segunda-feira, 31 de julho de 2017

Boa noite

Maravilhosas são suas obras

Acordar

Acordar

Rosa verde

Rosa verde

PEREGRINAÇÃO 30/07/17 CAVALEIROS DE SANTA ÂNGELA







Relato do roteiro da viagem pelo nosso presidente Gilmar Hamilton: Saímos às 8 fomos por Serrana, Altinópolis e chegamos a  Sto. Antônio da alegria exatamente as 9 e 5. Da matriz fomos conduzidos por  irmão até um posto de gasolina na saída para Cássia onde chegamos exatamente na hora que o Padre Matheus fazia a abertura da missa de São Cristóvão no pátio. No término ele solicitou no microfone que fôssemos os batedores até a matriz. Depois de abençoados juntamente com a caravana, fomos a uma fábrica de doces..saímos então pela vicinal rumo a Cássia e Cajuru. Seguimos a Sta. Cruz da Esperança onde almoçamos na praça, local do evento. Dois novos irmãos, Emerson e Prates, juntamente com sua esposa Fátima foram conosco. barriga cheia pé na areia...na entrada de Ribeirão nos despedimos...

TUDO ISSO COM AS BENÇÃOS DE SANTA ÂNGELA

PARÓQUIA SANTA ÂNGELA - programação




sexta-feira, 28 de julho de 2017

DEUS NOS AMA INTENSAMENTE


Crer que Deus nos ama imensamente

O amor se revela a quem vive o amor. Tudo começa pelo desejo de amar, pois a percepção da realidade à minha volta depende dos anseios que trago dentro de mim. Se anseio pelo amor, a minha inteligência o conhece; se o busco, alcanço a sua ciência; se suplico a sua assistência, a sua sabedoria me ilumina; se me sinto vulnerável ou fracassado, sua presença me fortalece; se tenho dúvidas, o seu conselho me guia; se estou unido a ele, a sua piedade me transforma; se obedeço os seus mandamentos, meu temor se reverte em mais amor. Não basta crer que Deus existe, devo crer que Deus me ama infinitamente desde sempre e para sempre. Deus me ama de modo incondicional, mas para que esse amor seja visível e se manifeste, devo dar a minha contribuição, devo amar. "Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele."(Jo 14,21)

Apolonio Carvalho



COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS - PADRE GILBERTO KASPER

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS
DÉCIMO-SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM  

Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!
Maravilhosos são os vossos testemunhos,
Eis por que meu coração os observa.
Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,
Ela dá sabedoria aos pequeninos” (cf. Sl 118).


            Refletiremos a Palavra viva do Pai, que é Jesus, do Décimo-Sétimo Domingo do Tempo Comum, que continua a nos falar dos segredos do Reino dos Céus.

            A Palavra de Deus deste domingo leva-nos a encontrar os verdadeiros tesouros do Reino de Deus. Somos convidados a entrar na posse do tesouro escondido, centrando nele o projeto de nossa vida e escolhendo entre coisas novas e velhas.
           
Salomão pede sabedoria para governar e julgar com justiça; Paulo nos diz que Deus convida a todos os seres humanos a fazer parte de sua grande família e Jesus nos ensina que o seu reino deve ser nossa principal preocupação.
           
A sabedoria é necessária aos governantes para bem servirem o povo. É necessário investir com decisão no reino dos céus. Deus, artesão perfeito, fez de nós uma obra-prima.
           
Insisto em diferenciar o sabido do sábio! Sabido é quem possui uma avalanche de informações, sem saber administrá-las. Tais informações podem levar a pessoa ao “oco”, ao “nada”, ao “superficial” e “aparente”. Já o sábio, mesmo sem diploma nenhum, é aquele que acolhe, compreende e vive a sabedoria divina! É exatamente o que o Rei Salomão pede a Deus. Como nosso mundo seria diferente, se deixássemos Deus, nosso Criador, respirar nas entranhas de nossa intimidade. Se deixássemos os dons do Espírito Santo agir em nossas escolhas. Muitas vezes tem-se a impressão de que a pessoa tem a arrogante pretensão de querer ser deus sobre o Criador e até chega a convencer-se de que consegue manipular e “barganhar” o Espírito Santo. Tais pretensões, chamamos de “politicagem daqui e dali”, em instituições familiares, comunitárias, sociais, políticas e nem por último eclesiais, o que naturalmente é  desastroso, quando não pecaminoso.  Mas o que não é Deus cai. Um dia cai e cai feio. O grande convite, portanto, é deixar Deus agir em nós, esvaziando-nos de qualquer ganância prestigiosa e elogiosa. Gosto demais de rezar o terço com o povo simples, que às quatro horas da madrugada, ligado na Rádio Aparecida, retransmitida pela Rádio CMN 750-AM de Ribeirão Preto, reza por tantas necessidades e por tantos que além de não rezarem, ainda os ridicularizam. Esse povo, na minha modesta opinião, é verdadeiramente sábio e não simplesmente sabido.

            Para Deus, os pobres e desprotegidos são seu tesouro. Por este tesouro ele investiu o melhor de si, isto é, seu próprio Filho que se fez pobre com os pobres. Aí está o tesouro da sabedoria de Deus, o segredo de seu Reino, infinitamente mais valioso do que todos os poderes e riquezas deste mundo.
           
Então, qual é o Reino de Deus hoje? Aquilo que queremos ter em nosso poder, aquilo que com tanta insistência agarramos e procuramos segurar? Nossas posses, privilégios de classe, status etc.? Ou não será antes a participação na comunhão fraterna, superar o crescente abismo entre ricos e pobres e transformar as estruturas de nossa sociedade, para que todos possam participar da construção do mundo e da História que Deus nos confia?
           
A verdade é que cada pessoa, mais cedo ou mais tarde, em algum dia, terá, obrigatoriamente, que se desfazer de tudo, até mesmo da vida. É o dia em que vamos morrer. Naquela hora derradeira, faremos a experiência de total pobreza: experiência de não sermos, de fato, donos de nada, nem mesmo da vida. Suprema hora em que todo poder, orgulho, vaidade, apego necessariamente caem por terra. Hora, portanto, da suprema e bem-aventurada chance de, no vazio de nós mesmos, Deus ser tudo em nós.

            Pouco tempo antes do Padre Léo da Canção Nova falecer, encontrei-me com ele no aeroporto de Navegantes (SC). Ele viajava de Brusque e eu de Blumenau para São Paulo. Tive o privilégio de viajar ao lado dele e, o que me marcou profundamente foi a seguinte frase dele:

“Padre Gilberto, antes de adoecer e chegar a este estágio de minha fase terminal da doença, já aguardando o dia de ver Deus face a face, sempre tive muita dó dos pobres. Hoje, fazendo a experiência da enfermidade que me consome tão rapidamente, passo a ter dó dos ricos. Você já imaginou a hora em que tiverem de deixar tudo para trás?”

            Já antes, quando num velório, eu me imaginava confinado naquele pedaço de madeira, pensava como ele. Depois deste encontro com o Pe. Léo ficou ainda mais intensa a reflexão: no dia em que meu nome ecoar na eternidade, não terei como não ir. E irá comigo somente aquilo que fui e, nada do que possuí. O que tive, ficará para trás.
           
Que meu tesouro seja de valores essenciais: amor gratuito, verdade, justiça, liberdade e paz! O resto é apenas resto!...

Desejando-lhes muitas bênçãos, com ternura e gratidão, o abraço amigo,
Pe. Gilberto Kasper

(

           


VIVER A PALAVRA PRATICAR O PERDÃO E DOAR OS PRÓPRIOS TALENTOS




Testemunhar a Palavra de Deus com a nossa vida

Viver a Palavra. Não podemos lembrar da Palavra de Deus somente em alguns momentos de nossa vida, por exemplo, quando vamos à Igreja. A Palavra deve se tornar vida em nossa vida, em todas as expressões do nosso quotidiano, em família, no trabalho, na escola, com os amigos, em todos os lugares, em todas as situações. Evangelizar não é tanto ensinar a Palavra, mas antes de tudo testemunhá-la transformando-a em vida. Viver um amor genuíno para com os irmãos, saber perdoar, acolher a todos sem distinção, enfim, viver o amor em sua totalidade. Quando coloco em prática uma só frase do Evangelho como por exemplo, "Perdoar setenta vezes sete", vivo todo o Evangelho. Para amar a Deus devo amar o próximo, assim cumpro toda a lei de Deus, todas as leis civis, todas as regras e toda ética, pois quem ama não comete transgressões. Quem ama não peca.

Apolonio Carvalho 



quinta-feira, 27 de julho de 2017

FESTIVAL SANTA CECÍLIA

https://www.youtube.com/embed/S2dCsrQL8s0

festival Santa Cecília - prazo de inscrição 31/07 - o tempo está se esgotando...

DIA DO MOTOCICLISTA



NOSSO GRUPO PARABENIZA TODOS OS MOTOCICLISTAS DO BRASIL

BENÇÃO DOS MOTORISTAS - PADRE GILBERTO


Pe. Gilberto Kasper



Pensei como agradecer a todos que nos ajudaram a benzer os Motoristas no dia a eles dedicado, na Memória de São Cristóvão, no último dia 25 de Julho diante da Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres, na movimentada Avenida Saudade, nos Campos Elíseos em Ribeirão Preto. A TRANSERP, a GUARDA MUNICIPAL que deram total cobertura, às Pupilas de nossa Reitoria e à Imprensa que se fez presente tanto para divulgar, como para registrar nosso evento. Mesmo que palavras sejam demasiadamente pouco, faço-o através deste espaço que nos é cedido semanalmente com tanta generosidade. A todos nossa gratidão, pelos aproximadamente cinco mil veículos abençoados.
            Já há algum tempo observo temerosamente o desrespeito com os sinais de trânsito, a começar pelos semáforos. Nunca se desrespeitou tanto o sinal vermelho. O mesmo acontece com as vias preferenciais. Sobretudo em nossos bairros residenciais não se tem o mínimo de segurança em transitar, sem parar, mesmo estando na via preferencial. É bem verdade que criticamos os milhares de buracos em nossas vias públicas, mas precisamos admitir que a sinalização não esteja tão ruim assim. Há sinais de “Pare” em postes e no próprio asfalto, que são simplesmente ignorados. E os motoristas falando ao celular? Durante as seis horas em que ficamos diante da Igreja Santo Antoninho, benzendo motoristas e pedindo por um trânsito mais educado e civilizado, contamos centenas de pessoas dirigindo e falando ao celular simultaneamente. O que estará acontecendo com nosso povo? Embora acolhedor e hospitaleiro, se comporta egoísta e irresponsável, quando não violento no trânsito.
 Não é minha intenção determinar razões para os Sinais de Trânsito em Crise, tampouco redefinir Leis de Trânsito, mas convido a cada leitor a examinar seu comportamento e os motivos que o levam a colocar sua vida e a dos outros em risco. Certamente o problema não estaria nos exames de Habilitação, que já superou as tais “cartas de motoristas” recebidas em cestas de café-da-manhã, como presente de aniversário de alguns, economicamente, privilegiados ou simplesmente criminosos. Ou a compra de Habilitação não é crime?

            Saibamos renovar nossos bons propósitos de respeitar-nos com educação e ternura, especialmente com maior respeito no trânsito. Não façamos de nossa condução mais uma arma mortal, numa cidade onde mais de três mortes diárias são contabilizadas no trânsito violento!

A BÍBLIA DIZ


MENSAGEM DO NOSSO GRUPO. VIVER COM AMOR É O QUE A BÍBLIA DIZ

TRABALHO VOLUNTÁRIO



 "Trabalho voluntário não é coisa de gente santa. Não é para quem quer mudar o mundo ou ser bem visto. Trabalho voluntário é para quem quer mudar a si mesmo e está disposto a aprender por meio do contato com novos mundos. É uma excelente ferramenta de empatia, onde o aprendiz ensina mais que o professor. Voluntariar é transbordar de tanto aprendizado e gratidão, é superar dores e desafios inimagináveis, porque vê na história do outro as bênçãos da própria vida. A nossa maior ligação é humana, feita de respeito e gentileza. Onde existem voluntários, existe a mistura das cores, das classes, das crenças e de passados. A curiosidade pelo outro alimenta a nossa alma sedenta por sentimentos reais! Voluntariar é doar amor para curar a dor do outro, e sem saber, descobre que esse é o remédio para curar a nossa própria. Em todos esses mundos eu encontrei um olhar de gratidão profundo, desses que desconstroem quem achávamos que éramos e faz renascer quem realmente queremos ser nesse mundo!!"


terça-feira, 25 de julho de 2017

SEJA SEMPRE VERDADEIRO



Jamais engane os outros, para não ser enganado. 
Seja sempre verdadeiro. 
Não minta, para que sua consciência permaneça tranquila e seu sono seja calmo. 
Fuja do remorso e não prepare para si mesmo um futuro doloroso, pois nada torna uma pessoa tão infeliz quanto o sentir que ninguém mais confia nela. 
Seja sempre verdadeiro e há de angariar muitos amigos leais e sinceros.

Bom dia!


DESCOBRIR A PRESENÇA DE DEUS


Descobrir a presença de Deus

Deus é onipresente, isto é, está em todos os lugares. Porém, perceber a sua presença depende de um ato interior, pois o homem tem a liberdade de negar Deus e excluí-Lo de sua vida. O seu amor por nós é tão imenso que Ele nos dá a oportunidade de escolhê-Lo ou não. Portanto, se não o escolhemos, nunca perceberemos a sua presença. Descobrimos a sua presença primeiramente dentro de nós, em nosso coração, na nossa capacidade de amar e na nossa consciência; depois, como consequência, descobrimos a sua presença no próximo, no irmão que amamos e que nos retorna o mesmo amor. No amor mútuo descobrimos a sua presença entre nós. Ele está na sua Palavra vivida, nos seus ministros e apóstolos; Ele está também na Eucaristia, no pão repartido na mesa da comunhão. Ele está em todos os lugares, mas só o descobre quem o busca com os olhos do amor.

Apolonio Carvalho 



segunda-feira, 24 de julho de 2017

ORAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO


BÊNÇÃO DOS MOTORISTAS
Dia 25 de Julho
Memória de São Cristóvão, Protetor dos Motoristas!
Diante da Igreja Santo Antoninho
Das 08 às 14 horas!
Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres.
Av. Saudade, 202 – Campos Elíseos.
Ribeirão Preto – SP
Pe. Gilberto Kasper

Reitor

BENÇÃOS DOS VEÍCULOS E MOTORISTAS

AMAR COM ALEGRIA - APOLONIO CARVALHO


 Amar com alegria

Quando fazemos a vontade de alguém por quem sentimos um grande afeto, sentimos uma alegria especial em ver a satisfação daquela pessoa. No entanto, se quisermos sentir a plenitude da alegria, devemos alargar esse amor a todas as pessoas. Amar a todos, prontos a servir, dispostos a dar a nossa vida por cada um e experimentar a verdadeira alegria. Jesus fez muitas promessas boas a quem vive o amor de modo irrestrito indo além da própria dor pessoal, mas prometeu também uma alegria que ninguém poderá tirar do nosso coração. (Cf Jo 16,22) Quem ama nada perde e tudo ganha, nada rejeita e tudo suporta, não se desespera e crê sempre, porque entende, conhece e sabe de onde vem a sua força e a sua alegria.

Apolonio Carvalho 

Amar começando pelas pequenas coisas

Mesmo tendo no coração a sincera intenção de amar, podemos cair na tentação de idealizar esse amor e querer começar com um gesto grandioso, heroico, que tenha uma certa visibilidade. Isso sereia vanglória e não amor. Quem ama com o verdadeiro espírito de serviço, começa pelas pequenas coisas, aquelas que do ponto de vista humano parecem insignificantes. Emprestar uma caneta, apanhar um objeto do chão, oferecer o lugar para sentar ou ceder o lugar na fila do banco. Fazer pequenos favores sem esperar nada em troca é uma atitude fundamental para se viver a arte de amar. O mais alto valor do amor para Jesus está na sua gratuidade e não na sua grandiosidade. "Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas mas as faça bem."(Francisco de Assis)

Apolonio Carvalho


sexta-feira, 21 de julho de 2017

RESPONDER ÀS OFENSAS COM PERDÃO




Responder às ofensas com o perdão

Resumindo em poucas palavras como um cristão deve agir quando é ofendido: perdoar setenta vezes sete, oferecer a outra face, fazer o bem a quem nos faz o mal, orar por quem nos odeia, perdoar assim como Deus nos perdoa. Ao escrever isso, parece-me ouvir também os comentários: É difícil! É impossível! Não consigo! O próprio Jesus nos desafia dizendo: Se amais somente os que vos amam, que fazeis de extraordinário? Não fazem assim também os publicanos e pecadores? Portanto, sede perfeitos assim como o vosso Pai celeste é perfeito. (cf Mt 5, 46-48) Jesus fala aqui de perfeição. Essa é a perfeição da caridade, do amor vivido até às últimas consequências. O efeito é algo inusitado e fantástico: paz interior, segurança, fé inabalável e felicidade. Façamos essa experiência nesse dia e veremos o resultado dentro e fora de nós.

Apolonio Carvalho 



quinta-feira, 20 de julho de 2017

PAPA FRANCISCO - ABRAÇO DO AMIGO


O ABRAÇO FRATERNAL E AMIGO DO PAPA FRANCISCO........NOSSO AMIGO

20 DE JULHO DIA DO AMIGO

Origem

Durante o século XXI, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.
A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.
Na Argentina, a data foi criada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

Resolução das Nações Unidas

Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se reconheceu "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e quase todos os países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.

Brasil

No Brasil, apesar de não ser instituído por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.

TER UM CORAÇÃO PURO E SIMPLES


Ter um coração puro e simples

"Bem aventurados os puros de coração porque verão a Deus."(Mt 5,8) Nós somos puros de coração, quando não temos segundas intenções, quando não fazemos o bem pensando em receber algo em troca, quando amamos gratuitamente e não julgamos o outro por não corresponder. Um coração puro não tem pretensões e não tem predileções, mas ama a todos igualmente. Um coração puro e simples, não espera ser amado, mas toma a iniciativa amando sempre por primeiro. Quem é puro de coração, vê a Deus. Não apenas quando chegar no céu, mas o vê agora. Em cada irmão que encontra e reconhece a Sua presença, em cada dor que lhe perpassa a alma ele vê Deus que o ama e purifica ainda mais o seu coração, em cada alegria que lhe invade ele vê Deus que o ama e o consola. Feliz o puro de coração porque a sua recompensa é o próprio Amor.

Apolonio Carvalho



COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS

COMENTANDO A PALAVRA DE DEUS
 DÉCIMO-SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Meus queridos Amigos e Irmãos na Fé!
“Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida.
Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício
e dar graças ao vosso nome, porque sois bom” (Sl 53,6.8).
  
            A Palavra de Deus do Décimo-Sexto Domingo do Tempo Comum encaminha-nos à Paciência de Deus para com a Humanidade! A Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã nos ajuda a penetrar nos pensamentos de Deus, com frequência, bem diferentes dos nossos. Na liturgia deste domingo, o Pai paciente e misericordioso vem em nosso auxílio para que, embora convivendo com o joio, não desistamos da construção do seu reino.
            Deus espera pacientemente a conversão do pecador. Orando no Espírito como filhos e filhas de Deus, deixamo-nos iluminar pela sua palavra, que não nos permite julgar e agir precipitadamente.
            O poder de Deus se mostra na capacidade de perdoar. Devemos aprender com Jesus a ser pacientes e perseverantes na construção do reino. O Espírito Santo nos auxilia em nossas fraquezas.
            Apesar de nossas infidelidades, Deus é paciente conosco. Pelo memorial do amor de Cristo, o Pai continua demonstrando sua confiança de que nosso joio não sufocará a boa semente do reino.
            Embora criaturas prediletas de Deus, porque criados à Sua imagem e semelhança, temos nossas imperfeições. Não há quem seja totalmente bom ou totalmente mau. Temos nossos defeitos e qualidades; nossas virtudes e pecados. Gosto de pensar que não são nem pecados e nem boas ações que nos levarão diante de Deus, porém, o esforço que empreendermos para sermos bons. O querer ser sempre melhor hoje do que ontem, parece-me ser nossa tarefa. Não me refiro a ser melhor do que os outros, mas ser bondoso. Talvez sejamos convidados a perguntar-nos ao que mais nos identificamos em nossas relações humanas? Ao Joio ou Ao Trigo?
            Somente quem faz a experiência da bondade, sabe o quanto é bom ser bom!
            Muitas vezes nos deferimos o direito de julgar, condenar e determinar a sentença sobre os outros. Isso só Deus tem direito de fazer. Ninguém tem o direito de ser “deus” sobre o outro. Porém, todo cristão tem o dever de ser bom, humilde e misericordioso para com o outro. Por isso, é preciso aprender de Deus a PACIÊNCIA que Ele tem para conosco. Quantas vezes escondemos nossos erros atrás dos erros dos outros? Ser joio significa ser diabólico e ser trigo, significa ser angelical em nossas relações. É muito frequente entre nós, os cristãos, falarmos mal dos erros dos outros, difamando-os. Feio mesmo é quando escondemos nossas fraquezas e incapacidades atrás dos deslizes dos outros. Há quem não consegue alegrar-se com o êxito alheio e deixa, por isso, corroer-se pela inveja, que é um mal horroroso entre nós. Oxalá busquemos na força dos dons do Espírito Santo, o êxito de nossa conversão, coerência e misericórdia para com quem nos magoa, surra, machuca ou prejudica. Não acredito que “perdoar é esquecer”; antes, “perdoar é lembrar sem rancor, sem mágoa, com coração misericordioso e tomado de paciência para com quem pecou!...” Quem esteve atento às Homilias do Papa Francisco nas Celebrações da Casa Santa Marta em Roma, deverá ter ouvido iguais alocuções. Há muitos anos tenho insistido na necessidade de superarmos, principalmente a Inveja Clerical para sermos melhores servidores do Senhor!
            A Palavra viva de Deus, que é Jesus mesmo, vem iluminar uma série de questões que nos colocamos com frequência e que, com certeza, eram propostas no tempo em que foi escrito o evangelho: Por que o bem e o mal se apresentam juntos? Por que é que Deus permite que haja imperfeição, o mal, o pecado, mesmo nas Comunidades mais perfeitas? Com todos os meios deixados por Cristo para atingir a perfeição, por que tantos maus discípulos?
            Basta olhar um pouco a realidade que nos cerca: injustiças, corrupção, violência, miséria, fome, doença, morte, para sentir logo os desafios que a vida apresenta. E mesmo que nos joguemos com toda generosidade no trabalho pastoral, constatamos que nossos esforços tantas vezes trazem poucos frutos e muitas desilusões. E acabamos perguntando: Por quê? Vale à pena? Por que Deus não se manifesta de forma mais incisiva? Se a causa do Reino é justa e válida, porque é tão difícil mudar as estruturas? Será que nossas pastorais são estéreis, frutos de nossa ilusão? A Palavra de Deus deste domingo poderá ajudar-nos a ver, julgar e agir melhor, fortalecendo nossas opções em favor da liberdade e vida. O Espírito vem socorrer nossa fraqueza, tornando-se a súplica de quantos lutam por um mundo melhor.
            Quando Jesus fala do joio semeado pelo inimigo no meio do trigal, ele se refere às pessoas e estruturas injustas que crescem junto com a semente do Reino.
            Temos muito a aprender com a paciência de Deus. Ele não é apressado. Ele é calmo, tranqüilo, não se estressa. Ele dá um tempo. Nós é que somos impacientes, intolerantes, dominadores para com os outros, cobrando resultados imediatos. Deus é diferente. Deus tem tanto poder, que ele domina a si mesmo... Não é escravo de seu próprio poder. Sabe governar pela paciência e o perdão. Seu reino é amor, e este penetra aos poucos, invisivelmente, como o fermento. Impaciência em relação ao Reino de Deus é falta de fé. O crescimento do Reino é mistério, algo que pertence a Deus.
            A Palavra nos mostra o grande respeito que Deus manifesta pela liberdade das pessoas. Deus semeia o bem no campo do mundo. Mas não força ninguém a receber o presente. Deixa conviver o mal com o bem. Existe um desenvolvimento, um crescimento. Este fenômeno verifica-se não só dentro da Comunidade. Existe também dentro de cada pessoa. Importa que cultivemos com paciência o bem. Ele não se impõe. É como o grão de mostarda. Pequenino, vai se desenvolvendo e aparece como arbusto vistoso. O bem é comparado ainda ao fermento que, invisível, acaba transformando toda a massa. Assim é o Reino de Deus. Não se impõe de fora, mas age a partir de dentro, pela ação do Espírito Santo.
            Insisto comigo mesmo que obtenhamos frutos saborosos em nossas relações humanas e diante de Deus, no uso do dom gratuito da liberdade, esforçando-nos pela conquista da CONVERSÃO, COERÊNCIA e BOM SENSO sempre!
            Desejando-lhes muitas bênçãos, com ternura e gratidão, o abraço amigo,
Pe. Gilberto Kasper
(Ler Sb 12,13.16-19; Sl 85; Rm 8,26-27 e Mt 13,24-43)
Fontes: Liturgia Diária da Paulus de Julho de 2017, pp. 80-83 e Roteiros Homiléticos da CNBB do Tempo Comum I (Julho de 2017), pp. 41-44.


            

quarta-feira, 19 de julho de 2017

O QUE VOCÊ DIRIA?


*O que você diria ao despertar pela manhã?*

*Moisés diria:*
"Senhor se sua presença não estiver comigo, não sairei daqui"  
Êxodo 33.15

*Abraão diria:*
"O Senhor proverá"
Gênesis 22.8

*Jacó diria:*
“Não te deixarei antes de me abençoar” 
Gênesis 32.26

*Josué diria:*
“Eu e minha casa serviremos ao Senhor" 
Josué 24.15

*Samuel diria:*
“Fala Senhor que o teu servo ouve" 1 Samuel 3:9

 *Neemias diria:*
“A alegria do Senhor é a minha força" Neemias 8.10

 *Davi diria:*
“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" e
 "Esse é o dia que o Senhor preparou para nós, alegremo-nos e exultemos nele" Salmos 23 e 118.24

 *Salomão diria:*
“Confie no Senhor de todo coração e não se apóie na sua própria inteligência "Provérbios 3.5

 *Isaías diria:*
"Levanta- te e resplandece, pois a glória do Senhor está sobre sua vida " e "Nenhuma arma forjada contra mim prosperará" Isaías 60.1 e 54.17

 *Jeremias diria:*
" O Senhor tem grandes planos para nossas vidas, planos de Paz e não de guerra."Jeremías 29.11

*Ezequiel diria:*
"Cada osso seco em minha vida, viverá"Ezequiel 37

*Jonas diria:*
"Em minha angustia clamarei a ti e  tu me responderas" Jonas 2.1-2

*Pedro diria:*
“colocarei minha angustia sobre o Senhor, porque ele cuida de mim " 1 Pe. 5.7

*Paulo diria:*
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece "
Filipe. 4.13 

*😇E você, o que diria?*

Nosso grupo diz:  Que o Senhor te abençoe, te proteja e te guarde de todo o mal.



9o. ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS DE SERTÃOZINHO/SP


NESTE DOMINGO ACONTECE O 9o. ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS EM SERTÃOZINHO. PARTICIPE E PRESTIGIE O ANTIGOMOBILISMO.

ATENÇÃO PARA COM OS EXCLUIDOS


Demonstrar atenção para com os “excluídos”

Quando pensamos em excluídos lembramos pessoas em situação de rua, moradores de favelas, pessoas sem teto e sem terra, sem direito a ensino e trabalho digno, etc. Será que no meu dia a dia eu excluo alguém? Cada vez que fico indiferente a uma situação de exclusão, sou eu que estou excluindo aquela pessoa. Cada vez que não dou a devida atenção a quem procura a minha ajuda, quando não sei o nome do porteiro do condomínio onde vivo nem o que se passa em sua vida, quando viso somente o lucro ou uma vantagem pessoal, estou excluindo alguém. Procuremos saudar a todos com um sorriso acolhedor, interessar-nos pelas pessoas e compartilhar suas vidas, sermos mais disponíveis em casa, no trabalho, na rua, em todos os lugares. Demonstremos amor e atenção a todos, mas de modo especial por quem, de algum modo, se sente "excluído".

Apolonio Carvalho



terça-feira, 18 de julho de 2017

BENÇÃOS DOS MOTORISTAS

 A BÊNÇÃO DOS MOTORISTAS NA SANTO ANTONINHO!


Pe. Gilberto Kasper


Mestre em Teologia Moral, Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Docente e Coordenador da Teologia na Associação Faculdade de Ribeirão Preto do Grupo da UNIESP S.A., Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Assessor da Pastoral da Comunicação, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Na próxima terça-feira, dia 25 de Julho, a Igreja celebra a Memória de São Tiago Maior, Apóstolo e Evangelizador. Filho de Zebedeu e irmão de João, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de alguns acontecimentos importantes da vida de Jesus e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É tido como o primeiro evangelizador da Espanha.
            Celebraremos a Festa de São Tiago na Igreja Santo Antoninho às 7 horas e 30 minutos. Logo a seguir, entre 8 e 14 horas, diante da mesma, na Avenida Saudade, 202, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, ofereceremos a bênção aos Motoristas que desejarem.
            É, também, a Festa de São Cristóvão, Protetor dos Motoristas, o que nos motiva a benzer todos os Motoristas e suas conduções diante da Igreja Santo Antoninho, na Avenida Saudade, 202 entre as Ruas Minas e Rio de Janeiro nos Campos Elíseos em Ribeirão Preto.
 Este gesto da Bênção dos Motoristas nos remete a pedir maior zelo, cuidado e proteção para o trânsito de nossa cidade, um dos mais violentos do Interior de São Paulo. É um grito por maior civilidade, educação e cavalheirismo entre os transeuntes de nossa malha viária. Não cansamos de afirmar com muitos sociólogos, que o trânsito de uma cidade demonstra o grau de educação de seus cidadãos. Perguntemo-nos: somos um povo educado ou violento, estressado e egoísta, enquanto disputamos espaço em nossas avenidas e ruas? Em apenas uma semana, nas proximidades de nossa Santo Antoninho, foram atropeladas quatro senhoras por motociclistas. Uma faleceu, as outras continuam machucadas. Não passamos um único dia, sem sabermos a notícia de um número razoável de acidentes, provenientes de imprudência, pressa, falta de respeito para com os outros. A disputa entre motociclistas, transporte coletivo agressivo e demais conduções torna-se um terror psicológico a pedestres que, tampouco utilizam das faixas a eles reservadas. Transitam entre conduções que nem sempre os avistam. Se contarmos os que desrespeitam os semáforos ou as vias preferenciais, levantamos as mãos para o alto, por não termos ainda mais acidentes fatais!
            Todos se sintam convidados a humanizar mais nosso trânsito, cada um de acordo com sua parcela de responsabilidade. Na Festa de São Cristóvão, Protetor dos Motoristas, recebendo a bênção na Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres, saibamos renovar de verdade este bom propósito!


 BÊNÇÃO DOS MOTORISTAS
Dia 25 de Julho
Memória de São Cristóvão, Protetor dos Motoristas!
Diante da Igreja Santo Antoninho
Das 08 às 14 horas!
Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres.
Av. Saudade, 202 – Campos Elíseos.
Ribeirão Preto – SP
Pe. Gilberto Kasper
Reitor

ORAÇÃO DO MOTORISTA


PUBLICAMOS ESTA ORAÇÃO PEDINDO BENÇÃOS A TODOS OS MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS E QUE SÃO CRISTÓVÃO NOS AMPARE E NOS LIVRE DOS PERIGOS

sábado, 15 de julho de 2017

DESCOBRIR O AMOR DE DEUS





  Descobrir o Amor de Deus em tudo o que nos acontece

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Rom 8,28) O amor de Deus se manifesta sempre, mesmo quando aparentemente parece o contrário. Nós temos uma visão limitada da realidade, vemos e interpretamos muito superficialmente. Deus vê o todo e a profundidade das coisas, por isso vê sempre o nosso bem e o proporciona segundo o seu amor infinito. ​Quando ao nosso redor não pudermos ver o amor, olhemos dentro de nós, é ali que ele mais se manifesta. Se dentro de nós tudo parece escuro, vamos ao encontro do irmão, pois quem ama encontra a luz. Quanto mais amamos mais descobrimos que o amor de Deus está sob todas as coisas e por trás de todos os acontecimentos.​ ​Olhemos para o Crucificado, é bem difícil entender o amor que brota do sofrer​, mas foi ali que seu amor chegou ao extremo.

Apolonio Carvalho

Bom dia, feliz sábado!!!

ABENÇOADO FIM DE SEMANA


sexta-feira, 14 de julho de 2017

ÚLTIMOS DIAS - QUERMESSE PARÓQUIA SANTA ÂNGELA


É SÓ HOJE E AMANHÃ APROVEITEM, PADRE MARCELO CAMPIONI CONVIDA...

RECONHECER MÉRITOS NO IRMÃO - APOLONIO CARVALHO



Respeito, solidariedade, ética, bondade, gentileza, honestidade, sinceridade. Se muitas pessoas praticam essa pequena lista de valores morais, a sociedade se transforma e adquire muitos outros valores. O diálogo é um valor social que modifica as relações tornando-as duradouras. O Saber nos ensina os valores morais, o Saber Fazer nos ensina os valores sociais e o Saber Ser nos ensina os valores religiosos. Na família assimilamos os valores sobre os quais está fundada e isso influencia a nossa vida no social. O Amor e a Vida são valores absolutos. O Amor porque é de natureza divina e está na base de todos os outros valores. A Vida porque é dom de Deus inviolável e que não tem finitude por ser destinada à eternidade.


Reconhecer os méritos do próximo

Quando abrimos os olhos atentamente e com generosidade, descobrimos as qualidades das pessoas que estão à nossa volta. Quando não nos deixamos impressionar pelas aparências, reconhecemos os méritos do próximo. Devemos passar por cima da nossa arrogância e da nossa pretensão em saber tudo e aprender com quem é manso e humilde de coração. Jesus reconheceu a fidelidade de Pedro mesmo depois de tê-lo negado por três vezes. Jesus reconheceu a fé de Tomé depois de sua incredulidade na ressurreição. Jesus reconheceu a grandeza do caráter de Natanael logo que o encontrou pela primeira vez. Jesus reconheceu o arrependimento do bom ladrão e o levou consigo ao Paraíso. Façamos o mesmo durante esse dia. Reconheçamos as qualidades e os méritos de cada próximo que encontrarmos.

Apolonio Carvalho 


quinta-feira, 13 de julho de 2017

DIA MUNDIAL DO ROCK


OS CAVALEIROS DE SANTA ÂNGELA SAÚDAM TODOS OS AMANTES DESTE RIT
QUE MUDOU O MUNDO
VIVA O ROCK.

A QUERMESSE CONTINUA


NESTE FIM DE SEMANA A QUERMESSE CONTINUA COM TOTAL SUCESSO. APROVEITEM E DESFRUTEM DE MOMENTOS DE ALEGRIA, AMIZADE E FRATERNIDADE. COMPAREÇAM.

AGRADECIMENTO


Ainda comemorando as 1.000 visualizações, agradecemos aos internautas que ontem nos acessaram e postaram comentários parabenizando nosso grupo.
Agradecemos também aos que nos ajudaram a construir este blog e este site Demetrio Junior blogueiro e gerente administrativo da Clube e Rodrigo Cesar de Souza operador de mídias sociais do Sistema Clube.

Os Cavaleiros de Santa Ângela transmitem seu agradecimento.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

BINGO.....1.000 MIL VISUALIZAÇÕES


                             ARTE DIGITAL BY GABRIELA PONTES - operadora de mídias sociais do Sistema Clube

BINGO....1000 MIL VISUALIZAÇÕES

COMEMORAMOS HOJE 1.000 VISUALIZAÇÕES DO NOSSO SITE COM APENAS 73 POSTAGENS NO PERÍODO DE 42 DIAS.
É MOTIVO DE ORGULHO PARA NOSSO GRUPO PODER COMPARTILHAR INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS DE CARATER RELIGIOSO, FILANTRÓPICO E CULTURAL QUE É O NOSSO ÚNICO OBJETIVO.
AGRADECEMOS OS AMIGOS DO BRASIL, ESTADOS UNIDOS E CANADÁ QUE NOS ACESSAM E POSTAM MENSAGENS DE CARINHO E DE INCENTIVO.
AGRADECEMOS TAMBÉM TODOS AQUELES QUE COLABORANDO COM NOSSO GRUPO FORNECEM MATÉRIAS PARA SEREM PUBLICADAS EM NOSSO SITE.
VAMOS EM FRENTE...CONTINUAREMOS NOSSO HUMILDE TRABALHO, CONTINUEM NOS PRESTIGIANDO E QUE SANTA ÂNGELA NOS ABENÇOE TODOS OS DIAS.

Demetrio Luiz Pedro Bom – diretor tesoureiro – dos Cavaleiros de Santa Ângela.

APOLONIO CARVALHO - TEXTOS DO COTIDIANO


 Quem ama encontra a luz também no sofrimento

Existe o sofrimento que independe de nossa vontade e existe o sofrimento imposto pelas escolhas que fazemos, que mais do que sofrimentos são sacrifícios. Um atleta se submete a privações, a treinos árduos e a uma disciplina rígida, para ter a alegria de algumas vitórias. Da mesma forma o estudante, o trabalhador, o músico, os artistas em geral, etc. Existe também a dor física, dificuldades de todo tipo, que chegam sem avisar, ou ainda os relacionamentos fracassados, as separações, as traições. Quem ama verdadeiramente passa por tudo isso incólume. Enfrenta as dificuldades com coragem, iluminado pela chama do amor que arde em seu peito. Ao final de cada batalha poderá repetir como Paulo na segunda carta a Timóteo: "Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé." (2 Tim 4,7)

Apolonio Carvalho

Servir sem se cansar

Não podemos colocar limites ao nosso serviço a Deus e aos irmãos. Não poupar-se deve ser o limite. Logicamente Deus não quer que percamos a saúde, mas que façamos as coisas com equilíbrio. Lembrando porém da frase pronunciada por Jesus "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino dos Céus."(Lc 9,62) Com isso Ele quis dizer que não devemos esperar um tempo favorável, mas começar já, agora. Segui-lo fazendo o bem e amando a todos. Amar é servir com prontidão e segundo a necessidade de cada irmão. Servir sem se poupar é tomar sempre a iniciativa em amar por primeiro sem esperar nada em troca, é amar perdoando, é amar não julgando a atitude do outro. Servir sem se poupar é estar pronto a dar a vida nas pequenas coisas.

Apolonio Carvalho

Viver a Palavra de Deus nos enche de alegria

Quando vivemos a Palavra é Deus que se torna vida em nós, e os efeitos disso são muitos, um dos mais evidente é a alegria interior. A alegria plena é um fruto da ação do Espírito Santo e isto se verifica quando vivemos a Palavra. Quando disseram a Jesus que sua mãe e seus irmãos o procuravam, ele responde: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam."(Lc 8,21) Que alegria maior podemos ter do que sentir-nos mães e irmãos de Jesus? A Palavra de Deus realiza aquilo que diz. Quando revela "A quem me ama eu me manifestarei", isso acontece realmente e temos a luz para nossos passos. Enfim, quanto mais vivemos a Palavra, mais alegria temos em nossa vida. "Eu vos darei uma alegria que ninguém vos poderá tirar."(Jo 16,22-23)

Apolonio Carvalho

Caminhar contra a corrente com convicção

Hoje vivemos em meio a uma tempestade de imoralidades. Corrupção, violência, erotismo desenfreado e muitos outros males estão amplamente difundidos em nossa sociedade. Ser contra a corrente é defender os verdadeiros valores, vivendo o princípio da honestidade e a pureza de coração que coloca em evidência todas as virtudes. Caminhar contra a corrente é testemunhar o amor e suas consequências, sendo testemunhas da verdade. Dizer um não convicto a tudo que vem do mal e dizer um sim vigoroso ao bem, tornando-se um defensor da vida verdadeira que nos eleva à dignidade de filhos de Deus. Caminhar contra a corrente é ter coragem de assumir os princípios evangélicos das Bem Aventuranças: Felizes os que são pobres em espírito, os mansos, os que choram, os misericordiosos, os puros de coração, os justos e os construtores de paz. (Cf Mt 5, 1-12)

Apolonio Carvalho

Almejar os valores verdadeiros

Respeito, solidariedade, ética, bondade, gentileza, honestidade, sinceridade. Se muitas pessoas praticam essa pequena lista de valores morais, a sociedade se transforma e adquire muitos outros valores. O diálogo é um valor social que modifica as relações tornando-as duradouras. O Saber nos ensina os valores morais, o Saber Fazer nos ensina os valores sociais e o Saber Ser nos ensina os valores religiosos. Na família assimilamos os valores sobre os quais está fundada e isso influencia a nossa vida no social. O Amor e a Vida são valores absolutos. O Amor porque é de natureza divina e está na base de todos os outros valores. A Vida porque é dom de Deus inviolável e que não tem finitude por ser destinada à eternidade.

Apolonio Carvalho

Devemos amar

Devemos amar de tal forma as pessoas que sofrem que sintam não apenas o nosso amor, mas o amor de Deus por elas. É isso que acontece quando vivemos o amor da maneira como Jesus nos ensinou, tornamo-nos instrumentos nas mãos de Deus. Através de nós o próprio Deus chega até às pessoas. Muitas vezes a pessoa tinha feito uma súplica a Deus e sem o saber nós fomos a resposta ao seu pedido. Outras vezes podemos ser a resposta imediata a uma necessidade que se apresenta para alguém que espera na Providência Divina. Enfim, Deus quer agir por meio de nós levando consolo a quem chora, dando alento a quem se encontra só e sem forças, saciando a fome e a sede de quem precisa, curando doentes, vestindo os nus, instruindo os ignorantes e sendo guia para os desorientados. Compartilhar, fazer minha a dor do outro, para que Deus chegue a todos aqueles que sofrem.

Apolonio Carvalho