São Vicente de Paulo
Lembremos a história de São Vicente de Paulo, nascido em Aquitânia, França no dia 24 de abril de 1581. Era um período que apesar de todo o poder político econômico, as crianças ficavam abandonadas a pobreza, prostituição e ruínas causadas pelas inúmeras guerras e revoluções daquele tempo.
São Vicente de Paulo era conhecido por ser um sacerdote de origem humilde, vindo de uma família pobre, e por isso não conseguia ficar de braços cruzados sendo movido por um lindo espírito de amor, trabalhando em uma paróquia onde viveu em constante contato com as misérias morais e materiais.
Conta a história que durante uma viagem São Vicente de Paulo foi preso e tomado como escravo, porém com grande humildade e fé conseguiu converter seu patrão e em seguida sua liberdade.
Depois do período onde foi explorado, São Vicente de Paulo iniciou uma reforma no clero, realizando inúmeras obras assistenciais, lutando contra o jansenismo que pregava um rigorismo irracional esfriando a fé do povo. Além de seus trabalhos sociais São Vicente fundou a "Congregação da Missão" (lazaristas), e junto de Santa Luísa de Marillac edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.
Nenhum comentário:
Postar um comentário