a expulsou do palácio junto com os três reais herdeiros ainda crianças. Isabel ingressou então na Ordem Terceira de São Francisco e se dedicou à vida de religião e à assistência aos leprosos no hospital ela própria havia construído. Mas graças a ajuda dos amigos de seu esposo Isabel voltou ao trono. Isabel da Hungria faleceu no dia 17 de novembro de 1231, com apenas vinte e quatro anos de idade, sendo canonizada quatro anos depois.
*SANTA ISABEL DA HUNGRIA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O zelo dos pobres, nos quais Isabel sempre via a imagem transfigurada de Cristo, foi espiritualizando cada vez mais a sua vida. Sua alma generosa se assomava a seus olhos negros e profundos, que brilhavam como lamparinas de amor nos sombrios casebres dos pobres. Em tudo ela foi modelo de santidade. Sua intercessão auxilia-nos para enfrentar os caminhos tortuosos da vida.
*FONTE:* A12

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Evangelho de hoje

*16/11/2020 - SEGUNDA-FEIRA DA 33ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 18,35-43)* 

*35  Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas.  36  Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37  Disseram-lhe que Jesus nazareno estava passando por ali.  38  Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”  39  As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”  40  Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou:  41  “O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42  Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”.  43  No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santa Gertrudes e Santa Margarida da Escócia

*SANTO DO DIA*

*SANTA GERTRUDES E SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA*

*SANTA GERTRUDES*
Nascida na Saxônia, em 1256, era filha de fervorosos pais cristãos. Aos cinco anos de idade foi entregue do mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura cristã. Possuidora de grande carisma místico tornou-se religiosa consagrada. Gertudres revelou-se como uma profunda mística. Sua vida contemplativa era sinal de perseverança para as outras religiosas. Aos vinte e cinco anos de idade teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do Divino amor", talvez a mais importante obra cristã de teologia mística. A união com Cristo vivo constitui a essência de suas aspirações e de suas experiências místicas. Este amor tão próximo à humanidade de Cristo levou-a a descobrir a devoção ao Sagrado Coração, constituindo-se numa das iniciadoras de seu culto. Mas para ela o coração significa “toda a pessoa do Verbo feio carne, que o desejo de união leva a atingir no seu coração, onde se encerra toda a virtude da divindade”. Mais tarde foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos. Faleceu em 1302.
*SANTA GERTRUDES, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Versada em Sagradas Escrituras, devotava a maior parte de seu tempo à oração e à contemplação da paixão de Jesus e da eucaristia. Foi, sem dúvida, uma das grandes místicas de seu tempo.
*FONTE:* A12

domingo, 15 de novembro de 2020

Evangelho de Hoje

*15/11/2020 - DOMINGO*
*33º. DOMINGO DO TEMPO COMUM*

*1ª. Leitura:* (Pr 31,10-13.19-20.30-31
*Salmo responsorial:* 127(128)
*2ª. Leitura*: (1Ts 5,1-6)
*EVANGELHO DO DIA*
*(Mt 25,14-30)*

*Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos:  14  “Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens.  15  A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16  O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco.  17  Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois.  18  Mas aquele que havia recebido um só saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19  Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados.  20  O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’.  21  O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’  22  Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’.  23  O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’  24  Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste.  25  Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’.  26  O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e ceifo onde não semeei?  27  Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’.  28  Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez!  29  Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30  Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes!'”*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Santo Alberto Magno Bispo e Doutor da Igreja

*SANTO DO DIA*

*SANTO ALBERTO MAGNO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA*
Nascido em 1206, na Alemanha, Alberto pertencia à uma poderosa família de tradição militar. Piedoso desde a infância, recebeu uma educação digna dos nobres. Aos dezesseis anos, foi para a universidade de Pádua onde completou os estudos superiores. Em 1229, tornou-se frade dominicano pregador. Em Paris atraiu tantos estudantes e discípulos que teve que lecionar em praça pública. Em 1254 foi eleito superior provincial de sua ordem na Alemanha. Ali demonstrou todo o seu espírito de monge pobre e humilde. Viajou por grande parte da Alemanha sempre a pé e pedindo esmolas no caminho para se alimentar. Assim, ele fundou vários conventos, além de renovar os já existentes. Em 1260 foi nomeado Bispo, ocupando o cargo somente por dois anos e depois retornando ao mosteiro. Em 1274 teve participação decisiva na união da Igreja grega com a latina, no Segundo Concílio de Lião. Alberto Magno foi realmente grande. Um ser de virtudes, ciência, sabedoria e fé inabalável, grandioso em todos os sentidos. Frei dominicano, pregador eloqüente, magistral professor das ciências naturais e das doutrinas da fé, escritor, fundador, Bispo e finalmente, Doutor da Igreja. Sua grande vocação foi trabalhar para o encontro da fé com a ciência. Escreveu mais de vinte e duas obras sobre teologia, as ciências naturais como a filosofia, a química, a física, e botânica. Além de inúmeros tratados sobre as artes práticas como tecelagem, navegação, agricultura, Foi, sobretudo um profundo observador e amante da natureza. Morreu serenamente no dia 15 de novembro de 1280. 
*SANTO ALBERTO MAGNO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santo Alberto Magno engrandeceu a vossa Igreja e toda a humanidade com a sua ciência humana e divina. Homem de fé e, ao mesmo tempo químico, físico, pesquisador e observador constante da natureza, foi o precursor dos cientistas. Que usemos todos os esforços para tornarmos a vida social mais humana. Coloquemos a serviço da paz, da fraternidade, do bem-estar de todos.
*FONTE:* A12

Apolônio de Carvalho

*"FAZER RENDER NOSSOS TALENTOS POR DEUS"*

Todos os nossos talentos são dons que recebemos gratuitamente de Deus. Eu diria que são pequenas expressões da criatividade do próprio Deus, que Ele distribui entre todos, para que a sua ação se prolongue efetivamente no tempo.
A nossa função é fazer render os talentos recebidos, para o nosso bem, para o bem de todos e para dar glória a Deus.
Quanto mais fizermos render os nossos talentos, tanto mais receberemos outros. Se não os desenvolvermos e os deixarmos estagnar, eles nos serão tirados para serem dados a quem os faz render.
De fato, Jesus fala sobre isso duas vezes com a mesma frase no Evangelho de Mateus (Mt 13,12 e Mt 25,29): "Pois a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado."
Portanto, façamos render os nossos talentos por Deus, assim eles se multiplicarão: quanto mais doamos amor, mais o nosso coração se plenifica de amor.

Apolonio Carvalho

Bom domingo, dia do Senhor!

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

São Diogo de Alcalá

*SANTO DO DIA*

*SÃO DIOGO DE ALCALÁ*
Diogo nasceu em Alcalá do Porto, em Sevilha, por volta do ano de 1400. Filho de pais muito pobres e simples, viveu como monge eremita, em penitência e oração. Alimentava-se somente com os produtos da pequena horta que cultivava e se vestia com as roupas velhas que o povo lhe dava. Possuidor de dons místicos e inteligência infusa, sua piedade e bondade eram tão reconhecidas que logo ganhou fama de santidade. Depois de alguns anos isolado, resolveu fazer-se franciscano. Em 1441, o Diogo foi enviado como missionário às Ilhas Canárias. Seu trabalho dedicado valeu-lhe o cargo de superior da ordem. Mas sua atuação não era bem vista pelos colonizadores, pois Diogo defendia os indígenas locais, colocados na condição de escravos pelos dominadores. Assim, tornaram sua atuação muito difícil. Com tantas pressões ele teve que voltar para a Espanha, em 1449. Na Europa o zeloso irmão não ficou parado. Mudou-se para Roma e lá trabalhou como ninguém na assistência aos doentes. Era respeitado e venerado, mas precisou voltar para a Espanha, onde retomou seus trabalhos como porteiro e cozinheiro. Morreu em 12 de novembro de 1463 com fama de santidade.
*SÃO DIOGO DE ALCALÁ, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
São Diogo é um dos santos mais populares da Espanha e das Américas, senão do mundo todo. Esta popularidade fica clara na quantidade de pinturas e imagens que o representam sempre como viveu: vestindo um hábito de irmão leigo franciscano, remendado, e portando pão e chaves que indicam os ofícios a que se dedicava, cozinheiro e porteiro. Que o exemplo de são Diogo nos inspire ao exercício da caridade.
*FONTE:* A12

Evangelho de hoje

*13/11/2020 - SEXTA-FEIRA DA 32ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 17,26-37)*

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  26  "Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do homem.  27  Eles comiam, bebiam,  casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles.  28  Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e  vendiam, plantavam e construíam.  29  Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.  30   O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado.  31   Nesse dia, quem estiver no terraço não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E  quem estiver nos campos não volte para trás.  32  Lembrai-vos da mulher de Ló.  33  Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la.  34  Eu vos digo, nessa noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado.  35   Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada.  36  Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado".  37  Os discípulos perguntaram: "Senhor,  onde acontecerá isso?  Jesus respondeu: "Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Evangelho de hoje

*12/11/2020 - QUINTA-FEIRA DA 32ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 17,20-25)*

*Naquele tempo,  20  os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Jesus respondeu: "O reino de Deus não vem ostensivamente.  21  Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'está ali',  porque o reino de Deus está entre vós".  22  E Jesus disse aos discípulos: "Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do homem e não podereis ver.  23  As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'ele está aqui'. Não deveis ir  nem correr atrás.  24  Pois, como o relâmpago brilha de um lado para o outro do céu, assim também será o Filho do homem no seu dia.  25  Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração".*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Josafá

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOSAFÁ, BISPO E MÁRTIR*
João nasceu de família cristã ortodoxa da Ucrânia, em 1580. Estudou filosofia e teologia. Aos vinte anos se tornou monge na Ordem de São Basílio, recebendo o nome de Josafá. Em pouco tempo era nomeado superior do convento e, logo depois, com apenas trinta e sete anos assumiu o arcebispado de Polotsk.
Os escritos sobre são Josafá nos dizem de sua enorme capacidade intelectual e de sua vivência da caridade cristã. Além disso, São josafá era um monge exemplar no seguimento das regras monásticas. Josafá defendia com coragem a autoridade do Papa, lutando para evitar o cisma entre ocidente e oriente. Pregava e fazia questão de seguir os ensinamentos de Jesus numa só Igreja, sob a autoridade de um único pastor. Sua luta incansável reconquistou muitos cristãos afastados da Igreja. Por causa de suas ações foi vítima de calúnias, difamação, acusações absurdas. Em uma pregação chegou a prever que seu fim estava próximo e seria na mão dos inimigos. Não demorou muito para que o bispo fosse perseguido, torturado e morto e teve seu corpo lançado nas águas escuras de um rio. Tudo ocorreu no dia 12 de novembro de 1623. O seu corpo depois foi recuperado e venerado pelos fiéis. É chamado de padroeiro do ecumenismo
*SÃO JOSAFÁ, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
O mundo de hoje precisa reencontrar o caminho da unidade na diversidade. O Ecumenismo, movimento religioso que pretende a união dos cristãos ao redor de uma mesma postura religiosa, precisa encontrar apoio de todos os grupos que têm no Cristo a grande referência da vida. Que são Josafá, padroeiro do ecumenismo, ajude-nos nesta tarefa.
*FONTE:* A12