Santa Luzia
A história de Santa Luzia remonta da Itália no final do Século III, pertencia a uma família de nobres com muitas posses, e lhe deu uma excelente formação cristã, optando inclusive por viver em castidade.
Após a morte do pai de Luzia sua mãe Eutíquia tentou lhe arranjar um casamento com um jovem de outra família nobre, porém este era pagão, e nesse período sua mãe passava por um período de grande enfermidade.
Eis que Luzia deixou a sua resposta nas mãos de Deus, propondo para sua mãe que fizessem uma romaria até o túmulo de Santa Águeda em Catarina, e caso a doença fosse curada a resposta seria não.
Após a volta da romaria com sua mãe curada Santa Luzia percebeu que aquela era a vontade de Deus, que sua virgindade fosse mantida graças a uma cura milagrosa, mas também com a certeza que passaria pelos sofrimentos dos quais a mártir Santa Águeda passou.
Eis que após sua chegada Santa Luzia se desfez de seus bens, doou tudo aos pobres, e após se recusar a prestar culto aos falsos deuses, foi acusada pelo jovem ao qual havia sido prometida, e foi perseguida pelas autoridades da época.
O castigo havia sido escolhido, e a virgem Santa Luzia seria desonrada após ser arrastada pela cidade, porém por algum motivo mesmo com o uso de bois a jovem não saia do lugar, estava firme como uma rocha, tentaram queimar-la, porém não foi o suficiente, até que no final decapitaram-na, sua morte se deu no ano de 303.
A tradição conta que antes de sua morte tentaram lhe arrancar os olhos, porém apareceram novamente no seu rosto, mas sendo um fato não o maior reconhecimento da vida de Santa Luzia é seu amor a Deus que até o último momento dizia: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário