Santo Inácio de Loyola
Hoje, dia 31 de Julho é o dia de Santo Inácio de Loyola, nascido na Espanha e uma família nobre e cristã no ano de 1491, foi educado para se tornar um fidalgo exemplar. Cresceu apreciando os luxos que a corte oferecia além de ser um excelente cavaleiro.Com 26 anos Santo Inácio de Loyola decidiu-se pela carreira no exército, porém após ser ferido em sua perna por um tiro de canhão na defesa da cidade de Pamplona, ficou convalescido por um longo período. Neste tempo Inácio deixou de lado os romances de guerra e começou a estudar a vida dos santos e a Paixão de Cristo, sendo assim tocado pela Graça de Deus.Santo Inácio de Loyola se curou, porém mesmo assim largou a vida de militar, e começou se dedicar a Deus. Se dirigiu a uma capela de Nossa Senhora de Montserrat, deixou sua espada no altar, e abdicou da vida da corte e de luxos.Por muito tempo viveu como eremita, mendigando, e passando por necessidades como forma de penitência, e nesse período surgiram as bases do livro mais importante de Santo Inácio de Loyola: "Exercícios Espirituais".Se mudou para Paris, estudou filosofia e teologia. Com mais seis companheiros fundou a Companhia de Jesus. Nasciam assim os missionários jesuítas, que espalharam-se pelo mundo levando o Evangelho para os povos mais longínquos do planeta.Inácio morreu no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na Itália.
Primeiro grupo de motociclistas católicos do Brasil fundado em maio de 2016. REGISTRADO NO TOMBO DA PARÓQUIA DE SANTA ÂNGELA DE RIBEIRÃO PRETO
terça-feira, 31 de julho de 2018
Santo Inácio de Loyola - dia 31 de julho
segunda-feira, 30 de julho de 2018
Santos do Dia da Igreja Católica – 30 de Julho
Santos do Dia da Igreja Católica – 30 de Julho
São Leopoldo Mandic
Santa Maria de Jesus Sacramentado Venegas
Apolônio de Carvalho
TESTEMUNHAR SEMPRE SENTIMENTOS DE FRATERNIDADE
Dar o primeiro passo nessa direção, testemunhar que é possível, favorecer o diálogo e o respeito mútuo. Eis o início desse caminho. Não devo esperar encontrar o caminho já aberto ou iniciado por outros, devo começar por mim mesmo. Porque o sentimento de fraternidade deve estar dentro de mim. Se assim não for, nunca a verei. Devo abrir esse caminho dentro do meu coração e estar pronto para acolher a todos, desejar que sejam meus companheiros de jornada. Com cada pessoa que encontrar durante o dia devo trilhar parte desse caminho. O Movimento Jovens por um Mundo Unido criou um site web: "Fragmentos de Fraternidade". Lá os jovens compartilham algo do que fazem com esse objetivo. Não estamos sozinhos. Somos muitos no mundo inteiro a viver pela fraternidade. Junte-se a nós!
Apolônio Carvalho.
domingo, 29 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
POR EM EVIDÊNCIA A OBRA QUE DEUS REALIZOU EM NÓS
No Evangelho de Mateus, no capítulo 5, do versículo 13 ao 16, Jesus diz que nós somos o sal da terra e a luz do mundo. Explica que o sal serve para dar sabor e que a luz serve para iluminar. A luz não deve estar em lugar escondido, deve ser colocada onde possa iluminar toda a casa. Conclui dizendo no versículo 16: "Assim, brilhe a vossa luz diante dos homens para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus." Portanto, iluminar sim, mas para dar glória a Deus por essa luz, pois ela provém Dele. É um trecho muito rico de significado. Não podemos deixar de mostrar a luz que temos, mas lembremos que somos apenas instrumentos nas mãos de Deus e que todo o mérito e toda a glória vão para Ele. Testemunhemos o amor, testemunhemos o bem diante de todos, coloquemos em evidência a obra que Deus realizou em nós.
Apolônio Carvalho.
sábado, 28 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
ACREDITAR NA AJUDA DE DEUS
"Até os cabelos de vossa cabeça estão contados." (Lc 12,7) Essa expressão indica o quanto Deus se importa com cada um de nós. Sua atenção é exclusiva para cada um. Nada nos acontece sem a sua permissão e tudo que nos acontece é para nosso maior bem. Mesmo se às vezes isso para nós é um pouco obscuro. Deus nos assiste a todo momento, mas Ele se afasta de quem acredita ser autossuficiente. Porém, quando nos abandonamos a Ele e colocamos tudo em suas mãos, todas as nossas ações são exitosas, todos os nossos planos se realizam segundo a sua santa vontade. Não hesitemos em pedir a sua ajuda neste dia. Não apenas nas grandes necessidades, mas a todo instante, também nas coisas mais simples e rotineiras do nosso dia, pois é Deus quem faz grandes todas as coisas.
Apolônio Carvalho.
sexta-feira, 27 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
FAZER OS PRÓXIMOS FELIZES E SER FELIZ COM ELES
A primeira ideia que nos vem à mente quando pensamos em fazer alguém feliz é: fazer o que a pessoa gosta, dar o que ela quer, proporcionar-lhe alegria e bem-estar. Mas nada disso faz alguém realmente feliz. Nada que é passageiro leva à verdadeira felicidade. Para fazer uma pessoa feliz, devo dar o que ela realmente precisa, devo dar-lhe Deus. Através dos meus gestos, de minhas palavras, do meu compromisso com a verdade e a justiça, através da minha atitude de amor para com todos posso dar Deus ao mundo. O maior tesouro que tenho no coração, eu o recebi de graça e de graça devo dar. E é este tesouro que me faz plenamente feliz. Quando compartilho o meu bem mais precioso com os outros, eu os faço felizes e, ao mesmo tempo, a minha felicidade aumenta. Partilhemos com os próximos a verdadeira felicidade e teremos um tesouro no céu.
Apolônio Carvalho.
quinta-feira, 26 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
SUPERAR AS NOSSAS DIFICULDADES POR MEIO DO AMOR
Quando nos dispomos a amar, Deus realiza muitas coisas através de nós. Conseguimos também resolver todas as nossas dificuldades, porque, amando, temos a luz e a serenidade, elementos fundamentais para resolver nossos problemas. Tenho uma tarefa difícil? Fazendo-a por amor me torno especialista, pois o amor busca sempre a perfeição. Tenho uma dificuldade de relacionamento? Ajo por amor com aquela pessoa e muda tudo dentro de mim. Uma doença? Desemprego? Incompreensões? Continuo a amar e confio. Verei que tudo na vida tem sentido e de tudo posso aprender uma lição. Desânimo? Cansaço? Amo mesmo assim e me volta a esperança. Amar. Antes de tudo, amar. Diante de tudo, amar. E teremos uma nova visão do mundo, da vida e de nós mesmos. Veremos tudo com os olhos de Deus, que são os olhos do amor.
Apolônio Carvalho.
26 DE JULHO - SANTA NA E SÃO JOAQUIM
DÉCIMO SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM - PADRE GILBERTO KASPER
Oração dos avós
26/07 dia dos avós
Oração.....
Querido Deus, amado Pai, sabemos que para quem ama não existe uma só data especial a celebrar, mas, esse dia de hoje é especial, não é dia das mãe, nem dos pais, e nem natal, mas, é dia de pessoas que amam intensamente, como jamais puderam amar: os vovôs e as vovós, que são fundamentais em todo lar. Abençoe meu Deus, esses anjos espalhadores de amor, que são os avós. Cuide, Pai querido, de cada um com o mesmo carinho com que eles cuidam dos netinhos. Obrigada Senhor, por me abençoar com tantos avós e avôs, pois, além daqueles que me deu de presente na família, ainda tenho tantos outros que amo muito, que conheci pela vida. Abençoe Senhor, a minha vozinha querida e os meus avôs queridos, que já estão com o Senhor. Abençoe todos os netos e que eles possam amar aos seus avós, como o Senhor nos ama e amou, com tanto carinho e amor, pois é o que eles merecem. Amém!
¸¸`•.¸.•´ ⁀⋱‿✫🍃🌸🍃 *ღ Ana Paixão` ღ•✫╭🍃🌸╯¸¸
quarta-feira, 25 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
NÃO DESANIMAR POR CAUSA DAS PRÓPRIAS FRAGILIDADES
Quando nos sentimos fracos e incapazes, mas confiamos primeiramente em Deus, Ele age em nossa vida. A consciência de nossas fragilidades pode assustar e nos fazer desanimar, porém, a fé de que nunca estamos sozinhos nos dá coragem e força para seguir em frente. O apóstolo Paulo dizia preferir gloriar-se de suas fraquezas porque, reconhecendo-se fraco, a força de Cristo se manifestava nele. A graça de Cristo era a sua força e isso lhe bastava. (Cf. 2Cor 12,9) Por isso, não podemos desanimar diante de nossas fragilidades, porque, com Deus, quando somos fracos é que somos fortes. (Cf. 2Cor 12,10) Jesus prometeu que, se permanecermos unidos a Ele, faremos as obras que Ele fez e ainda maiores. (Cf. Jo 14,12) É bom reconhecermos as nossas fragilidades, mas sem desanimar, porque confiamos na ação de Deus em nossa vida.
Apolônio Carvalho.
terça-feira, 24 de julho de 2018
BENÇÃO DOS MOTORISTAS - 25 DE AGOSTO SÃO CRISTÓVÃO
As sua relíquias estão em Roma e Paris. Ele é invocado contra acidentes.
Em algumas cidades é costume os motoristas levarem seus veículos para serem bentos. Sua festa é celebrada no dia 25 de julho.
São Bartolomeu - 24 de agosto
São Bartolomeu
Apolônio de Carvalho
ESCUTAR O OUTRO SEM RESERVAS
Escutar o que nos convém ou o que está de acordo com o que pensamos é muito fácil. Devemos dar um passo a mais para saber escutar. Devemos aprender a escutar a todos sem reservas: sem limitar o tempo, sem categorizar as pessoas segundo o intelecto, não pensando em dar respostas antecipadas, deixando que o outro exprima completamente o seu pensamento. Quem aprende a escutar o outro aprende também a escutar a voz de Deus em seu íntimo, pois a quem escuta por amor, Deus se manifesta e lhe doa sua luz. Quem escuta o seu próximo sem reservas é escutado por Deus em suas súplicas e orações. Esvaziar o coração de todo preconceito e de todo julgamento, para acolher o outro e poder escutá-lo em profundidade. Escutar com o desejo sincero de partilha, para que seja um momento de fraterna comunhão.
Apolônio Carvalho.
segunda-feira, 23 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
IRRADIAR O BEM, AGINDO COM GENEROSIDADE
Quem age com generosidade afasta de si muitos pecados: a inveja e ao mesmo tempo a cobiça, porque pensa somente em doar; a soberba, porque age sempre com a humilde atitude de serviço; a avareza, porque o seu pensamento é de ter para compartilhar; o egoísmo, por ser justamente o seu oposto; a ira, porque pensa somente no bem do outro. Quem é generoso irradia o bem, pois age motivado pelo amor. Porém, nunca usemos medidas humanas para medir a generosidade. Usemos as medidas do amor. A generosidade máxima está em um gesto simples como dar um sorriso e um bom dia, tanto quanto em doar todos os próprios bens aos pobres. A generosidade não é quantitativa, é algo que vai de coração a coração. Por isso, a irradiação do bem que dela provém é silenciosa, mas eficaz. Fazer o bem, sendo generoso. É o que Deus quer de cada um de nós neste dia.
Apolônio Carvalho.
domingo, 22 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
OPOR-SE DECIDIDAMENTE A TODAS AS NOSSAS MEDIOCRIDADES
Nós somos feitos para coisas grandes. Não devemos perder tempo com coisas com pouco mérito ou mesmo sem valor. A nossa vida deve ser incisiva, deve deixar a marca indelével do amor na vida das pessoas à nossa volta. A grandiosidade não está no ato em si, mas em quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Às vezes um gesto simples, como a visita a um amigo doente ou em dificuldades, tem um imenso valor para ele. Pode até mesmo mudar a rota de sua vida, pode dar ânimo para que continue lutando. Portanto, para opor-se decididamente a todo tipo de mediocridade, devemos colocar amor em tudo: nas atividades domésticas, no trabalho, na relação com cada pessoa que encontrarmos. O amor não faz coisas medíocres, pois o menor gesto, feito por amor, é grande e tem valor aos olhos de Deus.
Apolônio Carvalho.
sábado, 21 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
O RELACIONAMENTO CONSTRUTIVO PODE NASCER DAS PEQUENAS COISAS
Gestos simples e pequenos podem ser o início de uma relação construtiva entre duas pessoas. Servir um copo com água, apanhar um objeto caído no chão, são gestos de quem está aberto a acolher o outro, a servir-lo sem esperar nada em troca. O outro, por sua vez, torna-se sensível e começa a dar atenção às pequenas coisas. Na verdade, os pequenos gestos de amor têm um grande valor quando são feitos com a intenção de servir, de dar a vida pelo outro. A relação que nasce do amor é construtiva para as pessoas envolvidas e para todos em geral, pois ela tem consequências sociais imediatas. Se quisermos ser protagonistas de um mundo melhor, teremos que dar valor às pequenas coisas do quotidiano, aos pequenos gestos, que têm em si a potência do ato mais heroico que existe: dar a vida pelos amigos.
Apolônio Carvalho.
sexta-feira, 20 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
DOAR UMA AMIZADE VERDADEIRA
Geralmente as amizades nascem de interesses comuns, muitas delas ainda na infância. É algo natural, para o ser humano, a relação com seus semelhantes. É um laço diferente do vínculo familiar. Aliás, devemos criá-lo também no seio da família, porque ele está acima da pertença de consanguinidade. Seja onde for, a amizade deve ser verdadeira. Deve ser doação sincera, acolhida total, presença, amor fiel, comunhão de vida. As amizades que nascem do Evangelho são verdadeiras e duradouras. Unem povos de culturas diferentes, de idades diferentes e de todas as raças. Unem até mesmo pessoas de países que estão em guerra. A força do amor recíproco gera amizades onde o mundo só vê inimizade. Doar uma amizade verdadeira é doar perdão, compreensão, é saber limar as próprias arestas para não ferir o outro. Doemos amizade verdadeira dentro e fora da família. Demos o primeiro passo e sejamos amigos de todos, para termos amigos em todo lugar.
Apolônio Carvalho.
quinta-feira, 19 de julho de 2018
Apolônio de Carvalho
COMPARTILHAR DE TODO O CORAÇÃO ALEGRIAS E SOFRIMENTOS
O desejo de fraternidade nos leva a uma partilha plena com os irmãos, fazendo-nos colocar em comum alegrias e sofrimentos. É interessante ver que a partilha produz um significado diferente, segundo a situação: um sofrimento partilhado, traz a sensação de que o peso foi dividido e tornou-se mais leve: o sofrimento diminui; uma alegria partilhada traz a sensação de que se multiplicou: a alegria aumenta. Para ter o efeito de comunhão, a partilha deve ser feita de todo o coração, com muita sinceridade e espontaneidade. Então não vem em relevo quem doa e quem recebe, pois já somos um só coração e uma só alma.
Apolônio Carvalho.