Santo André Apóstolo

Primeiro grupo de motociclistas católicos do Brasil fundado em maio de 2016. REGISTRADO NO TOMBO DA PARÓQUIA DE SANTA ÂNGELA DE RIBEIRÃO PRETO
SER VIGILANTE EM TODOS OS MOMENTOS
É vigilante quem se compromete a viver apenas o momento presente. Ser vigilante é ser prudente, é estar atento ao apelo da caridade, é submeter a própria vontade à vontade de Deus. Ser vigilante é estar pronto para o momento final desde agora, é viver cada dia como se fosse o último, é amar cada irmão ou irmã como se fossem únicos, é fazer-se "nada" para que Deus seja "tudo" em nós. Ser vigilante é saber amar, também com gestos mínimos, mas com grandeza de coração, é colocar-se no último lugar, é ser o servo de todos, é ser o primeiro no amar. Ser vigilante é não ter hora, mas ter tempo, é perder tempo em amar no único tempo do agora, é estar continuamente no amor. Ser vigilante é, por fim, não saber o dia nem a hora, mas manter a lâmpada acesa para o encontro com o Amor.
Apolônio Carvalho.
AMAR PARA MELHOR DIALOGAR
Para dialogar é preciso que haja respeito e tolerância, aceitação recíproca das diferenças e disposição à escuta. Dialogar é antes de tudo ouvir o outro. Quando essa atitude é bilateral, o diálogo flui sem ofensas e sem distanciamento entre as pessoas. A qualidade do diálogo muda quando acolhemos o outro com o desejo de amá-lo. A predisposição em amar alarga o nosso coração e o outro se sente escutado e compreendido. "Fazer-se um" é a estratégia que favorece o diálogo, facilita a comunhão de ideias e leva à unidade, sem rejeitar a diversidade. Portanto, o amor melhora a qualidade do diálogo. No diálogo, "amar o próximo como a mim mesmo" significa amar a ideia do outro como se fosse minha.
Apolônio Carvalho.
ABRIR-SE COM ALEGRIA PARA QUEM ESTÁ AO NOSSO LADO
Abrir as portas do coração com alegria. Acolher quem me procura, reconhecendo a presença de Jesus que está em cada pessoa. Às vezes a pessoa ao meu lado espera somente um sinal de abertura, para falar e dizer a sua dor, a sua necessidade. Se não abro a porta, se não acolho o irmão, perco a oportunidade de estar com Jesus, de deixá-lo entrar para tomar a refeição comigo e eu com ele. (Cf Ap 3,20) Abrir-me com alegria. Não por obrigação ou por desencargo de consciência, mas por amor. Por amor a Jesus no irmão. Deus deseja estar comigo neste dia e quer ser acolhido com alegria. Devo encontrá-lo na sua vontade, aquela que mais lhe agrada: "Amar o próximo como a mim mesmo." Criar em minha vida um círculo virtuoso: quanto mais me abro com alegria para o irmão que está ao meu lado, mais alegria tenho no coração e vice-versa.
Apolônio Carvalho.
PRODUZIR FRUTO COM A NOSSA PERSEVERANÇA
Não desistir nunca de nós mesmos, porque Deus não desiste. Mesmo que chegue o cansaço, mesmo que tudo pareça desfalecer, o plano de Deus sobre nós se cumprirá. A perseverança vence todas as batalhas, pois o seu lema é recomeçar. A perseverança triunfa sobre os fracassos. A perseverança nos impulsiona para a meta transformando barreiras em trampolins e mostrando-nos a direção nas encruzilhadas da vida. Perseverar é descobrir a força da vida dentro de nós. Uma vida que produz fruto em abundância.
Apolônio Carvalho.
IR AO ENCONTRO DO IRMÃO COM GENEROSIDADE
A estratégia para entender como ir ao encontro do irmão com generosidade é fazer a seguinte pergunta: O que eu gostaria que me fizessem na mesma situação? Se tivermos a coragem de responder com gestos generosos, daremos sempre o melhor de nós mesmos a quem estiver ao nosso lado. Em casa, onde conhecemos muito bem os defeitos uns dos outros, somos tentados a julgar e a não ser generosos. No trabalho, somos levados a medir a nossa dedicação aos outros apenas pela meritocracia. Na rua, temos a tentação de julgar pela aparência e a não amar as pessoas dando o melhor de nós mesmos. É um desafio ser generoso, mas quando conseguimos, a felicidade se estampa no rosto do próximo e invade o nosso coração.
Apolônio Carvalho.
ACOLHER O PENSAMENTO DO OUTRO
O caminho do diálogo é sempre o melhor, por isso devemos almejá-lo. Manter um espírito de mansidão e de concórdia é fundamental para iniciar um diálogo com alguém. Saber acolher as diferenças com respeito e tolerância para poder também ser aceito por todos. Ou melhor, o diálogo deve ir além da simples tolerância para chegar à comunhão, quando a diferença passa a ser uma riqueza e não mais uma barreira. Algumas vezes, a dificuldade de dialogar não está tanto no pensamento do outro quanto no apego às minhas ideias. O diálogo deve começar por um desejo sincero de escutar e conhecer o outro, para que ele encontre em mim um coração aberto e acolhedor.
Apolônio Carvalho.
SER SERVIDOR DO PRÓXIMO
Ser servidor do próximo é ir além do dever e fazer tudo o que o amor nos sugere. Jesus disse: "Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." (Mt 5,41) A lei do império romano determinava que o patrão poderia obrigar seu servo a carregar um fardo por uma milha. Portanto, caminhar duas significa ir além das obrigações e fazer o máximo possível para servir melhor. Porém, devemos servir com humildade, sem causar constrangimento ao outro por nos colocarmos em uma posição de superioridade. Nem tampouco, devemos agir por interesse esperando vantagens, mas movidos somente pelo desejo de amar e servir.
Apolônio Carvalho.