Solenidade Dia de Finados
Primeiro grupo de motociclistas católicos do Brasil fundado em maio de 2016. REGISTRADO NO TOMBO DA PARÓQUIA DE SANTA ÂNGELA DE RIBEIRÃO PRETO
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
SANTO AFONSO RODRÍGUEZ - 31 DE OUTUBRO
Santo Afonso Rodríguez
Apolonio de Carvalho
CAMINHAR DE ACORDO COM O ESPÍRITO DE DEUS
Jesus nos deixou o dom do Espírito Santo. A nossa fé deve abrir o nosso coração à ação do Espírito de Deus em nós. Desse modo, conseguiremos caminhar de acordo com os seus ensinamentos, com as suas inspirações. O discernimento sobre o que é bom e o que é mau, sobre o que devemos e o que não devemos fazer, é fruto de sua ação em nós, quando colocamos à sua disposição as nossas forças, a nossa mente e o nosso coração. O amor mútuo, vivido efetivamente entre nós, está acima das leis e dos preceitos, porque o amor é a perfeição da lei, é o rigoroso cumprimento da vontade de Deus. O amor que Jesus trouxe ao mundo não veio abolir a lei, mas levá-la ao seu verdadeiro cumprimento. Quem ama é conduzido pelo Espirito de Deus e, por essa razão, não está mais sob o jugo da Lei. (Cf. Gl 5,18)
Apolônio Carvalho.
COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS - PADRE GILBERTO KASPER
terça-feira, 30 de outubro de 2018
Apolonio de Carvalho
VALORIZAR CADA IRMÃO
Essa frase me leva a fazer um exame de consciência: quais os critérios que eu uso para valorizar cada irmão? Segundo a sua inteligência? seus bens? sua idade? sua beleza física? O irmão, tem mais ou tem menos valor para mim? Em sã consciência eu sei que somos todos iguais. Sobretudo, somos todos iguais diante de Deus. Ninguém é mais ou é menos do que os outros. Portanto, para valorizar cada irmão que está ao meu lado no momento presente, devo vê-lo com os olhos de Deus. Ele é amado por Deus tanto quanto eu. Quando utilizo critérios humanos, não dou o valor justo a cada irmão: posso diminuí-lo ou engrandecê-lo, colocando-me em uma posição de desigualdade entre mim e ele. Do ponto de vista do Evangelho, para valorizar cada irmão, devo me colocar na condição de servo. "Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo." (Mt 20,26)
Apolônio Carvalho.
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Apolonio de Carvalho
RESPONDER COM AMOR A TODA PROVOCAÇÃO
Responder com amor às provocações é um ato de coragem e de inteligência, porque o bem conspira a favor de quem ama, a paz reside em um coração amigável e a felicidade não se afasta de quem sabe perdoar. Distribuir amor em meio a ofensas é não perder o rumo certo e ser luz para quem está no erro. Quem responde às provocações com amor nada tem de ingênuo, mas possui a astúcia dos sábios que sabem recolher as pedras que lançam contra eles, para construir uma fortaleza contra o mal. Não diga que é impossível, antes de tentar pelo menos uma vez. Você verá que o amor é mais forte que tudo e consegue eliminar o ódio dentro de nós.
Apolônio Carvalho.
domingo, 28 de outubro de 2018
Apolonio de Carvalho
FAZER TUDO POR AMOR
O valor das coisas. Cada coisa tem um valor material e, acrescentado a isso, existe um valor emocional. Mas existe também um outro valor agregado, quando aquilo foi feito com amor e por amor. O valor material muda segundo o mercado, segundo a circunstância e, ainda, segundo a visão de quem avalia. O valor emocional muda segundo o momento e as relações envolvidas com aquela determinada coisa. O valor agregado pelo amor com o qual foi feito, é imutável, porque vem de Deus. É para Ele que têm valor todas as coisas feitas por amor. É Ele quem valoriza tudo segundo o nosso amor. A Sua misericórdia também nos é concedida segundo o quanto amamos. Jesus disse à pecadora que banhou seus pés com lágrimas e os perfumou, que muito lhe foi perdoado porque muito amou. (Cf. Lc 7,47)
Apolônio Carvalho.
sábado, 27 de outubro de 2018
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
SANTO EVARISTO - 26 DE OUTUBRO
Santo Evaristo
Apolonio de Carvalho
TRANSFORMAR CADA MOMENTO EM UM ATO DE AMOR
O artista coloca toda a sua arte em qualquer obra que realiza, não importa se é pequena ou grande. A sua marca estará presente em todas elas. Da mesma forma devemos viver cada momento colocando em prática a arte de amar. Faremos de cada momento uma obra-prima. Cada momento será transformado em um ato de amor. Pessoas que amam com um coração puro são reconhecidas por seus atos. Em tudo o que fazem deixam a marca indelével do amor. Obras que são feitas por amor perduram, mesmo após a morte. Vemos isso no exemplo de muitos santos, que deixaram atrás de si o rastro luminoso da caridade vivida de maneira heroica. Então, para hoje, desde um pequeno gesto até uma grande obra, façamos tudo por amor.
Apolônio Carvalho.
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
SÃO FREI GALVÃO - 25 DE OUTUBRO
São Frei Galvão
Apolonio de Carvalho
SER SEMPRE FELIZ
Tomar a decisão de ser sempre feliz não significa ir em busca de prazer, diversão, conforto, fartura de bens. Posso ter tudo isso e não ser realmente feliz. Sou verdadeiramente feliz quando amo sempre, em qualquer situação: quando sou pobre em espírito, isto é, desapegado de tudo; quando sou manso e humilde de coração; quando promovo a paz em todos os ambientes; quando amo, mesmo estando triste, mesmo quando choro; quando procuro ser justo comigo mesmo e com todos; quando sou misericordioso; quando amo sem interesses, com um coração puro; quando sou fiel a Deus, mesmo sendo injuriado ou perseguido por sua causa. Sou sempre feliz, quando vivo as Bem-aventuranças. (Cf. Mt 5,3-16)
Apolônio Carvalho.
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
SANTO ANTONIO MARIA CLARET - 24 DE OUTUBRO
Santo Antônio Maria Claret
Apolonio de Carvalho
A CARIDADE CURA TODA FERIDA
Essa frase me fez lembrar o discurso de Papa Francisco na Armênia em junho de 2016. Ele afirma: "Só o amor mútuo é capaz de sanar a memória e curar as feridas do passado. Só o amor cancela os preconceitos e permite reconhecer que a abertura ao irmão purifica e melhora as próprias convicções." Podemos levar esse conceito ao nosso quotidiano, às nossas relações com todos: na família, com os amigos, com os colegas de trabalho. Depois, podemos alargar o círculo a todas as pessoas. A caridade cura não apenas as feridas que existem entre nós, mas é antídoto ao veneno do rancor que destrói pouco a pouco os bons sentimentos em nosso coração. A caridade é o amor de origem divina, por isso tem o poder de nos transformar, de nos fazer criaturas novas.
Apolônio Carvalho.
terça-feira, 23 de outubro de 2018
Apolonio de Carvalho
SER IMEDIATO NO AMOR
O amor é imediato, não é um projeto e não deve ser programado, pois a sua inspiração está somente no presente. Devo viver a vida amando, devo andar por este mundo servindo, consolando, escutando os lamentos, fazendo minha a dor e a alegria de todos, saindo de mim para encontrar o outro. A vida é um encontro que une os corações compondo um hino ao amor, que deve ser entoado em uníssono com a vontade do Amor Supremo no momento presente. O agora é um momento único, não depende do antes nem do depois, é nele que nosso amor se manifesta. A sua luz e a sua força estão no presente e constroem uma vida livre do arrependimento de não ter amado.
Apolônio Carvalho.
SÃO JOÃO CAPISTRANO - 23 DE OUTUBRO
São João de Capistrano
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
SÃO JOÃO PAULO II - 22 DE OUTUBRO
São João Paulo II
Apolonio de Carvalho
IR AO ENCONTRO DO IRMÃO
Antes de ir ao encontro do irmão, devo dar um passo interior e encontrar o irmão dentro de mim. A ligação com o irmão começa em meu próprio coração. Assim, quando efetivamente vou ao seu encontro, já existe um elo entre nós. Não é um simples encontro. É o encontro de Jesus em mim com Jesus no outro. Pode ser que essa consciência exista somente em mim, mas pode ser que exista também no irmão a quem encontro. Quando ambos se reconhecem "Jesus", a Sua presença torna-se real. É uma terceira Pessoa. E acontece também a unidade: eu, o irmão, Jesus entre nós. Somos três, mas somos um. Tudo isso pode acontecer em um simples encontro com o irmão. Basta ter a reta intenção, o desejo de amar tomando a iniciativa em servir, não fazer distinção entre as pessoas e reconhecer a presença de Jesus em mim e em cada irmão.
Apolônio Carvalho.
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Apolonio de Carvalho
ESTAR ATENTO ÀS NECESSIDADES DO PRÓXIMO
Às vezes, basta um mínimo de atenção para deixar alguém contente. A necessidade maior é essa: um pouco de atenção. Depois, segundo a ocasião e as possibilidades, prover o que a pessoa mais precisa no momento. A partilha sempre faz bem aos dois lados: a quem doa, porque vive o desapego, e a quem recebe, porque se sente atendido em sua necessidade. A partilha é um modo de dizer ao outro que ele é importante para nós, que queremos seguir juntos na caminhada. A comunhão é vivida tanto por quem doa alguma coisa, quanto por quem comunica a sua necessidade. Os primeiros cristãos viviam de tal maneira o amor mútuo e a partilha, que se dizia não haver indigentes entre eles. (Cf. At 4,34) Que seja assim também entre nós. Que não nos falte o alento material e, sobretudo, o espiritual. Que Deus não nos falte nunca.
Apolônio Carvalho.
São Paulo da Cruz
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Apolonio de Carvalho
QUE A NOSSA PARTILHA SEJA CONCRETA
"Eis a grande atração do tempo moderno: atingir a mais alta contemplação e manter-se misturado com todos, lado a lado com os homens. Diria mais: perder-se no meio da multidão, para impregná-la do divino, como se ensopa um pedaço de pão no vinho. Diria mais: partícipes dos desígnios de Deus sobre a humanidade, traçar sobre a multidão recamos de luz e, ao mesmo tempo, dividir com o próximo a injúria, a fome, os golpes, as alegrias fugazes. Porque a atração do nosso, como de todos os tempos, é o que de mais humano e mais divino se possa pensar: Jesus e Maria, o Verbo de Deus, filho de um carpinteiro; a Sede da Sabedoria, mãe de família." Chiara Lubich
Apolônio Carvalho.