sexta-feira, 30 de outubro de 2020

SÃO MARCELO 30 DE OUTUBRO

 

São Marcelo


O martírio de São Marcelo está estreitamente ligado ao de São Cassiano, e sua paixão é um belo exemplo de autenticidade, graças a sua prosa enxuta, essencial e sem digressões, sem os enriquecimentos usuais na história dos primitivos cristãos. Marcelo era um centurião do exército romano da Guarniçao de Tânger. Como tal foi enviado a participar dos festejos do aniversário do imperador com um gesto (lançar incenso no braseiro posto a seus pés) que os cristãos consideravam idolátrico. Marcelo recusou-se a fazê-lo e, para mostrar-se coerente, retirou as insígnias de centurião, jogou-as aos pés da estátua e se declarou cristão. Por muito menos isso seria passível da pena capital. Foi chamado o escrivão para que predijisse uma ata oficial sobre a rebeldia do centurião. O funcionário -- em latim, exceptor -- recusou-se a redigir as atas processuais. Imitando o centurião Marcelo, jogou fora a pena, protestou pela injustiça perpetrada contra os inocentes, condenados a  morte por adorarem o único e verdadeiro Deus, e declarou-se também ele cristão.  

Beata Maria Resoluta

*SANTO DO DIA*

*BEATA MARIA RESOLUTA*
No dia primeiro de maio de 1894 nasceu Helene, na República Checa. Ainda jovem Helene e sua família mudaram-se para Viena, onde a menina concluiu os estudos e formou-se enfermeira. Apesar da resistência dos pais, Helene queria ser religiosa. Com muito custo entrou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã. Logo recebeu o apelido carinhoso de "Irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor. Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Irmã Restituta se colocou logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que sendo favorável à vida não apoiaria jamais ao nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço. Por isto, quando os nazistas retiravam o Crucifixo também das salas de cirurgias, ela serenamente o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942 e em 30 de março de 1943, foi decapitada.
*BEATA MARIA RESOLUTA, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Antes de ser executada, Maria Resoluta pediu para dizer as suas irmãs: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, Irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, me faça na testa o sinal da cruz". Estes gestos de coragem e de fé fizeram desta mulher um sinal de santidade para a Igreja.
*Fonte:* A12

Evangelho de hoje

*30/10/2020 - SEXTA-FEIRA DA 30ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 14,1-6)*

*1  Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.  2  Diante de Jesus, havia um hidrópico.  3  Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado ou não?”  4  Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o.  5  Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?”  6  E eles não foram capazes de responder a isso.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Evangelho de hoje

*29/10/2020 - QUINTA-FEIRA DA 30ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 13,31-35)*

*31  Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”.  32  Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho.  33  Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34  Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!  35  Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo, não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor'”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Narciso Bispo

*SANTO DO DIA*

*SÃO NARCISO, BISPO*
A tradição da Igreja conta-nos que São Narciso foi eleito bispo com quase cem anos de idade e administrou a diocese de Jerusalém até a idade de 116 anos. A lembrança que se guardou dele é a de um homem austero, penitente, humilde, simples e puro. Fez um trabalho tão admirável, amando os pobres e doentes. Presidiu o Concílio onde se decidiu que a Páscoa devia cair no domingo. Conta-se que foi também na véspera de uma festa de Páscoa, que Narciso transformou água em azeite para acender as lamparinas da igreja que estavam secas. Narciso foi caluniado, sob juramento, por três homens e embora perdoasse seus detratores, o inocente Bispo preferiu se retirar para o isolamento de um deserto. Segundo a história os caluniadores sofreram terríveis castigos. Depois de algum tempo Narciso reapareceu e foi aclamado novamente como bispo da cidade.
*SÃO NARCISO ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Rezemos hoje pelos bispos de nossas dioceses, para que mantendo-se fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo, conservem unidos o rebanho ao seu pastor. Peçamos ao bom Deus que esclareça as mentes de nossos coordenadores e que iluminados pelo Espírito eles sejam sinal de unidade do Povo de Deus.
*Fonte:* A12

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Evangelho de hoje

*28/10/2020 - QUARTA-FEIRA DA 30ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 6,12-19)*

*12  Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13  Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:  14  Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;  15  Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota;  16  Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.  17  Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.  18  Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19  A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

São Simão e São Judas Tadeu

*SANTO DO DIA*

*SANTOS SIMÃO E JUDAS TADEU, APÓSTOLOS E MÁRTIRES*
Documentos relatam que São Simão foi um grande pregador em países africanos e na Inglaterra. Seus restos mortais estão depositados numa catedral, na Pérsia, atual Iran. Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa “zeloso”. Os armênios sustentam que ele difundiu o Evangelho em sua região, onde teria sofrido o martírio. Seja como for, seu campo missionário é deduzido dos lendários Atos de Simão e Judas, segundo os quais os dois apóstolos Conta uma antiga tradição que Simão encontrou-se com o apostolo Judas Tadeu na Pérsia e, desde então, viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do Império Persa, deixando o conhecimento histórico e religioso como foi encontrado num antigo livro da época chamado “Atos de Simão e Judas”, de autor desconhecido. Nele consta que, no dia 28 de outubro do ano 70, houve o assassinato dos dois apóstolos a mando dos sacerdotes pagãos, preocupados com a eloqüência das pregações que convertiam multidões inteiras.
Judas, apóstolo que é celebrado hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes – “apóstolo da perdição”, o traidor de Jesus -, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas, vem de Judá, e significa “festejado”. Tadeu quer dizer “peito aberto, destemido, magnânimo”.
Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de São José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus. Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá. Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No Evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: “Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra.
Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres. Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.
A tradição conta que São Judas Tadeu percorreu as doze províncias do Império Persa, nas quais pregou a Boa Nova do Evangelho e converteu muitos pagãos. Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70. Seus restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de Santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar São Judas Tadeu até nos “casos mais desesperados”. Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Conta a tradição que não se encontra um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido. A festa de São Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.
*SANTOS SIMÃO E JUDAS TADEU, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*
*Fonte:* RS21

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS - PADRE GILBERTO KASPER

 

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


Queridos Amigos e Irmãos na Fé!

“Alegremo-nos todos no Senhor,

celebrando a festa de Todos os Santos.

Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus”.

 

            Celebrando a Solenidade de Todos os Santos de Deus, comungamos com aqueles que já se encontram na casa do Pai e vivem em plenitude as bem-aventuranças. Nós também somos proclamados felizes, porque formamos a grande família de Deus e procuramos seguir a multidão dos que nos deixaram exemplo de fidelidade e amor.

            A multidão dos fiéis seguidores de Jesus, filhos e filhas amados pelo Pai, reúne-se numa celebração celestial. Ainda em vida são proclamados felizes porque depositaram sua confiança em Deus.

            Todos os que se mantêm fiéis a Cristo serão vitoriosos. As bem-aventuranças são o caminho da santidade proposto por Jesus. Somos filhos e filhas de Deus, pois ele é nosso Pai, e seremos semelhantes a ele.

            A Eucaristia transforma-nos, lenta e progressivamente, em seres capazes de contemplar o Pai unidos a todos os que são salvos.

            A celebração de Todos os Santos é a festa da santidade anônima. Da santidade entendida, em primeiro lugar, como dom de Deus e resposta fiel da criatura humana. Torna-se impossível enumerar todos os santos, tido como sinais da manifestação maravilhosa da ação de Deus. A santidade pode ser comparada a um grande mosaico que reflete a grandeza da única santidade de Deus.

            Cada santo é um exemplar único e exclusivo. Não podemos pensar a santidade como um produto em série. A comemoração de todos os santos nos abre à imprevisibilidade do Espírito Santo.

            A multiplicidade de santos faz deles um modelo perfeito para a vivência dos carismas pessoais e para a diversidade de opções no seguimento de Jesus e no serviço à Igreja e à sociedade.

            Quando veneramos ou falamos de um santo de nossa devoção, somos tentados a contemplá-lo (a) pela ótica perfeccionista. “Ele foi perfeito”, “Um super-humano”. Não! Os santos, antes de tudo, foram pessoas comuns. Eles fizeram sua caminhada de vida seguindo os passos de Jesus. Participaram da realidade do povo santo e pecador. Contudo, eles se destacaram na vivência radical do ideal proposto pelas bem-aventuranças. Foram pessoas que, por seu modo de viver a Boa-Nova, marcaram significativamente a sociedade de seu tempo e se transformaram em referenciais atualizados para a história.

            O convite evangélico à santidade é proposto a todos. Não é uma realidade impossível de alcançar. Tudo depende do vigor com que se vive o ideal das bem-aventuranças na relação com Cristo e nos compromissos inerentes à vida. Eu e você podemos ser santos. Não importa se somos pessoas de muitas qualidades ou não. O que conta é que sejamos pessoas extraordinárias pela vivência do programa de Jesus resumido nas bem-aventuranças.

            Fica mais uma vez entre nós a pergunta crucial: como ser santo? O que significa ser santo? A liturgia vai nos conduzir para mais perto da santidade de Deus. 

Ouvem-se frequentemente de bons lábios cristãos algumas frases em relação à santidade, como: “Eu não nasci para ser santo...”. “Não sirvo para ser santo...”. “Não sou santo, logo não tenho culpa...” Gosto de pensar que tais cristãos não compreendem o próprio Batismo. O Batismo torna-nos seres divinizados, ou seja, candidatos à santidade! Não creio que sejam as coisas boas que conseguimos realizar, nem as coisas más que praticamos, por vezes, involuntariamente, que nos conduzem à santidade, porém o esforço empreendido por fazer de tudo para ser bondoso, humilde, servo e anjo para os irmãos, vivendo uma relação de ternura constante. Quem sabe, fazendo uma listinha de esforços diários nos ajude a conquistar a santidade proposta a todos os filhos e filhas de Deus, nascidos do “útero da Igreja, a Pia Batismal!” Já paramos para pensar, com quantos santos convivemos ao longo de nossa vida, mesmo que não reconhecidos, oficialmente, por decretos de beatificações ou canonizações?

            Não deixemos para amanhã, nem mesmo para daqui há pouco: comecemos já nosso esforço por sermos santos, sendo anjos uns dos outros. Só quem é simples e bondoso, sabe o quanto é magnífica a antessala da santidade!

                        Desejando-lhes, por intercessão de Todos os Santos, muitas bênçãos, com ternura e gratidão, o abraço amigo,

Pe. Gilberto Kasper

(Ler Ap 7,2-4.9-14; Sl 23(24); 1 Jo 3,1-3 e Mt 5,1-12).

Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Novembro de 2020, pp. 14-20 e Roteiros Homiléticos da CNBB do Tempo Comum II (Novembro de 2020), pp. 61-66.

AGUARDAR A MARCHA DOS ACONTECIMENTOS! Pe. Gilberto Kasper

 

  AGUARDAR A MARCHA DOS ACONTECIMENTOS!

 

Pe. Gilberto Kasper

pe.kasper@gmail.com

 

Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente no CEARP – Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Pároco da Paróquia Santa Teresa D’ Ávila e Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

 Que existem duas Turmas antagônicas no Supremo Tribunal Federal é do conhecimento da Nação Brasileira. Há uma Primeira Turma mais severa em relação aos crimes de corrupção e há uma Segunda Turma bem mais benevolente com os corruptos, o que é facilmente perceptível nos discursos, geralmente em meio a “devaneios”, bem como nos resultados das sentenças proferidas. Ou seja, enquanto a Primeira Turma diz mais vezes “não” aos pedidos de relaxamento de prisões, com os tais Habeas Corpus, a Segunda Turma solta com mais facilidade, especialmente os afortunados com o dinheiro desviado dos Cofres Públicos, logo “roubado” do povo sofrido e trabalhador deste imenso Brasil.

 

Não sou jurista e peço desculpas, como também licença aos meus amigos advogados e senhores do Judiciário Público, para descrever minha reflexão leiga, depois de ouvir muitas vozes indignadas com o relaxamento da prisão do traficante internacional de drogas André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap. O Ministro, agora Decano do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, concedeu um Habeas Corpus a uma pessoa com duas condenações, das quais uma já em Segunda Instância, que somam mais de 25 anos de detenção em regime fechado num Presídio de Segurança Máxima, afirmando que não julga seus processos ou pedidos de Habeas Corpus pela capa. Ou seja, nem se dá o trabalho de ler mais aprofundadamente quem está julgando. Para o Ministro não faz nenhuma diferença se um traficante internacional de drogas, que conseguiu, além de tantos outros crimes cometidos, enviar mais de 4 toneladas de Cocaína para o Exterior através do Porto de Santos. Que o mesmo “paciente”, como o STF trata os bandidos que julgam, ficou foragido da Justiça por mais de cinco anos e custou aos Cofres Públicos, milhões de reais para ser capturado pela Polícia Federal. E que finalmente o mesmo “paciente” que tem capa sim, porém muito mais conteúdo para devolver ao Povo Brasileiro tudo o que deste furtou, seguramente fugiria do País, já que continuava comandando o PCC (Primeiro Comando da Capital), desde o cárcere e que mantinha seus contatos dentro e fora do Brasil.

 

Se o Ministro Marco Aurélio não se debruçou sobre quem deveria soltar ou manter preso; se simplesmente se utilizou do Parágrafo Único 316 do Código de Processo Penal, introduzido por emenda do Deputado Federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) no chamado “Pacote Anti-Crime”, transferindo assim a culpa do bandido ao Juiz de Primeira Instância, que aliás, alguns Ministros dizem ser incompetentes por pura inveja jurisdicional, desrespeitou as milhares de vidas ceifadas pelo consumo e comércio ilegal de drogas deste País, expos a Suprema Corte, que já não parece mais tão suprema assim ao ridículo e deboche de um bandido que passa a vida destruindo famílias, interrompendo vidas de adolescentes e jovens, sem falar da ostentação de luxo exacerbado à custa de quem dele ou por meio dele compra a desgraça da própria vida, da vida dos pais, da vida dos filhos e da vida de quem os ama. Na minha medíocre opinião, este Ministro deveria arcar com as despesas da captura, praticamente impossível, deste “paciente” tão injustiçado segundo os argumentos do próprio Habeas Corpus.

 

Ao invés disso, num discurso vitimado, foi indelicado, grosseiro e mal educado tanto com o atual Presidente da Corte, Ministro Luiz Fux, bem como com seus Pares que concordaram com a suspensão da decisão tão absurda ao entendimento dos brasileiros, de permitir a fuga, o deboche e a continuidade do tráfico internacional de drogas daquele bandido perigoso. Não me cabe discutir se o Presidente do STF pode ou não suspender a decisão de um colega, embora o próprio Marco Aurélio, sem dar o braço a torcer de que libertou um bandido perigoso, sabe Deus por quais razões outras, que não apenas o Parágrafo Único da Lei 316 do Código de Processo Penal, nem quis se explicar, apenas atacou o Presidente que diz ter tentado salvaguardar do vexame que certamente será mais uma “macha suja” da Suprema Corte de nosso País.

 

Assim como a maioria das pessoas que ouvi antes de escrever este modesto artigo, sinto grande dificuldade de compreender muitas das decisões dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, que mais uma vez nos revestiu de desconfiança, insegurança e medo do que ainda possa acontecer doravante. Então nos resta “aguardar a marcha dos acontecimentos”!

 

 

São Judas Tadeu santo das causas impossíveis

28 de Outubro   Dia de São Judas Tadeu 

Oração a São Judas 
(Para ser ditas em grandes aflições, quando parecemos desamparados de todo socorro visível ou para casos desesperados) 
São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter...) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade. 
Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos, como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amem. 
São Judas Tadeu, rogai por nós e por todos os que vos honram e vos invocam.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

São Frumêncio Bispo

*SANTO DO DIA*

*SÃO FRUMÊNCIO, BISPO*
Frumêncio foi o primeiro bispo missionário da Etiópia. Era o tempo do imperador Constantino, por volta do século IV. Durante uma viagem, voltando das Índias, Frumêncio e alguns amigos foram atacados por ladrões etíopes que saquearam o barco e mataram os passageiros e tripulantes. O jovem Frumêncio sobreviveu e foi levado para a Etiópia e entregue ao rei, como escravo. O rei Etíope admirou-se da sabedoria de Frumêncio e o manteve como secretário. Sua influência cresceu na corte, principalmente junto à rainha. Ao se tornar viúva ela assumiu o poder para o filho menor, como regente. Tempos depois, eles conseguiram da rainha autorização para construir uma igreja próxima ao porto, para servir os mercadores cristãos que passavam pelo país. Este lugar foi a semente do cristianismo no continente africano. Quando o filho do rei tornou-se independente, Frumêncio pode retornar para casa. Resolveu então procurar Santo Atanásio, pedindo que designasse um Bispo e missionários para comandar a pregação católica na Etiópia. Atanásio não se fez de rogado, entendendo que o mais indicado era o próprio Frumêncio, o consagrou Bispo da Etiópia. Quando retornou, Frumêncio encontrou no trono da Etiópia o jovem rei seu pupilo que lhe dedicava grande estima. Logo em seguida ele se converteu e foi batizado e convidou todo seu povo a acompanhá-lo no seguimento de Cristo. Frumêncio, chamado pelos etíopes de "Abba Salama", ou seja "Padre da Paz" desenvolveu seu trabalho missionário na Etiópia até morrer no ano 380.
*SÃO FRUMÊNCIO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
A evangelização do continente africano aconteceu graças a ousadia e a sabedoria de alguns homens que arriscaram a vida para propagar a Palavra de Deus entre aqueles que não conheciam o Cristo Salvador. Entre eles São Frumêncio destaca-se, por sua sabedoria e  perseverança em sonhar com uma vida melhor para o povo da Etiópia.
*Fonte:* A12

Evangelho de hoje

*27/10/2020 - TERÇA-FEIRA DA 30ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 13,18-21)* 

*Naquele tempo,  18 Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus e com que poderei compará-lo?  19  Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”.  20  Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?  21  Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Santo Evaristo

*SANTO DO DIA*

*SANTO EVARISTO, PAPA*
No atual Anuário dos Papas encontramos Evaristo em pleno comando da Igreja católica, como quarto sucessor de Pedro, no ano 97. Era o início da era cristã e poucos são os registros sobre ele. Somente encontramos algumas indicações sobre sua vida nas obras de Irineu e Eusébio, escritores dos inícios do cristianismo. Evaristo era grego e foi formado na Antioquia. Em Roma ocupou o cargo de papa como sucessor de Clemente. Ele governou a Igreja durante nove anos, nos quais incentivou o crescimento das lideranças nas comunidades, ordenando pessoalmente muitos padres, bispos e diáconos. Atribui-se a Evaristo a divisão de Roma em “títulos” ou paróquias com um padre encarregado delas. Esses títulos são o embrião dos futuros títulos dos cardeais-presbíteros ou padres. Também teria ordenado que os bispos pregassem sempre na presença de diáconos, náo só pela solenidade, mas para ter quem pudesse atestar sobre o que o bispo tinha pregado. Papa Evaristo morreu em 107. Uma tradição muito antiga afirma que ele teria sido mártir da fé durante a perseguição imposta pelo imperador Adriano, e que depois seu corpo teria sido abandonado perto do túmulo do apóstolo Pedro.
*SANTO EVARISTO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!* 

*Reflexão* 
Muitos dos papas da Igreja foram exemplos de santidade e respeito pelo povo de Deus. Evaristo destacou-se pelo carinho com que dirigiu as primeiras comunidades cristãs, sendo ele próprio um pastor zeloso e preocupado pessoalmente com a evangelização do fiéis. Rezemos também hoje por nosso atual pontífice.
*Fonte:* A12

Evangelho do dia

*26/10/2020 - SEGUNDA-FEIRA DA 30ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 13,10-17)*

*Naquele tempo,  10  Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado.  11  Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12  Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”.  13  Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.  14  O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”.  15  O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16  Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão em dia de sábado?”  17  Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

Caminhada da Fé Santuário Nossa Senhora Aparecida Ribeirão Preto


 

ontem dia 25 foi realizada a caminhada da fé em louvor à Nossa Senhora Aparecida com passeio ciclístico entre a Igreja de Ribeirão Preto até a cidade de Cravinhos. O evento teve grande participação dos romeiros ciclistas capitaneados pelo padre Pedro Schiavinato. nosso motoclube foi representado pelo Cavaleiro Sérgio Prates cuja foto acima representa o momento histórico com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

domingo, 25 de outubro de 2020

Santo Antônio de Santana Galvão

*SANTO DO DIA*

*SANTO ANTÔNIO DE SANTANNA GALVÃO*
O brasileiro Antonio de Sant'Anna Galvão, nasceu em 1739, em Guaratinguetá, São Paulo. Quando tinha treze anos, Antônio foi enviado para estudar com os jesuítas. Desse modo, na sua vida estava plantada a semente da vocação religiosa. Aos vinte e um anos, Antônio deixa os jesuítas e ingressa na Ordem Franciscana, no Rio de Janeiro. Em 1768 foi nomeado pregador e confessor do convento das Recolhidas de Santa Teresa. Entre suas penitentes encontrou a Irmã Helena Maria do Sacramento, que tinha visões sobre a fundação de um novo convento. Apesar das dificuldades, frei Galvão e Irmã Helena fundaram, em fevereiro de 1774, o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência. Entre dificuldades e perseguições, frei Galvão conseguiu manter e ampliar este convento, construindo inclusive uma igreja anexa ao prédio. Hoje o convento, em São Paulo, é patrimônio cultural da humanidade. Em 1811, a pedido do Bispo de São Paulo, fundou o Recolhimento de Santa Clara em Sorocaba. Com a saúde enfraquecida recebeu autorização especial para residir no Recolhimento da Providência. Durante sua última enfermidade, Frei Galvão foi morar num pequeno quarto, ajudado pelas religiosas que lhe prestavam algum alívio e conforto. Ele faleceu com fama de santidade aos 23 de dezembro de 1822.
*SANTO ANTÔNIO DE SANTANNA GALVÃO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!* 

*Reflexão*
Frei Galvão foi chamado "Bandeirante de Cristo", porque tinha na alma a grandeza, o arrojo e fortaleza de um verdadeiro bandeirante. Renunciou a uma brilhante situação no mundo para servir a Jesus Cristo. Cheio do espírito de caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Foi considerado santo mesmo já antes de sua morte.
*Fonte:* A12

Apolônio de Carvalho

"EMPENHAR-SE PELO ESSENCIAL"

Passa Palavra: (25/10/2020)

É essencial viver em paz consigo mesmo e com os outros, mas antes de tudo, viver em paz com Deus.

Viver o amor e o perdão, promover a paz e a reconciliação, intermediar tudo com mansidão e humildade.

Falar de coisas que nos unem, colocar a concórdia como elemento fundamental nas decisões, procurar o consenso mesmo entre opostos, estabelecer relacionamentos harmoniosos com todos.

Não é fácil, mas é possível. Vivendo deste modo, estaremos a empenharmo-nos pelo essencial.

O projeto de Deus para nós sempre foi o Paraíso, um reino de concórdia e harmonia. Devemos reconquistá-lo!

Apolonio Carvalho Nascimento

sábado, 24 de outubro de 2020

Apolônio de Carvalho

"SENTIR A VIDA DOS IRMÃOS COMO NOSSA"

Passa Palavra: (24/10/2020)

Quando partilhamos dores e alegrias, partilhamos vida; quando partilhamos bens materiais e espirituais, partilhamos vida.

A partilha é bem mais que uma simples doação, porque ela gera comunhão e comunidade.

Eu não dou apenas o que tenho a mais. Eu coloco à disposição tudo o que tenho, também a minha vida.

Dessa forma, a vida dos irmãos é também minha, é importante para mim e diz-me respeito.

Onde existe comunhão de vida, quando alguém sofre, todos sofrem; quando alguém se alegra, todos se alegram.

Onde há o amor recíproco há comunhão e todos sentem a vida dos outros como própria.

Partilham da mesma mesa, repartem os sonhos e as conquistas, e recomeçar juntos está sempre na ordem do dia.

Apolonio Carvalho Nascimento

Santo Antônio Maria Claret Claret

*SANTO DO DIA*

*SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET, BISPO E BEATA EUGÊNIA, RELIGIOSA E FUNDADORA* 

*SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET*
Antônio nasceu em 23 de dezembro de 1807, em Barcelona, na Espanha. Na família aprendeu o caminho do seguimento de Cristo, a devoção à Maria e o profundo amor à Eucaristia. Na adolescência ouviu o chamado para servir à Deus. Assim, acrescentou o nome de "Maria" ao seu, para dar testemunho de que a ela dedicaria sua vida de religioso. Em 1835 recebeu a ordenação sacerdotal. Trabalhou como pároco e depois, recorrendo a Roma, passou a ser missionário itinerante pela Espanha. Em 1948 foi enviado para evangelizar as ilhas Canárias. Em 1849 na companhia de outros cinco jovens sacerdotes, fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, ou Padres Claretianos. Nesse mesmo ano, o fundador foi nomeado arcebispo de Cuba. Neste país sofreu hostilidade dos grupos maçonicos. Mas Monsenhor Claret continuou seu trabalho. Restaurou o antigo seminário cubano, deu apoio aos negros e índios escravos. Quando voltou à Madri em 1857, para ser confessor da rainha Isabel II, deixou a Igreja de Cuba mais unida, mais forte e resistente. Morreu com sessenta e três anos no dia 24 de outubro de 1870, na França.
*SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET E BEATA EUGÊNIA RAVASSO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Santo Antonio Maria Claret destaca-se pelo amor a Palavra de Deus, que tratava com familiaridade e respeito. Ungido pelo Espírito Santo para evangelizar os pobres, é a palavra de Deus que configura sua personalidade no seguimento de Jesus e dos apóstolos. Em tudo Maria Claret fazia a vontade de Deus com humildade e claridade.
*Fonte:* A12

Evangelho de hoje

*24/10/2020 - SÁBADO DA 29ª. SEMANA TEMPO COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 13,1-9)*

*1  Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.  2  Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa?  3  Eu vos digo que não. Mas, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.  4  E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém?  5  Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.  6  E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou.  7  Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’  8 Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo.  9  Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás!'”*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

São João Capistrano

*SANTO DO DIA*

*SÃO JOÃO CAPISTRANO*
João nasceu no dia 24 de junho de 1386, na cidade de Capistrano, no então reino de Nápoles. Era filho de um conde alemão e uma jovem italiana. Estudou direito civil e canônico, formando-se com honra ao mérito. Ainda jovem casou-se com uma nobre dama da sociedade. Numa crise política no Reino de Nápoles, João foi cogitado para auxiliar nas negociações. Entretanto houve confusões e o jovem acabou preso. Para piorar a situação ele recebeu a notícia da morte de sua esposa. Foi então um momento de mudança radical de vida. Abriu mão de todos os cargos, vendeu todos os bens e propriedades, pagou o resgate de sua liberdade e pediu ingresso num convento franciscano. Mas antes de vestir o hábito precisou enfrentar as humilhações do superior da comunidade. Durante trinta anos fez rigoroso jejum, duras penitências e se dedicou às orações. Trabalhou com energia, evangelizando na Itália, França, Alemanha, Áustria, Hungria, Polônia e Rússia. Tornou-se grande pregador e missionário. Foi conselheiro de quatro Papas. João de Capistrano contava com setenta anos de idade, quando um enorme exército muçulmano ameaçava tomar a Europa. O Papa Calisto III o designou como pregador de uma cruzada, que defenderia o continente. Durante onze dias e onze noites João esteve entre os soldado, animando-os para a resistência. Finalmente os cristãos conseguiram vencer os invasores. Morreu no dia 23 de outubro de 1456. João de Capistrano é o padroeiro dos juízes.
*SÃO JOÃO DE CAPISTRANO, ROGAI A DEUS PAI POR NÓS!*

*Reflexão*
Por causa de suas andanças pela Europa, João mereceu ser chamado o apóstolo da Europa. Espírito inquebrantável, organizou a ordem franciscana, foi conselheiro de papas e em suas viagens apostólicas, procurou fortalecer a moral cristã e refutar os erros dos heréticos. Deixou uma obra escrita em dezessete volumes e foi um homem que participou ativamente da angústia de seu tempo, em tudo reconhecendo a ação de Deus.
*Fonte:* A12

Evangelho de hoje

*23/10/2020 - SEXTA-FEIRA DA 29ª. SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 12,54-59)*

*Naquele tempo,  54  Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece.  55  Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece.  56  Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?  57  Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58  Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia.  59  Eu te digo, daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.*
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Senhor!

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Evangelho de hoje

*22/10/2020 - QUINTA-FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM*

*EVANGELHO DO DIA*
*(Lc 12,49-53)* 

*Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  49  “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50  Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra!  51  Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.  52  Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três;  53  ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.* 
*Palavra da salvação.*
Glória a vós Deus!

São João Paulo II

 

Papa João Paulo II

 

João Paulo II

Santo da Igreja Católica

264° Papa da Igreja Católica


Atividade Eclesiástica

Diocese

Diocese de Roma

Eleição

16 de outubro de 1978

Entronização

22 de outubro de 1978

Fim do pontificado

2 de abril de 2005 (26 anos)

Predecessor

João Paulo I

Sucessor

Bento XVI

Ordenação e nomeação

Ordenação presbiteral

1 de novembro de 1946
por Dom Adam Stefan Cardeal Sapieha

Nomeação episcopal

4 de julho de 1958

Ordenação episcopal

28 de setembro de 1958
por Dom Eugeniusz Baziak

Nomeado arcebispo

13 de janeiro de 1964

Cardinalato

Criação

26 de junho de 1967
por Papa Paulo VI

Ordem

Cardeal-presbítero

Título

São Cesário em Palatio

Brasão

Papado

Brasão

Lema

Totus tuus
(Todo teu)

Consistório

Consistórios de João Paulo II

Santificação

Beatificação

1 de maio de 2011
Basílica de São PedroRoma
por Papa Bento XVI

Canonização

27 de abril de 2014
Basílica de São PedroRoma
por Papa Francisco

Veneração por

Igreja Católica

Festa litúrgica

22 de outubro

Padroeiro

Co-patrono da Jornada Mundial da Juventude, dos jovens

Dados pessoais

Nascimento

WadowicePequena PolóniaPolônia
18 de maio de 1920

Morte

Vaticano
2 de abril de 2005 (84 anos)

Nacionalidade

polaco

Nome nascimento

Karol Józef Wojtyła

Progenitores

Mãe: Emilia Kaczorowska (1884-1929)
Pai: Karol Wojtyła (1879-1941)

Funções exercidas

Bispo-auxiliar de Cracóvia (1958-1964)
Arcebispo de Cracóvia 
(1964-1978)

Assinatura

{{{assinatura_alt}}}

Sepultura

Basílica de São Pedro

dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo
Lista de Papas

Esta caixa: 

·         ver

·         discutir

 

 

 

João Paulo II (em latimIoannes Paulus PP. II; em italianoGiovanni Paolo II; em polonês/polacoJan Paweł II), nascido Karol Józef Wojtyła e, desde 2014, São João Paulo II (Wadowice, 18 de maio de 1920 — Vaticano, 2 de abril de 2005), foi o papa e chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até à data de sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história, liderando por 26 anos, 5 meses e 17 dias, depois dos papas São Pedro, cujo pontificado durou cerca de 37 anos, e Pio IX, que liderou por 31 anos. Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não italiano desde o neerlandês Adriano VI, em 1522.[1]

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX.[2] Teve um papel fundamental para o fim do regime comunista na Polónia e talvez em toda a Europa,[3][4][5][6] bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo,[7] Islã,[8][9] Igreja Ortodoxareligiões orientais e a Comunhão Anglicana.[10] Apesar de ter sido criticado[11] por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas,[12][13] também foi considerado um dos papas mais destacados dos tempos modernos.[1][14]

Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado.[5] Sabia se expressar em italianofrancêsalemãoinglêsespanholportuguêsucranianorussoservo-croataesperantogrego clássico e latim, além do polaco, sua língua materna.[15] Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1345 pessoas e canonizou 483 santos[16][17][18] quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.[19][20] Em 2 de abril de 2005, morreu devido à sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI.[21] Foi proclamado Beato em 1 de maio de 2011, pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano.[22] Em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco, e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII; sua festa litúrgica celebra-se no dia 22 de outubro.[23]