segunda-feira, 16 de outubro de 2017

AMAR SEMPRE - APOLONIO CARVALHO


13/10/17  AMAR ATÉ O FIM
Jesus amou até o fim. O seu amor, que chegou ao cume, foi um amor extremo. Por isso Ele foi capaz de vencer até mesmo a morte e ressuscitou vitorioso. Nada pode nos deter se amarmos. Nenhuma barreira será intransponível, nenhum obstáculo insuperável, nenhum lugar será longe demais e não haverá sofrimento sem fim, porque o Amor vence tudo. Não devemos pôr limites ao amor, sobretudo não limitá-lo aos afetos humanos. Os afetos e sentimentos são apenas vernizes, que se desgastam com o tempo. O amor verdadeiro se renova em Deus a cada instante. Quem ama até o fim ama sem medidas, aliás, ama com a medida extrema que é maior que todos os sentimentos, pois está pronto a dar vida por amor ao irmão.

Apolonio Carvalho 


14/10/17: ASSUMIR COMO PRÓPRIOS OS INTERESSES DO PRÓXIMO

Em outras palavras, essa é a mesma estratégia usada pelo apóstolo Paulo, o "Fazer-se um". (cf. 1 Cor 9,19-23) Amar o outro como ele gostaria de ser amado, como ele precisa ser amado naquele momento. Podemos "fazer-nos um" com o próximo em tudo, exceto no pecado. Devemos dar o testemunho da verdade e, algumas vezes, amar significa dizer "Não", significa ir contra a corrente do mundo. O interesse do próximo que devemos assumir como próprio é aquele que lhe faz bem, que o eleva à condição de filho de Deus, que o faz ser uma pessoa melhor e que lhe traz a verdadeira felicidade. A necessidade do outro é minha, porque nós somos uma coisa só, porque o outro está em mim e eu nele e porque Deus está em todos nós.

Apolonio Carvalho Nascimento
16/10/17, 08:22 - ‪+55 16 98165-8301‬: D​AR A VIDA NAS PEQUENAS COISAS​

Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes. (Lc 16,10)
Não devemos esperar uma grande ocasião para demonstrar um amor heróico, devemos amar nas pequenas coisas do quotidiano, com gestos simples como uma palavra amiga, uma escuta atenta, oferecendo ajuda nas tarefas domésticas, pegando a caneta do colega que caiu, enfim, na simplicidade do dia a dia.
Em cada pequeno gesto podemos colocar a intensidade do amor de quem está pronto a dar a própria vida pelo irmão.
Dar a vida nas pequenas coisas não é morrer por alguém, mas viver por cada um.
Apolonio Carvalho 


16/10/17 Esforçar-se para amar sempre.

Para amar, quando amar significa servir, não depende de tempo nem de boa ocasião, não depende de sentimentos nem de afinidades, depende apenas de decisão. Eu quero, eu posso amar. Esforçar-se para continuar amando quando o cansaço se fizer sentir, quando a saúde faltar ou quando o desânimo for mais forte que a vontade. Esforçar-se para amar quando a incompreensão nos atinge, quando forças contrárias ao bem quiserem nos bloquear ou quando formos vítimas da traição. Esforçar-se para amar quando nos sentirmos imobilizados pela maldade que nos circunda e quando nos identificarmos com Jesus crucificado e abandonado, que mesmo chagado e sofredor, perdoou a todos, acolheu o bom ladrão, confiou sua mãe a João e, por fim, entregou seu espírito nas mãos do Pai. O amor constante e total leva sempre à ressurreição.

Apolonio Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário