Casal Silvio Oranges. Novos ministros da Eucaristia membros do nosso grupo Católico de Ângela. Parabens
Primeiro grupo de motociclistas católicos do Brasil fundado em maio de 2016. REGISTRADO NO TOMBO DA PARÓQUIA DE SANTA ÂNGELA DE RIBEIRÃO PRETO
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
Contemplar Deus na beleza da criação - APOLONIO CARVALHO
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
Evangelho de hoje
Evangelho (Mt 23,1-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
APRIMORAR O AMOR - APOLONIO CARVALHO
NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS
Na imagem, Nossa Senhora Desatadora dos Nós aparece
entre o céu e a terra e sobre sua cabeça estão o Espírito Santo, sob a forma
de pomba, e doze estrelas, representando os apóstolos. Rodeada de anjos, dois
estão postados junto a ela, um de cada lado. O da direita apresenta a Virgem
uma fita cheia de nós e, o outro, à esquerda, recolhe a mesma fita já
inteiramente lisa. No centro Maria está entretida em desentrelaçá-la. Sob
seus pés aparece o quadrante da lua e uma serpente, símbolo do
mal...
|
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Evangelho de hoje
1ª Leitura
Salmo
Evangelho
Evangelho (Lc 6,36-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
— Palavra da Salvação
Enxugar as lágrimas de quem sofre - APOLONIO CARVALHO
domingo, 25 de fevereiro de 2018
sábado, 24 de fevereiro de 2018
Apolônio de Carvalho
Orientar as nossas escolhas para o bem.
Devemos buscar a perfeição em tudo o que fazemos. Não para ser melhor que os outros, mas, ao contrário, para servir melhor a todos. Buscar a perfeição do amor. Aquele amor que Jesus nos ensinou e que se distingue por ser: inclusivo, porque ama a todos; propositivo, porque ama em primeiro lugar; estratégico, porque ama como o outro quer ser amado; perseverante, porque sabe perdoar e recomeçar; único e universal, porque reconhece a presença de Jesus em cada um; exponencialmente intenso, porque é aberto à reciprocidade. Quando temos esse conceito de amor em nosso coração, orientamos para o bem todas as nossas escolhas.
Apolonio Carvalho Nascimento
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Criar uma atmosfera de família ao nosso redor - APOLONIO CARVALHO
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
2o. DOMINGO DA QUARESMA - PADRE GILBERTO KASPER
Inventar de tudo para amar - APOLONIO CARVALHO
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Refinar o amor mútuo - APOLONIO CARVALHO
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Deixar Deus intervir na nossa história - APOLONIO CARVALHO
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Cuidar do Padre humano
Cuidar do padre humano
Entre o ano de 2017 a 2018 tivemos morte suicida de 17 padres no Brasil. A sequência de suicídios de padres católicos chama nos atenção os varios motivos que os levaram a tirar a vida. Fiquei angustiado e preocupado com a morte do Mons. Orlando da diocese de Quixadá, ocorrido nesta sexta-feira, com quem tive um convivo pastoral em 2009. Meus sentimentos a toda diocese de Quixadá, a todo clero. A vida religiosa não dá superpoderes aos padres, pelo contrário, eles são tão falíveis quanto qualquer um leigo. Em muitos casos, a fé pode não ser forte o suficiente para superar momento difícil da vida. O psicólogo William Castilho, que vai estar em nossa diocese em julho deste ano, autor do livro “Sofrimento Psíquico dos Presbíteros“ destaca que: “o grau de exigência da Igreja é muito grande. Espera-se que o padre seja, no mínimo, modelo de virtude e santidade. Qualquer deslize, por menor que seja, vira alvo de crítica e julgamento. Por medo, culpa ou vergonha, muitos preferem se matar a pedir ajuda”. Além disso eu destaco que o excesso de trabalho, a falta de lazer, a perda de motivação pastoral e a falta de fraternidade presbiteral, são possíveis fatores que podem levar os padres ao suicídio. Segundo os psicologos nós padres diocesanos somos mais propensos a sofrer de estresse do que os religiosos que vivem reclusos. Um dos fatores mais estressantes da vida religiosa é a falta de privacidade. Não interessa se estão tristes, cansados ou doentes: os padres têm que estar à disposição dos fiéis 24 horas por dia, sete dias por semana, férias nem pensar, passeio nem se fala, descansar não faz parte da vida do padre.
Meus carissimos irmãos no sacerdócio cuidemos mais de nossa vida, de nosso bem estar, como tmb de nossos trabalhos pastorais. Aconselho- vos que devem pedir ajuda ao bispo sempre quando sentirem tensão psicológica ou esgotamento físico: “Os padres não estão sozinhos. Fazemos parte de uma família. E, nesta família, cabe ao bispo desempenhar o papel de pai e zelar pelas necessidades dos filhos”; Não se afastem do convívio clerical (amigo de um padre eh um outro padre); tire suas férias anuais; procure sempre fazer check-up médico; der prioridades as suas horas de descanso; intensifique sua orações pessoais; peçam sempre orações aos seus fiéis, cuide de si e do outro tmb.
Que Deus abençoe nossa vida sacerdotal, nosso clero de Brejo, nosso bispo dom Valdeci, nós que somos esses homens comuns, no corpo e na alma,
tão semelhantes a milhares de outros homens,
mas que possuímos uma marca, um sinal,
uma destinação honrosa e necessária para levar a salvação a todos q nos procuram! Homens acolhidos e ungidos por Deus!
Meus queridos padres somos uma só família!
Pe. James Teixeira da Costa
Diocese de Brejo
Deus se serve também de nós - APOLONIO CARVALHO
domingo, 18 de fevereiro de 2018
Familia
“O que é família?
Família não é um grupo unido por afinidades. Não se trata de pessoas que encontraram coisas em comum e dependem delas para se relacionarem.
Família é aceitação. Família é assimilação. Família é presente entregue em mãos.
Família é ter do que se lembrar. Convívio demorado. Vimos e fomos vistos. Do rosto de bebê até as espinhas que incomodam. É testemunhar fases.
Família é almoço na casa dos tios, bagunça no quintal da vó, é confusão no encontro dos primos.
Família é chorar perdas, rir nas conquistas e se ajudar quando o calo aperta.
Família é ter conflitos, decepcionar, não compreender e brigar.
Família é fazer da mesa um lugar para se discutir como os problemas dos outros poderiam ser facilmente resolvidos se ouvissem os nossos conselhos.
Família é o nome que falaremos quando nossos filhos pegarem os álbuns empoeirados perguntando: - Pai. Quem é este? Mãe? Quem é esta?
Família é uma casa na cidade. É um endereço na vida. É uma referência para jornada. Família é a voz que tenta nos convencer a seguir um caminho melhor.
Família é o amor que não nos abandona diante da nossa teimosia.
Família é o colo de Deus!!!”
Autor desconhecido
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
Ser distribuidor de alegria - APOLONIO CARVALHO
Evangelho de hoje
Evangelho (Mt 9,14-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração de sexta-feira
*_Oração da Sexta-Feira_*
*_Ore e Compartilhe_*
*_Pai!_*
_Toda força que tenho vem do Senhor! É de Suas mãos que recebo o alimento para meu corpo e meu espírito, é do Seu amor que tiro energia para caminhar adiante e saber que não preciso temer._
_Eu peço que o Senhor me ensine a renovar essa força, Pai! Me preenche com Seu poder, sopra sobre mim com ternura e confiança para que eu me sinta protegida e me lembre que sem a Sua luz eu não posso prosseguir._
*_Assim eu peço e agradeço em nome de Jesus!_*
*_Amém!!_*
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018
Pensar no bem do outro.- APOLONIO CARVALHO
Evangelho de hoje
Evangelho (Lc 9,22-25)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
Encorajar e consolar quem sofre - APOLONIO CARVALHO
14/02/18: Encorajar e consolar quem sofre.
terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
Apolônio de Carvalho
Viver a Palavra de Deus com coerência.
A Palavra de Deus deve ser vivida e produzir frutos. Nenhuma palavra pronunciada por Deus volta para Ele sem antes realizar a sua vontade e produzir os efeitos pensados por Ele. (Cf. Is 55,11) Ao viver uma só frase da Sagrada Escritura, descobrimos a sua imensa luz. Quando vivida com coerência, provoca mudanças em nossa vida e no mundo à nossa volta. Quanto mais a vivemos mais a compreendemos e a sua luz invade a nossa vida. Através da Palavra podemos selar um pacto de fidelidade com Deus e Ele corresponde com a sua graça. A Palavra não justifica comportamentos que se afastam da caridade. A caridade, por sua vez, é o farol que ilumina a Palavra e nos faz vivê-la com coerência.
Apolonio Carvalho
Boa terça de carnaval
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
Quaresma
Preste Atenção.. Vem Aí o Período de Quaresma.. Para os que vão ficar 40 dias Sem Beber.. Comer Chocolate, Sem Refrigerante, Sem fumar, sem fofocar e Etc... de nada adianta isso Para Ser Uma Pessoa Melhor...
Aí Vai a Lição do Papa Francisco:
Para a Quaresma o Papa Francisco propõe 15 simples atos de caridade que ele mencionou como manifestações concretas de amor:
*1. Sorrir, um cristão é sempre alegre!
*2. Agradecer (embora não “precise” fazê-lo).
*3. Lembrar ao outro o quanto você o ama.
*4. Cumprimentar com alegria as pessoas que você vê todos os dias.
*5. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor.
*6. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de você.
*7. Animar a alguém.
*8. Reconhecer os sucessos e qualidades do outro.
*9. Separar o que você não usa e dar a quem precisa.
*10. Ajudar a alguém para que ele possa descansar.
*11. Corrigir com amor; não calar por medo.
*12. Ter delicadezas com os que estão perto de você.
*13. Limpar o que sujou, em casa.
*14. Ajudar os outros a superar os obstáculos.
*15. Telefonar ou Visitar + Seus Pais.
O MELHOR JEJUM
• Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.
• Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.
• Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência.
• Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.
•Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
• Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida.
• Jejum de tensões e encher-se com orações.
• Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria.
• Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros.
• Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação.
• Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros... Repasse, Vai Ajudar Muitas Pessoas.
domingo, 11 de fevereiro de 2018
sábado, 10 de fevereiro de 2018
Apolônio de Carvalho
Estar abertos aos imprevistos.
Quem deseja cumprir a vontade de Deus deve entender que nem sempre ela coincide com a nossa, mas pode se manifestar de forma imprevista como algo que muda totalmente nossos planos. Devemos ser disciplinados para cumprir bem as nossas obrigações, porém, não devemos cair no erro de sermos irredutíveis. Uma mudança de programa pode proporcionar um grande bem e servir de estímulo à criatividade. O que não pode faltar em tudo o que fazemos é o amor. Horário, prazo, duração, isso tudo é ajustável. O amor nos leva a ser maleáveis, tolerantes, pacientes. E nos dá uma grande capacidade de adaptação às mudanças e imprevistos. Hoje, lembremos da vontade de Deus circunstancial, que se manifesta nova no momento presente.
Apolonio Carvalho
Bom dia
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
Apolônio de Carvalho
09/02/2018
Corrigir-se por amor.
A correção é uma coisa boa quando começa por nós mesmos. Devemos refletir sobre nossos defeitos e limitações, mas seria improdutivo querer eliminá-los um a um de forma sistemática. Uma estratégia melhor seria procurar desenvolver em nós as virtudes. Praticá-las no dia a dia, sentindo seus efeitos benéficos em nossa vida. Depois de um certo tempo, perceberemos que muitos defeitos desapareceram. É mais vantajoso cultivar virtudes do que combater defeitos. A motivação para essas mudanças deve ser sempre o amor. Corrigir-nos por amor. Paciência, perseverança, humildade, sinceridade, misericórdia, mansidão, bondade, pureza de coração, generosidade e muitas outras. Uma por uma, dia após dia. Que no final deste dia possamos oferecer a Deus um monumento de virtudes, construído com nosso esforço e com Sua ajuda.
Apolonio Carvalho Nascimento
Bom dia
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS - PADRE GILBERTO KASPER
VIVER O AMOR MÚTUO - APOLONIO CARVALHO
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
SACIAR OS OUTROS COM O AMOR - APOLONIO CARVALHO
07/02/18: "SACIAR OS OUTROS COM O AMOR"